Substituir router Vodafone fibra

Para quem tem vlans com vodafone e smart router 3.0 qual o setup que usam?

Estava a pensar comprar um segundo router com capacidade de fazer VLANs e colocá-lo na DMZ do smart router 3.0, mas gostaria de ouvir as vossas ideias e opções.
Boas,
Para fazeres VLANS não necessitas de Router, basta teres Switch "manageable"
Tens vbox(s)?
 
Aproveito a pergunta do kilermachinegun para perguntar para quem tem vbox se as mesmas usam vlans?
Suponho que não, imagino que os frames tagged circulam sem estarem numa vlan particular e são "dirigidos" por multicast.
 
Tenho uma sim, estava a pensar num router ja que permitisse dar broadcast aos multiple ssids assciado a vlans diferentes logo, evitando assim o switch (penso eu)
Quando falas em SSIDs isso significa que te referes a wireless, se é isso que pretendes tens soluções que te permitem ter uma rede principal e outra para guest(s), estas redes wifi podem estar isoladas em relação à rede ethernet, por exemplo podem ter subnets diferentes, ser configuradas como router ou access point, estou a referir isto porque é o que eu tenho, mas admito que hajam soluções que permitam três SSIDs, não sei.
Possivelmente consegues o que pretendes só com dois SSIDs, até porque o conceito MESH é precisamente evitar vários SSID, alguns destes equipamentos permitem limitar acessos, outra hipótese é adicionares dois sistemas MESH ou se a localização privada é apenas numa sala, usar um access point e criar uma terceira rede.
Acrescento que para este efeito não necessitas de um router novo, mas sim de um sistema MESH, que pode ser usado como router ou access point.
2º Acrescento, estive a ver equipamentos e vi que há modelos que permitem isolar equipamentos IoT, desta forma com esses modelos, terias satisfeito todos os requisitos que pretendes, ou seja, rede principal, rede guest e isolamento para equipamentos IoT.
 
Última edição:
Agora qual equipamento que queres ONU ou SFP?

ONU. Não que me importasse da SFP, mas acho que é mais uma layer de complexidade desnecessária.

Obviamente posso estar errado na escolha, mas como não estou minimamente por dentro do mercado de SFPs/MC para consumidores, tudo o que conheço me sugere que os valores são mais altos, o que há partida queria evitar.
 
Em relação a este tópico. Enfrentando o facto que não pedi a PLOAM ao técnico no momento da instalação e por isso agora estou sem opções, meti-me a ler o contrato. Em lado algum do contrato celebrado com a Vodafone, diz que tenho de usar os equipamentos deles para ter acesso ao serviço de internet. Portanto, é motivo para rescisão por justa causa caso se neguem a providência-lo.

Vou avaliar as opções da MEO e NOS onde vivo agora e a seguir alegar quebra de contrato da Vodafone e mudar.

Já agora, na NOWO, como é isto? Dá ao menos para meter o router em modo bridge?
 
Pessoal, há aqui no forum alguém com uma configuração ONT+pfSense (ou outro router) e que esteja presentemente a conseguir usar as vbox pro 4k?
 
Em relação a este tópico. Enfrentando o facto que não pedi a PLOAM ao técnico no momento da instalação e por isso agora estou sem opções, meti-me a ler o contrato. Em lado algum do contrato celebrado com a Vodafone, diz que tenho de usar os equipamentos deles para ter acesso ao serviço de internet. Portanto, é motivo para rescisão por justa causa caso se neguem a providência-lo.

Vou avaliar as opções da MEO e NOS onde vivo agora e a seguir alegar quebra de contrato da Vodafone e mudar.

Já agora, na NOWO, como é isto? Dá ao menos para meter o router em modo bridge?

Boa sorte com isso. O contrato não diz que tens que usar os equipamentos deles mas se não os queres usar a responsabilidade é tua.
 
Pessoal, há aqui no forum alguém com uma configuração ONT+pfSense (ou outro router) e que esteja presentemente a conseguir usar as vbox pro 4k?
Até há um ano atrás tinha há um vbox 4K a funcionar con ont hg8012h + pfsense sem problemas. A não ser que a VDF tenha mudado açguma coisa de fundo, o que duvido, as instruções estão todas no tópico sobre pfsense. Até já te indiquei um post com as coisas configurações necessárias. O tópico não é confuso, só é preciso um bocadinho de tempo e ler…
 
Até há um ano atrás tinha há um vbox 4K a funcionar con ont hg8012h + pfsense sem problemas. A não ser que a VDF tenha mudado açguma coisa de fundo, o que duvido, as instruções estão todas no tópico sobre pfsense. Até já te indiquei um post com as coisas configurações necessárias. O tópico não é confuso, só é preciso um bocadinho de tempo e ler…
Sim, eu sei obrigado, acontece que não vou conseguir testar nada enquanto a minha filha estiver de férias.
Do que li por aqui penso que eras o único a conseguir, recordas-te se nessa configuração funcionavam apenas as vbox ou também as box(s) anteriores?
 
Sim, eu sei obrigado, acontece que não vou conseguir testar nada enquanto a minha filha estiver de férias.
Do que li por aqui penso que eras o único a conseguir, recordas-te se nessa configuração funcionavam apenas as vbox ou também as box(s) anteriores?
Nas anteriores ainda era mais fácil. ( só tive a Thompson HD antes da vbox )
ps. Acho que aquele user que so link que envie tem vbox. Acho…heheh
 
Em relação a este tópico. Enfrentando o facto que não pedi a PLOAM ao técnico no momento da instalação e por isso agora estou sem opções, meti-me a ler o contrato. Em lado algum do contrato celebrado com a Vodafone, diz que tenho de usar os equipamentos deles para ter acesso ao serviço de internet. Portanto, é motivo para rescisão por justa causa caso se neguem a providência-lo.

Vou avaliar as opções da MEO e NOS onde vivo agora e a seguir alegar quebra de contrato da Vodafone e mudar.

Já agora, na NOWO, como é isto? Dá ao menos para meter o router em modo bridge?
Por obra de deus tiveste uma avaria quando técnicos chegarem a tua casa para resolver talvez consigas pedir novamente?
 
Boa sorte com isso. O contrato não diz que tens que usar os equipamentos deles mas se não os queres usar a responsabilidade é tua.
É exactamente isso que eu quero, que a responsabilidade seja minha. Para tal têm de me dar os dados necessários para o acesso.

O que é que a Vodafone vai mesmo fazer, levar-me a tribunal porque deixei de pagar um serviço de dar baixa dele por quebra de contrato do lado deles?
 
É exactamente isso que eu quero, que a responsabilidade seja minha. Para tal têm de me dar os dados necessários para o acesso.

O que é que a Vodafone vai mesmo fazer, levar-me a tribunal porque deixei de pagar um serviço de dar baixa dele por quebra de contrato do lado deles?

Não é que seja especialista no assunto mas junto alguns elementos que podem achar interessantes

REGULAMENTO (UE) 2015/2120 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

onde se diz:

(5)
Ao aceder à Internet, os utilizadores finais deverão ter a liberdade de escolher entre vários tipos de equipamento terminal tal como definido na Diretiva 2008/63/CE da Comissão (4). Os prestadores de serviços de acesso à Internet não deverão impor restrições à utilização de equipamentos terminais de ligação à rede para além das impostas pelos fabricantes ou pelos distribuidores de equipamentos terminais nos termos do direito da União.

DIRECTIVA 2008/63/CE DA COMISSÃO

Era como, quando faço um contrato para ter acesso à rede 4G ou 5G, me obrigassem a usar o telemóvel que entendessem!
 
É exactamente isso que eu quero, que a responsabilidade seja minha. Para tal têm de me dar os dados necessários para o acesso.

O que é que a Vodafone vai mesmo fazer, levar-me a tribunal porque deixei de pagar um serviço de dar baixa dele por quebra de contrato do lado deles?
Tu contratas um serviço do qual fazem parte os equipamentos necessárias para acesso ao mesmo, se não querias isso não devias ter contratado.

Se achas que a vodafone (ou qualquer outro operador) te vai simplesmente deixar sair ao invocares esse argumento, então força nisso.
 
Tu contratas um serviço do qual fazem parte os equipamentos necessárias para acesso ao mesmo, se não querias isso não devias ter contratado.

Se achas que a vodafone (ou qualquer outro operador) te vai simplesmente deixar sair ao invocares esse argumento, então força nisso.
Desculpem estar-me a meter em seara alheia, mas independentemente da situação particular, este assunto diz respeito a todos.

Nipnip, não é bem assim, por um lado isso não faz parte do contrato, por outro lado os contratos têm de obedecer às diretivas europeias, longe vão os tempos do come e cala-te.
Por causa destas e doutras, as operadoras de vez em quando são obrigadas a pagar multas.
 
Desculpem estar-me a meter em seara alheia, mas independentemente da situação particular, este assunto diz respeito a todos.

Nipnip, não é bem assim, por um lado isso não faz parte do contrato, por outro lado os contratos têm de obedecer às diretivas europeias, longe vão os tempos do come e cala-te.
Por causa destas e doutras, as operadoras de vez em quando são obrigadas a pagar multas.
Do ponto de vista teórico e genérico esse ponto é interessante.

Do ponto de vista prática para o caso concreto deste utilizador nenhum operador lhe vai dar o que ele quer assim de mão beijada (rescindir o contrato porque quer usar um equipamento dele).
 
Do ponto de vista teórico e genérico esse ponto é interessante.

Do ponto de vista prática para o caso concreto deste utilizador nenhum operador lhe vai dar o que ele quer assim de mão beijada (rescindir o contrato porque quer usar um equipamento dele).
Segundo entendi, a rescisão teria a ver com a não entrega do PLOAM para o utilizador poder usar o equipamento que lhe aprouver, recordo-me de ter lido que em Espanha a vodafone foi obrigada em tribunal a dar esses dados.
E tens razão quando dizes que uma coisa é a "teoria" (se é que podemos chamar a estas normas, teoria) e a prática, pessoalmente não me estou a ver ir para tribunal por causa de uma coisa destas, e precisamente por saberem isso, as operadoras abusam do seu poder.
Agora não sou eu que direi a um utilizador para não reclamar quando acha que estão em causa os seus direitos.

Deixo aqui uma notícia recente que não tem diretamente a ver com este assunto mas que exemplifica o que acabei de dizer:
Anacom multa Meo em quase 2,5 milhões de euros por dificultar fim dos contratos
 
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