To Mac or not To Mac, that is the question

Obrigado,

Em principio vou ter de usar uma coisinha destas para desenhar sistemas lógicos (ANDs, ORs e Nots, mas umas coisitas).
 
Se tem algum interesse o "relatório" de alguém que já usou ambos os sistemas - BootCamp e Parallels - aqui vai:

O BootCamp:

- apenas ligeiramente mais rápido que o Parallels, desde que quando corremos o Parallels, não estejamos a fazer algo que exija muito do processador a correr em OS X. A sério, se tiverem a correr o Parallels quase em exclusivo, sem outro software de Mac a competir pelo processador, a velocidade do BootCamp não é muito superior ao Parallels.

- Tira total partido da placa gráfica residente no Mac.

- "Rouba" uma fatia permanente do disco rígido do Mac. E, se quisermos que a partição seja
"compatível" com Mac, tem de ser formatada em FAT32 (não tão bom para o Windows). Se formatarmos em NTSF (melhor para o Windows), não é compatível com Mac.

- Para passar dados de PC para Mac e de Mac para PC é um pesadelo. Ou se se usa uma Pen USB ou tem de se ter a partição de PC formatada em FAT32. Ou então, se o ficheiro for pequeno e se se tiver uma ligação à net, envia-se um mail que se abrirá no outro OS. Mas, sinceramente, qualquer Windows a correr no meu Mac está "proibido" de aceder à net ;)

- Para "gamers" é a melhor opção mas, pessoalmente, como não aprecio jogar no computador (acho um desperdício de tempo e recursos), isso nem é factor de grande importância.

- É grátis :)

Quanto ao Parallels (que eu comprei e actualmente é o que uso):

- A velocidade é mais que boa. Até mesmo para aplicações "intensas", como o 3D Studio Max que tenho aqui a correr, porta-se mais que bem.

- Não tem aceleração 3D, ainda... mas está prometido para mais tarde :)

- Pode aceder à partição do BootCamp ou então cria um disco como se se tratasse de um ficheiro. Para mim, é bem mais versátil.

- Passar ficheiros de Mac para PC ou de PC para Mac é tão simples como arrastar de uma janela para outra.

- A velocidade com que saem updates com cada vez mais funções é abismal. Muito bom serviço ao cliente.

Resumindo, se vão usar bastante aplicações que apenas correm em PC e pouco as que correm em Mac ou se querem jogar, usem o BootCamp. Mas, para isso, talvez seja melhor comprar um PC e ter de suportar todas as chatices inerentes ao Windows.
Se querem um sistema versátil, no qual correm um ou outro programa de PC esporádicamente, o Parallels é maravilhoso.
Afinal, se compraram um Mac é para tirar partido do que o Mac tem de bom e o BootCamp transforma um Mac no PC verdadeiro. Para isso, compraria um PC ;)
A título de exemplo, uma amiga de um colega meu comprou um MacBook e pediu para lhe instalarem o BootCamp e tirarem o Mac OS X. Isto é uma estupidez equivalente a comprar um Aston Martin e apenas o usar empurrando-o, à mão ;)

Rui Batista
 
falando do Bootcamp deste jovem acima, googla por NTFS 3G e MacDrive. Acho que te resolve todos os problemas de passar ficheiros de X para Y.

E isso da net deve ter solução
 
Mas isso são soluções do lado do PC. E, para mim, cada coisa que se adicione ao PC é poluir o disco (até porque nunca dá para desinstalar tudo de um PC... ficam sempre lá farrapos, tipo dll's e tal ;)) No PC, apenas instalo o absolutamente necessário.
Prefiro soluções nativas, como o Mac tem, de poder ler e escrever nos discos de PC (excepto o NTSF, que só lê).
Quanto à net, não é erro, é opção. Não quero correr o risco de ter vírus e não quero ter de ter um anti-vírus a correr em simultâneo e constantemente a pedir-me actualizações. Prefiro um computador que não me dá chatices ou que me obrigue a ter de tomar medidas de segurança para poder simplesmente trabalhar.

Rui Batista
 
O NTFS 3G serve para poderes através do OS X poderes ler/escrever escrever em NTFS.
O MacDrive serve para poderes através do windows ler/escrever a drive do Mac.
 
Mas isso são soluções do lado do PC. E, para mim, cada coisa que se adicione ao PC é poluir o disco (até porque nunca dá para desinstalar tudo de um PC... ficam sempre lá farrapos, tipo dll's e tal ;)) No PC, apenas instalo o absolutamente necessário.
Prefiro soluções nativas, como o Mac tem, de poder ler e escrever nos discos de PC (excepto o NTSF, que só lê).
Quanto à net, não é erro, é opção. Não quero correr o risco de ter vírus e não quero ter de ter um anti-vírus a correr em simultâneo e constantemente a pedir-me actualizações. Prefiro um computador que não me dá chatices ou que me obrigue a ter de tomar medidas de segurança para poder simplesmente trabalhar.

Rui Batista

Já está quase a surgir escrita (nativa) em drives NTFS pra mac... aliás, já existe, mas ainda é beta.

Vai dando uma vista de olhos ao MacFUSE.
 
Última edição:
Instalando o MacFuse, Macfuse tools e 3g... monta automáticamente discos em ntfs, permitindo leitura e escrita!
Funciona para a partição do windows e ao ligar discos externos
 
É bom saber. Obrigado pela informação (desconhecia o NTFS 3G).
Mesmo assim, prefiro a facilidade do drag & drop do Parallels, sem ter de adicionar software seja em que OS for :)

Rui Batista
 
Back
Topo