apenas 3 anos de transição parece-me pouco...
ou o Snow Leopard não irá ser lançado em 2009 ou então o update não será tão grande...
pois ainda à 2 anos se vendiam PPC... e isto é demasiado radical a meu ver
Concordo, mas com reservas. Depende do que este Snow Leopard apresentar de novo relativamente ao seu antecessor e não falo de melhorias fantásticas a nível técnico (que não são visíveis o utilizador usual ao update e como tal irrelevantes para estes) mas de features visíveis de imediato na utilização.
Não espero grandes features que se enquadrem neste segundo ponto e penso que talvez os utilizadores de PPC não se sintam muito afectados caso este cenário se verifique.
Caso de facto se verifique ser uma major release com muita coisa nova e diferente nas camadas superiores do sistema operativo, então é certo que os utilizadores PPC se vão sentir altamente esfaqueados nas costas pela Apple.
Mas note-se que seja como for, a adopção do Leopard não tem sido propriamente bombástica e conheço dezenas de pessoas que continuam fiéis ao Tiger e saiem-se eles agora com um update destes tão em cima do joelho?
Cheira-me que existem duas grandes motivações por detrás deste lançamento e mais outras duas que são meramente contextuais, por esta ordem:
1. Resposta ao Windows 7: a Apple em termos de Marketing só tem a ganhar neste momento ao projectar o seu sistema operativo contra o Windows e acredito que o Windows 7 ainda não seja suficientemente bom para superar o Mac OS X o que confere à Apple mais uma oportunidade (ao fazer o lançamento simultâneo) de se debater com a Microsoft e ganhar em termos de qualidade o que obviamente aumenta o potencial de angariação de clientes no mundo Windows.
2. Aparecimento de funcionalidades revolucionárias a nível de hardware que exijam como é óbvio, mudanças críticas no software actual. Se lançarem tablets multi-touch ou quaisquer outros dispositivos com funcionalidades ao nível de hardware muito profundas, existe uma necessidade clara de adaptação profunda que é conseguida com mais sucesso através do lançamento de um novo sistema operativo (como contra exemplo disto temos o XP Tablet Edition que é completamente desconfortável e nada ergonómico).
3. Alocar os recursos de desenvolvimento na plataforma Intel e deitar o PPC para trás das costas. Quer gostemos, quer não, o suporte ao PPC aloca recursos (não apenas económicos, nestas coisas nem tudo se reduz a dinheiro) na Apple e devem querer como é óbvio rentabilizar o futuro pela concentração de esforços na plataforma actual.
4. Empurrar os utilizadores a mudar para Intel. Esta é óbvia, ao empurrar os PPC users para Intel à partida venderão mais máquinas Intel e notar o seguinte detalhe: os clientes PPC da Apple têm uma característica comum não presente de forma tão consistente nos clientes Intel: são extremamente fiéis à marca e eles sabem disso e como tal devem ver pouco risco de abandono por parte destes clientes para soluções concorrentes.