Evento The Game Awards 2023 (7 de Dezembro)

Ainda tens bons jogos a sair pelo resto do ano.
Mas se tivesse que votar agora, seria entre o Zelda Tears of the Kingdom e o Baldur's Gate 3.

Entre os dois, talvez o Zelda.
 
Ainda tens bons jogos a sair pelo resto do ano.
Mas se tivesse que votar agora, seria entre o Zelda Tears of the Kingdom e o Baldur's Gate 3.

Entre os dois, talvez o Zelda.

Ainda falta ver o estado em que vai sair o starfield, se for como prometeram pode ser mais um candidato.

Caso contrário também apostava no Baldur's gate.
 
Sou contra este tipo de prémios. Os anos começam em Janeiro e terminam em Dezembro, logo não compreendo qual seria o problema de fazer o evento após o ano terminar. Sim, é um preciosismo.

Além disso, há géneros que partem em desvantagem relativamente a outros quando a nível de qualidade estão ao mesmo nível (basta ter em conta o que fizeram ao Forza Horizon 5 - as nomeações para as outras categorias mais pareceram prémios de consolação que outra coisa). Tal como acontece com o futebol no Melhor Jogador do Mundo, não compreendo como se compara diretamente coisas que têm estilos e funções diferentes.

Depois também não compreendo os critérios usados em pontuações, e afins. Há jogos que são "destruídos" pela crítica devido a problemas técnicos, já outros jogos que chegam aos 12FPS durante o Gameplay é feita vista grossa e está tudo bem (até chegam ao ponto de justificar os problemas na própria review atuando como advogados de defesa e não analistas/críticos). Há jogos que correr a 30FPS é o fim do mundo, há outros jogos em que os 30FPS não há problema. Não vale a pena estar aqui a contra-argumentar, há double standards claros e com eles é impossível ter uma eleição imparcial do que quer que seja.

Adicionalmente também há problemas de memória e quem analisa coisas devia ter mais cuidado com certas coisas que são ditas/escritas.

Ainda na semana passada a Nintendo quis fazer patentes de mecânicas e conceitos do Zelda TOK que, ao contrário do que muito se tem lido e ouvido, não foram vistos pela primeira vez no jogo em questão. Tive o mesmo feeling ao ler certas coisas sobre o It Takes Two (eu quando joguei com a minha filha tive imensas memórias do World of Illusion da MegaDrive que tinha também mecânicas co-op muito elaboradas - há muitos mais, mas foi desse que me lembrei). Há certos chavões que deviam ser evitados.

Concluindo, acho que o GOTY devia ser dividido entre diferentes categorias e ninguém morria por causa disso.
 
Sou contra este tipo de prémios. Os anos começam em Janeiro e terminam em Dezembro, logo não compreendo qual seria o problema de fazer o evento após o ano terminar. Sim, é um preciosismo.

Além disso, há géneros que partem em desvantagem relativamente a outros quando a nível de qualidade estão ao mesmo nível (basta ter em conta o que fizeram ao Forza Horizon 5 - as nomeações para as outras categorias mais pareceram prémios de consolação que outra coisa). Tal como acontece com o futebol no Melhor Jogador do Mundo, não compreendo como se compara diretamente coisas que têm estilos e funções diferentes.

Depois também não compreendo os critérios usados em pontuações, e afins. Há jogos que são "destruídos" pela crítica devido a problemas técnicos, já outros jogos que chegam aos 12FPS durante o Gameplay é feita vista grossa e está tudo bem (até chegam ao ponto de justificar os problemas na própria review atuando como advogados de defesa e não analistas/críticos). Há jogos que correr a 30FPS é o fim do mundo, há outros jogos em que os 30FPS não há problema. Não vale a pena estar aqui a contra-argumentar, há double standards claros e com eles é impossível ter uma eleição imparcial do que quer que seja.

Adicionalmente também há problemas de memória e quem analisa coisas devia ter mais cuidado com certas coisas que são ditas/escritas.

Ainda na semana passada a Nintendo quis fazer patentes de mecânicas e conceitos do Zelda TOK que, ao contrário do que muito se tem lido e ouvido, não foram vistos pela primeira vez no jogo em questão. Tive o mesmo feeling ao ler certas coisas sobre o It Takes Two (eu quando joguei com a minha filha tive imensas memórias do World of Illusion da MegaDrive que tinha também mecânicas co-op muito elaboradas - há muitos mais, mas foi desse que me lembrei). Há certos chavões que deviam ser evitados.

Concluindo, acho que o GOTY devia ser dividido entre diferentes categorias e ninguém morria por causa disso.

Não há regras concretas, lembro-me que o RDR 2 ganhou um prémio neste evento, tinha o jogo apenas dois meses !
Não coloco em causa o prémio que ganhou, penso que foi merecido.
Mas não é justo termos na mesma categoria jogos a sair mais cedo, e no fim chega um jogo com dois meses e limpa a taça.
Seria mais justo ter o jogo candidato na edição do ano seguinte, que neste exemplo seria a de 2019.

@Sacripanta não te zangues comigo, e acredita também que me custa escrever isto :D.
Mas o AC Mirage ainda vai ganhar um prémio relevante.
Tendo em conta a natureza deste evento, ou muito me engano ou o Mirage vai ser uma das surpresas.
 
https://thegameawards.com/faq

Em 2022 foi:

"Games eligible for The Game Awards this year must be available for public consumption on or before Friday, November 18, 2022 at 9pm PT. Titles that are released after this date will be eligible for The Game Awards ceremony in 2023. (Similarly, games that were released on or after November 20, 2021 are first eligible for this year’s awards)."

Este ano também deve ser parecido, talvez até à penúltima semana de Novembro.
 
Neste momento a luta está entre o Zelda e o Baldur's Gate. Se o Starfield entregar o que promete acho que também será o sério candidato.
 
Vai ser entre Tears of the Kingdom e Baldur's Gate 3.

Mas igualmente interessante será ver quais serão os 6 nomeados para GOTY, com tanto jogo de qualidade que saiu este ano...

Eu acho que os 6 nomeados para GOTY serão:
- Baldur's Gate 3
- Final Fantasy XVI
- Resident Evil 4
- Spiderman 2
- Starfield
- The Legend of Zelda Tears of the Kingdom

Já sobre qual será o GOTY, eu acho que será o Tears of the Kingdom, simplesmente porque apesar de ambos os jogos terem o mesmo Metascore (96), o Baldur's Gate 3 tem essa média com base em quase 90 reviews e o Tears of the Kingdom com base em quase 150 reviews. Diria que tem ligeiramente mais chances de ficar com o GOTY.

Mas também consigo ver o Baldur's Gate 3 ficar com o prémio.
 
https://thegameawards.com/faq

Em 2022 foi:

"Games eligible for The Game Awards this year must be available for public consumption on or before Friday, November 18, 2022 at 9pm PT. Titles that are released after this date will be eligible for The Game Awards ceremony in 2023. (Similarly, games that were released on or after November 20, 2021 are first eligible for this year’s awards)."

Este ano também deve ser parecido, talvez até à penúltima semana de Novembro.

Critérios sem qualquer fundamento.
O RDR ganhou um prémio assim quando o jogo só tinha 2 meses.
Não digo que fosse mal entregue, mereceu.
Mas tira vantagem do certo hype do momento.
 
O meu GOTY, neste momento, é o The Legend of Zelda Tears of the Kingdom.

O Baldur's Gate 3 é um jogo incrivel mas infelizmente a partir do ACT III a minha diversão passou a frutração devido a grande parte aos problemas técnicos. Maiores que o Zelda, que apesar de também ter uma performance duvidosa em alguns pontos, consegue ser muito mais estável.
 
Critérios sem qualquer fundamento.
O RDR ganhou um prémio assim quando o jogo só tinha 2 meses.
Não digo que fosse mal entregue, mereceu.
Mas tira vantagem do certo hype do momento.

O Elden Ring saiu no início do ano passado e o GOW Ragnarok saiu no fim do ano, quando um jogo é top não interessa quando saiu.
 
O Elden Ring saiu no início do ano passado e o GOW Ragnarok saiu no fim do ano, quando um jogo é top não interessa quando saiu.

Não digo o contrário mas não é justo para os jogos que sairam primeiro.
Imagina ( isto é apenas um exemplo) que para o final do ano sai um jogo equivalente ao Starfield.
Vai-se ter mais em conta o jogo recente em relação ao antigo.
O hype é passageiro, ainda há pouco tempo andava tudo louco com o Hogwarts Legacy, por exemplo.
Agora é com o Starfield.
 
Não digo o contrário mas não é justo para os jogos que sairam primeiro.
Imagina ( isto é apenas um exemplo) que para o final do ano sai um jogo equivalente ao Starfield.
Vai-se ter mais em conta o jogo recente em relação ao antigo.
O hype é passageiro, ainda há pouco tempo andava tudo louco com o Hogwarts Legacy, por exemplo.
Agora é com o Starfield.

Se sai um equivalente certamente ganharia aquele que entrega mais.
Por essa lógica os grandes lançamentos eram sempre no fim do ano.
Olha o Hogwarts que o mês passado foi novamente o jogo mais vendido no UK, o hype continua por lá e duvido que isso seja relevante para atribuir os prémios.
 
Não digo o contrário mas não é justo para os jogos que sairam primeiro.
Imagina ( isto é apenas um exemplo) que para o final do ano sai um jogo equivalente ao Starfield.
Vai-se ter mais em conta o jogo recente em relação ao antigo.
O hype é passageiro, ainda há pouco tempo andava tudo louco com o Hogwarts Legacy, por exemplo.
Agora é com o Starfield.

Mas isso assim era preciso saírem todos no mesmo dia.

Mas o que dizes é o que acontece um pouco no futebol, o jogador que se destacar mais nos últimos 3 meses da época ganha a bola d’ouro.
 
Back
Topo