PC/Mac/Linux Stellaris (Paradox Studios)


https://www.gog.com/game/stellaris

Explore a vast galaxy full of wonder! Paradox Development Studio, makers of the Crusader Kings and Europa Universalis series presents Stellaris, an evolution of the grand strategy genre with space exploration at its core.

Featuring deep strategic gameplay, an enormous selection of alien races and emergent storytelling, Stellaris has a deeply challenging system that rewards interstellar exploration as you traverse, discover, interact and learn more about the multitude of species you will encounter during your travels.
Etch your name across the cosmos by uncovering remote celestial outposts, and civilizations. Will you expand through war or walk the path of diplomacy to achieve your goals?
Main Features
  • Discovery Events – Emergent Storytelling.
  • Deep & Varied Exploration.
  • Enormous procedural galaxies, containing thousands of planets.
  • Vast number of unique Random Species.
  • Advanced Diplomacy system.
  • Ship Designer (even civilian ships can be customized).
  • Stunning space visuals.
  • Multiplayer support for upwards of 32 players (no real limit apart from map size)

Fonte

A Paradox decidiu lançar-se numa nova aventura, e tentar trazer o estilo de Grand Strategy até ao espaço e o estilo 4X. Stellaris será um jogo de Estratégia e Simulação, e parece que pretende integrar algumas coisas do estilo de Crusader Kings mas no espaço.

Deu-me a ideia, pela leitura do fórum, que a história terá um elemento de aleatoriedade forte. A juntar ao multiplayer que se espera vasto e à customização que querem introduzir, penso que a malta que gosta de estratégia de espaço poderá ter aqui uma proposta interessante.
 
Uma preview do rock paper shotgun:
http://www.rockpapershotgun.com/2015/08/06/stellaris-paradox-strategy-game/

Acima de tudo, o projecto parece altamente ambicioso. Um ponto que achei interessante foi como pretendem dar enfâse a early, mid e late game com estilos diferentes de jogabilidade. Early a explorar e colonizar, mid será uma experiência à lá EU IV, com mais diplomacia, confederações, etc, e o late game será o realizar não só das alianças e guerras, como de possíveis catástrofes. Parece-me um sistema super interessante.

A tecnologia também parece ser diferente, não há uma árvore per-se, mas a descoberta terá de ser feita por eventos e exploração por unidades também, a descoberta de algo dará 3 "cartas" meio aleatórias (e estas cartas parecem ser o core da ciência de cada civilização). Ao que parece, a descoberta de novas tecnologias pode inclusive ter efeitos adversos na unidade que a descobre, o que me parece algo muito a par de algumas descobertas que foram feitas a custo do sofrimento de alguém. É um sistema interessante.

The system is similar to a deck of cards, with three departments – physics, social and engineering – each with a character placed in charge of discoveries in that sphere. When a piece of research has been completed, three cards will be presented to choose between. The techs offered are semi-random but their availability is heavily weighted by the ethics of your empire, as well as the skills and traits of the scientist in charge of the department.

Com as catástrofes, penso que o jogo tem potencial de aleatoriedade muito engraçado, e poderão haver muitas coisas interessantes. Falam também que há até segredos que o próprio home planet poderá só reverlar se houver acesso a tecnologias avançadas e perigosas. All in all, a ambição é óbvia, resta ver se se concretiza.
 
Primeira impressão: é um jogo da Paradox no espaço. Todas aquelas características típicas dos jogos deles estão lá. As cadeias de eventos, o humor..

Até agora gostei (estive uma hora de volta do jogo ontem).

Ainda é demasiado cedo para dar a minha opinião a nível de mecânicas, mas para já estou bastante satisfeito, e a gostar!
 
Ainda não comprei porque de momento não há fundos, mas vou comprar como sempre fiz com os jogos da paradox desde o EU II.
 
Pelo que tive a ver vão sair mais 2 free major updates. Um no final de Maio e outro no final de Junho. Estes updates são para resolver os principais problemas reportados nomeadamente:
  • bugs
  • falta de eventos durante o mid-game
  • falta de opções de diplomacia
  • melhorias de vários mecanismos para tornar o jogo ainda mais cativante e 'engaging'

Ou seja, eu vou comprar o jogo no final de Junho quando sair o Asimov update :D

More info:
https://forum.paradoxplaza.com/foru...llaris-dev-diary-33-the-maiden-voyage.932668/
 
a paradox é das minhas favoritas mesmo, sou grande fã de algumas das suas principais séries...estou a espera das promos para comprar este Stellaris

ja vi para ai uma review em portugues, até curti, e agora que venha lá o novo Hearts of Iron! tenho acompanhado os devs x)
 
Vale a pena como está. No fim de semana já joguei demasiado, é daqueles jogos que penso "só mais 5 minutos e depois vou dormir“.. Durante uma hora, duas, três..
Tem sido uma semana muito complicada no trabalho e não tenho dormido nem perto do necessário, à conta do Stellaris
 
Eu como grande fã da Paradox já há anos estava bastante ansioso com o lançamento deste jogo.
Também tinha a noção que o jogo poderia ter menos features mas mais "polido", a Paradox ouviu as críticas (como sempre ouve) e os últimos jogos deles saem funcionais e a precisar de apenas hotfixes que vêm logo 1 ou 2 dias depois do lançamento.

O jogo penso que é um dos melhores do género em termo de aprendizagem. A Paradox aprendeu muito com o UI e embora pense que faltem uns menus no jogo ou melhor acessibilidade aos mesmos, é fácil aprender o jogo só a ouvir as sugestões do "robô tutorial" e a ver os tooltips que quase tudo apresenta.

Podemos escolher a espécie que quisermos e escolhermos quais a ética e características da espécie. Isto dá uma liberdade enorme de criarmos o que quisermos.
A construção de naves é o normal neste tipo de jogos, temos espaço para equipamentos e colocamos lá as peças que temos e que vamos descobrindo com a tecnologia, podendo assim criar naves customisadas como queremos.

Comparado com outros jogos da Paradox noto muita falta de opções diplomáticas quando os impérios "estabilizam". Tem os básicos necessários, mas da Paradox espera-se mais. Certamente queriam uma release certinha e por isso jogaram no seguro.
O jogo tem multiplayer, e apesar de não ter jogado dessa forma o jogo deve ser muito interessante para quem joga dessa forma.

Óbvio será dizer que o jogo irá ter muitos patches grátis + DLCs que tornarão o jogo num dos melhores, senão o melhor, do género.
E claro, super modding friendly.

Para mim

+
- Jogo completo com as funcionalidades todas com mínimo de qualidade
- Customisação TOTAL da espécie que queremos jogar
- Fácil de aprender a jogar
- Tem a parte da exploração e parte diplomáticas
- Não é preciso exterminar toda a gente, a diplomacia também funciona
- Desafios Late game como a invasão dos Unbidden ou desafiar um Império Caído (Fallen Empire) caso queiramos
- A tecnologia é meio random por isso não podemos fazer cálculo milimétrico de optimização como noutros jogos, o que também alarga a replayability
- Conseguimos saber porque é que os outros impérios gostam ou não de nós e podemos tentar alterar isto (embora de forma limitada por enquanto)
- Tem cadeias de eventos que dá alguma vida para além da expansão típica de impérios em jogos deste género.

-
- A diplomacia devia ter mais opções
- Faltam alguns menus e às vezes a acessibilidade é difícil para o menu que queremos
- A IA dos sectores ainda não está optimizada ou não funciona bem como queremos
- Devíamos poder ter maior escolha e capacidade de escolher as características gerais de cada sector
- Não é muito óbvio como se aprende a fazer invasão "terrestre" de planetas, devia haver mais informação do robô tutorial sobre isto
 
Alguém me pode dizer se dá para recuperar território aqueles aliens que aparecem mais para o fim do jogo. É que apareceram e conseguir derrubar-me dois planetas, mas agora que já destrui tudo o que era deles, a região deles continua a existir, e os planetas dizem que não dá para aterrar exercito.

EDIT:

Encontrei parte da resposta

  1. When they capture a planet, they will exterminate all the population. Once all populations have been purged, the planets will turn into Infested-type planets.
  2. Planets colonized by them will turn into infested planets, which cannot be attacked by land armies.
  3. In order to get rid of the infestation, infested planets must be bombarded until their fortification health reaches zero, at which point they will spawn transport ships and turn into a barren planet.
 
Última edição:
Ja tenho o jogo, atraves do HumbleBundle. Mas prometi so comecar a jogar depois de acabar pelo menos 1 EU4, ja so me faltam umas decadas...
 
Alguém joga isto online? Tenho o jogo há algum tempo, mas nunca joguei muito (19h), curtia jogar com alguém que conhecesse melhor o jogo para dar umas dicas...
 
Back
Topo