Artigo/Análise Tipos de PON - Fibra óptica

O que é um PON?

PON significa “Rede Óptica Passiva” e, como o próprio nome diz, são redes de acesso de fibra óptica puramente passivas que permitem telecomunicações de banda larga entre um OLT, localizado na Central de uma Operadora de Telecomunicações, e vários ONTs, localizados nas instalações do usuário da rede.
A transmissão das comunicações é feita numa rede de fibra óptica, cuja divisão do sinal é feita por um dispositivo puramente passivo, denominado splitter óptico.

As redes de fibra óptica que utilizam splitters são redes com arquitetura Ponto-Multiponto (P2MP). As redes de fibra óptica sem splitters, cujo caminho óptico vai da central até as instalações do cliente sem divisão de sinal, são redes com arquitetura Ponto-a-Ponto (P2P).

Como funciona?
Uma PON é uma rede de fibra óptica, como mencionado acima, onde a comunicação da central para o usuário (Downstream - DS) e a comunicação do usuário para a central (Upstream-US) é realizada em uma única fibra.

Para alcançar esse tipo de comunicação em uma única fibra, passando por splitters, são utilizados dois princípios de multiplexação utilizados em telecomunicações: WDM (multiplexação por divisão de comprimento de onda) para transmissão downstream e TDM (multiplexação por divisão de tempo) para comunicação upstream.

O WDM permite que os sinais viajem ao longo da fibra em ambas as direções sem criar interferência, pois o sinal DS tem um comprimento de onda (1490nm) e o sinal US tem outro comprimento de onda (1310nm). O comprimento de onda de 1550nm também pode ser adicionado para transmissão DS, para serviços como TV analógica ou outros.

Como existem vários ONT's na rede e todos eles transmitem no comprimento de onda de 1310nm, o OLT atribui um "time slot" a cada ONT e ele só transmite no seu "time slot" definido, permitindo que a comunicação ocorra sem interferência ou perda de dados. em formação. Aqui vem o princípio do TDM, como mencionado anteriormente.

Diferentes tipos de PON:
APON
Foi o primeiro tipo de padrão PON e foi aplicado a redes empresariais. Diferentemente dos protocolos Ethernet ou Internet, que utilizam pacotes com tamanhos variáveis, o APON utiliza pacotes com tamanhos fixos. APON significa Modo de Transferência Assíncrona PON.

BPON
É um padrão semelhante ao APON, mas que introduziu a tecnologia WDM, permitindo o uso de vários comprimentos de onda em uma única fibra. BPON significa PON de banda larga.

EPON
Esta rede utiliza pacotes Ethernet e utiliza o protocolo IP para transmissão de dados na rede. Opera com largura de banda simétrica de 1GBps (DS e US). EPON significa Ethernet PON.

GPON
É a evolução das versões anteriores, utilizando vários tipos de encapsulamento de pacotes, dependendo do serviço. Oferece larguras de banda da ordem de 2,5 GBps em Downstream e 1,25 GBps em Upstream. GPON significa Gibabit PON.

Quais são os benefícios?
Os tipos de PON são semelhantes entre si, pois são redes de fibra óptica passivas. Eles se distinguem por diferentes velocidades de transmissão e capacidade de transmissão de informações (largura de banda).

As PONs foram inicialmente projetadas para permitir que as operadoras alcançassem seus clientes com mais e melhores serviços. A grande vantagem das redes PON é a redução do número de fibras necessárias e o facto de serem redes puramente passivas, o que elimina a necessidade de fontes de alimentação para alimentar os equipamentos, desde a central até às instalações do cliente.

Qual o valor para as empresas?
As redes PON começam a ser vistas pelas empresas como algo atrativo, inclusive para aplicação em redes locais (LAN). Como a PON utiliza fibras ópticas, que têm vida útil superior a 25 anos, por serem redes passivas, ela consegue reduzir o investimento em equipamentos. O resultado - redução no consumo de energia e simplificação e redução dos custos de manutenção, pois a rede passiva é muito mais estável.

Por que está mudando a indústria?
A indústria das telecomunicações é pautada pelo crescimento contínuo do consumo de informação, pelo que as redes de fibra óptica são o tipo de rede que melhor gere esta necessidade contínua. Com a evolução tecnológica e com a introdução das redes móveis 5G, e o conceito de “todos ligados, sempre ligados”, as redes de fibra ótica são uma realidade e não apenas uma visão de futuro.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo