[Sugestão] Secção de fotografia

Não passo muito tempo nesta área, mas sempre que passo vou ver os ensaios digitais. Está um pouco confuso é verdade, e portanto queria dizer que concordo com a criação destas galerias próprias quando alguém se torna-se um tal "power member".

Também acho interessante a foto do dia, ideia que foi postada noutro topico agora bloqueado. Acho que iria ser interessante um topico SÓ para fotos do dia, que fosse tirar fotos ao topico dos ensaios digitais.

Têm o meu apoio nestas 2 ideias :001:
 
santoshd, o problema é que o pessoal habituou-se a abrir um tópico novo por cada pessoa, a maioria das vezes sem sequer ler tópicos, que às vezes têm exactamente o mesmo objectivo.
E isto não é como o configurações. Cada pessoa é uma pessoa, mas os objectivos pouco mudam. Mesmo que mudem, tens apenas X estilos fotográficos, e não infinitas combinações possíveis como acontece com Hardware.

c3l5o, se tiveres alguma dúvida com alguma foto, podes sempre abrir um tópico onde o pessoal discuta a técnica relacionada com esse tipo de foto, que é uma coisa que até acho que falta, tópicos sobre fotografia.
No entanto, para teres acesso a uma galeria tua, não custa nada participar no fórum, quanto mais não seja a colocar dúvidas.
É que há tanta coisa para explorar na fotografia, bem mais importante que as máquinas em si, e da forma que a secção está agora, o pessoal mal se lembra disso.

Andre_pais, a "foto do dia" tem os problemas que eu e o dasens já referimos nesse tópico encerrado. A maioria das pessoas tira fotos aos fins de semana que é quando há mais tempo, não há fotos novas todos os dias. E não estou a ver ninguém a ficar com o "encargo" de todos os dias ir vasculhar o tópico dos ensaios para escolher uma foto.
 
eu não concordo com a limitação das galerias, e pegando num exemplo recente, quem ganhou o concurso de fotografia do mês passado foi um "verdinho".. acho que a comunidade é que vai começar a filtrar as galerias dos users. naquelas que vale a pena ver, vai haver discussão e debate, noutras o que vai suceder é que vão ficar votadas ao abandono..

o problema que poderá resultar do surgimento de muitas galerias julgo que será na carga sobre o server da techzone.. acho que tem que se estabelecer regras estritas para cada galeria, como dimensão e quantidade de fotos permitidas.. tendo em atenção as infracções e apagando as galerias que não estejam conforme essas mesmas regras.

cumps
 
Mas as imagens não estão no servidor. O servidor só guarda uma tag onde está o link da imagem. Cada cliente baixa a imagem no seu browser. Não?
 
Eu só tenho a dizer que colocar as fotos todas em thumbnails para mim não faz sentido nenhum...

Enfim... Estamos na era da banda larga, e até os acessos moveis já são no mínimo a 512 Kbps.. Quem não quer gastar tráfego em fotografias se anda na secção de galerias é porque anda perdido..

Agora ter que estar constantemente a abrir as imagens em janelas paralelas, quando bastaria ir correndo o tópico para as ver, acho que não faz o mínimo sentido.

As limitações ao tamanho, dos 800 px concordo perfeitamente, para não distorcer o layout do fórum. E concordaria mesmo com limitações ao numero máximo de imagens por dia, ou por semana... Ou o numero de imagens por post... Agora colocar tudo em thumbnails é que sinceramente não concordo, nem entendo o porque dessa opção..


Deixo como sugestão que as regras para o 1º post se mantenham assim, ou seja, uma foto full size e o resto em thumbnails.. Mas que nos posts de lançamento de novas fotos em discussão, pelo tópico a fora seja possivel colocar uma foto full size.. (por full size entenda-se 800px)..

Uma foto com 800px de lado, tem entre 100 e 300 kb.. Não me parece que vá tornar as coisas assim tão pesadas quanto isso..


Espero que quem de direito reconsidere esta situação..
 
Última edição:
queria dar os parabéns pela solução encontrada, esperemos que tenha resultados positivos.. :)

cumps

ps/ a minha já lá está :) mas ainda está em construção
 
Eu só tenho a dizer que colocar as fotos todas em thumbnails para mim não faz sentido nenhum...

Enfim... Estamos na era da banda larga, e até os acessos moveis já são no mínimo a 512 Kbps.. Quem não quer gastar tráfego em fotografias se anda na secção de galerias é porqueanda perdido..

Agora ter que estar constantemente a abrir as imagens em janelas paralelas, quando bastaria ir correndo o tópico para as ver, acho que não faz o mínimo sentido.

As limitações ao tamanho, dos 800 px concordo perfeitamente, para não distorcer o layout do fórum. E concordaria mesmo com limitações ao numero máximo de imagens por dia, ou por semana... Ou o numero de imagens por post... Agora colocar tudo em thumbnails é que sinceramente não concordo, nem entendo o porque dessa opção..


No topico "Mostre os seus ensaios digitais" sempre tivemos dezenas de fotos por página e nunca ninguém morreu por causa disso.. Espero que quem de direito reconsidere esse ponto em concreto.


De resto, acho que é uma adição que só vem valorizar o forum.

Discordo.

O problema não é nem o tráfego, mas o tempo que demora a abrir a página!

Estou agora na residência, com acesso wireless e é tréfego ilimitado e com largura de banda de vários mbps, mas devido a forma que a rede funciona, o tempo que demora a carregar imagens é desesperante:sad:

Já quase não ando no Mostre os Ensaios por causa disso mesmo.

Mesmo em casa, para abrir uma página com dezenas de fotos, é desesperante, principalmente que a medida que o browser vai fazento GET das imagens, o layout vai "saltando"
 
mundano, foi a solução que nos pareceu mais correcta. Ainda há quem use internet com limites apertados, alguns dispondo de apenas 1GB ou 2GB. Mas mesmo excluindo esses poucos casos, imagina os users que colocam muitas fotos, acabam por ficar com 40 imagens por post (creio ser o limite) e mesmo quem não tem limites tão apertados poderia sentir-se desmotivado de ver o load interminável da página e acabava por desistir.

Atenção também ao facto de que o conceito de "thumbnail" está bem explicado, basta que leiam o tópico todo até ao fim e que façam uma boa gestão da vossa galeria. :)
 
mundano, foi a solução que nos pareceu mais correcta. Ainda há quem use internet com limites apertados, alguns dispondo de apenas 1GB ou 2GB. Mas mesmo excluindo esses poucos casos, imagina os users que colocam muitas fotos, acabam por ficar com 40 imagens por post (creio ser o limite) e mesmo quem não tem limites tão apertados poderia sentir-se desmotivado de ver o load interminável da página e acabava por desistir.

Atenção também ao facto de que o conceito de "thumbnail" está bem explicado, basta que leiam o tópico todo até ao fim e que façam uma boa gestão da vossa galeria. :)


Eu só acho que vai ser chato quando os tópicos tiverem 4 ou 5 páginas, o autor lança uma nova foto.. E o pessoal para a ver, vai ter que ir ao 1º post, e depois voltar à 4ª página.. Ou então abrir o thumbnail (porque ninguém consegue apreciar uma foto em 150px) numa página ao lado, e depois voltar atrás para comentar.. E então se o autor lançar 3 fotos, que é o máximo recomendado por post, vámos ter que abrir 3 tabs com as 3 fotos, ou andar 3 vezes a abrir e a recuar, e vamos andar sempre nisto..


Enfim.. Acho que poderia ser encontrada uma solução de compromisso que não fosse penalizadora para os dowloads de quem vai ver os topicos, nem tornasse a navegação pelos topicos desconfortavel e enfadonha..

Podia-se por exemplo impor uma regra segundo a qual os autores deveriam controlar para que não houvesse mais que X imagens full size em cada página do topico. Ou permitir um novo post com uma imagem em tamanho grande a cada 2 dias.. Ou coisas do genero..


Pensem nisso, porque acho que ficariamos a ganhar..
 
Como eu disse, o conceito de thumbnail está bem explicado no tópico em sticky. Não vejo qual o problema de abrir o thumbnail, imaginando que um user coloque 3 por dia, pode haver quem apenas queira abrir um desses thumbnails, devido às cores ou a outro motivo qualquer.
 
mundano, a galeria acabou de ser aberta ao fim de tanto tempo que andaram a pedir a mesma, podem não acreditar mas este assunto tem sido bastante discutido e bastante ponderado antes de ser aplicado, e se agora o foi é porque se reuniram condições para tal.

A tua proposta tem sentido se isso fosse verdade para todos os casos, o que não é. Maioria não são todos, portanto há que estudar uma forma de o impacto ser o menor possível.

Onde é que afecta mais? Uma questão de comodismo ou uma questão de lentidão da página?

Acho que consegues perceber bem onde quero chegar, a solução proposta trás vantagens que antes nem sequer davam para se considerar, antes para comentares as fotos de um dado utilizador tinhas de andar PÁGINAS para trás, agora tens tudo organizado e funcional.
 
Concordo com o que disse o HecKel, o outro tópico era uma confusão por causa dos loads. Enquanto as imagens carregavam era só saltos isso. No entanto também percebo o ponto de vista do mundano, e acho que sendo o tópico de um e só um utilizador, vai haver muito menos problemas de loads. Não acontece os casos, de haver uma página inteira, em que cada post tem algunas 5 ou 6 fotos, como acontecia no outro tópico.

Acho que limitando, por exemplo, a 2 ou 3 posts com apenas 1 foto 800px, por página (total de 2 a 3 fotos 800px por página), se conseguia uma boa forma de se poder ir colocando imagens ao longo do tópico, sem criar loads chatos.
 
Tudo o que implica contagens de fotos mid size, por dia, por pagina, por semana, whatever, não é viavel no que a moderação diz respeito.
imaginem-se a fiscalizar uma serie de threads, a fazer contas a datas e a numero de fotos ja postadas... enfim, so de pensar nisso fico com dor de cabeça.

Acho que a solução encontrada é um compromisso interessante. ninguém é obrigado a andar de trás para a frente, na medida em que qualquer altura da thread, o autor pode por um thumbmail com uma foto nova.

Eu não sou o maior fã de thumbmails, mas também não sou fã de threads que ficam "saltitantes" por causa das imagens que demoram a carregar. Para o efeito que se pretende, e para os recursos disponiveis, acho que a solução encontrada foi um bom compromisso.
Claro que na impossibilidade de agradar sempre a toda a gente, so se pode esperar que o espaço se venha a revelar interessante para a maioria.
 
acho que sendo o tópico de um e só um utilizador, vai haver muito menos problemas de loads. Não acontece os casos, de haver uma página inteira, em que cada post tem algunas 5 ou 6 fotos, como acontecia no outro tópico.

Acho que limitando, por exemplo, a 2 ou 3 posts com apenas 1 foto 800px, por página (total de 2 a 3 fotos 800px por página), se conseguia uma boa forma de se poder ir colocando imagens ao longo do tópico, sem criar loads chatos.
Não necessariamente. Sendo de um só utilizador, e prevendo que um número considerável de users vão criar a sua própria galeria, podem haver numa mesma página mais que 9 fotos.

O load é sempre chato para alguns users, permitindo uma foto de 800px por post podia dar barraca. Continuo sem perceber qual o problema em clicar no thumbnail (que é aceitável até determinadas dimensões descritas nas regras/guidelines).

Não se esqueçam de uma coisa, isto demorou a avançar porque se teve em conta todas as possibilidades e as necessidades dos users. Tudo o que estão a sugerir já foi abordado de uma forma ou de outra, e os moldes em que se encontra a Galeria parecem ser os mais adequados.

Não me digam que o 1º post com uma foto de 800px, thumbnails de 150px, e posts seguintes com thumbnais de até 250px é algo insuportável. :)
 
Back
Topo