Techzone Wiki - Sugestão

Deve ter sido por isso que eles apagaram o artigo sobre a história da TZ por "irrelevante" de acordo com alguns gurus de bancos pesqueiros de moçambique e rádio-amadores.

Isso já não sei, mas se até isto consegue estar na wiki...

Acho bem mais interessante criarmos o nosso proprio wiki, controlado por nós do que estarmos a encher o bandulho à wikipedia portuguesa, "governada" por brasucas.

Criar uma wiki é extremamente complicado. Vocês não fazem ideia do que é começar uma wiki do ZERO.
 
Tenho andado a brincar com Wikis nos últimos tempos e se acho simples é mesmo criar e actualizar uma Wiki.
 
Claro que é simples introduzir texto.. o complicado é teres a noção do que vai ser link interno ou não. Sempre que crias uma entrada, tens de perceber o que vai dar um bom artigo (tens de criar link interno mesmo não existindo entrada).

Se escreves AMD, tens de ter a noção que aquilo vai dar uma entrada possivelmente escrita por outra pessoa. Se escreves computador, idem.
 
Metro, desculpa-me mas sou de opinão contrária. Eu sei bem que o Folding tem wiki, e de facto o wiki do folding tem utilidade, no entanto quem o usa com maior frequência é pessoal que nem sequer está registado na Techzone.

É bastante mais fácil abrir uma thread e perguntar, mesmo que leve bocas por não usar o search, do que ter trabalho a tentar localizar algo.

Mas criar e manter um wiki até é fácil, quando os conteúdos são estáticos ou têm uma actualização bastante ocasional, neste caso não seria isso que iria acontecer, falamos de um wiki de tecnologia e a tecnologia é algo que todos os dias aparece algo novo e algo é actualizado, não falamos de poucos conteúdos, falamos de algo numa dimensão bastante mais elevada.

Alguém disse que seria o primeiro wiki totalmente português, sobre tecnologia em geral é capaz de ser verdade, no entanto existem bastantes wikis e de dimensões até consideráveis e portugueses, eu mesmo faço parte de uma comunidade e estamos a desenvolver um wiki, neste momento estamos em reformulação do mesmo e sei bem do que falo quando digo que não é fácil. O wiki de que falo é exclusivamente sobre Programação, e já dá o trabalho que dá, até mesmo aqui na comunidade é usado um wiki com grande frequência mesmo, o wiki do iGama sobre Ubuntu, e também é um wiki especifico.

Para se fazer algo, que se faça em condições, dar apenas suporte sem dar conteúdos não é nada, e para dar conteúdos é preciso mesmo muito trabalho, não basta saber mexer com as ferramentas de um wiki, é preciso dar-lhe conteúdo.

Ninguém coloca em causa a usabilidade de um wiki, mas sim o que lá meter, e como gerir isso, isso sim dá muito trabalho.

HecKel
 
Claro que é simples introduzir texto.. o complicado é teres a noção do que vai ser link interno ou não. Sempre que crias uma entrada, tens de perceber o que vai dar um bom artigo (tens de criar link interno mesmo não existindo entrada).

Se escreves AMD, tens de ter a noção que aquilo vai dar uma entrada possivelmente escrita por outra pessoa. Se escreves computador, idem.

Esse é o problema das Wiki em colaboração que não tem sido a minha experiência.
A minha opinião era de potenciar o forum que pode ser potenciado sem wikis. O problema é que nós não somos nada organizados. Por isso é que se perde muita informação útil.
Um bom exemplo:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=164386

esta thread seria excelente se continua-se a ser actualizada. Seria o repositório de todos os programas. Os users encontrariam tudo direitinho. O problema é actualizar. Mais ainda. Nos moldes do forum apenas pode ser actualizado por quem a criou, moderadores e colaboradores. Todos os outros users mesmo que queiram não o podem fazer. Numa Wiki este problema não se colocava.
O forum dos tutoriais e reviews isto tb se aplica que nem uma luva.

Como resolvem isto? :)

Metro, desculpa-me mas sou de opinão contrária. Eu sei bem que o Folding tem wiki, e de facto o wiki do folding tem utilidade, no entanto quem o usa com maior frequência é pessoal que nem sequer está registado na Techzone.

É bastante mais fácil abrir uma thread e perguntar, mesmo que leve bocas por não usar o search, do que ter trabalho a tentar localizar algo.

Mas criar e manter um wiki até é fácil, quando os conteúdos são estáticos ou têm uma actualização bastante ocasional, neste caso não seria isso que iria acontecer, falamos de um wiki de tecnologia e a tecnologia é algo que todos os dias aparece algo novo e algo é actualizado, não falamos de poucos conteúdos, falamos de algo numa dimensão bastante mais elevada.

Alguém disse que seria o primeiro wiki totalmente português, sobre tecnologia em geral é capaz de ser verdade, no entanto existem bastantes wikis e de dimensões até consideráveis e portugueses, eu mesmo faço parte de uma comunidade e estamos a desenvolver um wiki, neste momento estamos em reformulação do mesmo e sei bem do que falo quando digo que não é fácil. O wiki de que falo é exclusivamente sobre Programação, e já dá o trabalho que dá, até mesmo aqui na comunidade é usado um wiki com grande frequência mesmo, o wiki do iGama sobre Ubuntu, e também é um wiki especifico.

Para se fazer algo, que se faça em condições, dar apenas suporte sem dar conteúdos não é nada, e para dar conteúdos é preciso mesmo muito trabalho, não basta saber mexer com as ferramentas de um wiki, é preciso dar-lhe conteúdo.

Ninguém coloca em causa a usabilidade de um wiki, mas sim o que lá meter, e como gerir isso, isso sim dá muito trabalho.

HecKel

Como já disse nem estava a falar da Wiki do Folding que criamos no site. Era mesmo de uma que fiz para mim. Está na net mas é privada. É só de coisas a nível profissional. Um dia destes já faço um post acerca disso.
Concordo que dá trabalho mas com um plano de acção pode ser simplificado. No entanto reafirmo que prefiro usar o vBulletin para tudo. Se conseguissemos ter mais threads daquelas que dei o exemplo com guia para tudo era mais simples para todos.
Bem sei que me vão dizer que o search do forum não é o melhor e eu concordo. Isso facilitava as coisas.


As voltas que tenho dado á cabeça é como é que poderiamos melhorar a colaboração aqui no forum de forma a melhorar a organização.
Um sub-forum com permissões de escrita e edição para todos os Power Members e depois de cozinharem as threads movê-las para o local certo? Será que funcionava? Nem sei se é possível fazer isto no Vbulletin. Mas pode-se investigar.

Edit:
O problema é que neste último caso não temos hipotese de ver quem editou o quê e quando, ou seja um histórico.
Tb se podia dar o caso de dois users estarem a editar a mesma coisa...
 
Última edição:
Um bom exemplo:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=164386

esta thread seria excelente se continua-se a ser actualizada. Seria o repositório de todos os programas. Os users encontrariam tudo direitinho. O problema é actualizar. Mais ainda. Nos moldes do forum apenas pode ser actualizado por quem a criou, moderadores e colaboradores. Todos os outros users mesmo que queiram não o podem fazer. Numa Wiki este problema não se colocava.
O forum dos tutoriais e reviews isto tb se aplica que nem uma luva.

Como resolvem isto? :)

Tens duas opções:

  1. O VB ter uma flag "especial" para as threads, que daria permissões de escrita a certo grupo de users (Power Members no vosso caso)
  2. Os moderadores da zona actualizarem eles os posts
 
A mania de que é preciso moderadores para criar conteudo útil é algo que nunca percebi.
Nunca fui moderador no Forum Linux e nunca precisei de qualquer poder acima de Power member para criar as threads e tutoriais que fiz do Ubuntu.

A minha ideia é que os users sejam o mais participativos possíveis independentemente dos cargos. Para criar threads apenas é preciso ser registado. A partir dai tudo é possível :)
 
A mania de que é preciso moderadores para criar conteudo útil é algo que nunca percebi.

Não é preciso, mas convém. Quem te diz que de hoje para amanhã não me dá na cabeça e eu apago todas as minhas threads ? ou passo a deixar de actualizar as threads (que é o que aconteceu nesse caso) ? ou por outras razões externas deixo de poder editar as threads ?

É do vosso interesse ser um moderador a tomar conta desse tipo de threads.

Nunca fui moderador no Forum Linux e nunca precisei de qualquer poder acima de Power member para criar as threads e tutoriais que fiz do Ubuntu.

Eu também enquanto utilizador (antes de ser moderador) não tive problemas. Depois do que se passou, é óbvio que já tenho problemas.

A minha ideia é que os users sejam o mais participativos possíveis independentemente dos cargos. Para criar threads apenas é preciso ser registado. A partir dai tudo é possível :)

Mas isso acontece. Creio que pegaste na thread errada :p
 
Continuo a achar que não é preciso ser-se moderador para o que quer que seja. Mas isso sou eu :)
Recuperar uma thread é simples. Pode sempre recorrer-se aos backups. Não é por ai.
 
Recuperar uma thread é simples.

Por acaso não é :002:

Mas mesmo que conseguisses recuperar a thread, isso seria incorrecto. Se um utilizador criou uma thread, também tem o direito de a apagar quando achar. Agora se me perguntares "achas correcto um user apagar as threads dele ?" eu vou-te dizer que não... como é óbvio. Mas não podes (ou não deves) fazer nada se isso acontecer... deves apenas respeitar a decisão do utilizador... a mesma que respeitaste quando ele abriu a thread.

Como te disse, essas threads devem ser mantidas por moderadores ou alguém ligado à administração do fórum. É o que acontece numa wiki (embora não pareça) e é o que tem de acontecer num fórum.
 
Última edição:
Como te disse, essas threads devem ser mantidas por moderadores ou alguém ligado à administração do fórum.

Concordo plenamente com isso, por essa razão acho que seria importante ser aumentado o número de colaboradores no fórum.

Até porque me parece que com o número de moderadores que temos neste momento para o volume de posts criados diariamente no fórum é quase impossível estes manterem esse tipo de threads actualizadas (estou, como é óbvio, a falar de threads de "arquivo"/índice) e ao mesmo tempo conseguirem fazer o trabalho de moderação "pura" e continuarem a participar activamente no fórum.
 
Por acaso discordo. Para fazer maravilha, tanto um utilizador como um moderador fazem, não é por ser staff que deixa de ser humano. E concordo com o Metro quando diz que não é necessário ter-se poderes para fazer algo útil.

Já falei com o shello no msn e fiz-lhe uma proposta provisória de uma alternativa a isto (está bastante mal cozinhado, nem sequer a vou apresentar ao staff), a ideia de um sistema fora do vBulletin é algo que simplesmente me repudia..., não consigo imaginar qualquer utilidade no mesmo numa comunidade como esta.

Tal como já disse há uns posts atrás, o quadro dos Tutoriais está subaproveitado, e tem um potencial enorme que não é utilizado na comunidade. Não é que este quadro seja mais do que os outros, mas foi um quadro criado com o intuito de centralizar BOAS threads e threads úteis, no entanto para que tem servido na techzone? Para o mesmo que um wiki, quem não sabe em vez de procurar abre thread e pergunta. Este quadro tem mesmo muito potencial e poderia ser explorado nestas ideias de portal, dá para aproveitar este trabalho dos utilizadores e divulgar mais os conteúdos deste quadro pela comunidade, com isto incentivando a participação no mesmo (isto já é esperança parva).

@Metro, quando falei no wiki do Folding foi apenas como exemplo pois sei que conheces bem o caso (bem melhor que eu), não quis fazer qualquer tipo de acusação, apenas optei por usar um exemplo fácil de explicar um ponto de vista.

HecKel
 
Última edição:
Boas,

Vim desenterrar esta thread pois ao ler esta thread lembrei-me que uma wiki era muito bom para organizar a informação.

Afinal alguém voltou a pensar nisto?

A ideia não seria criar artigos iguais às threads do furum mas sim uma versão organizada da mesma informação. Quem a organiza e quem "modera"? Todos nós, tal como na Wikipédia (claro que uns mais que outros).

Assim tanto os posts no forum como os artigos da wiki podiam ter "referencias cruzadas".
 
Já se voltou a pensar nisto e agora, com a ideia do portal, a wiki deixa de fazer muito sentido.

O portal apesar de não ser tão flexível como uma wiki já permite uma categorização da informação, informação essa seleccionada a dedo.
A wiki é uma ideia excelente mas levanta alguns problemas grandes (ao longo desta thread estão alguns), infelizmente.

Acho que no fim vamos ficar com algo porreiro :)
 
Já se voltou a pensar nisto e agora, com a ideia do portal, a wiki deixa de fazer muito sentido.

O portal apesar de não ser tão flexível como uma wiki já permite uma categorização da informação, informação essa seleccionada a dedo.
A wiki é uma ideia excelente mas levanta alguns problemas grandes (ao longo desta thread estão alguns), infelizmente.

Acho que no fim vamos ficar com algo porreiro :)

Sim, só me lembrei duma wiki pois gosto muito do conceito devido à sua flexibilidade. Pelos vistos já alguém se tinha lembrado do mesmo.

Quanto ao portal, como a edição do mesmo será reservada está sempre a dar trabalho aos mesmos. E como comunidade, seria interessante que todos participassem directamente. Quanto aos problemas, sei que eles existem mas acho que não seria por aí. O exemplo da wikipédia é perfeito para demonstrar como é possivel ter um site colaborativo à escala global sem ter "metade" da pupulação a moderar.
 
Exacto IcePick um wiki "obriga" de certa forma uma participação de grande parte da comunidade sobre os mais diversos artigos/temas além de bastante informativo, o único senão é mesmo e como tu dizes-te "metade moderar" o que faz com que o bom senso esteja em 1º lugar o que nem sempre é fácil contudo é questão de se experimentar.. :)
cump's.
 
Back
Topo