Equipamento Sony Alpha 1

m4ndr4ke

Power Member

A Sony apresentou hoje a sua nova topo de gama, a Sony Alpha 1






ESPECIFICAÇÕES:
(resumo)

Sensor BSI de 50,1MP
15 stops de dynamic range
IBIS até 5,5 stops
Novos menus ao estilo da A7S III

EVF com 9,4MP, a 60/120/240fps

Autofocus sensível a EV-4 com lente f/2.0
e com ~92% de cobertura da frame

Autonomia de bateria até 430 disparos pelo EVF, ou 530 com o LCD traseiro




FOTOGRAFIA:
Disparo contínuo até 30fps em obturador electrónico, com tracking, sem blackout, eyeAF para humanos e animais (EyeAF melhorado, segundo dizem, funcionando em tempo real)
10fps com obturador mecânico
Buffer para até 82 RAW's sem compressão
Medição de exposição e tracking de focagem feitos ao ritmo de até 120x por segundo (EyeAF incluído)
Obturador mecânico até 1/8000s
Electrónico até 1/32000s
Disparo com redução de intermitência mesmo com obturador electrónico
Sincronização de flash com obturador mecânico 1/400s em modo full-frame, ou até 1/500s em modo APS-C
Sincronização de flash com obturador electrónico até 1/200s em modo full-frame, ou 1/250s em modo APS-C
Melhorias para redução da distorção nas imagens com obturador electrónico



VÍDEO:
(até)
8K a 30fps, 4:2:0, 10 bits, 8.6K oversample
4k a 120fps, 4:2:2, 10 bits, 5.8k oversample, com crop de 10%, ALL-I
1080p a 120fps, 4:2:2, 10 bits
RAW DCI-4K a 16 bits disponível para gravação externa por HDMI
Gravação em 8k/30p ou 4k/60p 4:2:0 de 10 bits contínua durante pelo menos 30 minutos sem sobreaquecimento (ainda não sei os tempos máximos)



INTERFACES:
Dupla slot de cartões de memória CFexpress de Tipo A
USB 3.2 tipo C até 10Gbps
RJ45 10/100/1000
Bluetooth 5.0
802.11 a/b/g/n/ac
Rede via USB, suportando tethering a partir dum smartphone 5G


Fala-se num preço de 7.300€
Disponível em Março

 
Última edição:
Já vi carros novos mais baratos :)

Isto é para competir com uma possível Canon r1? Está a cima da r5 certo? Tenho que ir comparar com as specs da r5 que já não me lembro.
 
@matavelhos Sim, está acima da R5;)

Está no mesmo patamar de preço do que uma 1DX, e provavelmente receberá a suposta R1 como concorrente.

Mas gosto desta câmara, está muito completa. Agora quero esperar para ver a A7 4, a Fuji X-E4, e as supostas R1 e R7.

EDIT: actualizei uma ou outra especificação, incluindo a informação dos disparos por segundo com obturador mecânico

A Sony está a apostar fortemente no electrónico, de tal forma que a informação da velocidade no mecânico anda bem escondida

Já agora, o 8k desta câmara não é All-I como na R5, é um formato mais comprimido.

Outra coisa curiosa é que não fizeram upgrade ao LCD traseiro, o que coloca agora as coisas num patamar em que o EVF gasta mais energia do que ele.
 
Última edição:
Como referes eles estão a apostar fortemente no obturador electrónico... De tal forma que arrisco-me a dizer que no futuro, quando esta sofisticação descer nas gamas de entrada, os obturadores mecânicos vão começar a desaparecer
 
@matavelhos
Outra coisa curiosa é que não fizeram upgrade ao LCD traseiro, o que coloca agora as coisas num patamar em que o EVF gasta mais energia do que ele.

Uma questão um pouco offtopic: quanto dura uma bateria numa mirrorless comparado com máquinas com espelho? Uma vez que há sempre algo ligado (o lcd do evf, por exemplo), a máquina está sempre a gastar... supostamente durará um pouco menos?
 
Consome mais, também as baterias são mais pequenitas.

Por outro lado, maior parte destas cameras carregam rápidamente com powerbank/carregador usb. Muita vez em viagem metia a7ii a carregar durante o almoço. Quase nem usava uma segunda.
 
A R5 não é o melhor exemplo em autonomia de bateria, as Sony são superiores nesse aspecto, quer nesta, quer numa a7 III, ou noutros modelos.

Já vão dando para uma utilização normal, e com um grip de bateria já se fica muito bem servido.
 
Uma questão um pouco offtopic: quanto dura uma bateria numa mirrorless comparado com máquinas com espelho? Uma vez que há sempre algo ligado (o lcd do evf, por exemplo), a máquina está sempre a gastar... supostamente durará um pouco menos?

Em media as baterias das mirrorless tem metade da vida comparada com as DSLR.

 
Uma questão um pouco offtopic: quanto dura uma bateria numa mirrorless comparado com máquinas com espelho? Uma vez que há sempre algo ligado (o lcd do evf, por exemplo), a máquina está sempre a gastar... supostamente durará um pouco menos?

Dura bem menos e é, para mim, o calcanhar de Aquiles das mirrorless, mas totalmente irrelevante por 3 razões:

1) Podes tal como nas de espelho, comprar baterias extra
2) Live vew. Eu como fotografo de paisagens uso maioritariamente LCD. As baterias são mais pequenas, mas o consumo vai ser o mesmo.
3) Para mim o mais importante, carregamento por USB.

Para mim a 3 é a mais importante e nunca deixei de tirar uma foto por causa de falta de bateria na X-T3. Um powerbank resolve o assunto e permite-me ter a camera a fotografar a noite toda sem stress. E de referir que em mais de 2 anos nunca usei o carregador que vem com a camera. Prefiro uma bateria mais pequena mas carregável por USB do que uma maior mas que tenha que a retirar para a carregar.
 
Por esse preço tinha de ser maquina, mas do que adianta ser uma revolução se quase ninguém a vai comprar, dar 7299€ por uma maquina. Só um profissional de topo que está bem da vida ou alguma industria cinematográfica.
 
Por esse preço tinha de ser maquina, mas do que adianta ser uma revolução se quase ninguém a vai comprar, dar 7299€ por uma maquina. Só um profissional de topo que está bem da vida ou alguma industria cinematográfica.


Penso que vai vender bem, se de facto comprovar que consegue competir com outra maquinas, principalmente de filmar, que rondam o mesmo preco, vai ser um sucesso. Agora claro, como a A9, ate a propria A7S III, sao maquinas que já implicam um bom investimento... Eu pessoalmente estou á espera de ver hands-on reviews de como se comporta versus a A7S III para ver qual irei comprar.
 
E a Fuji acaba por lançar um concorrente directo, no que toca a fotografia, com a vantagem de ter o dobro da resolução num sensor maior.
 
@APedro vais desculpar-me, mas custa-me a ver em que é que a GFX100S é concorrente desta. A única coisa semelhante que têm é o preço, porque de resto acho que câmaras muito diferentes :P
Esta é uma câmara feita para velocidade, a Sony esforçou-se para melhorar a velocidade de leitura do sensor e conseguiu alcançar as 30fps com obturador electrónico, e até melhorar a velocidade de sincronização de flash para 1/400s. É boa para desporto, e é boa para velocidade em estúdio. Mas definitivamente focada na velocidade.

A Sony de alta resolução é a a7R4, que custa metade, mas tem sensor de 61MP, com menos velocidade.

A nova Fuji faz 5fps:paranoid:
 
@APedro vais desculpar-me, mas custa-me a ver em que é que a GFX100S é concorrente desta. A única coisa semelhante que têm é o preço, porque de resto acho que câmaras muito diferentes :P
Esta é uma câmara feita para velocidade, a Sony esforçou-se para melhorar a velocidade de leitura do sensor e conseguiu alcançar as 30fps com obturador electrónico, e até melhorar a velocidade de sincronização de flash para 1/400s. É boa para desporto, e é boa para velocidade em estúdio. Mas definitivamente focada na velocidade.

A Sony de alta resolução é a a7R4, que custa metade, mas tem sensor de 61MP, com menos velocidade.

A nova Fuji faz 5fps:paranoid:

É um facto, apesar de eles anunciarem bastante a rapidez do AF.

No vídeo promocional também é bastante evidente a robustez do corpo, dando a entender que, mais do que desporto, é um equipamento para paisagem.

A Fuji está a alcançar o que a Sony alcançou com FF.

Ainda não está lá claro, mas a pouco e pouco a oferta de equipamentos em médio formato é cada vez mais variada, em várias categorias de preço e com uma oferta de lentes cada vez maior.
 
Eu não encaro a robustez dessa forma, isto é, não com esse objectivo, e acredito que a marca também não.

Quando me falam na robustez eu penso em fotojornalismo, fotografia de conflito, e desporto ao ar livre.

Para paisagem há mais planeamento, há formas de proteger o equipamento.
 
Eu não encaro a robustez dessa forma, isto é, não com esse objectivo, e acredito que a marca também não.

Quando me falam na robustez eu penso em fotojornalismo, fotografia de conflito, e desporto ao ar livre.

Para paisagem há mais planeamento, há formas de proteger o equipamento.

Discordo totalmente.

Vai lá fotografar com temperaturas negativas, em sítios com alto grau de humidade, em sítios como o vulcão dos capelinhos, por exemplo, onde a areia é tão fina que entra até pela roupa.

A robustez é igualmente importante.

Vai lá fotografar vida animal sem um equipamento robusto e logo vês se só importa a rapidez de disparo.

Mas, seja como for, não estou a defender uma sobre a outra.
 
Para temperaturas negativas (se estiveres a falar de frio extremo), eu não levaria mirrorless porque o EVF acaba por deixar de funcionar e ficas sem câmara.
Se não estiveres a falar de frio extremo, as câmaras de gamas inferiores conseguem aguentar minimamente bem. Tens o exemplo aqui do @xukuru que esteve na Islândia a fotografar cascatas, deu banhos à 6D e não teve problema algum e, se fores a ver, a generalidade dos fotógrafos que anda em locais de clima extremo já fica satisfeito com a robustez da gama 5D. Por acaso estás a tocar em áreas que são do meu interesse e nas quais sigo vários fotógrafos, videógrafos e sherpas, e poucos vi que usassem a gama 1D.

A robustez tipo 1D normalmente é muito valorizada por quem está sujeito a ficar duas horas à chuva num estádio, sem poder sair do sítio, ou por quem anda em zonas de conflito e está sujeito a que o ataquem e lhe dêem uma tareia, enquanto só tenta evitar que a câmara se parta, ou que chegue a qualquer lado e o mandem ao chão, com câmara e com tudo. Repara que 1D e Nikon D4/D5/D6 são câmaras com grip incorporado, por forma a que o corpo não quebre naquele sítio, como poderia acontecer com uma câmara com um grip lá encaixado, incluindo esta Sony, motivo pelo qual ainda estou com dúvidas quanto à robustez desta.
 
Back
Topo