[Tutorial] Gimp

Esses tutoriais são excelentes. O photoshop não tinha metade da popularidade que tem hoje se não fosse pelos rios de tutoriais que se arranjam na net. Ainda me lembro do tempo em que tinha o Windows como SO principal e andava a aprender a brincar no photoshop... lembro-me que nessa altura conhecia os tutoriais da grande maioria das sigs/avatares da malta do fóruns :P

Espero que também ajudem o gimp nesse aspecto ;) Eu já aprendi uma ou duas coisas só da vista de olhos que dei num ou noutro tutorial ;)
Em relação ao gimp em si, como já disseram, podia ser um bocadito mais intuitivo. Por exemplo, a disposição das janelas, podem ser úteis para alguns "cenários" mas para a maioria dos utilizadores comuns é muito confuso. Ter um layout com apenas uma janela e usando painéis/tabs como 99% das aplicações fazem hoje em dia ajudava a não criar uma má primeira impressão.
Isso, juntando ao facto de simples tarefas como criar uma circunferência serem feitas em 3 ou 4 passos no GIMP faz com que a malta que já conhece muitos tutoriais e que acha que percebe do assunto diz que o GIMP não faz isto ou não faz aquilo e o que o Photoshop é que é bom.

PS: Se alguém usar alguma parte deste post para dizer que o Photoshop é melhor que o GIMP encaixa no tal grupo que falei no último paragrafo. :berlusca:
 
Última edição:
Isso, juntando ao facto de simples tarefas como criar uma circunferência serem feitas em 3 ou 4 passos no GIMP faz com que a malta que já conhece muitos tutoriais e que acha que percebe do assunto diz que o GIMP não faz isto ou não faz aquilo e o que o Photoshop é que é bom.

São 3 passos: E+Shift + clicar botão direito, Edit -> Stroke Selection + ok :P

O problema é que assim que as pessoas se habituam minimamente a uma interface nem que seja por copy paste de tutoriais não querem mudar. Também já ouvi a resposta "porque é o que os designers usam".
 
3 C {3,4} :P

A questão da circunferência e outros polígonos acho que é mesmo falha... se calhar justificada por alguma ideologia meio pateta dos devs do GIMP. Até o Paint tem tools desse género! :)
Por exemplo, no outro dia fiquei parvo porque o ImgBurn não tinha uma maneira directa de fazer copia cd-to-cd ou dvd-to-dvd, é preciso criar um iso e depois gravar o iso. É algo deste género que se passa com GIMP. Se alguém quiser alterar uma simples imagem para por um simples rectângulo ou "balão" de fala, tem de segui uns quantos passos pouco explicitos. :(
 
Mas se querem usar o gimp para coisas muito simples que até o paint dá para fazer devem existir melhores soluções...
Exemplo para o que tu disses-te se calhar mais vale usar o http://radicalbreeze.com/rcdlin.shtml ou se querem um paint só para adicionar umas letras e umas setas mal feitas usem p.e. o http://www.tuxpaint.org/ . Não queiram que o GIMP sirva para todos: os que querem aprender, os que não querem aprender, os que estão habituados ao fotoshop, os que só querem adicionar umas letras, os que querem fazer manipulações de imagem mais avançadas, etc etc.

Existem muitos programas de edição de imagem...
 
Porque não? Para quê fazer um programa "quase bom"?
Se fizeram a Elipse/Rectangle tool, Path Tool, etc... porque não fazer outras coisas muito úteis dentro desse género?
Isso de "existem outros" não cola... alias, eu se ouvisse isso a sair da boca de um dev, a minha resposta seguinte seria:
"you're right and here's the proof: «screenshot com successfully unninstalled application XY»

A comunidade OS sobrevive por ser uma comunidade, esse tipo de atitudes são tiros no pé.
Veja-se o caso do pidgin... sim até é bastante usado, mas veja-se a quantidade de forks ou users desiludidos que decidiram meter as mãos na massa e fazer alguma coisa? Triste, não? Não triste para quem toma a iniciativa, mas triste para o programa que foi "fork"ado nessas condições e por esse tipo de razões.
 
Não estou a questionar se são úteis ou não. Estou a questionar fazem sentido ou não no tipo de programa que é. Se o que tu dizes faz sentido propôe aos devs e depois eles decidem. O que eu estava a salientar é que o GIMP não pode ser o que cada um quer ao mesmo tempo. O photoshop para quem nunca mexeu também não é fácil nem assim tão intuitivo, mas "todos" aprendem. Se quiserem também aprender GIMP façam o mesmo. Já agora pergunto-me como é que no photoshop fazes esses mesmo passos de forma bastante simples...
 
Não estou a questionar se são úteis ou não. Estou a questionar fazem sentido ou não no tipo de programa que é. Se o que tu dizes faz sentido propôe aos devs e depois eles decidem. O que eu estava a salientar é que o GIMP não pode ser o que cada um quer ao mesmo tempo. O photoshop para quem nunca mexeu também não é fácil nem assim tão intuitivo, mas "todos" aprendem. Se quiserem também aprender GIMP façam o mesmo. Já agora pergunto-me como é que no photoshop fazes esses mesmo passos de forma bastante simples...

Concordo plenamente.....
 
Back
Topo