• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Torre Gaming 2500€

Monkilhas

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Por volta dos 2500€. Final deste mês (Abril).

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Torre completa. Já possuo todos os periféricos, incluindo um monitor 4k 144hz (Gigabyte M32U)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução/Hz e o tipo de jogos que vais jogar)
Resolução mais alta possível e 144hz se possível. Counter Strike, Warzone, Fortnite, Valorant, World of Warcraft, etc... Alguns AAA como Red Dead 2, Alan Wake 2, e o que for saindo.

b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
Não

c) Office / Navegação web / Filmes
Pouco

d) Virtualização
Não

e) Outra? Qual?
N/A

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Sem previsão, mas o maior tempo possível.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Já não tenho desktop há algum tempo, neste momento apenas MacBook para trabalho.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Por agora não, mas no futuro talvez.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX Fractal Design North Mesh Charcoal Black

b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD Ryzen 7 7800X3D "Zen 4" 8-Core 4.2GHz c/ Turbo 5.0GHz 104MB Cache SktAM5

c. Motherboard (chipset, formato)
> ATX MSI B650 Gaming Plus WiFi

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Corsair Vengeance 32GB (2x16GB) DDR5-6000MHz CL30 Preta

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> MSI GeForce RTX 4080 Super Ventus 3X OC 16GB GDDR6X DLSS3

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD M.2 2280 WD_Black SN770 2TB 3D NAND NVMe PCIe Gen 4.0x4

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Seasonic Focus GX-850W 80 Plus Gold Full Modular

A build indicada bate mais ou menos nos 2600€ já com montagem incluída.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não preciso.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

Gigabyte M32U

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Wi-Fi - incluído na MB indicada.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

N/A

11) Contexto, comentários adicionais.

Gostava de incluir um sistema de water cooling mas desconheço totalmente como funciona e quais as dependências a nível de compatibilidade com os componentes escolhidos. Vi um "Water Cooler CPU Fractal Design Lumen S36 V2 RGB 360mm Preto" que me pareceu interessante. No entanto parece que só encontro kits para CPU, é suposto?

Desde já obrigado a todos!
 
Watercooling é desperdício de €. Também não vejo necessidade de um 7800x3d a 4k, a carga vai estar praticamente toda na gráfica, diferneça entre o 7600 e o 7800x3d é imperceptível..

Ryzen 7600 - 215
MSI B650 GAMING PLUS WIFI - 181
Thermalright Phantom Spirit 120 -44
Zotac Gaming GeForce RTX 4080 SUPER Trinity Black Edition 16GB - 1148€
WD BLACK SN770 2TB - 142€
Kingston FURY Beast DDR5 6000MHz 32GB 2x16GB CL30- 148€
Lian li lancool 216 ARGB branca ~110€
Corsair RM White Series RM850 ~146€
 
Watercooling é desperdício de €. Também não vejo necessidade de um 7800x3d a 4k, a carga vai estar praticamente toda na gráfica, diferneça entre o 7600 e o 7800x3d é imperceptível..

Ryzen 7600 - 215
MSI B650 GAMING PLUS WIFI - 181
Thermalright Phantom Spirit 120 -44
Zotac Gaming GeForce RTX 4080 SUPER Trinity Black Edition 16GB - 1148€
WD BLACK SN770 2TB - 142€
Kingston FURY Beast DDR5 6000MHz 32GB 2x16GB CL30- 148€
Lian li lancool 216 ARGB branca ~110€
Corsair RM White Series RM850 ~146€

Water cooling não trará algum benefício a nível de silêncio? É algo que valorizo bastante.

Relativamente ao CPU, como tenho alguma queda por MMOs (e.g. WoW), achei que seria importante ter um CPU mais forte, e como cabe no orçamento...
 
Compra um bom Cooler a ar, uma gráfica silenciosa e umas fans para caixa também, watercooling no cpu e gráfica fica caro e dá trabalho manter.
 
Water cooling não trará algum benefício a nível de silêncio? É algo que valorizo bastante.

Relativamente ao CPU, como tenho alguma queda por MMOs (e.g. WoW), achei que seria importante ter um CPU mais forte, e como cabe no orçamento...

Vai com 7800x3d...

Um bom air cooler como o thermalright ps120 é mais que suficiente. Se quiseres menos ~5ºC tens 360mm AIOs como o thermalright frozen edge 360mm por 65€.
 
Vai com 7800x3d...

Um bom air cooler como o thermalright ps120 é mais que suficiente. Se quiseres menos ~5ºC tens 360mm AIOs como o thermalright frozen edge 360mm por 65€.
Até parece mentira esse preço por um AIO 360, pesquisei um pouco... para além do preço tem excelente performance
 
Até parece mentira esse preço por um AIO 360, pesquisei um pouco... para além do preço tem excelente performance

Sim, a thermalright tem várias versões mas tudo a mesma coisa com ventoinhas diferentes :D.
Os novos com a tl-k12 devem ser os melhores. Eu tenho um cooler com essas ventoinhas e conseguem ser ~1ºc melhor que as minhas arctic p12 ao mesmo nivel de ruido.

As tl-b12 que vêm no frozen edge devem ser semelhantes ás arctic p12.

Boa performance, durabilidade dos bearings das ventoinhas e da pump é que não se sabe.
 
boas, estou a pensar fazer uma build semelhante com orçamento semelhante, tambem estava a apontar para o combo do ryzen 7 7800x3d + rtx 4080 super.....
Queria-vos perguntar umas coisas, estava a pensar por um samsung 990pro ou 980pro, qual aconselham a longo prazo? devia preocupar me em adquirir uma board com pcie gen5?
Sobre o cooler também estava a pensar adquirir um AIO, mas queria saber que tipo de manutenção requerem?
 
boas, estou a pensar fazer uma build semelhante com orçamento semelhante, tambem estava a apontar para o combo do ryzen 7 7800x3d + rtx 4080 super.....
Queria-vos perguntar umas coisas, estava a pensar por um samsung 990pro ou 980pro, qual aconselham a longo prazo? devia preocupar me em adquirir uma board com pcie gen5?
Sobre o cooler também estava a pensar adquirir um AIO, mas queria saber que tipo de manutenção requerem?
Se vais investir para longo prazo toda a tecnologia é válida. Referente aos Samsung existe outras marcas que faz o mesmo efeito e talvez poupes algum €. O AIO a longo prazo é sempre um risco, ao qual nos airflow não existe esse risco. De resto penso que esteja tudo ok.
 
Com um AIO dificilmente vais ter melhoras a nível de ruído.
Water cooling não trará algum benefício a nível de silêncio? É algo que valorizo bastante.

Relativamente ao CPU, como tenho alguma queda por MMOs (e.g. WoW), achei que seria importante ter um CPU mais forte, e como cabe no orçamento...
Water cooling não traz menos ruído e muito provavelmente será até mais ruidoso.
Com um AIO a manutenção não é muita mas diria que superior a um Air Cooler.

Do meu ponto de vista, Water Cooler ou um AIO, em particular de gamas mais baixas e baratas, a maior vantagem pode ser a nível estético e organização do espaço na caixa.

Tenho uma AIO da be quiet!, comprei mais por motivos estéticos, e agora estou a considerar voltar para um Air Cooler.
 
Última edição:
O meu AIO vai fazer 6 anos de funcionamento em outubro, e tem arrefecido um 9900K, 12900K, 13900K e agora um 14900K sem problemas, quase 365 dias/ano, a funcionar pelo menos 10h/dia
Um bom AIO custa acima de 150€, e chega a 200€/250€. O meu é um Thermaltake 360 floe riing
 
O meu AIO vai fazer 6 anos de funcionamento em outubro, e tem arrefecido um 9900K, 12900K, 13900K e agora um 14900K sem problemas, quase 365 dias/ano, a funcionar pelo menos 10h/dia
Um bom AIO custa acima de 150€, e chega a 200€/250€. O meu é um Thermaltake 360 floe riing

150€?!? Arctic liquid freezer III 100€, Deepcool lt/ls720 100€.
Thermalright 360mm aio 60-70€ mas não deve durar mais de 5 anos :D

Para um 7800x3d ninguém precisa de 360mm aio. Bom air cooler chega perfeitamente.
Mas 240mm também n vale a pena. Ou vai air cooler ou 360mm aio pela estética e ligeiramente melhor temps com fan speed ligeiramente mais baixo.
 
Última edição:
150€?!? Arctic liquid freezer III 100€, Deepcool lt/ls720 100€.
Thermalright 360mm aio 60-70€ mas não deve durar mais de 5 anos :D
Sim o Artic é um dos melhores atualmente, mas daqui a 5 ou 6 anos veremos se não dará problemas :P
As reviews são bonitas, mas o teste do tempo é que realmente determina o seu valor
 
Boas, na build do mata-pombos , so trocava o cooler. Tenho uma Artic Freezer Liquid III 360 comprei com a campanha inicial de aniversario, agr ja vi que ta mais 10 euros acima do valor que comprei. O cooler e mt bom, mas a primeira coisa a falhar vai ser a FAN do VRM, o cooler tem 2 meses e tive de "desmontalo" e lubrificar a fan com spray pk notei um som diferente na fan, tirei a cabeca do cooler da iluminacao e confirmei era a fan do VRM, desde que mexi nunca mais aconteceu.
Vantagem e que podes abrir a tampa do PC tirar a tampa e a bomba esta em separado desta peca lol.

Agora como disseram nada bate a durabilidade e estabilidade de funcionamento do ar cooler, basta soprar o po daquilo anualmente esta sempre a refrigerar.
 
Boas, na build do mata-pombos , so trocava o cooler. Tenho uma Artic Freezer Liquid III 360 comprei com a campanha inicial de aniversario, agr ja vi que ta mais 10 euros acima do valor que comprei. O cooler e mt bom, mas a primeira coisa a falhar vai ser a FAN do VRM, o cooler tem 2 meses e tive de "desmontalo" e lubrificar a fan com spray pk notei um som diferente na fan, tirei a cabeca do cooler da iluminacao e confirmei era a fan do VRM, desde que mexi nunca mais aconteceu.
Vantagem e que podes abrir a tampa do PC tirar a tampa e a bomba esta em separado desta peca lol.

Agora como disseram nada bate a durabilidade e estabilidade de funcionamento do ar cooler, basta soprar o po daquilo anualmente esta sempre a refrigerar.

Se a fan falhar falhou. Também n faz muita diferença. Vrm de uma boa board não tem problemas com temps.

Agora o interessante dessa fan é se ajuda nas temps da RAM. Isso sim faz diferença.
Mas também é mais pela estética porque uma ventoinha de 120mm por cima da RAM com zipties é mais que suficiente mesmo para ddr5 8000 :D
 
Back
Topo