Discussão Tutorials / Software que mais usam, porquê e que em géneros/idiomas procuram?

Software (escolher até 3)


  • Total voters
    19

Rui Marto

Power Member
O título é mais ou menos autodescritivo, mas queria saber onde pára o interesse do pessoal aqui do fórum em termos de softwares.
Alguns já sei a resposta, mas queria uma visão geral e aproveito para deixar aqui a minha.

A nível de RAW converter, já desde há muito tempo que uso o Capture One.
Na altura o que me saltou à vista, é que os resultados eram bastante melhores que Lightroom/Adobe, principalmente no que toca a cores. Não só os perfis e ponto de partida eram melhores, como tinha muito mais ferramentas e funções para trabalhar cor.
Também para usar tethering em estúdio, na altura não havia nada comparável. Sempre foi um dos maiores cartões de visita do C1.
Outra coisa que me agradava era não ter qualquer dependência de catálogos. Para um profissional, poder trabalhar sessão a sessão, trabalho a trabalho, fazia-me muito mais sentido que andar com catálogos. E isto significava também que, dentro de cada sessão, as fotos ficavam organizadas em pastas que o programa cria automaticamente de "Imports" (importadas), "Selects" (escolhidas), "Output" (finais) e "Deleted" (apagadas). Isto permite saber logo o que é o quê só pelas pastas, sem recurso a nenhuma aplicação. Por exemplo, quando acedia aos trabalhos por FTP, às vezes pelo telemóvel, para enviar para os clientes. Ou então para criar rotinas para libertar espaço nos discos, por exemplo, ao fim de X tempo apagar o que estiver nas pastas "deleted" e ao fim de outro tanto, apagar tudo menos as fotos escolhidas e as finais.
Por fim, a questão preço. Acho que vai desaparecer, mas o programa sempre teve a licença perpétua, que permite receber todos os updates de segurança, estabilidade, etc. Só não actualiza a versão. E vejo muitos profissionais a usar versões com 5 a 10 anos. Na altura acho que eram 250€, mas era fácil conseguir descontos e comprar por uns 150€. Quem tivesse versões anteriores, podia comprar novas versões por menos de metade do preço. Agora está nos 350€, dói um bocado. E as subscrições a 18€ e 25€/mês também. Possivelmente só apanhando subscrição anual em Black Friday é que fica mais acessível.
Durante uns anos a versão mais básica era gratuita para Sony, Nikon e Fujifilm (inclusive tinha as simulações de filme).

Formação e tutorials para C1 são mais difíceis de arranjar, mas como é o mais usado em estúdio/fotografia comercial, quando se encontra tipicamente a qualidade é boa. A marca em si promove os seus próprios tutorials e webinars o que também ajuda a não depender da comunidade.

Em edição mais avançada, o Photoshop era e é o standard da indústria e ao longo dos anos nunca vi nada que competisse bem. Usei muito o GIMP e em muitos aspectos faz o que é preciso, é uma boa alternativa "barata".
Actualmente tenho o Affinity Photo.
É bastante mais barato, custa 75€ uma licença perpétua. Eu comprei por 40€ e em alturas como Black Friday chega a custar ainda menos. Isto é por versão como o C1, mas o 1 saiu em 2015 e o 2 em 2022, portanto foram 7 anos entre versões e ainda há desconto para quem migra da 1 para a 2.
Ainda não explorei muito, por isso ainda não encontrei limitações, mas há algumas coisas que faz melhor que o Photoshop (questões de resize, frequency separation e focus stacking).

A comunidade da Affinity é incomparavelmente mais pequena. Mas existe pelo menos um canal muito bom, Affinity Revolution. E felizmente alguns profissionais que sigo também têm tutorials para Affinity.

Por fim, vídeo... DaVinci Resolve é um no-brainer.
Tenho andado a fazer formação e até agora parece-me mais fácil de usar do que me recordo do Premiere. E bastante mais estável! Este programa é muito usado pela indústria de alto nível, principalmente para cor. E assim que se entra no módulo de gestão de cor, percebe-se o porquê :D Aquilo é um mundo, é preciso um curso inteiro só para essa parte.
O facto de ter capacidades de alto nível e ser gratuito é o que faz dele um no-brainer. Existe uma versão paga, a 300€ por uma licença perpétua (e esta acho que inclui updates todos!), mas a gratuita já faz tudo o que um user comum precisa.

O Resolve tem uma comunidade grande, muitos dos tutorials são de profissionais activos na indústria, mas a própria BlackMagic tem um site inteiro com formação completa, em vídeo e PDF, também gratuito.

Sobre as comunidades, eu por norma procuro sempre conteúdos em inglês ou francês. Português é raro encontrar algo com qualidade, até porque o nível da indústria cá não é tão alto como noutros países. Já nem falo do Brasil. Em inglês há imenso conteúdo, muito bom, mas também muito mau. É preciso filtrar um bocado, perceber que são profissionais e quem são "youtubers", mas por norma também tento dar preferência a europeus.
 
Bem olha da minha parte concordo em tudo contigo, uso Capture One e Photoshop, deixei o Lightroom a favor do Capture One já há uns 4 anos, pelo tethering e color science, consigo extrair muito mais e ter mais controlo nas cores do que no Lightroom e até no Photoshop, de momento o C1 tem só um defeito que é não ler sequer ficheiros PSB.

A feature de um cliente nem ter que estar no estúdio para poder ver as fotos é boa, não excelente porque não permite partilhar todas as pastas que criamos dentro da sessão.

Sou um dos que saltou do Capture One 20 para 23, não acho que para já compensa a subscrição anual, no entanto devo ir para subscrição que devo comprar um iPad para tethering no exterior, quero só tentar experimentar antes de avançar com a compra.

Um outro programa, muito especifico que uso, para focus stacking, nada bate o Helicon Focus, é pago (subscrição ou perpétuo) mas é soberbo no que faz.

De vez em quando também uso o DaVinci que para um programa gratuito, é melhor que o premiere e tem também uma grande comunidade online de profissionais.
 
Eu uso o "combo" Lightroom + Photoshop.
A licença mensal disto é que estraga tudo... Já para não falar no teatro que é preciso fazer no final do contrato para fazerem "desconto". O problema é estar demasiadamente investido nesta combinação.

Dentro do Photoshop ainda tenho o NIK Collection e o Lumenzia.

Ao contrário dos editores de vídeo.
Como praticamente não tinha experiência nenhuma com o Premiere e After Effects, optei por iniciar logo no Davinci Resolve.
A tab CUT é engraçada, mas dou por mim a passar directamente para a EDIT :-D
A tab COLOR é um mundo à parte. Mas é altamente!
O FUSION só lá vou por engano ou se tiver mesmo que ser.
A versão gratuita faz "tudo" o que preciso para já. Só sinto falta da redução de ruido e da aceleração por hardware dos codecs (h.264 e h.265).
BTW, também achava que eram 300€, mas depois vais a ver e é +IVA. Não será para já.

A maior parte dos tutoriais que vejo são para Photoshop e Davinci Resolve. Normalmente é para pesquisar por coisas específicas que preciso de fazer e, ou não sei, ou já não me lembro. Neste momento até é mais para o Davinci Resolve. Como não uso tantas vezes, preciso de ir relembrar algumas coisas. A Black Magic tem um canal de youtube com informação valiosa, e de borla.
 
...color science, consigo extrair muito mais e ter mais controlo nas cores do que no Lightroom e até no Photoshop,
Finally! Já não me sinto tão sozinho lol :D Sobre os PSD, yah e não me parece que vá mudar, só usando DNG+TIFF.

Um outro programa, muito especifico que uso, para focus stacking, nada bate o Helicon Focus, é pago (subscrição ou perpétuo) mas é soberbo no que faz.
Também andei a ver, mas já tendo o Affinity... Aliás, foi por causa do stacking que cheguei ao Affinity como opção em vez do Photoshop. Sei que o Helicon é que o quase todos os profissionais de alto nível usam, mas não sei se é só por hábito. De todos os comparativos que vi, não encontrei uma resposta definitiva sobre se vale a pena o Helicon para quem já tem o Affinity. Do que percebi só com quantidades massivas de fotos (tipo 100 ou 200) é que há diferenças significativas.

Eu uso o "combo" Lightroom + Photoshop.
A licença mensal disto é que estraga tudo... Já para não falar no teatro que é preciso fazer no final do contrato para fazerem "desconto". O problema é estar demasiadamente investido nesta combinação.
Eu ponderei o pack por causa do PS, mas para o que eu uso e tendo em conta que preciso de outros programas fora da Adobe (C1, Affinity/Helicon e Resolve), não compensa os 120€ anuais. Em 3 anos isso cobre-me uma licença do C1 ou do Resolve. E eu neste momento estou a pagar 76€/ano pelo C1, paguei 40€ pelo Affinity e 0€ pelo Resolve, portanto já estou abaixo disso num só ano.

Também experimentei a NIK collection, é fixe, mas muito à base de filtros. Acabava por só usar os de retrato, soft glow e afins.

A tab CUT é engraçada, mas dou por mim a passar directamente para a EDIT :-D
Acho que tu e todos :lol: Até eles nos vídeos de formação fazem isso.

Deixo aqui o link caso alguém precise. Os PDFs são fixes para ir lá tirar dúvidas.
https://www.blackmagicdesign.com/products/davinciresolve/training
 
Acho que todas as pessoas que usam ou já experimentaram o C1 de forma séria vão chegar a esta conclusão. Algo que não referi é que quando estamos a fazer tethering para quem nunca experimentou, temos acesso a se não a todas a quase todas as definições da câmara, e para quem faz fotografia de produto (macro), permite ajustar o focus em diferente tipo de incrementos, tem foco peaking, etc.

Em relação aos PSB, no forum da Capture One, numa thread onde se pede esse suporte, responderam oficialmente que é algo que nem está a ser ponderado...

Nem sabia que o Affinity fazia stacking, um dias destes instalo o trial só para experimentar isso, já que nada me vai fazer substituir o photoshop.
 
Eu nunca experimentei outro programa para tethering, mas até a possibilidade de "monitorizar" uma pasta de entrada e passar as fotos via WiFi para o PC, é excelente. Podes estar a fotografar com a máquina "livre", na tua mão... e eventualmente a foto vai parar ao ecrã na mesma. Demora é um bocado mais, claro e a máquina tem que ter wifi. Mas se o PC for só para ir lá consultar de vez em quando, serve. E no fim não há processo de "importação", já lá está.

A cena com os PSD/PSB, é que é um formato nativo dos concorrentes. Nem sequer faço ideia se é aberto para qualquer outra empresa usar, o que levanta logo possíveis falhas na leitura/interpretação do ficheiro.
Quando são empresas que estão "muito atrás", como é o caso de Affinity Vs Photoshop, faz sentido criar a melhor ponte possível para ir roubar users. No caso do Capture One, o objectivo deles é que faças o máximo dentro do Capture One. O Capture One cada vez mais me parece uma ferramenta capaz de fazer certos trabalhos de fio a pavio. Recentemente andaram a meter culling, panoramas, HDR, etc, imagina amanhã comprarem a Helicon e meterem stacking, quer programação da câmara em tethering (quantas fotos, incremento, etc) tirando a necessidade de ter isso no corpo, quer o merge depois das fotos.

Sobre o Affinity, descobri através de googling de qual a melhor app para stacking e como neste momento não estou a trabalhar com fotografia, muito menos comercial, não me fazia sentido pagar a renda do Ps por meia dúzia de utilizações ao ano (especialmente com as capacidades que o C1 tem). Ainda ando a fazer formação, mas para já está em aberto a possibilidade de não voltar ao Ps.
 
A nível de RAW converter, já desde há muito tempo que uso o Capture One.
Ora bem, porque comprei uma XS10 da fuji veio uma chave de ativação para o C1, mas confesso que não experimentei muito ainda editar os raws, porque como comecei por aprender a editar os meus jpgs no Lightroom o C1 parece uma confusão tremenda, mas também ainda não investi demasiado tempo no C1, e na questão dos RAW para perceber a potencialidade disto, ainda não se justificou mas certamente um dia terá de ser.
Brinquei um pouco com o C1, gostei do facto de se poder aplicar os film simulations atraves do mesmo em ficheiros RAW, mas basicamente só usei o C1 para abrir os Raw da fuji, e converter aquilo para um formato que me permitisse a edição no Lightroom, somente porque nunca consegui abrir diretamente os ficheiros RAW no Lightroom, dizem que dá mas ainda não consegui, e também não foi um assunto que estudei muito, confesso.

Recentemente aderi à subscrição do Lightroom + Photoshop, porque o preço de promoção era convidativo, e dei esse passo, pois gosto mais da interface do Lightroom para editar, não sei, habituei-me aquilo e "ganhei-lhe o gosto", e achei que deveria ser agora que experimentava a subscrição, também porque as novas funcionalidades pareciam valer a pena...
Sobre o modelo de subscrição, não sou fã mas percebo que muitas companhias agora o adoptem, é uma maneira bem mais segura de conseguirem manter um rendimento constante.
Sei que existem alternativas ao Lightroom e ao photoshop, mas até agora nenhuma me convenceu, e estou naquela fase de experimentação, e de perceber se é viavel, economicamente, para mim, continuar com a subscrição... pelo menos tem acelerado o processo de edição para a minha namorada, o que é um bonus.
Falando apenas do Photoshop, quando te habituas, e desenvolves algumas capacidades num programa depois é complicado replicar o mesmo noutro, pela facilidade, e rapidez, com que executas as mesmas.
No meu caso, o facto do Photoshop "vir de arrasto" com o Lightroom foi simplesmente um bonus que não podia deixar de aproveitar, visto que o programa é muito bom.
Eu uso o "combo" Lightroom + Photoshop.
A licença mensal disto é que estraga tudo... Já para não falar no teatro que é preciso fazer no final do contrato para fazerem "desconto". O problema é estar demasiadamente investido nesta combinação.
Queres elaborar um bocadinho essa questão "do teatro para fazerem um desconto" no final do contrato? :bigrinbo::bigrinbo:
E que era excelente manter este preço promocional de quem subscreve pela primeira vez.

Sobre edição de video, mais um para o Davinci Resolve...
"Dei de caras com ele" quando procurava uma alternativa ao Premiere, e depois é inegavel que o que oferece para um programa gratis não tens desculpa para não o querer usar, e o que não falta são tutoriais, e informação, sobre como criar praticamente tudo o que possas precisar, e aquilo tem ferramentas, e recursos, para tudo e mais alguma coisa, mais uma vez de graça!
E nem falo da questão "do color gradind", pois isso é "outro mundo à parte", no qual "algum dia vou ter de mergulhar de cabeça" pois eleva, e muito, a qualidade dos nossos videos.
A versão paga só compensa mesmo para grandes efeitos, como efeitos 3D, e mais alguns extras, que provavelmente para muitos de nós não serão necessários... é incrivel como eles lançaram um programa tão bom e gratuito, foi das minhas melhores descobertas de sempre e eu sempre recomendo este programa, mesmo para edições mais simples. Certo que inicialmente é um pouco complicado, mas também não é preciso dedicar muito tempo para aprender a fazer pequenas edições de "corte e cola".

Quanto a locais para encontrar informação/tutoriais para os programas:
C1, não sei se é muito dificil encontrar porque nunca pesquisei muito sobre o assunto, mas como referiram, a propria empresa tem tutoriais que certamente ajudam a perceber como tirar o melhor partido do programa;
Lightroom e Photoshop, o que não falta é informação sobre estes programas, desde youtube, instagram, etc, mas é preciso dedicar algum tempo para perceber como tirar melhor partido dos mesmos, mas eu maioritariamente uso o youtube para procurar informação mais precisa sobre algum assunto, raramente não encontro o que preciso;
Davinci Resolve, Youtube é o meu principal local para encontrar informação sobre o que pretendo, e sigo alguns perfis de instragam porque dão boas dicas, e servem de inspiração sobre o que eu posso conseguir fazer com este programa.

Já agora, se souberem onde possa encontrar informação sobre como tirar o melhor partido dos RAW da Fujifilm no lightroom partilhem, que informação nunca é demais, "sinto que estou a perder qualquer coisa neste campo", se bem que ainda estou numa fase de construção de portfolio, e de aprendizagem, por isso não tenho propriamente dedicado muito tempo a explorar as potencialidades dos ficheiros RAW, também culpo a fujifilm por nos dar fotos com uma cor "tão linda" que quase sinto que não é preciso editar a foto.

E @Rui Marto boas iniciativas em criares este, e os outros topicos, com assuntos interessantes e relevantes.
 
Sobre a tua questão do Photoshop, acho que depende muito das pessoas. Sempre saltei entre SOs (Linux, Mac, Windows) e programas, sem qualquer problema. Na minha opinião, pelo contrário, quanto mais avançado és, mais facilmente olhas para os programas como "todos iguais" e sabes que certa ferramenta se não está num lado, está noutro e tipicamente sabes onde são os locais lógicos para as procurares. Claro que és sempre mais rápido naquele onde tens mais experiência. E claro que vai sempre haver coisas que uns programas fazem e outros não. Eu não tenho grandes problemas em saltar de software se achar que isso me serve melhor.

Quanto ao resto, eu acho as interfaces do LR e C1 suficientemente semelhante, mas também ambas são personalizáveis qb. Mas independentemente disso o que me interessa é o resultado e o que consigo fazer.
Nesse aspecto, se estás a usar JPEGs, não estás verdadeiramente a tirar partido de nenhum. Até é mesmo discutível se estás a tirar partido da máquina, por muito porreiros que os JPEGs SOOC possam ser. Na minha opinião deves começar a encarar o JPEG apenas como um formato "final", se está em JPEG já não é para mexer mais. Mas para editar, deves fazer o máximo possível sobre o RAW.
Em relação a tutorials, não te prendas com questões de marcas. Trabalhar um RAW é trabalhar um RAW. Começa por aí.

Uma nota também sobre o DaVinci Resolve. Apesar de gratuito, é um programa de alto nível, usado em cinema há muitos anos. A BlackMagic "oferece" o programa porque para eles, quantas mais pessoas entrarem no mercado a conhecer o programa deles, melhor. Eles focam-se na venda de hardware profissional, desde câmaras, a mesas e decks controladores para o DaVinci, que chegam a exceder os 25.000€.

Tenho criado estes tópicos porque às vezes noto que o fórum fica meio "apagado" e só com tópicos quando é "que máquina compro?", que na verdade é o menos interessante.
 
Sobre a tua questão do Photoshop, acho que depende muito das pessoas. Sempre saltei entre SOs (Linux, Mac, Windows) e programas, sem qualquer problema. Na minha opinião, pelo contrário, quanto mais avançado és, mais facilmente olhas para os programas como "todos iguais" e sabes que certa ferramenta se não está num lado, está noutro e tipicamente sabes onde são os locais lógicos para as procurares. Claro que és sempre mais rápido naquele onde tens mais experiência. E claro que vai sempre haver coisas que uns programas fazem e outros não. Eu não tenho grandes problemas em saltar de software se achar que isso me serve melhor.

Compreendo o que dizes, acaba por ser mais uma questão de conveniência.
No entanto, percebo que analisando esta questão de um ponto de vista financeiro, e quando se gasta com os programas necessários para trabalhar profissionalmente, é preciso tomar certas decisões, e não nos prendermos a apenas uma solução paga, se existem soluções gratis que nos servem.

Quanto ao resto, eu acho as interfaces do LR e C1 suficientemente semelhante, mas também ambas são personalizáveis qb. Mas independentemente disso o que me interessa é o resultado e o que consigo fazer.
Nesse aspecto, se estás a usar JPEGs, não estás verdadeiramente a tirar partido de nenhum. Até é mesmo discutível se estás a tirar partido da máquina, por muito porreiros que os JPEGs SOOC possam ser. Na minha opinião deves começar a encarar o JPEG apenas como um formato "final", se está em JPEG já não é para mexer mais. Mas para editar, deves fazer o máximo possível sobre o RAW.
Em relação a tutorials, não te prendas com questões de marcas. Trabalhar um RAW é trabalhar um RAW. Começa por aí.

Entendo o teu ponto de vista.
Concordo quando falas que para tirar o maior partido da maquina deveria usar RAW mas um JPEG, com uma ligeira edição, ainda se consegue resultados interessantes, mas não vamos alongar a conversa sobre este tema, pois não é necessário, nem é o intuito do tema a ser debatido.
Eu falei no tutorial para importar RAW da fujifilm para o lightroom mais por uma questão de conveniência, visto que estou a tentar me concentrar, de momento, neste programa, e nas suas potencialidades, de modo a ter um metodo de edição mais fluido e rapido, uma escolha pessoal minha.
Claro que se não funcionar o C1 está sempre disponivel para ser utilizado, e quem fala no C1 fala noutro programa que possa ser mais adequado, pois como referes, não devemos estar "presos a marcas ou programas", e não tenho problemas nenhuns em aprender a usar outros programas que me sirvam melhor, se assim achar.
Inicialmente já pensei em usar o C1 como programa de edição principal, pois evitava estar a pagar uma subscrição, mas de momento foi esta decisão que tomei, por agora, não me vou prender ao Lightroom se achar que não vale a pena.


Uma nota também sobre o DaVinci Resolve. Apesar de gratuito, é um programa de alto nível, usado em cinema há muitos anos. A BlackMagic "oferece" o programa porque para eles, quantas mais pessoas entrarem no mercado a conhecer o programa deles, melhor. Eles focam-se na venda de hardware profissional, desde câmaras, a mesas e decks controladores para o DaVinci, que chegam a exceder os 25.000€.

Eu sei disso sobre o davinci, foi outra das coisas que me atraiu, porque se é usado no cinema é porque tem bastante potencial, e não acho que seja um programa dificil de aprender a usar, apenas necessitamos de lhe dedicar algum tempo, e os resultados que se conseguem obter são muito bons, tenho visto coisas fantasticas, que por vezes me questiono porque é que o pessoal decidiu pagar pelo premiere... no entanto, deixei-me disso porque, ironicamente, eu decidi pagar pelo Lightroom... são escolhas, ao fim ao cabo.


Tenho criado estes tópicos porque às vezes noto que o fórum fica meio "apagado" e só com tópicos quando é "que máquina compro?", que na verdade é o menos interessante.

E ainda bem, e bom falar sobre outros aspectos da fotografia, etc.
 
Sim, o principio é esse. Não prender a coisas, porque amanhã tudo pode ser diferente. :) Btw, o Affinity tem uma coisa fixe, visto que referiste a tua namorada. Eles permitem instalar em quantos PCs quiseres e partilhar a licença entre as pessoas do agregado, desde que só uma faça uso comercial. Ou então pessoas ilimitadas no mesmo PC. Nem sei como podem controlar tal coisa.

Acho estranho não conseguires abrir RAWs da Fuji no Lr. Será que estás na versão mais actual?

Eu sei disso sobre o davinci, foi outra das coisas que me atraiu, porque se é usado no cinema é porque tem bastante potencial, e não acho que seja um programa dificil de aprender a usar, apenas necessitamos de lhe dedicar algum tempo, e os resultados que se conseguem obter são muito bons, tenho visto coisas fantasticas, que por vezes me questiono porque é que o pessoal decidiu pagar pelo premiere... no entanto, deixei-me disso porque, ironicamente, eu decidi pagar pelo Lightroom... são escolhas, ao fim ao cabo.
O Adobe Premiere é o standard da industria. Isto porque inicialmente o DaVinci era um programa de tratamento de cor apenas. Ou seja, trabalhavas no Premiere e fazias só color grading no DaVinci. Mas a BlackMagic foi adicionando tanta coisa, que desde há uns anos para cá, basicamente passou a ser um concorrente do Premiere. É algo "recente".
 
Queres elaborar um bocadinho essa questão "do teatro para fazerem um desconto" no final do contrato? :bigrinbo::bigrinbo:
E que era excelente manter este preço promocional de quem subscreve pela primeira vez.
Mais ou menos 2 meses antes de terminar a subscrição disse que não queria renovar. No motivo meti o preço.
Aquilo entretanto chega a um assistente da Adobe que fala contigo e é basicamente dizer que pelo preço novo não estás interessado.
Depois o valor final depende dessa conversa. Podes conseguir mais ou menos desconto.
No meu caso, paguei 10 mensalidades o que ficou num valor final igual. Ainda propus pagar o ano inteiro duma vez para retirarem mais algum, mas já não deu.
Tens muitos tutoriais sobre isto.
 
Back
Topo