Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

Possuo uma board P5WDH Deluxe com dois WD de 320Gb, 16Mb Buffer, cada, em raid0.

Uso o controlador indicado para essa board ICHR7.

Há outros controladores na board que, pelas pesquisas que realizei, são mais lentos que os da Intel (Micron, Ez-backup...).

Será que a aplicação de um controlador externo, aspas, aumenta a perfomance, tipo este da adaptec? (http://www.adaptec.com/en-US/products/raid_tech/sata_drives/SAS-5405/).

Sobre este assunto coloquei esta dúvida no sitio da board: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165709 , pois só agora descobri esta secção...


Obg.
 
Última edição:
Amigo peço humildemente e desesperadamente a ajuda de TODOS que poderemme ajudar.

Tenho uma controladora Silicon 3114 e 2 HDs de 160 gigas, montei um RAID1 ai... começo a instalação normal faço a instalação da controladora tudo certinho porém, quando o computador reinicia e pra comerçãr a instalação da parte gráfica da um erro de tela azul, isso é.... ele diz que não pode acessar o dispositivo de boot.

Já estou pra ficar doido... com isso alguém saber me dizer pelo amor de DEUS como posso revolser este problema?

Vlw
 
Por acaso...já foste à bios definir o raid como dispositivo de boot?

Por acaso, os drivers que usas são os últimos e instalados através de "F6"? É que normalmente os que vêm com as boards estão desactualizados, caso da Asus P5WDH Deluxe...

Já agora que board e sistema oper?
 
Uma questão:
Como carregar os drivers num pc que não tem qualquer drive de diskettes? Não é possilvel mudae durante a fase de instalação do Windows xp SP2 o dispositivo de onde são carregados os drivers como patravés de uma pen USB por exemplo?
 
Bem, a melhor solução que encontrei foi (re) instalar a drive de disketes...há por aí uns tutoriais que ensinam a construir um CD ja com os drivers, nomeadamente com o Nlite, mas sinceramente acho que foi mais fácil instalar a drive de disketes...
 
E 3 discos em raid0?

Antes de mais, devem saber que há raid's "falsos". Isto é, há raid's 0 que não é nada mais que juntar os dois discos mas na prática ele enche o primeiro e depois o segundo em vez de escrever metade de cada ficheiro em cada disco para aumentar as velocidades.
Esta é a minha dúvida da minha board (P5B-E).

Tenho o raid feito pelo chipset da intel (sem ser um outro à parte para raid's) e com dois discos hitachi 160GB mas o HDTach não me dá valores muito a cima do que outros que aqui tenho sem ser em raid. Há como tirar esta dúvida sem desfazer o raid? É que não me dava mesmo jeito de momento formatar isto.
Read: 99MB/s
Burst Speed: 212.9MB/s

Se eu comprasse, podia fazer um raid0 de 3 discos? Aumentava a performance?

No HDTach o que é exactamente o Burst Speed?
 
Última edição:
nunca ouvi essa do raid falso,

garanto-te que nessa board não é assim,
tenho uma igual

para acrescentares um outro disco a esse raid precisas de o desfazer

em relação aos 99mb/s duvido que só um dos hitachi consiga fazer isso
 
Falaram-me tão bem da hitachi, mesmo aqui no forum, e vejo tanto disco de um e dois pratos e fazerem muito mais de 99MBps daí a achar pouco para isto. Também não interessa.

Desfazendo este raid, para fazer outro com 3 discos, vou ganhar em performance? Vale a pena? Disco já tenho...
 
Raid 0+1 NÃO É Raid 10. A forma como os dados são escritos nos discos é substancialmente diferente, sendo que Raid 10 é melhor (Raid 10 também é por vezes chamado de Raid 1+0, o que provoca alguma confusão em relação ao 0+1).

Basicamente RAID 0+1 é um mirroring de strippings e 1+0 é um stripping de mirrorings.

Já agora acrescento o RAID6, que muito resumidamente é um RAID5 com maior tolerância a falhas.

Abraço
 
Última edição:
Então e RAID 6? No outro dia vi isso mas não sei o que é.

Cumps

RAID 6

É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um em RAID 6, teremos 120 GB de dados e 40 GB de paridade.
 
Back
Topo