Artigo/Análise [Tutorial] Activar a Partilha de Internet e Rede entre NT's e não NT's

Ok atão é assim tenho net partilhada para outro computador gateway, dns, ip fixos, firewalls configuradas, permissões no SVCHOST, tudo ok MAS ( :D ) jogos online n consigo :005: , terei que abrir o port especifico na firewall, penso que sim mas qual porta abro e mais importante como a abro na firewall uma vez que é uma firewall orientada a aplicações e não a ports.

Thanks
 
Ligação 98SE -> XP Ajuda

Preciso de transferir ficheiros de um Pc com o 98SE para um com XP-pro, urgentemente. Ambos têm porta de com e já tenho cabo cruzado...
Já espreitei o inicio da thread, mas não ajuda muito... o problema dos acessos net não é urgente (mudo o cabo do modem e acedo de um pc de cada vez....)

Em tempos já tive uma ligação de 2 pcs através das portas das impressoras com softtare específico... será que ainda é possivel fazer isso? Alguém conhece esse software? os cabos andam algures lá em casa...
Para já pretendo apenas transferir ficheiros...
 
Tens cabo cruzado para usar numa porta COM ? :wow:

Seria mais prático fazer a transferência por ethernet.
Arranjas duas NIC's (placas de rede), utilizas o tal 'cabo cruzado' que tens, e não necessitas de software adicional para transferires os ficheiros.
 
isso de n conseguires aceder às partilhas do 2k, pode ser de teres o disco do 2k em NTFS...tens?

os Windows até ao ME (n gosto nada) só suportam FAT, FAT16 e FAT32, nada de NTFS....

comecemos pelas coisas mais simples....fika :D
 
Bem, acho que me exliquei mal. Assim recapitulo:

Objectivo: passar documentos de um PII a correr em 98 SE para um AMD 3000 a correr em XP

O AMD tem as ligações todas e mais algumas disponíveis - na board (ver sig)
o 98 tem placa de rede, usb's (1.0) e o resto habitual

Tentei ligar os dois com um cabo "cross-over" ou lá o que é... (entra nas portas de comunicações e está cruzado, ou invertido... não sei... foi feito de proposito para ligar os pc's)

Eu bem vou às vizinhanças de rede num e noutro e ao wizard de estabelecer ligação doméstica, mas nem um nem outro se detectam... :005:

OBS: estou com o norton 2003 (incluindo firewall) no XP, mas não queria desactivar a coisa por causa do acesso à net (netcabo)
 
Acabaste de descrever o problema para os pc's não comunicarem!

Código:
OBS: estou com o norton 2003 (incluindo firewall) no XP, mas não queria desactivar a coisa por causa do acesso à net (netcabo)

Desliga a firewall e tenta de novo.
De seguida, configuras a firewall de modo a ela permitir tráfego entre os dois computadores.
 
boas!

comigo passa-se o seguinte:

tenho dois computadores ligados em rede que configurei utulizando o assistente de configuraçao de rede do XP e consigo utilizar a internet nos dois, ate ai tudo bem... o problema surge quando quero passar ficheiros de um para o outro, ou seja, "os meus locais na rede" esta vazio no servidor e no outro apenas tem a pasta de partilha do proprio, nao aparecendo nada no servidor. ja corri o assistente de configuração de rede um cento de vezes mas naoconsigo por pastas partilhadas mesmo seguindo os passos que estao na ajuda do XP. outra coisa que nao consigo fazer e partilhar a impressora, julgo que os problemas estao relacionados...


eu tinha isto tudo a funcionar tudo muito bem ate ao momento que decidi reinstalar o xp no servidor... a partir dai deixei de conseguir partilhar pastas mas mesmo assim sei que a rede funciona porque tenho net no segundo...

alguem me pode ajudar nisto? agradecia...
 
Max[x] disse:
Acabaste de descrever o problema para os pc's não comunicarem!

Código:
OBS: estou com o norton 2003 (incluindo firewall) no XP, mas não queria desactivar a coisa por causa do acesso à net (netcabo)

Desliga a firewall e tenta de novo.
De seguida, configuras a firewall de modo a ela permitir tráfego entre os dois computadores.
Axas mesmo ke é esse o problema ? tou com o mesmo problema nos meus pcs 2 AMD 2600 @ 2300 e AMD 2500 @ 2100 os dois com xp não consigo ativar a rede ele diz que tenho um cabo de rede desligado. Será esse o problema? Já agora como faço para criar uma rede entre dois pcs sem ligação á net? é da mesma maneira?
Já agora o meu cabo dá a sensação de ser crossover( por dentro parece ke os cabos se cruzam tipo par entrançado) é isso ke preciso?
 
Última edição:
Arqueologia ao poder :p

Já estive a ler toda a thread e mais algumas info's extra e continuo com o seguinte problema.
Tenho um router resposnavel por partilhar a net para 2 pc's, um com o xp sp2 - wireless e outro com o windows me.
Já fiz as alterações recomendadas nas politicas de segurança local mas os pc's continuam a não conseguir aceder as partilhas de um e de outro. Pingam-se mutuamente mas aceder ás partilhas está quieto. Não tenho qq tipo de firewall e já me certifiquei que se encontram os dois na mm rede. O que posso fazer para tentar resolver isto ? É que precisava mm de colocar a impressora que está instalada no pc com o windows me partilhada para o pc com o xp.

Ajudem lá o desgraçadinho ;)
 
Poix... Tou com o memo prob com um W98SE com uma impressora ao qual um XP não consegue aceder. Acede ás partilhas e tal, mas á printer nestum... Pra investigar levei um portatil com um XP limpinho pra testar, e lo and behold, instalou a printer logo á primeira... Conclusão óbvia, o spyware, trojans e virus que andavam na box XP já devem ter destruido demasiadas coisas. Clean install on the way...
 
@Rob-Zombie: verifica se as permissões todos se aplicam a utilizadores anónimos. Tem que ser assim ...

@ShadeX: possivelmente tens que adicionar os drivers para o SO em questão no management da impressora ...

OffTopic: Grande arqueologia mesmo :P
 
Última edição:
Kazuza, isso tbm bule em 9x onde tá a printer? Em NT sei eu que dá, mas não pensei que em 9x desse... Anyway, instalei a printer localmente na box XP e metilhe os drivers. Mudei-a para a box 9x again e guess what... Yup, o XP continua a recusar-se a instala-la... Akela box já tá toda fdda... Mais vale ir pró format, é tempo que poupo...
 
Tens que instalar os drivers no comp. anfitriao.

As funcionalidades (e ficheiros) não são os mesmos quando a printer está em rede
 
kazuza disse:
@Rob-Zombie: verifica se as permissões todos se aplicam a utilizadores anónimos. Tem que ser assim ...


Aplicam-se! Não consigo mesmo perceber pq que o xp n acede ao me e o me n acedem ao xp. Não há firewalls nada pelo meio só mm um router. :S

Edit : Volto a referir os computadores conseguem-se pingar um ao outro!
Estão dentro do mm grupo de trabalho mas quando tento ver os computadores desse grupo nunca me aparece o outro lá grrr...
 
Problemas na partilha de pasta na rede

Bem estou com um problema aqui numa rede o que se passa é o seguinte, existe um pc que irá ter uma pasta partilhada para outros pcs que são utilizadores com restrissões de permissões. O que se passa é o seguinte já partilhei a pasta no pc em queria partilhar mas nos outros pcs que estão no mesmo grupo de trabalho não me aparece nos meus locais da rede, porém consigo aceder através do \\ip_pc_com_pasta_partilhada. Será que consigo pôr a pasta visivel nos meus locais da rede quer dizer se consigo aceder através do Ip também me deveria aparecer certo ou errado?

Obrigado desde já pelas respostas.
 
Back
Topo