Discussão Tópico da fotografia móvel

Rui Marto

Power Member
Criei este tópico para podermos chorar à vontade o que se passa na fotografia móvel. 😅 Também porque os telemóveis ganharam o seu espaço na fotografia e a câmara mais recomendada tem mesmo sido "compra um telemóvel" 😁

No meu caso tenho um Sony Xperia 5 III com três câmaras, zoom, eye tracking com o algoritmo desenvolvido pela divisão Alpha para a A9 II, ecrã com calibração xpto, OIS, etc.
O eye tracking realmente funciona muito bem. À noite sofre um bocado por não fazer os truques que outros fazem.
Tudo espremido não dá nada de especial, mas tira fotos decentes e acima de tudo naturais. Por isso em termos de foto podem vir iPhones e Samsungs da vida que não troco.

Tenho um Pixel 7 cá em casa e ainda não vi muitas fotos. Em vídeo é porreiro, estabiliza bem, mas sim, processa demasiado as fotos (não sendo o pior que já vi). @miguelbarroso para um utilizador mais casual não sei se não acaba por ser melhor.
 
Pois, eu vou agora de viagem e vou-lhe dar uma oportunidade. Há sempre a possibilidade de fotografar com o Pixel 7 em RAW, mas para mim isso seria como cortar pão às fatias com uma motosserra.

O propósito de fotografar com o telemóvel é a conveniência... Usar RAW é tudo menos conveniente
 
Não, isso para mim é completamente "escandaloso", é um telemóvel ffs.

Uma coisa é ter essas capacidades, tal como o meu tem o Photo Pro e o Cinema Pro, com tudo e um par de botas. Podia até fazer uma produção inteira com o telemóvel (e há quem o tenha feito). Mas não é de todo o objectivo. O objectivo é que 99% do tempo a foto saia directa do telemóvel e pronta a usar.

Mas é por essas e por outras que quando vi a proposta da Sony, fiquei bastante interessado. Filosofia de uma máquina fotográfica, um telemóvel feito não para ser o topo dos topos com mil gimmicks mas sim para ser "fiável/estável" e o que faz, fazer bem.

Do que tenho visto, é o melhor camera phone do mercado. :p e ainda por cima dá para usar como monitor (ex: para a A7R III).

Mas hei de fazer algumas experiências com o Pixel 7 também. Comprei na esperança que fosse algo meio termo, entre o meu Sony e algo com os truques "da moda".
 
Bom, eu tenho um iPhone 12, desde o lançamento, há quase 3 anos e, como sabes...não gosto :biglaugh:
Gostei do look que tinha em modelos antigos (tive 5s, SE gen 1, e 7), menos processado, mas neste detesto. É demasiado.

Como também sabes, há meio ano passou-me pelas mãos um Pixel 6a e, bem....bendito iPhone 12, do qual acabei de escrever que não gosto.
O Pixel processava muito mais, carregava ainda mais no look de HDR, o white balance era errado...Foi um tiro muito ao lado.

Andei uns tempos a namorar o Xperia 10 IV, e entretanto já saiu o 5. Pelas reviews, e pelas samples da net, pareceram-me as opções mais adequadas para o meu gosto (mais neutras), mas não os experimentei.

Resolvi (adiei) o facto de não gostar das câmaras deste iPhone, pura e simplesmente deixando de as usar. O telefone ainda está a funcionar bem, e está em bom estado...neste momento é esperar que ele morra, ou que fique velho, e aproveitar o tempo até lá para ganhar para coragem para regressar a Android, com um Xperia.

Entretanto, haja uma R6, e haja objectivas compactas para lhe aplicar. O telefone, esse, não sai do bolso quando é para fotografar algo.
 
Sim, aquelas fotos que me mostraste do Pixel 6a era medonho... Do 7 ainda não vi nada tão exagerado e com erros de WB, mas se calhar só ainda não calhou. Tenho que ir explorar. Mais "assutador" é ver estes telemóveis nos tops de "fotografia" :D

PS: O Xperia tem DRO (até lhe dão um nome "Pro"), mas tem dois níveis e dá para desligar. O problema de muitos, tal como o TC nos carros, é que não dá.
 
devia ter falado convosco antes... ou devia ter procurado de modo diferente pela informação. Tudo o que li sobre o Pixel 7 tecia as melhores críticas em relação às fotografias. Nem sei como nas reviews as imagens parecem tão boas e naturais 🤷‍♂️

Ontem descobri outro problema... estava a fotografar o meu miúdo na piscina, com sol a refletir na água, e o purple fringing é simplesmente medonho:

VEoJ0qx.png
 
:n1qshok:

Bem, estive agora a fazer umas experiências com o Pixel 7 e por exemplo, numa paisagem, sunset, não é uma diferença gritante e algumas coisas ficam com bom resultado. Agora tudo quanto tenha pessoas na foto...................... Alguém se esqueceu de fechar a torneira do clarity. A pele das pessoas fica péssima.
 
Acho que o Pixel 7 vai para trás, nunca vi nada assim. A minha mulher parece ter saído das minas de carvão...

Pormenor da testa, pele toda cinzenta, olhos e sobrancelhas pretas quando ela é loira.
forehead.jpg


A t-shirt idem, não deve ser lavada há anos só pode...
t-shirt.jpg
 
Eu usava a APP do Lightroom no iPhone 12, para conseguir ter fotos naturais. Os resultados eram bastante satisfatórios, mas comecei a fartar-me da "logística" extra e resolvi mudar para um Samsung S21 Ultra, não obstante a má fama do processamento da Samsung.

No geral, estou bastante satisfeito. Quando quero tirar uma foto para o futuro, uso o modo Pro (não o Expert RAW, que tem um processamento pouco natural) e ajusto a shutter speed e exposição. Depois é guardado um ficheiro em RAW e uma "interpretação" em jpg, com um processamento bastante natural. Continua a não ser o processo ideal, mas não me tem chateado muito.

Estou arrependido de ter vendido o HTC U11+ há uns anos. Era só carregar no botão e as fotos ficavam com melhores cores e processamento do que os telemóveis que tive desde então. Gostava de experimentar um Sony, mas o preço é proibitivo.
 
Eu já ando a fazer algumas experiências, mas yah, o facto de a Google ter removido a opção de mudar a default câmara aumenta a logística.

As apps que vou testar são precisamente o Lightroom (inclusive instalei também no meu Xperia), o Photoshop Camera e a Open Camera. Experimentei a Fv-5 Lite mas limita a resolução das fotos a 3mpx ou algo assim, portanto tirei.

O Lr o @m4ndr4ke falou-me num atalho de iPhone que também resulta em Android, long press no icone e tens opção de abrir directo para a câmara.

Mas eu continuo na minha que é uma valente tristeza os telemóveis não terem opção de desligar estas coisas. Cheira-me que vou continuar na Sony por muito tempo e provavelmente o Pixel vai acabar por ser trocado por um.
 
Back
Topo