Uiii...não mexas mais ! Cum catano ! Pera aí que já te digo...tou numa situação parecida, pago 8 e tenho 3,5. Já me deram 100GB internacional...ando a trocar mails para ver se me pôem a 8MB, se não o fizerem atiro-me ao internacional ilimitado...ahaha.
Ah, é verdade, a minha linha suporta 18MB ( em ADSL2+ ), "só" me falta estar ligado nessa modulação. " Ah e tal a linha não suporta ". Claro, tá-se mesmo a ver que a central do Campo Pequeno em Lisboa, não suporta...eu até nem moro a 1Km da central..a minha atenuação nem é de 20db....o meu SNR nem é de 19db....
vamos ver no que dá...!
Cumps !
Tive um problema exactamente igual ao teu mas eu sincronizava a 4mbps e por vezes lá aparecia um fim de semana a 2mbps. Desde Fevereiro (data das migrações) a Agosto, data em que me dediquei a estudar a rede ADSL da minha zona e consegui argumentos e provas de que a minha linha suportava os 8mbps em ADSL2+. Em chamadas fiz mais de 90 minutos numa semana para o SAC da SAPO . Os técnicos deslocaram-se três vezes a minha casa/Central. E por fim consegui ter os 8mbps em ADSL2+.
Ouvi da cada coisa por parte da SAC da SAPO, que vou enumerar algumas:
-> "Windows Ubuntu" ??!?!?
-> a sua central não está equipada com ADSL2+, apesar de ter provas....
-> o seu modem não suporta ADSL2+ (era o ST516V6)
-> não entendo sobre SNR e atenuação
-> a PT só usa Fibra Óptica para as centrais dos grandes centros urbanos
-> numa chamada conseguiram passarem-me a chamada 6X
-> cada vez que telefonava mandavam-me fazer o raio do teste ao router sem microfiltros
Acerca do apoio técnico da PT durante 1 semana
-> antes : 4mbps/384kbps
-> a primeira vez puseram-me 6.2mbps e 385kbps (DN/UP) (ADSL) (segunda feira)
-> a segunda vez puseram-me 6.2mbps e 512kbps (DN/UP) (ADSL) (quarta feira)
-> a terceira vez puseram-me 8.2mbps e 512kbps (DN/UP) (ADSL2+) (sexta feira)
Depois do problema resolvido telefonei para o SAC da SAPO a pedir uma compensação por ter estado 7 mêses a usufruir de metade do serviço que após muitas justificações minhas a resposta da senhora era impreterivelmente que a linha não dava mais.... que o serviço que contratou foi de 4mbps que em Fevereiro sofreu um upgrade de velocidade para 8mbps.
Com as 13 pessoas que falei só 2 percebiam o que dizia.
Em Janeiro apesar de minha linha aguentar os 16mbps quase no limite, tenho um feeling que vou ficar pendurado nos 12mbps/512kbps e lá terei de gastar mais 11€ de chamadas para o SAC da SAPO.
Já agora para aqueles que trabalham na PT, lembrem-se que à vossa volta há pessoas que não são ignorantes e até tem conhecimentos da área.