@AntenaMan,
o StarCraft 2 não usa mais do que dois núcleos por desenho, foi assim que desenvolveram o motor do jogo, e a não se que a Activision Blizzard faça o mesmo que fez com o motor do World of Warcraft, em que atualizou o mesmo para usar mais núcleos, o que duvido, especialmente com o SC2 ser um focado em competição e andar a mudar o motor dele só ia causar problemas, por isso não, o SC2 não irá usar mais do que dois núcleos, ponto.
Mantem-se a questão de que o Xeon não aguenta o jogo, é que há uma grande diferença entre não aguentar por não ter núcleos suficientes e não aguentar por não ter um IPC capaz de aguentar o jogo.. e
o ultimo é o limite dos Xeon, tem um IPC mesmo muito fraco, como já tinha dito anteriormente um 2500k tem 180% do IPC de esse Xeon, isto é, comparando núcleo a núcleo, o 2500k tem quase o dobro do rendimento por Ghz do que o Xeon, e nem vamos falar nos 10400F mais recentes que esses devem andar nos 300% de diferença..
Como já se referiu, no que diz respeito a um rendimento geral, chega ser uma melhor opção vender esse GPU, comprar um mais modesto e usar o dinheiro extra para melhorar o actual sistema.
Isso e reparei que tens duas RAMs a operar a velocidades diferentes, o sistema vai apenas correr à velocidade / latência da RAM mais lenta, por isso tens ai um sistema DDR 1066, isso é muito, muito lento.. eu compreendo o gosto em mprar uma plataforma i5 antiga, porque,
embora vás para um GPU mais fraco, o ganho em termos de CPU / RAM irá ser superior aomontar material antigo, mas terás que compreender que, com material antigo, vais ter o rendimento a condizer, para não falar nos consumos que esse sistema deve ter..
Como já se referiu, compras um 2500k por 25 €, uma motherboard não deve custar mais do que 20 € e aproveitas essa DDR3 e
por 50€ tens um sistema base que tem quase o dobro do rendimento desse actual, mais até se comprares mais dois 4Gb de DDR3 1600Mhz, ainda há uma semanas estavam a vender isso neste fórum por 20 €..
De notar que
CPU usage não conta para nada se estiver em isolado, o CPU / RAM não está a limitar o GPU quando tens o GPU a 100% e o CPU / RAM a uns 60%, isso, sim, é o nível a que os indicadores devem estar, um CPU / RAM perto de 100% resulta em quebras / solavancos, queres sempre o CPU / RAM o mais baixos possível e o GPU o mais alto possível.. e mesmo ai nem isso significa que não estás a limitar o sistema.
Esse Fornite devia ter o GPU colado nos 100%, mas.. vá lá, já chegou aos 89%, agora esse CPU a bater nos 89% também indica que está a limitar tudo. Sim.. Há jogos em que esse GPU até terá algum lugar para respirar.. mas haverão outro jogos em que esse GPU não irá passar dos 30% de uso porque o CPU / RAM simplesmente não aguentam..
O meu antigo 4790k estava a limitar uma GTX 1070 em certos jogos de uma forma fenomenal, o CP2077 simplesmente não passava dos 40 grames por segundo, o 7 Days 2 Die engasgava-se todo na RAM de DDR3 1600Mhz, para não falar que tinha um SSD que pensava que tinha sido um péssimo negocio que engasgava-se todo, fui a ver era o anterior sistema que não aguentavam os 3 SSD que tenho.
Mas, vamos então deixar que seja a ciência a falar, Fortnite a correr no mesmo GPU mas com um CPU mais capaz,
Repara no GPU a não sair dos 98% e olha para aquilo a chegar aos 80 frames por segundo, e o uso de 3.5GB de VRAM em 1080 High contra os teus 2.9GB leva-me a crer que estás a correr isso em Medium / Low, sendo que apresentas uma imagem num local parado em que mal toca nos 60 frames e no vídeo já vi chegar aos 100 em locais movimentados..
não há mais cientifico que isto, mesmo GPU mas em plataformas diferentes..