- Originalmente planeado como Sonic Adventure 3
- Não tem relação directa com o Sonic da 360/PS3, nem "oficialmente" com o Sonic and the Secret Rings
- O poder das 7 Chaos Emeralds é mal utilizado por Eggman/Robotnic e algo muda dentro do corpo do sonic.
- Sonic anda pelo mundo, por varias localizações "realistas".
- Não há mecanicas directamente convertidas do Secret Rings, mas usa um movimento chamado “quick step” para permitir deslocamento rapido da esquerda para a direita. (não tem mas tem, basicamente)
- Sonic Boost permite uma aceleração rapida (muito similar ao Secret Rings), asim como o Sonic Dash.
- Os movimentos clássicos como spin e homing attacks regressam.
- O jogo tem ciclo de noite e dia em alguns níveis, de dia o Sonic estará na sua forma normal, mas à noite os jogadores irão abrandar e manipular objectos…
- Em Unleashed os jogadores irão usar o nunchuck (presumivelmente para analog >_<)
- Novos robôs criados pelo Robotnik, alguns elementos sombrios e algumas batalhas colossais (pelo menos uma com cerca de 7 metros de altura)
- Desenvolvido de raiz, "completa nova abordagem" ao Sonic. (yeah right, secret rings+gameplay mais clássico+secções 2.5D)
- Gráficos Wii descritos como "Shiny next-gen visuals"
- Entrevista com o lead designer Yoshihisa Hashimoto.
Curriculo do homem:
Sonic Adventure 2 - lead chao programmer
Sonic Adventure 2: Battle - lead chao programmer
Sonic Advance - programmer
Sonic Pinball Party - programmer
Sonic Adventure DX - A-Life system director