[Tutorial] Como Fazer um Rheobus

Epá pronto são opiniões, axo que ninguem tem nada que mandar vir comigo por ter dito aquilo que disse, apenas dei a minha opinião...

P.S: Korb na sou menino rico ! ;p (Antes fosse... :() E não tenho nenhum problema em admitir que nunca tentei fazer nada do genero e que provavelmente nem tenho geito para o fazer e que perfiro dar (e nem é 10cts...) algum dinheiro por uma cena destas, visto que dá menos trabalho, já vem feito, fica perfeitinho e a diferença de preço é pouca e se algo der torto plo menos tenho garantia e dão-me um novo / pagam o que aquilo estragar (se isso por ventura acontecer...) ! ;)
 
Oi!

Essa Rheobus cabe numa bay de 3.5" ou tem mesmo de ser numa de 5.25"?
É que já não tenho bays de 5.25" livres na minha caixa.:P

Obrigado
 
Tanta polimica entre comprar e fazer!!!

É muito simples, quem souber, tiver jeito, conhecimentos, gostar de fazer, etc...; Tenta fazer um, se der para o torto (se tiver bem feito, dificilmente dá) sabe arranjar/modificar, normalmente faz-se um testdrive, para saber se está ao fininho (como no WC), quem não souber..., etc... compra um, as coisas sempre foram assim, "quem não sabe cozinhar, encomenda ou vai jantar fora, ou ainda, arranja alguem que cozinhe por ele" }>

Fora isso, no caso do LM ter um dropout de 2V, logo Vout max=10V, pode-se colocar um interruptor de 3posições, que comute entre o Vcontrolado (LM) e 12V directos. Ocupa é mais espaço.

Já agora, vejo que há aqui muitos prós em electronica!... Alguem tem algum esquema (integrado) que pegue nas rpm da MB e as coloque num display de 7 segmentos!(x4)?
 
Eu agora tenho um Reobus muito facil de fazer!
É apenas potenciometros de 100 Ohm´s.
LOL muito facil, mas acho que só se pode por uma ventoinha por cada potenciomentro, se não lá se vai.
A ventoinha também não pode ser muito potente. Testei com uma ventoinha de 90mm da thermaltake e acho que com uma ventoinha superior a esta, o potenciometro é capaz de ir .:004: (arder).
Foi a melhor coisa que fiz, faz realmente de 12v até +/- 6 volts, até me viram as lágrimas aos olhos com tanta simplicidade :-D
 
eu já fiz esse rheobus e consegui pô-lo numa das bays de 3,5" mas com muito esforço!tive de lixar muita cena pa caber!se tens bays de 5.25" aconselho-te a usá-las!podes é deixar espaço para 1 botão para 1 cc ou algo do género como o peterwolf fez!
 
ta lindo peter és capaz de fazer um e vende-lo claro com a mao de abora e se fizesses um a quanto é que vendias? eu e electronica nao nos damos muito bem:'(
 
Oix!
Seria possivel indicarem me 1 loja em Oeiras/Sassoeiros (ou Lisboa s n souberem mais nenhuma) aonde vendesem o material nessecario para montar 1 Rheobus.
Obrigado!

[[[]]] para tds!
 
Viva,

Sinceramente, considero este tutorial impecável (eu que não percebo nada de electronica, conseguia fazer o rheobus na boa).

O que vos queria perguntar era o seguinte:

Como não ando a nadar em dinheiro e, neste momento estou um bocadinho apertado, queria que me esclarecessem se não dá para controlar a velocidade das ventoinha APENAS e SÓ com um potenciometro (dos referidos acima) em cada ventoinha. Ou seja, nada de resistências, chips, etc. Simplesmente ligar os cabos da ventoinha directamente no potenciómetro. Já vi aqui posts que dizem que dá, mas não fiquei muito esclarecido...

1º Isto é possível? Caso seja, quais as desvantagens em relação ao rheobus que é aqui explicado (tirando os extras do Led's)?
Caso não seja, como poderia fazer para que fosse possível?

2º Eu tenho uma ventoinha de 12cm da enermax já com regulador de velocidade, eu posso simplesmente tirar o regulador (penso eu que será um potenciometro), e liga-la num potenciometro igual ao referido acima?

Espero que me saibam responder
 
Dragster, nao sei :(


m@x, Tks :)
podes fazer um rheobus só com um potenciometro. as desvantagens é ke o potenciometro vai ficar muito mas mm muito kente e corres o risco de queimar o potenciometro, tambem ficaria mais caro pois os potenciometros ke este usa sao calculados para usar com os lm317 de maneira ke sao mais baratos pois sao mais "fracos", para o ke keres tem ke ser potenciometros mais potentes o ke vai fazer aumentar o seu preço (um bom bokado ainda)

podes ver como construir um Aqui
 
Peterwolf, muito obrigado pelo link e pelo esclarecimento.

Vou mesmo amanhã ver se compro o material para fazer isto...

Um abraço
 
viva,

Já fui compar metade das peças....

Estou parvo por não perceber mesmo nada disto. estive a ver o tuturial que disses-te e fiquei sem perceber a diferença entre um potenciometro e um reostato!!

qual a diferença?? Peterwolf, era em relação a isto que te referias quando dizias que ia ter de gastar mais dinheiro ??

Na loja onde fui comprar, só tinham potenciometros de 5wats. Também servem? pelas contam que me fizeram, aguenta com as ventoinhas que tenho (máximo 0.26A).

devo comprar os reostatos ou os tais potenciometros de 5wats
 
potenciometros, resistencias variaveis e reostatos é tudo a mesma coisa

kuando eu disse ke ias gastar mais dinheiro era porke os que aguentam mais potencia sao mais caros do ke os ke aguentam menos.
 
E pronto, vai tudo por agua a baixo!!!
Reostatos -> 6.75euros apenas os de 5w (cada um)

Assim mais vale seguir o teu tutorial, tiro os led's (ou então não ponho dos azuis) e já fica mais baratinho.

Na segunda feira vou comprar o material (A loja está de férias).
Caso tenha algumas dúvidas, volto aqui.
 
Olá mais uma vez...

Só para não ter de abrir outra thread, vejam se me sabem responder a isto.

Estou a ligar 4 Led's de alto brilho de 3volts, seguindo este tutorial: http://www.casemodbr.com/index.php?tutoriais&fans_leds

A ligação elétrica é feita em série e ligada em 12 volts (como os leds são de 3 volts cada um, numa ligação em série, cada um dos 4 leds receberá 3 volts) (desenho 1).
full14.jpg
(NÃO LIGUEM AO ESQUEMA 2, SÓ AO ESQUEMA 1)

Até aqui tudo bem, o que eu queria era adicionar um interruptor e para isso comprei um do tipo

rb_03s.jpg

12VDC switch

O interruptor tem 3 pinos. Consigo ligar os cabos direito de modo a que a luz do botão funcione correcto. Estou a ligar a terra dos leds em série junto com o cabo de terra do interuptor.
O problema é que sempre que eu ponho o interruptor na posição de ligado, a luz deste acende, mas os led's só piscam uma vez e depois permanecem desligados.
Peterwolf, por acaso não me sabes dizer o que estou a fazer mal?? (ou o que não estou a fazer??)
 
nunca utilizei nenhum interruptor desse tipo com led, por isso nao devo conseguir ajudar muito, mas vamos la ver.

o interruptor é so de 2 posiçoes ou é de 3?
ja exprimentaste ligar noutro pino diferente do que o ke está agora ligado?
 
O interruptor é só de duas posições. Os cabos estão bem ligados porque liguei-os segundo o que o gajo a loja me disse.
Eu só me pergunto se o led do botão estará a retirar voltagem aos 4 leds em série. Achas que será disso??

Não tenho a minha webcam a funcionar, mas aqui vai um esquema à pressão.


_____
| 1* | <- 12v fonte
| |
| 2* | -> 12v alimentar os 4 leds
| |
| 3* | <-> terra dos led's e da fonte
|____|

(acho que dá para perceber a ideia...a formatação não está a ficar direita)

O botão tem 3 pinos:
no 1 ligo os 12v da fonte (entrada)
no do meio ligo o cabo que vai dar saido de 12v para os leds
no 3 ligo a terra para por a luz do botão (não sei se é luz ou led, só sei que dá uma luz mto forte) a funcionar

Vou tentar colocar a terra dos led's sem ser a ligar juntamente com a do botão. Achas que adianta alguma coisa
 
Back
Topo