Software CAD e Topografia

olá pessoal, só agora é que vi este topico e agradou-me.
Sou topografo e trabalho na construção de auto-estradas, neste momento A21 eirceira mafra (ligação à A8).
O programa que utilizo mais é o civil 3d 2008 e é essencial e tem funções avançadas para o meu tipo de trabalho, como criar directriz, rasantes, corredores, perfis, calc volumes etc.

gostava de saber se existe uma alternativa a este produto em windows e linux?

abraços
 
gostava de saber se existe uma alternativa a este produto em windows e linux?
abraços

Caro colega 'topófro' :D, em resposta à tua questão lembro-me que a quando da minha primeira busca/investigação que deu origem a este tópico encontrei as seguintes alternativas:

- Cadian --> Cadian Civil Survey (era modular, ou seja podias adquirir o que necessitasses p/ o teu tipo de trabalho);

- SivanDesign --> CivilCad;

- Carlson Survey --> Têm representação/distribuidor em PT, substituiu o descontinuado Autodesk Civil Design (acho que se chamava assim) o antecessor do Land Development.

- Cartomap --> é o que eu uso em combinação c/ um Cad 'normal' e p/ o tipo de trabalho que faço (cadastro, implantações,...) chega perfeitamente. Acho que tb é modular.

- Pythagoras ADW Software *, CDS Foresight Software *; TopoEVN (brasileiro)

* s/ exportação .dwg/dxf

Isto tudo p/ Windows e não é free.
P/ Linux lamentavelmente acho que não existe nada, nem sequer a pagantes.

Free p/ Windows e MUITO, MUITO BÁSICO (atenção a este pormenor, portanto não esperes milagres), já referi anteriormente é o Topocal, exporta p/ .dxf e pronto.

Já tens c/ que te enterter por um bom bocado.
------------------------------------------------------------------
Quanto aos testes, lamentavelmente o consumo de memória em qualquer das alternativas é muito superior ao do Acad (2x, 4X) para o mesmo tipo de desenho/trabalho e operações. O único que se porta mais ao menos é o ZWcad (?). Não esquecer que a referência são sempre os Raster's Cadastrais + Rasters's Militares + Modelo Numérico. Para desenho 2D/3D 'normal' todos têm um desempenho razoável, todos têm as suas vantagens e desvantagens e fica ao critério de cada um. É testar, testar...

A média de preços ronda os €500, mais coisa menos coisa e se compararmos c/ o Autocad LT (s/ 3D) que custa €1500, é capaz de compensar.

Se houver mais novidades cá voltarei.

Desculpem esta lenga-lenga toda.
 
Reanimando isto. Eu estou aqui a ver se substituto Autocad 2008 Civil, por qualquer coisa mais lite (e básica) :/ Bricscad ou ProgeCad, actualmente ?
 
Se houver mais novidades cá voltarei.

De volta :D

Afinal não convenci ninguém c/ as alternativas ao Acad, aquele problema referido algures acima/atrás foi a razão. Acho estranho já que se podia facilmente (como sugeri) alterar o esquema de carregamento de todos aqueles rasters, resolvendo o problema. Conclusão, compraram 4 licenças do espectacular LT2008 (+/- €1500/cada) e supostamente estão a negociar a aquisição de 2 licenças Acad 2008 porque entretanto a verba disponível foi com os porcos... enfim.

Tive a sorte(!) de me instalarem um dos maravilhosos LT2008. Lá se foi o 3D, LISP's, até p/ ter o comando 'align' tive de criar um script!!!...

Reanimando isto. Eu estou aqui a ver se substituto Autocad 2008 Civil, por qualquer coisa mais lite (e básica) :/ Bricscad ou ProgeCad, actualmente ?

Boas. Precisas das funções 'civil'? se for o caso a SivanDesign http://www.sivandesign.com/ tem o CivilCad. Funciona stand alone ou integrado (acad/bricscad) e nesse caso ou não, Bricscad. Não é barato.
Cumps.
 
Reanimando isto. Eu estou aqui a ver se substituto Autocad 2008 Civil, por qualquer coisa mais lite (e básica) :/ Bricscad ou ProgeCad, actualmente ?

Entre os dois, actualmente, BricsCAD ;)

No ProjeCAD tens 500+ funcionalidades, mas o novo V8 do BricsCAD já é baseado no motor V7 da IntelliCAD que é 500X mais estável. Tens também suporte DRX (clone do ARX).

Um outro que tem crescido muito e está muito bom na ultima versão é o AcceliCAD.


Abraço ;)

EDIT:

Boas. Precisas das funções 'civil'? se for o caso a SivanDesign http://www.sivandesign.com/ tem o CivilCad. Funciona stand alone ou integrado (acad/bricscad) e nesse caso ou não, Bricscad. Não é barato.
Cumps.

Já agora, quando representavamos o BricsCAD fomos durante alguns anos também representantes do CivilCAD (até à versão 2007) e... é mesmo muito fraquinho... para além de muito mais virado para a parte de estradas e topografia. Se é isso que queres, tens estas aplicações que dão apra todos os Intellicad. Se quiseres coisas mais viradas para estruturas, tens estas ;)
 
Última edição:
Obrigado a ambos. Futuramente CAD precisarei mm para civil, vias e topografia. Vou ver melhor as opções. Porque licenças autodesk são estupidamente caras...
 
Um artigo interessante sobre o estado do CAD em Linux:
http://www.linux.com/feature/119278 "Open source software for architects", September 21, 2007.

A propósito, estive a dar uma espreitadela no Blender e... WOW
é um quanto orientado ao desenvolvimento de jogos 3D e animação de personagens
e tem a limitação de não poder utilizar o formato DWG
mas o projecto e a comunidade blender parece-me estar como uma dinâmica impressionante
 
A nível de 3D, ambiente gnu/linux está-se melhor servido. De facto o blender está cada vez melhor,e dps havia ainda soluções (pagas) como o maya, por ex.
 
Boas.

Vi este tópico e decidi dar uma espreitadela, uma vez que também já me pediram muitas vezes alternativas ao ACAD.
Uma das alternativas que ainda não vi aqui mencionada é o A9CAD. Também tem uma versão "free" que pode ser instalada para ter uma melhor ideia. Não sei se é por não se adequar ao que é desejado, ou se é por não ser conhecida.

Cumprimentos.
 
Estou começando a me deliciar neste novo mundo livre de janelas. Desde 1997 sonho em trabalhar CAD em linux e só não migrei antes por causa disso, pois, acostumada ao AutoCAD, nunca achei as outras opções satisfatórias. Bem... a impressão que tenho é que isso evoluiu pouco se compararmos com os outros tipos de software... Enfim... Demorei demais, mas estou aqui, mesmo sem poder ler .dwg no QCad, que é o q resolvi testar.
Como vi que o drama não é só meu, encontrei este post. Ainda não testei, mas acho válido compartilhar:
http://georgia.ubuntuforums.org/showthread.php?t=529126
Gostaria de saber se alguém já encontrou solução melhor.
 
Boas. Alguém pode testar o VariCAD 2008? Estou a testar a versão para linux, assim por alto funciona direitinho e até é leve :)
Só que "mexer" nisto é grupo :/ importei alguns dwg's simples e abriu sem problemas, edita e reconhece layers.
 
Última edição:
isso não é mais p/ desenho 'metalomecânico'. se pudesse instalar isso aqui no trabalho podia testar mas não dá e em casa a disponibilidade é pouca, mas vou tentar.
 
Thanks.
Estive novamente a dar 1 volta e infelizmente pouco ou nada mudou. Bricscad tem evoluído bastante, mas apenas para windows, *nix tá parado... esse que referi é que parece ter 1 desenvolvimento contínuo, apesar de ser 1 pouco diferente. Não consigo mexer nele lol, autocad torna tudo de facto mais simples :(
(tb já tentei via wine, autocad e alguns conseguem correr algumas versões, mas nada feito).
 
Ao bricscad, suponho que sim, visto que as ferramentas trabalham de forma semelhante (aliás, alguns têm tentado copiar ao máximo). São mais limitados, mas muito mais baratos, julgo que sim.
Já ferramentas mais complexas como o AutoCad Civil 3D, é diferente.

A dificuldade maior, a meu ver, será a quem está habituado a versões recentes do AutoCad, como eu, que a habituação :/
 
Última edição:
Back
Topo