Boa tarde,
Ao fim de algumas semanas de analisar o serviço do ISP relativo a TS e a largura não ser a contratada fiz uma reclamação e eis a resposta da simplesnet (que diga-se de passagem que foi rapida.)
Venho por este meio reportar 2 situações destintas:
>
>
>
> 1) Denoto á alguns dias que a ligação está lenta (notei inicialmente no
> browser, posteriormente em downloads). E aproveitei ontem domingo para
> fazer alguns testes de largura de banda, nesse sentido entrei nos seguintes sites:
> www.testmy.net <http://www.testmy.net/> e www.beltronica.pt
> <http://www.beltronica.pt/> e em ambos os sites a velocidade de
> downstream oscila entre os 0.7 mbits e 1.0 mbits. Dai que sendo a
> minha ligação de 4mbits , agradeço que seja reposta a largura de banda
> em falta. Visto que já é um caso recorrente.
>
> 2) P2P - Denoto á aproximadamente 2 semanas que quando downloads neste
> tipo de protocolo quer seja em horário normal quer seja em período de
> HH que raramente consigo efectuar downloads acima de 20kb/s em fontes
> que á duas semanas atrás nunca tinha taxas de transferência abaixo de 70-80kb/s.
>
> Dai que pretendo saber se trata-se de uma situação generalizada de
> traffic shapping ou se deve-se a qualquer outro tipo de factor.
RESPOSTA:
Viva -,
Serve o presente para lhe comunicarmos que recebemos o seu pedido.
Os testes que efectuou não são conclusivos, dado que não temos qualquer indicação onde estão alojados, nem sabemos qual o reencaminhamento até chegar ao destino.
Deste modo, os testes que efectuou não são conclusivos. Agradeço que verifique qual a sua velocidade de sincronismo. Se o seu sincronismo não for o que está contratado, agradeço que nos informe de imediato.
Relativamente à segunta questão a taxa de contenção máxima prevista, corresponde a 1 para 50 no caso dos serviços oferecidos pela Simplesnet (e pela globalidade dos restantes ISPs). Esta informação pode ser confirmada em, http://www.ptcomunicacoes.pt/operadores/nacionais.asp?area=adslpt
A Simplesnet não pratica contenção suplementar para além desta, que é praticada antes do tráfego ADSL nos ser entregue, (facto que inclusivamente foge ao nosso controlo e sobre o qual não poderemos actuar tecnicamente).
Esta política de dimensionamento passava mais camuflada anteriormente (provavelmente fruto da rede de recolha de tráfego da PT estar, já na altura, dimensionada para os tráfego cursado actualmente por todos os ISPs, i.e após o incremento de velocidade disponível nos clientes finais) mas que actualmente passou a ser um facto mais visível.
Ou seja, os acessos ADSL não tem largura de banda garantida, podendo inclusivamente existir períodos do dia em que a qualidade de serviço é melhor do que noutros.
No caso do nosso serviço de ISP propriamente dito, são praticadas políticas de gestão de tráfego de modo a atenuar esse efeito de contenção que por vezes surge.
Por exemplo, no caso de tráfego peer-to-peer, por exemplo, é expectável a existência de métodos de prioritização não sendo provável que este cenário se altere. Face à necessidade de dimensionamento da rede, é precisamente neste tipo de aplicações que se inicia a gestão de prioridade, pois, de outra forma, não é possível assegurar uma boa qualidade de serviço à globalidade dos clientes.
Este facto também resulta de certo tipo de aplicações não terem necessidades de tempo real e serem pouco sensíveis a atrasos.
Embora estando a falar apenas em nome da Simplesnet, posso adiantar-lhe que este cenário existe na globalidade dos ISPs (e será, eventualmente, mais agravado).
Como ISP, tentaremos ter sempre padrões de serviço condizentes com o segmento de mercado a que se destinam e com performances tão boas ou melhores que a concorrência.
Garantias de débito no serviço ADSL, infelizmente, não nos é possível oferecer.
Apenas em serviços de linhas dedicada a Simplesnet garante inexistência de contenção (têm custos bastante superiores, no entanto, sendo produtos já direccionados para o mercado empresarial).
Apesar do serviço não estar abaixo dos parâmetros mínimos de qualidade de serviços especificados para ligações ADSL, temos conhecimento de que em determinadas zonas geográficas a qualidade dos serviços poderá não estar no seu desempenho máximo.
Estamos neste momento a identificar essas zonas e a tomar acções de modo a que a qualidade de serviço se volte a aproximar aos máximos de desempenho que sempre nos caracterizaram.
Estimamos que o resultado destas acções seja visível durante as próximas semanas.
Quero reforçar o facto de que os parâmetros mínimos de qualidade de serviços especificados para ligações ADSL nunca foram nem estão a ser violados.
Conclusão:
Acho absurdo que um ISP se esconda segundo o argumento da taxa de contenção, visto que raramente tenho 3mbits, o normal é não passar de 1 *****.
Claro que ainda vou expor os testes de uma forma minuciosa, apenas para descargo de consciencia.
2) A questão do traffic shapping acho abusrdo na medida em que se congestionar o trafego em outro tipo de protocolo, o isp fica da mesma forma congestionado.
E existe uma questão de fundo: o facto de pagar por um serviço com x gb de trafego mensal, e se dessa forma para efectuar a transferencia do trafego contratado é excessivamente lento. Pelo que percebi "legalmente" posso ter que aceitar ate 4096:550 (tx contenção), isto quer dizer que a minha largura de banda legalamente contratada é de 81.92 kilobits e que ronda uma taxa de transferencia maxima de 10k/s, ora assim sendo mais vale ter um modemzinho analógico que nao tenho contenção nem mensalidades que por vezes podem ser exorbitantes.
Acho que a ser assim deveria vir no contrato descriminado 1) que a taxa de contenção é de x e que pode ocoorer até 99.99% do tempo de utilização, 2) que os protocolos de p2p perdem a prioridade, pois se esta situação for exposta deduzo que perdem muitos clientes e é aqui o limbo do ISP, em que a meu ver sao violados os direitos do consumidor.
é o que eu penso.
Ao fim de algumas semanas de analisar o serviço do ISP relativo a TS e a largura não ser a contratada fiz uma reclamação e eis a resposta da simplesnet (que diga-se de passagem que foi rapida.)
Venho por este meio reportar 2 situações destintas:
>
>
>
> 1) Denoto á alguns dias que a ligação está lenta (notei inicialmente no
> browser, posteriormente em downloads). E aproveitei ontem domingo para
> fazer alguns testes de largura de banda, nesse sentido entrei nos seguintes sites:
> www.testmy.net <http://www.testmy.net/> e www.beltronica.pt
> <http://www.beltronica.pt/> e em ambos os sites a velocidade de
> downstream oscila entre os 0.7 mbits e 1.0 mbits. Dai que sendo a
> minha ligação de 4mbits , agradeço que seja reposta a largura de banda
> em falta. Visto que já é um caso recorrente.
>
> 2) P2P - Denoto á aproximadamente 2 semanas que quando downloads neste
> tipo de protocolo quer seja em horário normal quer seja em período de
> HH que raramente consigo efectuar downloads acima de 20kb/s em fontes
> que á duas semanas atrás nunca tinha taxas de transferência abaixo de 70-80kb/s.
>
> Dai que pretendo saber se trata-se de uma situação generalizada de
> traffic shapping ou se deve-se a qualquer outro tipo de factor.
RESPOSTA:
Viva -,
Serve o presente para lhe comunicarmos que recebemos o seu pedido.
Os testes que efectuou não são conclusivos, dado que não temos qualquer indicação onde estão alojados, nem sabemos qual o reencaminhamento até chegar ao destino.
Deste modo, os testes que efectuou não são conclusivos. Agradeço que verifique qual a sua velocidade de sincronismo. Se o seu sincronismo não for o que está contratado, agradeço que nos informe de imediato.
Relativamente à segunta questão a taxa de contenção máxima prevista, corresponde a 1 para 50 no caso dos serviços oferecidos pela Simplesnet (e pela globalidade dos restantes ISPs). Esta informação pode ser confirmada em, http://www.ptcomunicacoes.pt/operadores/nacionais.asp?area=adslpt
A Simplesnet não pratica contenção suplementar para além desta, que é praticada antes do tráfego ADSL nos ser entregue, (facto que inclusivamente foge ao nosso controlo e sobre o qual não poderemos actuar tecnicamente).
Esta política de dimensionamento passava mais camuflada anteriormente (provavelmente fruto da rede de recolha de tráfego da PT estar, já na altura, dimensionada para os tráfego cursado actualmente por todos os ISPs, i.e após o incremento de velocidade disponível nos clientes finais) mas que actualmente passou a ser um facto mais visível.
Ou seja, os acessos ADSL não tem largura de banda garantida, podendo inclusivamente existir períodos do dia em que a qualidade de serviço é melhor do que noutros.
No caso do nosso serviço de ISP propriamente dito, são praticadas políticas de gestão de tráfego de modo a atenuar esse efeito de contenção que por vezes surge.
Por exemplo, no caso de tráfego peer-to-peer, por exemplo, é expectável a existência de métodos de prioritização não sendo provável que este cenário se altere. Face à necessidade de dimensionamento da rede, é precisamente neste tipo de aplicações que se inicia a gestão de prioridade, pois, de outra forma, não é possível assegurar uma boa qualidade de serviço à globalidade dos clientes.
Este facto também resulta de certo tipo de aplicações não terem necessidades de tempo real e serem pouco sensíveis a atrasos.
Embora estando a falar apenas em nome da Simplesnet, posso adiantar-lhe que este cenário existe na globalidade dos ISPs (e será, eventualmente, mais agravado).
Como ISP, tentaremos ter sempre padrões de serviço condizentes com o segmento de mercado a que se destinam e com performances tão boas ou melhores que a concorrência.
Garantias de débito no serviço ADSL, infelizmente, não nos é possível oferecer.
Apenas em serviços de linhas dedicada a Simplesnet garante inexistência de contenção (têm custos bastante superiores, no entanto, sendo produtos já direccionados para o mercado empresarial).
Apesar do serviço não estar abaixo dos parâmetros mínimos de qualidade de serviços especificados para ligações ADSL, temos conhecimento de que em determinadas zonas geográficas a qualidade dos serviços poderá não estar no seu desempenho máximo.
Estamos neste momento a identificar essas zonas e a tomar acções de modo a que a qualidade de serviço se volte a aproximar aos máximos de desempenho que sempre nos caracterizaram.
Estimamos que o resultado destas acções seja visível durante as próximas semanas.
Quero reforçar o facto de que os parâmetros mínimos de qualidade de serviços especificados para ligações ADSL nunca foram nem estão a ser violados.
Conclusão:
Acho absurdo que um ISP se esconda segundo o argumento da taxa de contenção, visto que raramente tenho 3mbits, o normal é não passar de 1 *****.
Claro que ainda vou expor os testes de uma forma minuciosa, apenas para descargo de consciencia.
2) A questão do traffic shapping acho abusrdo na medida em que se congestionar o trafego em outro tipo de protocolo, o isp fica da mesma forma congestionado.
E existe uma questão de fundo: o facto de pagar por um serviço com x gb de trafego mensal, e se dessa forma para efectuar a transferencia do trafego contratado é excessivamente lento. Pelo que percebi "legalmente" posso ter que aceitar ate 4096:550 (tx contenção), isto quer dizer que a minha largura de banda legalamente contratada é de 81.92 kilobits e que ronda uma taxa de transferencia maxima de 10k/s, ora assim sendo mais vale ter um modemzinho analógico que nao tenho contenção nem mensalidades que por vezes podem ser exorbitantes.
Acho que a ser assim deveria vir no contrato descriminado 1) que a taxa de contenção é de x e que pode ocoorer até 99.99% do tempo de utilização, 2) que os protocolos de p2p perdem a prioridade, pois se esta situação for exposta deduzo que perdem muitos clientes e é aqui o limbo do ISP, em que a meu ver sao violados os direitos do consumidor.
é o que eu penso.