Starting Linux

Nitch

Power Member
Boas pessoal, eu peco desculpa, se me estarei a repetir, mas com tanta informacao, e topicos com mais de 5 anos, ficamos na duvida o que seguir, ou o que pensar!

Resumindo, sempre quis entrar no mundo linux, mas na altura, era tudo linha de codigos, e para linha do codigos ja me chegou o ms dos na altura, ainda antes de sair o windows 3.1 lol, anyways, queria um site ou guia, para seguir para instalar o linux, pelos vistos o Ubunto parece ser o mais user friendly, nao perciso de grandes coisas, pc 2 para jogar, quando posso, emails e internet, nao tem programas expecificos para usar!

o que recomendam, hoje em dia, peso que o problemas com drivers e isso ja estejam tudo resolvido, ou suporte melhorado, dai que , agora que tou mais velho, tenho mais paciencia, lol!

que linux instalar/user, como faze dualboot, e defenitivo mais tarde, e recomendacoes! e que programas de windows nao correm no linux ja a partida, sei que o office e um deles, mas penso haver alternativas! como o onlyoffice
 
Aconselho-te também a ver o Linux Mint. Para mim , mais user friendly que o Ubuntu.
Estive a testar recentemente os dois, e preferi o Mint, acabei por voltar ao Windows no entanto.
 
Boas pessoal, eu peco desculpa, se me estarei a repetir, mas com tanta informacao, e topicos com mais de 5 anos, ficamos na duvida o que seguir, ou o que pensar!

Resumindo, sempre quis entrar no mundo linux, mas na altura, era tudo linha de codigos, e para linha do codigos ja me chegou o ms dos na altura, ainda antes de sair o windows 3.1 lol, anyways, queria um site ou guia, para seguir para instalar o linux, pelos vistos o Ubunto parece ser o mais user friendly, nao perciso de grandes coisas, pc 2 para jogar, quando posso, emails e internet, nao tem programas expecificos para usar!

o que recomendam, hoje em dia, peso que o problemas com drivers e isso ja estejam tudo resolvido, ou suporte melhorado, dai que , agora que tou mais velho, tenho mais paciencia, lol!

que linux instalar/user, como faze dualboot, e defenitivo mais tarde, e recomendacoes! e que programas de windows nao correm no linux ja a partida, sei que o office e um deles, mas penso haver alternativas! como o onlyoffice
Instala o popOS ou o Ubuntu. questões tens a ArchWiki (que pertence a outra distribuição de Linux, mas super completa).
 
Uma distribuição que aconselho a testar é o BigLinux feita pelos nossos compatriotas brasileiros, na minha opinião muito bem conseguida.
Para testar o BigLinux ou outras distros aconselho o site DistroSea que emula muitas.
 
Aconselho estes, para quem vem do windows.


este zorin quase parece um windows screen, tem auto update! parece me bastante interessante! e um caso a pensar!

Também recomendo o Linux Mint (instruções para dual boot).

Para Office, tens o LibreOffice.


este Mint tou a ver alguns videos, parece engracado, mas parece que o zorin, e mais amigavel aos olhos! lol?

entretanto no meio dos videos apareceu um Deeping que segundo o titulo do video quer competir com o windows 12 lol!

outra coisa que nao percebi, estas versoes ou as que vim sao baseadas nas versos x do unbunto ou do kernel, como sei quais sao as versoes mais recentes!
 
Na minha opinião, melhoradas em relação ao Ubuntu. Ou seja, sem alguns bugs que possam ocorrer.

Se tiveres vontade e querer aprender, que foi assim que cheguei ao mundo Linux. "Pegas" no pai do Ubuntu, Debian que agora é mais fácil de instalar. E desde então, é o SO cá por casa, esposa e filha em 3 portáteis e numa torre.

Há pelo menos 20 anos. Digamos que agora é mais fácil, instalar e utilizar um SO como o linux.
 
este Mint tou a ver alguns videos, parece engracado, mas parece que o zorin, e mais amigavel aos olhos! lol?

A aparência e interface podem ser alteradas, tens várias opções. Mas para quem vem do Windows, a que vem por defeito não é muito diferente.

Do Zorin não posso falar, não conheço.
 
Agradeco a todos a disponibilidade, e informa9ao, acho que se devia discutir mais isto, mais opinioes, um topico para os principais distribuicoes, porque esta seccao do forum, relativo a linux esta muito morta, a meu ver, agora ate a microsoft ja fez tutorials para instalar linux, lol! e se o windows 11 ja foi um bordel para instalar e usar, o windows 12 nao se advinha mais simples, ja li em alguma lado, que ja falaram em se pagar mensalidade ou pagar para usar windows ou algo parecido, mas bom isto na boca de toda a gente, tem muitos significados!

vou explorar um pouco isto tudo, so mais uma questao, simbolica, a steam funciona em linux, se eu fizer instalacao de um jogo pela steam ela automaticamente ja instala tudo como deve ser em linux certp? abraco e mais uma vez agradeco a vossa disponibilidade

Cordialement
 
Como já disseram, Mint se não te quiseres meter em grandes aventuras para começar.

Em relação ao aspecto visual da coisa, não esquecer que podes escolher o "ambiente gráfico", o Mint tem versões Cinnamon, MATE e XFCE.

https://linuxmint.com/download_all.php


Podes pesquisar outras "Linux friendly" distros, algumas com outras opções a nível de grafismo, como KDE, Gnome, etc...

Em relação à instalação propriamente dita: atenção à filosofia "open source", dado que em algumas distros Linux ao instalar há a opção "Free Open Source Software", que é levada ao extremo, e apenas instala componentes "FOSS" e podes depois ter problemas e ter de instalar as drivers à parte, por serem consideradas "software proprietário" por exemplo, se bem que hoje em dia está mais facilitado.

Em termos de compatibilidade de Hardware o panomara hoje em dia também já é diferente, em termos de suporte para gráficas, redes, wi-fi, etc
 
Entao boas de novo, ca esta o chato de novo, lol!

estive a ler alguns topicos, a reler algumas informacoes postadas acima, agradeco a todos, principalmente @Alexrd ,
@slblxs , entao acabei por ter dois eleitos, que seria entao o Devian, e o zorin, eu achei o zorin quase uma copia do windows, o que seria fantastico, tem autoupdate, de versoes novas, etc, acho muito a frente, mas em termos comparativos, o zorin vai ser sempre dependente dos updates do ubunto, correcto?

(estou a seguir algumas infos deste site https://www.slant.co/versus/2692/2713/~debian-gnu-linux_vs_zorin-os )

por outr lado o Devian, e independente, tem releases estaveis e testadas, mas o que nao percebi, e seguindo o @slblxs pode ser instalado em qualquer aparelho, isso inclui tabletes, (telefones androids?) e podes na mesma personalizar para ter o aspecto de um zorin por exemplo?

para finalizar, discord, a steam funcionam no linux, ja percebi, se instalarmos um jogo pela steam no linux ele automaticamente vai organizar tudo correcto?

abraco e desculpem o testamento!

edit; pequeno detalhe, sendo hardware novo, ou recent 2 anos par ai, nao devera haver problemas com drivers correcto? ( amd user, cpu e gpu)
 
Última edição:
O Debian é estável (e serve de base para grande parte das distros, inclusive o Ubuntu), mas precisamente por causa disso não tem updates frequentes. Isto também não é necessariamente um problema. Além disso, não sei se recomendaria o Debian para quem está a começar do zero, embora já não seja tão complicado como era há uns anos.

Como já disseram, embora o Mint seja baseado no Ubuntu, também tem uma versão Debian: https://linuxmint.com/download_lmde.php

Não percebi bem a pergunta em relação à Steam, mas a Steam não difere na maneira como opera num sistema Windows ou Linux.
 
Uma das minhas preferidas é a opensuse, tem o Yast que é como um Control Center do Windows onde podes fazer grande parte das configurações. É umas das distros que melhor incorpora o KDE.
 
O Debian é estável (e serve de base para grande parte das distros, inclusive o Ubuntu), mas precisamente por causa disso não tem updates frequentes. Isto também não é necessariamente um problema. Além disso, não sei se recomendaria o Debian para quem está a começar do zero, embora já não seja tão complicado como era há uns anos.

Como já disseram, embora o Mint seja baseado no Ubuntu, também tem uma versão Debian: https://linuxmint.com/download_lmde.php

Não percebi bem a pergunta em relação à Steam, mas a Steam não difere na maneira como opera num sistema Windows ou Linux.


Mais uma vez muito obrigado, pela resposta! acabei por ter entao 3 versoes, o debian, o mint, e esta que falas do devian mint, se bem percebi o, mint Cinamon Edge, (o que tenho em maos para testar.) e a versao mais moderna para hardware mais recente? ok, ate estou neste momento a criar uma live pen! minha questao, a diferenca para o deviant mint? quer dizer que e uma versao amigavel do devian, mais estavel, que o ubunto, visto nao haver updates a toda a hora, o que como dissestes nao e mal de todo! prefiro uma versao estavel e duradoura, que andar com updates e problemas!

a questao da steam, era, se instalar um jogo pela steam, ela automaticamente instala o jogo in modo linux, ou nao instala se nao houver essa versao certo? ou se a steam 'emula' os jogos da windows!


mais uma vez obrigado, tenho que vos pagar uma rodada, quando for a portugal! ;)

Cumprimentos
 
Sim, a Steam apenas instala a versão para Linux, caso exista. Há jogos que têm versões nativas para Linux e outros que só dão para Linux através da Steam Play (julgo que tem que ser activado nas definições). Também há outras stores além da Steam que vendem jogos para Linux.
 
Como já disseram, parte das Distros estão divididas em "Bleeding Edge" ou "Stable", o caso mais conhecido será o openSUSE, a versão LEAP é a "Stable" e o Tumbleweed a "Bleeding".

Dependendo do hardware, a maioria das distros já tem suporte adicionado uns meses antes do lançamento do dito, portanto por aí não deverás ter problemas.

Neste PC ainda continuo com o Mint 20.2 e kernel 5.4

Captura-de-ecr-2023-11-13-12-06-55.png


mas tendo em conta a idade do HW, também não faz grande diferença ter kernel mais recente.


Em relação aos jogos no Steam, tens aqui o tutorial para o Ubuntu (ou derivados).

How to Play Windows-only Games on Linux with Steam Play​

https://itsfoss.com/steam-play/
 
Back
Topo