Gadgets Tópico dos Drones

Mas lá está o que é tudo nos conformes aqui em Portugal ou na Europa pode não ser válido nos outros países .

Edit: pesquisa rápida no google : https://uavsystemsinternational.com/pages/vietnam-drone-laws

Dá para teres uma ideia ideia, espero que ajude .

Há paises que nem podes entrar com drones, se viajas muito informa te bem. Cuba , Egito , Marrocos são alguns exemplos .
Obrigado pela ajuda.

Eu não vou ao Vietname, só para esclarecer :D Embora seja um destino que está na lista. Dei apenas um exemplo.

Mas então, segundo o que fizeste, só mesmo pesquisando país a país. Essa era uma das minhas dúvidas. Achei que pudesse haver um site onde se reunissem todas as limitações e entidades para pedir autorizações. Para além do que disse que já tinha encontrado em tempos, tenho ideia de também ter encontrado um mapa mundo com todas as limitações quando se colocava o cursor por cima. Mas já não sei onde vi isso.
 
Ainda não cheguei a pedir nenhuma licença de utilização, mas conheço quem já tenha pedido e depois a licença é descarregada para o comando ou app do drone em si, sendo então que o drone está registado.
Mas se calhar está me a faltar aqui alguma parte do processo, pois já vi isto ha um tempo, mas estes drones sub 250g não carecem de registo. Então posso baixar a licença sem o registar ou tenho que registar para usar as licenças de voo, mesmo sendo sub 250g?
 
Ainda não cheguei a pedir nenhuma licença de utilização, mas conheço quem já tenha pedido e depois a licença é descarregada para o comando ou app do drone em si, sendo então que o drone está registado.
Mas se calhar está me a faltar aqui alguma parte do processo, pois já vi isto ha um tempo, mas estes drones sub 250g não carecem de registo. Então posso baixar a licença sem o registar ou tenho que registar para usar as licenças de voo, mesmo sendo sub 250g?

Estás a falar das autorizações de voo ??
 
Sim, essas mesmo

Isso não é descarregado para o drone (DJI, no meu caso) automaticamente , era porreiro .

No máximo podes descarregar o ficheiro KML no caso de área circular, rota, ou poligonal já que isso fica disponível no e-AAN e de alguma forma meter no cartão de memoria do drone, mas não sei se é possível ou mesmo como fazer.
Normalmente quando peço com área definida só tenho feito áreas circulares ou de um conselho e sei bem a localização.

O que faço download na e-AAN é o pdf com a autorização e acompanha me quando vou voar, algumas vezes imprimo em papel outras nem imprimo fico só com o pdf no tlm caso vá ser necessário mostrar aquilo .


Já agora , apesar de o tópico não ser muito movimentado aproveito para perguntar e partilharem se já em alguma situação foram abordados e por quem (PSP,GNR, Guarda florestal, Policia Marítima, Proteção Civil) por estarem a voar com um drone e se vos pediram para ver alguma documentação.
 
Comigo isso nunca aconteceu. Nem nunca nenhuma pessoa me criticou por estar a voar, dizendo que não o posso fazer ou assim. Mas também confesso que não vôo mais com algum receio de apanhar alguma pessoa parva que venha chatear. Por exemplo, em zonas mais movimentadas não costumo voar, embora até quisesse e tenha autorização.
 
Ora boas tardes,

ao fim de tantos anos, acho que finalmente vou comprar um drone em vez de os fazer.

E ao contrario dos meus drones caseiros e dos tello, esta aquesição e operacao tem de ser "by the book"

Penso que este seja um bom ponto de partida para os regulamentos
Boas, sim precisas de uma certificação para esse drone e sim é grátis , tens que fazer uma formação online e um exame online.
Pesquisa por este site (por algum motivo o forum não deixa por o link) :
PLATAFORMA ELETRÓNICA DE FORMAÇÃO E EXAMES À DISTÂNCIA DE PILOTOS REMOTOS
Escolhe do lado direito cidadãos nacionais ou não nacionais (conforme o caso)
Tens que te autenticar com chave movel digital ou CC.
No separador inicio escolhe o curso de sub categoria aberta A1-A3.

Depois tens que te registar em dois sites :
https://auth.anac.pt/
https://imagensaereas.aan.pt/checklogin

Mas vê primeiro estes vídeos e esclareces muitas duvidas:

Meti os videos em spoiler para não encher muito a página .


Mas queria saber se existe mais alguma opiniao a volta do topico, a muito que perguntei mas imagino que pouco tenha mudado, pedidos em areas militares é sempre complicado certo?

Outra coisa era o combo que queria comprar. Estou a pensar em adequirir:
  • dji mini 4 pro (mais pelos sensores e < 250g )
  • DJI RC 2 (assim evito smartphones)
  • DJI Goggles 3 (a litle of FPV)
  • DJI Care Refresh (2 anos)
Opiniões?
edit, e acessorios que achem obrigatorios e opcionais?

Último edit, acho.
Com as leis actuais para a classe zero, faz sentido sequer um mini 4 pro vs um air3?
O limite de 120m do ponto de descolagem parece bastante limitativo.
E sem ser o preço, não vejo vantagens no mini4pro
 
Última edição:
Vou receber nos próximos dias um DJI Mini 2 SE com selo C0, tenho a possibilidade de brincar um pouco com ele dentro de um pavilhão fechado e privado, caso ainda não tenha terminado o processo burocrático isso é possível voar ou será necessário para o setup inicial e registo na plataforma da DJI?
 
Sim, não carece de registo pelo peso (mas pelo que percebi carece de registo e licença por ter captação de imagem), mas o drone "arranca" sem teres que fazer qualquer registo, apenas crias conta de utilizar dji para fazer login na app de controlo do drone.
 
Ora boas tardes,

ao fim de tantos anos, acho que finalmente vou comprar um drone em vez de os fazer.

E ao contrario dos meus drones caseiros e dos tello, esta aquesição e operacao tem de ser "by the book"

Penso que este seja um bom ponto de partida para os regulamentos



Mas queria saber se existe mais alguma opiniao a volta do topico, a muito que perguntei mas imagino que pouco tenha mudado, pedidos em areas militares é sempre complicado certo?

Outra coisa era o combo que queria comprar. Estou a pensar em adequirir:
  • dji mini 4 pro (mais pelos sensores e < 250g )
  • DJI RC 2 (assim evito smartphones)
  • DJI Goggles 3 (a litle of FPV)
  • DJI Care Refresh (2 anos)
Opiniões?
edit, e acessorios que achem obrigatorios e opcionais?

Último edit, acho.
Com as leis actuais para a classe zero, faz sentido sequer um mini 4 pro vs um air3?
O limite de 120m do ponto de descolagem parece bastante limitativo.
E sem ser o preço, não vejo vantagens no mini4pro

Em relação á primeira questão depende da área, normalmente existem duas, umas vermelhas áreas de bases militares e proximidades, essas esquece, epá podes pedir mas dificilmente vai ser autorizado (ex Base Naval de Lisboa, etc). Depois tens outras áreas sob jurisdição militar , umas laranja que normalmente autorizam.
https://uas.anac.pt/registry/explore

  • dji mini 4 pro (mais pelos sensores e < 250g ) - Se o dinheiro não for problema, avança é top. Agora tens mesmo necessidade deste ? Se calhar para o que queres fazes a festa com um mini 3pro ou mesmo o mini 3 (eu tenho este ). Mini 2 SE para iniciar acho tem um preço brutal pelo que oferece. Tens que ver o que é mais indicado para ti .

  • DJI RC 2 (assim evito smartphones)- Dinheiro não é problema ? Avança . Eu tenho me dado bem a usar o tlm , no me caso não vejo problema em usar o tlm, só vejo limitação caso o tlm tenha o ecran muito pequeno e seja um ecran fraco em condições de muita luz.

  • DJI Goggles 3 (a litle of FPV) - Não sei bem como isso funciona, mas com esses óculos consegues ter o drone na linha de visão ?

  • DJI Care Refresh (2 anos) - Eu acho que é uma mais valia sim, se puderes faz logo assim que sair da caixa. Não fiz para o meu porque comprei recondicionado com garantia. É possível ainda fazer, mas requer uma serie de paços e ainda não me apeteceu fazer.
Edit1:
Se puderes compra com o kit fly more combo vale bem a diferença de preço.

Edit2:
Na minha opinião para uma utilização só a nível pessoal/lazer , fazer uns vídeos para ver em casa ou mesmo por no youtube na brincadeira acho que não justifica um air 3 mesmo que o dinheiro abunde e sim já tens que fazer uma certificação A2, implica um exame presencial .

O limite de 120m de altitude a partir do ponto de descolagem é para todos os drones. (penso que exceto para categorias especificas)
120m de altitude parece pouco mas ainda é bastante considerável mas depois é assim eu não consigo ver o meu mini 3 a essa altitude logo não o tenho na linha de visão , quebra de uma regra :).

Qual é o limite de velocidade na autoestrada em Portugal ? 120Km/h
Cumpres sempre rigorosamente ?
- Sim . Perfeito
- Às vezes não. A responsabilidade é tua e sabes que poderá haver consequências.

Se a maioria dos vídeos que vês no youtube cumpre as regras?
Nem pensar. Um grande grosso quebra normalmente a de voar com o drone na linha de visão e a de altitude.
 
Última edição:
Obrigado pelo input


dji mini 4 pro (mais pelos sensores e < 250g ) - Se o dinheiro não for problema, avança é top. Agora tens mesmo necessidade deste ? Se calhar para o que queres fazes a festa com um mini 3pro ou mesmo o mini 3 (eu tenho este ). Mini 2 SE para iniciar acho tem um preço brutal pelo que oferece. Tens que ver o que é mais indicado para ti .
Os sensores do 4 parecem que em nada se comparam aos anteriores.

DJI RC 2 (assim evito smartphones)- Dinheiro não é problema ? Avança . Eu tenho me dado bem a usar o tlm , no me caso não vejo problema em usar o tlm, só vejo limitação caso o tlm tenha o ecran muito pequeno e seja um ecran fraco em condições de muita luz.
Não quero usar o telemóvel para não estar obrigado a manter algo online extra, os meus devices costumam estar ocupados com outras coisas.

DJI Goggles 3 (a litle of FPV) - Não sei bem como isso funciona, mas com esses óculos consegues ter o drone na linha de visão ?
Por acaso sim, a qualidade não é perfeitas mas tens PiP.

Se puderes compra com o kit fly more combo vale bem a diferença de preço.
Isso é sempre


Na minha opinião para uma utilização só a nível pessoal/lazer , fazer uns vídeos para ver em casa ou mesmo por no youtube na brincadeira acho que não justifica um air 3 mesmo que o dinheiro abunde e sim já tens que fazer uma certificação A2, implica um exame presencial .

Devo então ter percebido mal, mas com a certificação C1 estou com ideia que o exame seja o mesmo.

O limite de 120m de altitude a partir do ponto de descolagem é para todos os drones. (penso que exceto para categorias especificas)

Também não foi isso que percebi, aliás acho que até foi dito num destes vídeos.
 
Boas
Sim tens razão, se a classe do drone for c1 o exame é o mesmo.


"A operação tem de decorrer na linha de vista, a uma altura máxima de 120 metros acima da superfície do solo, em espaço aéreo não controlado, ou, até à altura máxima permitida nas zonas 1, 2 e 3 de proteção operacional, tal como referido no Regulamento da ANAC nº 1093/2016."

https://www.anac.pt/vPT/Generico/drones/categoria_aberta/Paginas/CategoriaAberta.aspx

Há coisas que já posso estar a confundir.

Podes avançar já com o exame, não perdes nada :)
 
Vivam

Estava no site oficial da DJI e vi que não tem o Mini 3 PRO com fly more pack. Alguém tem ideia se nunca tiveram (o próprio pack individual diz que está sem stock)? Ou se são relativamente rápidos a repor estas "falhas de stock"?
 
Podes avançar já com o exame, não perdes nada :)

Já fiz o exame europeu, registei-me ontem como operador na uas.anac.pt e estou a espera da aprovação.

Vou avançar com o air3, de cabeça a única coisa "má" é para quem gosta de usar a sucapa e tivere medo de seres apanhado por causa do beacon (telemetria e droneID)
De resto sinceramente não vejo problemas.

Já agora pela piada estou a brincar com o droneID, das primeiras coisas que vou fazer quando tiver o drone/commando vai ser participar no reverse engineering da coisa.
Já tenho em prática um detector de proximidade de aviões por ads-b, era fixe conseguir juntar drones de terceiros ao radar.
 
Back
Topo