Aviso para compradores:
Exprimentem antes de comprar, ou tenham a certeza que podem fazer refund.
A maior decepção dos ultímos tempos (para mim) nas condições pela qual queria jogar este lançamento.
Com o prenúncio desta release, deixei o Unfinished Business (expansão do Tomb Raider) por jogar após acabar o original, e o Tomb Raider 2 a meio nas edições das grandes lojas digitas (é irrelevante a plataforma) que já existe há decadas, mas preparadas com MODs para limpar o jogo.
Estas versões propiciam remasterização das custcenes. Banda Sonora redbook passa a ser a banda sonora das edições Sega Saturn/Playstation, e outras pequenas modificações.
Continua a não ser 100% perfeito, pela versão PC ser tecnicamente superior mas um port "back in the day" e há coisas que o motor de jogo em API Glide ou mesmo em software rendering não suportou (os efeitos de iluminação, gourad shading que possam existir na playstation), mas é virtualmente uma versão perfeita para quem quer voltar a jogar e não se importa do input base ser o teclado, pois possui:
- framerate bastante boa. - resolução. - Bilinear filtering (o look Super Mario 64) para quem gosta do ar suave da imagem, e não levar com os pixeis gordos próximos da camera. No meu caso gosto das duas estéticas.
Mas voltando para esta release: eu queria poder jogar em consola, mas puramente a versão original e não tenho interesse nenhum na edição a correr por cima usando o novo motor de jogo, que para todos os efeito parece bastante conseguida e teve uma grande receptividade, com alguma verrugas de texturas e efeitos mas sendo isso o pão nosso de cada dia na maioria dos HD ports.
Isto para meu "horror" quando lanço o jogo no Day 0 às 00:00 da nova zelândia para exprimentar antes de ir deitar e aproveitar para trancar o mordomo na Mansão pela enésima vez. Infelizmente, quase que tenho de desligar a consola passado 15 min. quando a dor de olhos e cabeça já estava a instalar.
A junção de camera e a fluidez erratica da imagem é injogável (para mim).
Há muitos jogos a mau "30fps", mas este nível de frame-pacing (cortes constantes na fluidez pela falta de frames) e fluidez nunca causaram este nível de mau estar.
Possívelmente não deve fugir assim tanto às versões Sega Saturn (que teria uma framerate aida mais instável) ou Playstation, mas a jogar nas TVs CRT do passado nunca fiquei com esta impressão fisíca, apenas que o jogo têm uma fluidez fraca.
Não acredito que haja Patches que resolvam isto por aparentar ser um pilar e decisão, ou incapacidade de apresentar o motor de jogo antigo a 60fps ou de forma fluida, ou dar ao jogador quaisquer opções para tratamento. Sendo esta a realidade mais incompreensível desta release.
No entanto a "dita emulação" injeta resoluções superiores que detetar a consola já estar a correr e aplica "correção de prespetiva" e eventualmente outras alterações, funcionalidades que um simples port de "playsation" não apresentaria sem tratamento técnico.
Pelo que fica a minha recomendação, se estão a jogar nestes mesmos pressupostos e não se sentem bem com estas versões "puristas" não serem aceitáveis após 3 décadas da origem da série e já no ano de dois mil e vinte quatro do nosso senhor, não deixem de explorar as vias que já existiam há mais tempo das versões PC que não carecem de muita modificação.