Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

Venho aqui pedir uma ajudita a ver se compreendo melhor umas coisas relacionadas com a luz [emoji14]

1- Há uns tempos andei a tirar fotos a objetos cá em casa com o flash montado numa "sombrinha/softbox". Numa dessas tentativas andei a tentar tirar uma foto a um echo dot. Aquela coluna mais pequena da amazon que tem a alexa integrada. Essa coluna, quando ativa tem uma zona que emana luz azul à volta. Ora eu queria uma foto com essa luz azul visível, mas apenas consegui uma vez e nem sei como. Presumo que aqui a dificuldade seja que a luz do flash tenha sido demasiado potente e ofuscava a luz da alexa, ou seria outra coisa? Se eu diminuí-se a intensidade do flash iria ficar com o objecto demasiado escuro. A solução passaria por dupla exposição?

2- Fui tirar umas fotos ao cometa, e verifiquei que conseguia apanhar Jupiter e as suas luas com facilidade na câmara. Mas Saturno não, mesmo este sendo visível a olho nu (visível como quem diz, o ponto de luz dele era visível). Isto também acontece com muitas outras estrelas que são visíveis a olho nu e a câmara não as consegue ver. Presumo eu que o olho humano tenha uma sensibilidade à luz muito superior que uma câmara. Neste caso, tirando uma longa exposição, não vejo qualquer outra solução para apanhar essas estrelas, correto?
Quanto à Alexa, é possível que se estavisses a fazer exposições rápidas, estivesses a apanhar o led a refrescar. Há dispositivos que refrescam a frequências baixas. No entanto se tiraste várias fotos, é pouco provável, a não ser que tenhas o anti flicker ligado, se a tua câmera tiver essa função sequer.
Na foto que apanhaste a luz, ficou bem exposta.

Quando ao segundo ponto, nas poucas vezes que experimentei astrofotografia, nunca me deparei com essa situação. Normalmente a câmara até vê bem melhor que eu.
 
Quanto à Alexa, é possível que se estavisses a fazer exposições rápidas, estivesses a apanhar o led a refrescar. Há dispositivos que refrescam a frequências baixas. No entanto se tiraste várias fotos, é pouco provável, a não ser que tenhas o anti flicker ligado, se a tua câmera tiver essa função sequer.

Quando ao segundo ponto, nas poucas vezes que experimentei astrofotografia, nunca me deparei com essa situação. Normalmente a câmara até vê bem melhor que eu.

Eram exposições de 1/200. Podia ser isso do refrescar, não me lembrei. Um dia tento novamente.

Em live view? No ecrã? Se calhar estou a fazer algo mal e não sei.
 
Tens o live view a mostrar a exposição em tempo real?

Sim. Aliás, pelo que tive a ver nem sequer tenho a hipótese de tirar isso. Mexendo no shutter speed a imagem no ecrã fica mais clara ou mais escura. O ISO não tem influencia.

Provavelmente tinha pouco tempo de exposição quando estava a ver, pois tinha as coisas mais ou menos definidas para não ter arrasto das estrelas e como estava com a 55-250 a 250, devia ter aquilo para 4s. Nem me lembrei de aumentar o tempo de exposição.
 
Tens de ter forma de desabilitar, mas se a imagem no ecrã muda quando mudas os parâmetros então realmente está activado. No entanto mudares o ISO também devia afectar a preview, mas é possivel estares numa situação que a câmara não consiga simular.
Como a 55-250 é relativamente escura, podia ser esse o problema.
 
Sim, tem que ser tudo manual…

Acho que o melhor processo deve passar pelo seguinte:

Escolher a composição, a abertura e o que queres em foco. Depois disto escolhido, se quiseres focar as estrelas tens que por foco manual.

Foco manual porque senão é praticamente impossível a máquina conseguir focar. O melhor a fazer para focar, é apontar para o objeto mais brilhante do céu, meter zoom ao máximo, e focar manualmente. Não é fácil, eu vi-me à rasca com isto, pois qualquer toque que fazia na maquina a 250mm com zoom ao máximo, a vibração era enorme e não conseguia perceber se estava focado ou não. Presumo que com um tripé melhor este efeito seja menor. Seja como for, depois do foco ficar ao teu gosto, podes colar uma fita cola no anel de foco para ele não voltar a mexer.

Depois disto é montar as coisas direitinhas e aqui começa o jogo de acertar nas definições do resto. ISO e tempo de exposição. Acho que a regra do Photo Pils deve funcionar para a maior parte das vezes já que é um bocado abaixo da regra dos 500. Por isso podes começar por essa. Se vires que não tens luz suficiente, aumentas o ISO. Eu por exemplo para o cometa fiz 4s a 250mm e foi, obviamente, demais. Fiquei com arrasto. Devia ter ido para 1s para aí.

E aconselho mesmo a tirar várias fotos iguais e a usar o Sequator para fazer stacking. Aquilo é top top :) Tirei fotos com ISO de 12800 numa 77D que é crop, e pouco ruído tem. 20 fotos stacking, redução de poluição luminosa, melhoramento da luz das estrelas!! Fácil, rápido e praticamente tudo automático. Maravilha de software!

Não há sequator para macOS :(

A regra do photopills para a via láctea não funcionou muito bem para mim. A dos 500 funcionou bem melhor. :P
 
A ver se alguém me consegue ajudar com este problema?
Se eu carregar um RAW do meu Mini 2 (ou qualquer outra câmara) tenho 6 profiles RAW da Adobe, sendo que o que mais uso é o "flat". O problema é que com o Air 1 só tenho um "Colour" genérico... Alguém sabe como adicionar profiles ao Lightroom?

Obrigado

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