Técnicas de fotografia

HaTrED disse:
Não sei porquê, mas comprei a revista para oferecer o curso à minha namorada e paguei €3,50 :x2:

não queres partilhar esse curso aqui para o pessoal :D

3.50€?? aonde é que compraste a revista? se for apenas esse valor vale a pena comprar ... é deste mês(junho) ?
 
mas esse curso é alguma coisa de jeito?
3.5€ É o preço da revista, o primeiro cd do curso é grátis... a partir do 2º é 6€ mais o preço da revista
 
epa queres o curso compra a revista.. la vem voces com as vossas burras maravilhosas, aka emule e afins.
3.5 é assim tanto? nao tomas cafe e nao fumas por um dia et voilá!
siga
 
Atenção, não me interpretem mal - vou arranjar o curso sem custos, simplesmente porque me vão arranjar as revistas e cds à palex, nao tem nada a ver com emules e coisas parecidas...eu recebo a NG à palex todos os meses
 
Chip disse:
Yeps :D

cotovelos apoiados ou encostado algures com os cotovelos encostados ao corpo, suster a respiração e não abanar no momento do click e a 1/60 ainda se tiram +/- bem, dependendo da pessoa, abaixo disso é muuito dificil :)


Isso ou ter uma KM Dynax 7D! :) 1/30 perfeitamente utilizável ;)
 
Tenho uma pergunta aos experts: As fotos que tiro com a minha maquina (Fuji S5500) têm saido granuladas. O que é que pode estar a originar isto? existe alguma maneira de resolver ou é da objectiva?
Só uso zoom optico, nada de digital.
 
Vou experimentar amanhã, mas de facto tenho o ISO em 400... abertura e velocidade pus várias, só o ISO é que acho que não mudei. Depois digo qualquer coisa.

Já agora, se alguém comprou, o tal curso que vem com a National Geographic vale a pena?
 
HaTrED disse:
Timber:

Não será antes - = ISO 200 com f5.6 com 1/200 - aumentas a sensibilidade, diminuis no tempo de exposição!
Tens razão sem dúvida. Escrevi aquilo um bocado depressa.
Estive fora por isso só agora deu para corrigir aquilo
 
Numa máquina digital não SLR um ISO >= 400 dará sempre um grau muito razoável de ruído
É um trade off em relação a outras vantagens
 
timber disse:
Numa máquina digital não SLR um ISO >= 400 dará sempre um grau muito razoável de ruído
É um trade off em relação a outras vantagens

Porquê numa "não SLR"?. O ISO é a medida de sensibilidade do rolo fotográfico (maior ou menor sensibilidade à luz). O grão é uma propriedade física da pelicula, aumentando com o ISO, não da máquina. As digitais "simulam" essa características dos rolos. Numa digital o sensor não fica com mais grão por ter uma ISO maior.

Outra confusão que aí anda é com os tempos de exposição.
Os tempos de exposição variam (conforme a máquina) entre 2 e 1/2000, do MAIOR tempo de exposição para o menor. 1/2000 são 2000 avos de segundo (1seg a dividir por 2000).

e é com tempos de exposição SUPERIORES a 60 ou 90 avos de segundo que começa a ser necessário apoiar a máquina para não ficar a foto tremida. de igual forma pode ser preciso utilizar estes tempos para compensar falta de luz sem perder profundidade de campo.

Mas a profundidade de campo é outro assunto.

Nota: não percebo nada de foto digital, apenas a velhinha analógica, mas estes padrões são válidos para as digitais...
 
Última edição:
simulam e pelos vistos quando simulam também simulam o grão, isto é facil de verificar, tira uma foto com ISO 64 e outra com ISO 400 e ve qual tem mais grão, eu fiz isso e akredita ke a ISO 400 tem MUITO mais grão, klaro ke precisa de menos luz também....
 
Na película é propriedade do rolo como bem dizes e podes enfiar aquilo onde quiseres que o grão é sempre o mesmo.
E o sensor o ruído é propriedade do sensor e da sua tecnologia. As DSLR's (e a Epson RD-1 que é um range finder) tem sensores muito maiores que as máquinas P&S, que tem muito melhores propriedade de sensibilidade à luz. Portanto estão numa classe à parte em termos de ruído. Qualquer DLSR faz ISO 1600 com qualidade ou seja com relativamente pouco ruído (e 3200 e algumas 6400 com resultados variáveis). As P&S aos 400 já começam a ficar uma desgraça. Em quase todas as DLSR não é muito fácil distinguir fotos ISO 100 200 400 por exemplo.
O ruído não é uma simulação. É porque estás a aumentar os ganhos do amplificadores de cada pixel no sensor. E fora da sua senbilidade base do sensor começas a ter ruído electrónico que acaba por ter um resultado final não muito diferente do grão da película. Como acontece por exemplo quando aumentas um aplificador de som. É igual tem um sinal analógico (nível de som de luz whatever) que é amplificado. Quando sai da "zona" é uma desgraça. Senão tinhamos amplificadores infinitos ou Walkmans com 10000W.
A questão acaba por ser. As DLSR estão noutra classe em temros de ruído porque basicamente tem sensores com muito melhores propriedades de sensibilidade à luz (porque genericamente são muito maiores). E qualquer beneficío técnico beneficia os dois tipos de sensor portanto a diferença mantém-se. O que é possivel é que um dia a diferença esteja num patamar ridículo que já não interesse. Hoje no entanto isso ainda não se verifica nem está perto disso.
 
Última edição:
Back
Topo