Sub-Fórum "Windows World"

Eu nem falo do mover, falo só dos stickys, acho que perturbam e MUITO a legibilidade do forum. Não vejo nada de mal nas tags, só acho que não se devem usar caps nas mesmas. Aliás as tags salvo erro na altura fiz um post que recomendava exactamente o uso de tags.
 
greven, o WW sofreu uma grande reestruturação recentemente, os stickies não estão esquecidos mas não são de forma alguma prioridade para resolver no WW neste momento. Estou bem mais preocupado com o facto de os utilizadores não saberem onde colocar as dúvidas do que uma listagem grande de stickies que resultou da fusão de 2 subfóruns.

Obrigado pela sugestão, mas Roma não se fez em 2 dias. A vergonha em que está o WW será resolvido em breve quando eu tiver disponibilidade e o Romani, não é para agora.
 
A única cena que eu acho mal é mesmo os stikies. Quanto ao facto de os users colocarem mal os posts não há nada a fazer. Isso também deve-se um bocado à fragmentação que o forum sofreu. Este tem tantos subforums que é quase preciso perder um dia para ver onde está tudo.... isso ou comprar uma biblia. :p
 
Vou ver se falo com o Romani, ainda ontem ele me alertou para um sticky que já nem tem a importância que tinha na altura. Esses stickies irei remover, os outros depois espero para o final dos meus exames e pela disponibilidade do Romani para vermos melhor isso.

Fica a sugestão ;)
 
neste momento, na primeira página do windows world temos

20 tópicos bloqueados
3 tópicos movidos
16 tópicos "normais"

temos de andar a pescar os tópicos realmente de interesse para a secção.
 
neste momento, na primeira página do windows world temos

20 tópicos bloqueados
3 tópicos movidos
16 tópicos "normais"

temos de andar a pescar os tópicos realmente de interesse para a secção.

É pá na minha opinião, agora é que as coisas estão a ser feitas de maneira correcta, pode ser que assim as pessoas percebam que estão a por no sitio errado, uma vez que quem fecha o tópico deixa sempre lá a razão.

Cumprimentos,
Eagles_2
 
Estou um bocado ausente da Moderação por motivos pessoais até Setembro (exames e depois uma viagem longa), portanto não posso acompanhar tanto o WW.

Quanto aos tópicos bloqueados, avisei o Romani que durante a minha ausência para bloquear as threads e indicar os utilizadores que as mesmas seriam desbloqueadas a pedido e movidas para o local adequado.

Sinceramente, até começo a notar efeitos nos tópicos bloqueados, antes eu chegava a mover uma quantidade absurda de threads por dia e nem sequer quero falar do trabalho do Romani que ainda dedica mais tempo que eu ao fórum. Os utilizadores simplesmente não querem ler as threads em sticky nem os anúncios daquela zona. Com as threads bloqueadas aparentemente está a saltar mais à vida mas as mesmas serão movidas a pedido, isto de forma a garantir que o utilizador de facto lê o aviso e faz o que é pedido. Se as threads continuam lá, o problema é dos utilizadores que se recusam ainda assim a lerem os avisos.

Quanto aos "moves", têm a validade de 24 horas, portanto nada que incomode.
 
acho que tentar educar os utilizadores não vai funcionar. todos os dias vais ter utilizadores novos a entrar e a fazer o mesmo erro.
no entretanto, quem sofre é a moderação, que tem de andar a bloquear tópicos e a mover os mesmos a pedido (!), e os utilizadores do fórum, onde mais de metade dos tópicos são tópicos bloqueados.

isto é um problema estrutural... não vai lá com educação dos utilizadores
por mim apagavam-se os tópicos todos fora de sítio, e uma mensagem para o autor a dizer "o seu tópico XXXXXX foi apagado por estar na secção errada, por favor abra um novo na secção adequada".
a nível de educação dos utilizadores vai dar ao mesmo, para os moderadores dá ligeiramente menos trabalho (não têm de ficar à espera que os utilizadores voltem para pedir para mudar o tópico), e para os utilizadores é melhor porque o fórum fica livre de lixo.
 
1º) Aos Moderadores dava mais trabalho, apagar e ainda enviar uma PM e depois ainda levar com reclamações de resposta (sim, é frequente as reclamações). Como alternativa até se podia dar avisos (cheguei a dar alguns em casos de reincidência), o que a meu ver é má politica, é recorrer a uma ferramenta algo agressiva.
2º) O fórum iria continuar com lixo, nenhuma thread/post é apagado fisicamente, dá sempre para reverter e fica sempre tudo registado.

Ver muitas threads bloqueadas de facto é mau e causa algum impacto visual, mas se causa impacto visual isso não é propriamente negativo, vejam o caso do Apple World que tem funcionado bastante bem e que cada vez menos existem threads bloqueadas porque os utilizadores simplesmente aprenderam.

Agora ainda há outra coisa a ver, as threads bloqueadas têm sido APENAS de powermembers, a dos members é imediatamente movida. Se os powermembers (que estão há algum tempo no fórum) não sabem como funciona o mesmo, como querem que se faça? Suspensão para todos?

Bloquear uma thread é bem mais simples do que enviar uma PM e ainda ter de andar com respostas a justificar tudo, se for necessário desbloquear então que seja.
 
1º) Aos Moderadores dava mais trabalho, apagar e ainda enviar uma PM e depois ainda levar com reclamações de resposta (sim, é frequente as reclamações). Como alternativa até se podia dar avisos (cheguei a dar alguns em casos de reincidência), o que a meu ver é má politica, é recorrer a uma ferramenta algo agressiva.
como é que dá mais trabalho?
tu disseste que actualmente a atitude é: "bloquear as threads e indicar aos utilizadores que as mesmas seriam desbloqueadas a pedido e movidas para o local adequado"
- bloquear tópico
- indicar aos utilizadores que será desbloqueado a pedido (deve ser por PM, porque nos tópicos não aparece nada disso)
- esperar que alguém responda
- desbloquear e mover o tópico
= entretanto fica o forum cheio de tópicos bloqueados

2º) O fórum iria continuar com lixo, nenhuma thread/post é apagado fisicamente, dá sempre para reverter e fica sempre tudo registado.
isso é problema vosso... eu, como utilizador, deixo de ver os tópicos apagados (aka menos lixo). se tu os vês na mesma porque tens esses privilégios, é um problema da moderação.
 
como é que dá mais trabalho?
tu disseste que actualmente a atitude é: "bloquear as threads e indicar aos utilizadores que as mesmas seriam desbloqueadas a pedido e movidas para o local adequado"
- bloquear tópico
- indicar aos utilizadores que será desbloqueado a pedido (deve ser por PM, porque nos tópicos não aparece nada disso)
- esperar que alguém responda
- desbloquear e mover o tópico
= entretanto fica o forum cheio de tópicos bloqueados
Entretanto os outros vêm como funciona o fórum e evitam cometer o mesmo erro, portanto objectivo cumprido.

Pelo menos assim as coisas funcionam. Se fica feio? A culpa não é nossa, é de quem não sabe usar o fórum.
 
como é que dá mais trabalho?
tu disseste que actualmente a atitude é: "bloquear as threads e indicar aos utilizadores que as mesmas seriam desbloqueadas a pedido e movidas para o local adequado"
- bloquear tópico
- indicar aos utilizadores que será desbloqueado a pedido (deve ser por PM, porque nos tópicos não aparece nada disso)
- esperar que alguém responda
- desbloquear e mover o tópico
= entretanto fica o forum cheio de tópicos bloqueados


isso é problema vosso... eu, como utilizador, deixo de ver os tópicos apagados (aka menos lixo). se tu os vês na mesma porque tens esses privilégios, é um problema da moderação.
É posto no post sim senhor..
tu não vez porque os que diziam isso normalmente os users pedem.. os que eu vejo que são reincidentes não digo nada.. e por vezes também há outros que não vão dizendo o que não implica que não devam pedir..

Também de referir que os que em nada têm a ver com windows (ou seja nem duvidas sobre windows são) nem sempre coloco o aviso..

e prefiro o quadro cheio de topicos bloqueados que fechados.. porque? porque são muito mais movidos que bloqueados..

E assim digo te já que há pessoas que aprenderam.. outras vão continuar a errar.. mas para isso estou cá eu e todos o resto do staff que está ligado com o WW..
 
Pequena sugestao com fundamentação:
Como os users nao lêm stickies, nem avisos nem nada que se pareça, temos que analizar o que eles lêm: Apenas o nome do forum!
Reparem, na secção Informática Geral, o forum Windows chama-se "Windows World" e na secção Dúvidas chama-se "Windows World & Software ". Ninguém vai reparar nos nomes das secções... Ainda para mais, o duvidas e suporte tecnico estão na parte inferior do layout, logo, os users mal encontrem qualquer coisa que diz "Windows" pensam: "É aqui que vou pedir ajuda!!"

A minha sugestão passa por mudar o nome do forum "Windows World" para "Novidades -Windows World" (ou qualquer coisa bem explicita a informar que ali não há espaço para duvidas) ou passar a secção de suporte técnico para uma zona em que fique acima do forum Windows World - Geral.

Eu próprio ja vi movido um topico que criei no Windows World para o Duvidas e Suporte. Vejamos o meu caso: eu procurava um prog. para impressao massiva de imagens. Isto não se enquadra, na minha opiniao, em duvidas ou suporte tecnico mas sim numa discussao. Compreendo porque foi movido, é um tema um tanto ou quanto dúbio (nao fiz report porque tambem podia ser resolvido no duvidas/suporte).

Já agora pergunto aos Mods desses 2 foruns: que temas se enquadram no Duvidas/Suporte tecnico? Apenas duvidas/resolução de problemas do windows e seus softwares? No meu caso das impressoes massivas, isto seria uma discussao ou uma duvida?


:msmiley1:
 
e continua a haver uma esmagadora maioria de topicos a serem criados no windows world, que não pertencem lá. o difícil já é encontrar tópicos que se enquadrem naquela secção.
e com tantos avisos e stickies, os links para as dúvidas e afins ficam perdidos lá em cima.
 
estive fora estes dias, por isso o Heckel teve sozinho com aquilo e deve ter sido complicado..

sinceramente à coisas que é pura burrice.. desculpem me o comentário..

As pessoas só vêm o que querem ver.. eu olho para ali e não tenho dúvida.. e tantas outras pessoas como eu também não têm.. ainda assim quando tiver tempo vou ver se anoto umas ideias
 
e continua uma quantidade enorme de posts a serem trancados no windows world. a educação à força não adianta. quem sofre com isso são os utilizadores que só vêem lixo trancado nos sub.foruns...
 
e continua uma quantidade enorme de posts a serem trancados no windows world. a educação à força não adianta. quem sofre com isso são os utilizadores que só vêem lixo trancado nos sub.foruns...

O mesmo se passa no Apple World,uma pessoa pergunta uma coisa em vez de moverem o tópico bloqueiam... a questão é que o suporte e duvidas está meio escondido pelo menos na minha opinião
 
O mesmo se passa no Apple World,uma pessoa pergunta uma coisa em vez de moverem o tópico bloqueiam... a questão é que o suporte e duvidas está meio escondido pelo menos na minha opinião

isso, na minha opinião, é bem aplicado caso seja castigo por reincidência.

por outro lado, uma re-estruturação mais radical do fórum poderia alterar este tipo de situações, mas já se sabe como todos nós temos aversão à mudança :p
 
e continua uma quantidade enorme de posts a serem trancados no windows world. a educação à força não adianta. quem sofre com isso são os utilizadores que só vêem lixo trancado nos sub.foruns...
E tu não imaginas o lixo que eu vejo por ser colaborador..
A educação à força adianta, porque acredita que muitos utilizadores já erraram e nunca mais o fizeram.. mas é preciso ter em conta que temos muitos utilizadores, e que grande parte ainda esta a aprender aos bocados.
Casos de reincidencia, discuto já a seguir
O mesmo se passa no Apple World,uma pessoa pergunta uma coisa em vez de moverem o tópico bloqueiam... a questão é que o suporte e duvidas está meio escondido pelo menos na minha opinião
Mover os tópicos não é solução...
Acredita! Eu já fiz isso no inicio e as pessoas continuavam a postar lá, porque não se tinham apercebido das movimentações
isso, na minha opinião, é bem aplicado caso seja castigo por reincidência.

por outro lado, uma re-estruturação mais radical do fórum poderia alterar este tipo de situações, mas já se sabe como todos nós temos aversão à mudança :p
Eu estou CONTRA a uma mudança do genero Duvidas numa parte superior do fórum, e os quadros generalistas numa parte inferior... Tira a à alma do fórum.

Em caso de reincidência eu já nem dou a opção de mover o tópico, das duas uma:

  • Tranco o tópico dizendo que é um caso de reincidência ou colocando links para o assunto se for repost
  • Apago o post sem nenhum aviso
Eu acho que mais valia existir apenas windows/gnu/mac world e pronto... Mais do que isso é complicar desnecessariamente, na minha opinião.
Acredita que dúvidas e Noticias e tópicos de discussão ao molhe é o primeiro passo para lixo excedente. Eu lembro me quando o Windows World ainda tinha o subforum Windows Vista, e já havia o dúvidas, e as dúvidas windows iam para o DST, mas as Vista não. Era um amontoado de dúvidas que nem tens noção.
 
Back
Topo