Thread sobre Trabalho Remoto

Boas,

Comecei a trabalhar numa empresa em Lisboa no início de 2007. Sou do norte e claro, deslocava-me todos os domingos para baixo para passar a semana a trabalhar. Ao fim de 2 anos, tentei negociar com as minhas chefias o trabalho remoto, pois tendo portátil e pen 3G da empresa e claro, todas as formas de comunicação disponíveis - skype, hangouts, etc, não havia efectivamente necessidade de estar fisicamente na empresa. Não me permitiram. Andei nisto 2 anos. Chegou ao dia em que arranjei emprego no norte e comuniquei-lhes a minha decisão de deixar a empresa.
Após 2 ou 3 horas do anúncio da minha decisão, ofereceram-me a possibilidade de trabalhar em casa, com todas as condições que tinha na empresa e ainda ofereceram-se para pagar metade da minha factura da internet :)

Já estou há 5 anos no regime de teletrabalho apenas me deslocando à empresa quando existe alguma reunião importante em que a minha presença é essencial.
 
Boas,

Comecei a trabalhar numa empresa em Lisboa no início de 2007. Sou do norte e claro, deslocava-me todos os domingos para baixo para passar a semana a trabalhar. Ao fim de 2 anos, tentei negociar com as minhas chefias o trabalho remoto, pois tendo portátil e pen 3G da empresa e claro, todas as formas de comunicação disponíveis - skype, hangouts, etc, não havia efectivamente necessidade de estar fisicamente na empresa. Não me permitiram. Andei nisto 2 anos. Chegou ao dia em que arranjei emprego no norte e comuniquei-lhes a minha decisão de deixar a empresa.
Após 2 ou 3 horas do anúncio da minha decisão, ofereceram-me a possibilidade de trabalhar em casa, com todas as condições que tinha na empresa e ainda ofereceram-se para pagar metade da minha factura da internet :)

Já estou há 5 anos no regime de teletrabalho apenas me deslocando à empresa quando existe alguma reunião importante em que a minha presença é essencial.

Acho que me sentiria um bocado enganado com essa oferta. Não gosto de tentar fazer algo, recusarem-me, e depois ser preciso dizer que vou sair da empresa para me oferecerem o que pedi inicialmente. Não me parece a coisa mais ética de se fazer, só te deram essas condições porque ias sair e acho que uma empresa deve tentar dar o melhor que consegue ao seu colaborador e tu claramente tinhas algo que eles sabiam que podiam fazer para te motivar mais e optaram por só o fazer quando viram que te iam perder.

Mas aparentemente estás feliz com a posição que tens agora, só é chato ter sido da maneira que foi. :P
 
Boas malta,

Foi-me feita uma proposta por forma a trabalhar neste regime para os EUA. Foi-me feita uma proposta para um contrato de 6 meses, o que me deixa com um pé atrás por ser pouco tempo. Para quem está neste regime, é típico as propostas serem de curta duração temporal? Têm arranjado com facilidade ( No espaço de um mês ) outros contratos, caso os clientes não queiram renovar?
 
Boas malta,

Foi-me feita uma proposta por forma a trabalhar neste regime para os EUA. Foi-me feita uma proposta para um contrato de 6 meses, o que me deixa com um pé atrás por ser pouco tempo. Para quem está neste regime, é típico as propostas serem de curta duração temporal? Têm arranjado com facilidade ( No espaço de um mês ) outros contratos, caso os clientes não queiram renovar?

Geralmente o primeiro contrato de freelance é curto. Não só porque ambas as partes não se conhecem, mas também pode ser porque o projecto seja de curta duração.

Mas se fizeres um bom trabalho não há razões para não te contratarem novamente mas desta feita por mais tempo.
 
No meu caso é um projeto web. A proposta que me fizeram, foi de definir a arquitectura do backend, a programação do backend e criação de testes unitários para o mesmo. O projecto pareceu-me ser super interessante, a equipa também, o negócio também.

Actualmente não estou a gostar do que estou a fazer, não vejo grandes perspectivas em que isso melhore, nem o projecto em que estou irá servir de grande coisa para a minha experiência profissional. No entanto estou apenas há dois meses nesta empresa e neste projecto. Por isso custa-me rescindir ao final de tão pouco tempo na minha actual empresa. ( Vinha fazer uma coisa para esta empresa e acabei por ter que dar uma "perninha" permanente noutra.)

Por estou com um dilema. Aceitar um protejo bastante desafiante mas de curta duração ou aguentar mais uns tempos à espera de projectos mais interessantes na minha actual empresa. bahh
 
No meu caso é um projeto web. A proposta que me fizeram, foi de definir a arquitectura do backend, a programação do backend e criação de testes unitários para o mesmo. O projecto pareceu-me ser super interessante, a equipa também, o negócio também.

Actualmente não estou a gostar do que estou a fazer, não vejo grandes perspectivas em que isso melhore, nem o projecto em que estou irá servir de grande coisa para a minha experiência profissional. No entanto estou apenas há dois meses nesta empresa e neste projecto. Por isso custa-me rescindir ao final de tão pouco tempo na minha actual empresa. ( Vinha fazer uma coisa para esta empresa e acabei por ter que dar uma "perninha" permanente noutra.)

Por estou com um dilema. Aceitar um protejo bastante desafiante mas de curta duração ou aguentar mais uns tempos à espera de projectos mais interessantes na minha actual empresa. bahh

Esse projecto, embora seja uma aposta que pode dar muitos bons frutos, não dará também um diferente apelo ao teu CV?
Projectos lá fora atraem sempre mais pessoas (não sei porquê) e isso pode ser bom para ti.
Estás a começar nesse regime, por isso pode ser uma boa aposta.

PS - Não trabalho sob esse regime, por isso, é só uma opinião.
 
Esse projecto, embora seja uma aposta que pode dar muitos bons frutos, não dará também um diferente apelo ao teu CV?
Projectos lá fora atraem sempre mais pessoas (não sei porquê) e isso pode ser bom para ti.
Estás a começar nesse regime, por isso pode ser uma boa aposta.

PS - Não trabalho sob esse regime, por isso, é só uma opinião.

Também já pensei nisso e sem dúvida.

Sobretudo como nunca estive numa situação de ter que me despedir ao final de 2 meses, pesa-me um bocado na consciência. Mas se não gosto do que estou a fazer, se acho que o outro projecto é melhor e tem mais perspectivas... acho que pelo menos vou negociar.


Obrigado pelo vosso feedback.
 
Também já pensei nisso e sem dúvida.

Sobretudo como nunca estive numa situação de ter que me despedir ao final de 2 meses, pesa-me um bocado na consciência. Mas se não gosto do que estou a fazer, se acho que o outro projecto é melhor e tem mais perspectivas... acho que pelo menos vou negociar.


Obrigado pelo vosso feedback.

Here's a wild idea... ja falaste com o pessoal da tua empresa?

Se calhar tens o mesmo tipo de projectos onde estas agora.

Mas concordo com o @aiaimanel, eu vim para o UK e passados dois meses ja tinha empresas tugas a prometer me mundos efundos a perguntar se queria voltar. Experiencia internacional e muito valorizada.

ps.: teclado ingles, adios acentos.
 
Também já pensei nisso e sem dúvida.

Sobretudo como nunca estive numa situação de ter que me despedir ao final de 2 meses, pesa-me um bocado na consciência. Mas se não gosto do que estou a fazer, se acho que o outro projecto é melhor e tem mais perspectivas... acho que pelo menos vou negociar.


Obrigado pelo vosso feedback.

Eu compreendo a tua situação. Por vezes o sair não é fácil, mas se fosses para o estrangeiro, irias pensar em ti e aqui será o mesmo.
Tens que pensar em ti primeiro.

Ps - em termos de salários compensa? visto que deves ter descontos maiores..
 
Eu compreendo a tua situação. Por vezes o sair não é fácil, mas se fosses para o estrangeiro, irias pensar em ti e aqui será o mesmo.
Tens que pensar em ti primeiro.

Ps - em termos de salários compensa? visto que deves ter descontos maiores..

Em ambos é regime freelancer, mas as rates do meu actual contrato são inferiores pois o contrato tem maior duração. De qualquer maneira compensa mais trabalhar para fora de Portugal, no entanto o risco e neste caso o risco é grande, pois o contrato seria feito apenas para um projecto. Só compensaria se arranjasse mais após o termino desse, mas como é um mercado que ainda não domino, expus aqui algumas das minhas dúvidas.
 
Em ambos é regime freelancer, mas as rates do meu actual contrato são inferiores pois o contrato tem maior duração. De qualquer maneira compensa mais trabalhar para fora de Portugal, no entanto o risco e neste caso o risco é grande, pois o contrato seria feito apenas para um projecto. Só compensaria se arranjasse mais após o termino desse, mas como é um mercado que ainda não domino, expus aqui algumas das minhas dúvidas.

Como disse, não trabalho sob esse regime, mas tendo tu já alguma experiência, e esta também ser internacional, pode abrir várias portas.

No pior dos casos, mesmo que não arranjasses logo outro cliente, não conseguirias facilmente um trabalho a regime full-time? (isto se for uma opção para ti claro, porque secalhar até trabalhas a partir de casa e longe de Lisboa ou Porto)
 
Tenho andado a ponderar procurar algo noutro pais mas estando em casa, no meu caso fujo da programação e a área onde tenho estado mais é no helpdesk e onsite pelo que seria algo para estes lados, como acham que devo procurar por essa internet fora?
Tenho conhecimentos que há empresas fora de Portugal a dar suporte a empresas onde o requisito é falar português pelo que irei tentar essa primeiro, mas gostava ter mais opções, compreendo se tiver de estar uns meses na empresa para conhecer e ambientar mas gostava ficar por cá o máximo tempo possível.
 
Estive a bem pouco tempo na Alemanha em projecto e muitos funcionários dessa empresa tinham contrato de HomeOffice.

Pelo que me disseram, por terem no contrato essa clausula recebem mais (+€€€) e além disse se provarem que tem em casa um escritório para homeoffice, também têm benefícios fiscais (+€€).

Em suma é apenas uma questão de mentalidades.
 
Última edição:
Tenho uma amiga que vai agora trabalhar em remote para os US e não podia estar mais contente. Fica por cá, com tudo de bom o que isso tem, a ganhar como se estivesse lá. Vamos lá ver o que diz depois de começar, estou curioso.

Cada vez mais acho isto uma alternativa a ter em conta.
 
Back
Topo