Thread sobre Trabalho Remoto

Trabalho em desenvolvimento .Net e .Net Core a sensivelmente 8 anos (ultimamente mais backend/APIs), e estou um bocado saturado do mercado nacional e desta forma bizarra de gerir das nossas empresas...
Queria lançar-me em trabalho full remote "lá para fora" de preferência empresas da UE, alguém sabe indicar-me algumas referências de empresas ou sites onde seja seguro procurar oportunidades?

Vê-se muita coisa, mas sinto alguma dificuldade a perceber o que é fidedigno.

Já agora pergunto a quem tem experiência, algum cuidado em especial a ter em atenção nestas ofertas?
 
Trabalho em desenvolvimento .Net e .Net Core a sensivelmente 8 anos (ultimamente mais backend/APIs), e estou um bocado saturado do mercado nacional e desta forma bizarra de gerir das nossas empresas...
Queria lançar-me em trabalho full remote "lá para fora" de preferência empresas da UE, alguém sabe indicar-me algumas referências de empresas ou sites onde seja seguro procurar oportunidades?

Vê-se muita coisa, mas sinto alguma dificuldade a perceber o que é fidedigno.

Já agora pergunto a quem tem experiência, algum cuidado em especial a ter em atenção nestas ofertas?

Estou com um percurso semelhante ao teu. Pretendo mudar para um sítio mais barato e com maior qualidade de vida, em Portugal. E uma oportunidade full remote é bem vinda. Tenho estado atento ao site do stack overflow mas é complicado conseguir a vaga..
 
Eu estou no Uk voltando para Portugal mas vou continuar na mesma empresa. Se vocês procurar por algumas agências do Uk acho que vocês conseguem algumas entrevistas. Senão olhem no indeed pode ser que tenha alguma coisa lá
 
Eu estou no Uk voltando para Portugal mas vou continuar na mesma empresa. Se vocês procurar por algumas agências do Uk acho que vocês conseguem algumas entrevistas. Senão olhem no indeed pode ser que tenha alguma coisa lá
Olha que eu estou inscrito em certos sites de UK e estou sempre a receber ofertas. Mas a verdade é que 99% não têm "visa sponsorship". Por isso na minha opinião e da realidade que vejo do meu lado não é fácil arranjar alguem que de visa.

Pois pelo que li no site do gov a empresa tem que estar registrada de modo a conseguir dar o visto etc. Por isso o Brexit não veio facilitar as coisas.
 
Quem trabalha para empresas Nacionais em trabalho remoto, como estão estas a fazer com o pagamento das despesas a que são obrigadas?
E no caso do Estado, há casos destes por aqui?
 
Olha que eu estou inscrito em certos sites de UK e estou sempre a receber ofertas. Mas a verdade é que 99% não têm "visa sponsorship". Por isso na minha opinião e da realidade que vejo do meu lado não é fácil arranjar alguem que de visa.

Pois pelo que li no site do gov a empresa tem que estar registrada de modo a conseguir dar o visto etc. Por isso o Brexit não veio facilitar as coisas.
Eu sei Brexit é uma porcaria enorme agora para pessoal começar a trabalhar lá. Mas tu tás a pensar mudar para o Uk? Se fores CRM dev consigo dar-te se calhar uma entrevista ele dão sponsor para tu vires. Outras áreas tenho de ver se eles tem vagas. Mas será Londres . Eu vou voltar para pt mas a trabalhar para a mesma empresa.
 
Eu sei Brexit é uma porcaria enorme agora para pessoal começar a trabalhar lá. Mas tu tás a pensar mudar para o Uk? Se fores CRM dev consigo dar-te se calhar uma entrevista ele dão sponsor para tu vires. Outras áreas tenho de ver se eles tem vagas. Mas será Londres . Eu vou voltar para pt mas a trabalhar para a mesma empresa.
Na verdade no ano passado estava a pensar ir para lá. Mas como não foi fácil a parte do "visto" desisti da ideia. Todas as entrevista que ia ter ou que fiz era ahh não oferecemos visto até que abri o olho e perguntava logo se oferecem ou não assim não perdia o tempo para nada :) . Também não era mau trabalhar em Portugal mas com o contrato lá com os valores que praticam lá. Pois para ser com contrato de cá "de nada" serve.
 
Também não era mau trabalhar em Portugal mas com o contrato lá...

Isso é ilegal. Não vai acontecer. No limite poderás trabalhar com contrato Português para uma sucursal com representação legal em Portugal. Trabalhar de Portugal com contrato Inglês, nunca acontecerá, pelo menos legalmente.
 
Isso é ilegal. Não vai acontecer. No limite poderás trabalhar com contrato Português para uma sucursal com representação legal em Portugal. Trabalhar de Portugal com contrato Inglês, nunca acontecerá, pelo menos legalmente.

Mesmo sendo contrato ingles mas onde existe a possibilidade des 100% remoto? Claro que para tal a pessoa tem que ter visto, mas penso que assim seja possível? (foi neste sentido que tinha digo "Também não era mau trabalhar em Portugal mas...")
 
Mesmo sendo contrato ingles mas onde existe a possibilidade des 100% remoto? Claro que para tal a pessoa tem que ter visto, mas penso que assim seja possível? (foi neste sentido que tinha digo "Também não era mau trabalhar em Portugal mas...")

Sim. Ilegal. Tu podes trabalhar remotamente a 100% para uma empresa Inglesa, eu faço-o, mas nunca poderás ser empregado deles a não ser que eles tenham representação legal, e fiscal, no País onde trabalhas. As soluçōes mais comuns, por norma, são trabalhares a recibos verdes e fazer uma prestação de serviços, ou abrires empresa e teres um contrato Business to Business de prestaçōes de serviços.
 
Exatamente no meu caso sou permanente na empresa, quando voltar para Portugal vou rescindir o meu contracto mas começar a recibos verdes para eles em Portugal.(aproveitar os dois primeiros anos depois abro empresa).
 
Sim. Ilegal. Tu podes trabalhar remotamente a 100% para uma empresa Inglesa, eu faço-o, mas nunca poderás ser empregado deles a não ser que eles tenham representação legal, e fiscal, no País onde trabalhas. As soluçōes mais comuns, por norma, são trabalhares a recibos verdes e fazer uma prestação de serviços, ou abrires empresa e teres um contrato Business to Business de prestaçōes de serviços.
Obrigado. Não tinha ideia de ser assim :)
 
Tive a ler e tou muito confuso com o programa regressar e o programa não residente. O primeiro só paga 50% do IRS por 5 anos e o outro não paga nada por 10? Tá a me faltar alguma coisa que parece a segunda opção muito melhor não?
 
Sim. Ilegal. Tu podes trabalhar remotamente a 100% para uma empresa Inglesa, eu faço-o, mas nunca poderás ser empregado deles a não ser que eles tenham representação legal, e fiscal, no País onde trabalhas. As soluçōes mais comuns, por norma, são trabalhares a recibos verdes e fazer uma prestação de serviços, ou abrires empresa e teres um contrato Business to Business de prestaçōes de serviços.
Não é ilegal mas não é aconselhável, ainda por cima se não estás inscrito no sistema do UK e ainda não tens um contrato com eles.
No caso de já estares inscrito no sistema inglês e já terrs contrato com eles, no teu IRS em Portugal em Abril, tens que preencher o anexo J e declarar os rendimentos que foram obtidos no estrangeiro e a quantidade de impostos pagos.Pegar no valor que foi recebido em cada mês, pegar no valor da libra/euro no dia que se recebeu o vencimento e declarar o todo.
O anexo J permite que não seja feita dupla tributação.

Como em Portugal os impostos são mais altos, o que acontece por norma, é que tens que pagar mais impostos do que lá. Se o teu income anual foi de £100k pegam nesse montante em euros e verificam qual seria a tua tributação em Portugal e depois acertam tendo o valor que já pagaste no UK.

Sei de isto, porque foi o que me aconteceu a mim. No meu caso não paguei nada, porque tenho direito ao programa regressar e tenho um desconto de 50% de IRS durante uns anos.
Se alguém estiver estado neste caso, é verificar nas finanças e arranjar um contabilista para ajudar, mas o processo é relativamente simples.

Agora se as pessoas estiverem cá e estiverem a pensar fazer isso, sim... não é aconselhável de todo e devem evitar de forma a terem complicações fiscais
 
Última edição:
Tive a ler e tou muito confuso com o programa regressar e o programa não residente. O primeiro só paga 50% do IRS por 5 anos e o outro não paga nada por 10? Tá a me faltar alguma coisa que parece a segunda opção muito melhor não?
É fazer as contas e ver aquele que compensa tendo em conta aquele que poderá ser o teu salário a longo prazo.
Há casos que um compensa em relação ao outro, mas em todo o caso a diferença não é muito grande. Eu optei por o de 50%, até por as razões acima mencionadas.
 
Sei de isto, porque foi o que me aconteceu a mim. No meu caso não paguei nada, porque tenho direito ao programa regressar e tenho um desconto de 50% de IRS durante uns anos.
Se alguém estiver estado neste caso, é verificar nas finanças e arranjar um contabilista para ajudar, mas o processo é relativamente simples.

Isso são as excepções legais. Assim como o estatuto de residente não habitual.

Mas cito o que é oficial nas leis do emprego em Inglaterra:

Fundamentally, UK firms can't employ foreign workers directly, without local registration and virtual or physical presence.

Nonetheless, conceptually, a UK firm could issue a UK employment contract to a worker in Bratislava and call them an employee - even though the concept would be meaningless.

Agora se as pessoas estiverem cá e estiverem a pensar fazer isso, sim... não é aconselhável de todo e devem evitar de forma a terem complicações fiscais

Esta é a parte que não é excepcional como acima, simplesmente não é legal. Claro que há maneiras de contornar o caso, com Umbrella companies e afins.

Obviamente que como tudo há excepções, por exemplo trabalhadores transfronteiriços. Que moram num País e se deslocam diariamente para outro para trabalhar. No caso do UK o único Pais com este tipo de acordos é a Irlanda com a Irlanda do Norte, como não há mais fronteiras terrestres, não há outros (que eu saiba).
 
Back
Topo