Shining Force Feather (Fan-Translation has begun!)

Bem, lá vem os números não muito animadores. É pena uma saga destas não vender grande coisa :/

Shining Force Feather [1st Day sales] - 19k

Comparações:

[Platform] [Name] [First day sales] [Shipment sold]

[NDS] Shining Force Feather - 19,000 (30%)
[PS3] Sonic Unleashed - 2,500 (25%)
[360] Sonic Unleashed - 1,700 (30%)

Shining Soul 2 (13,928) and Shining Force: Dragon's Revival (14,636) did in it's first week in Japan.


(...)

Platform / Name / First Week Sales / Lifetime sales

[SS] Shining the Holy Ark [44,539] [83,641]
[GBA] Shining Soul [33,041] [72,997]
[PS2] Shining Tears [66,646] [104,762]
[PS2] Shining Force Neo [48,606] [96,013]
[PS2] Shining Force Ikusa [79,449] [130,763]
[PS2] Shining Wind [83,250] [126,561]

Fico admirado com certos titulos que vendem melhores que outros e a qualidade está bem longe do que os outros proporciona, infelizmente :( Cá se espera pela versão inglesa deste... se não, vem a versão japonesa já que a estratégia deste jogos está a ter boas impressões de outros fãs.
 
Fico admirado com certos titulos que vendem melhores que outros e a qualidade está bem longe do que os outros proporciona, infelizmente :( Cá se espera pela versão inglesa deste... se não, vem a versão japonesa já que a estratégia deste jogos está a ter boas impressões de outros fãs.

19K first day deve dar na volta dos 30k first week.

É de facto baixo relativamente a outros IP's. Mas já agora sabes as vendas dos main titles? É que por cá, mesmo aqueles meus colegas que nem sabem o termo RPG conhecem a saga.

Quanto a este... no Japão se chegar aos 100k será uma vitória. Não sei quais as expectativas da Sega, mas é uma pena se não chegar ao que deve chegar. No entanto, penso que a onde de spin-offs de qualidade mais duvidosa matou um pouco o nome do IP.
 
Só espero que venda mais que os outros, até porque deixa de lado os aspectos horríveis dos jogos PS2 (com hack'n slash à mistura) e nada a ver com as raízes.

Números Japoneses (várias fontes, entrevistas da SEGA, não actualizados e VGChartz ao barulho)

I just CAN NOT FIND the complete list of sales on the series... *uck!!! >:( I found some "broken" sources and some numbers I remember from interviews with Sega. It means the list is not complete and I don't have the exact numbers...

1-SHINING FORCE(MD) - 300,000
2-SHINING & THE DARKNESS(MD) - 200,000
3-SHINING FORCE EXA(PS2) - 130,763
4-SHINING WIND(PS2) - 126,561
5-SHINING TEARS(PS2) - 104,762
6-SHINING FORCE NEO(PS2) - 96,013
7-SHINING THE HOLYARK(SS) - 83,641
8-SHINING SOUL(GBA) - 72,997
9-SHINING FORCE III SCENARIO 1(SS) - 67,516
10-SHINING FORCE III SCENARIO 3(SS) - 38,372
11-SHINING FORCE III SCENARIO 2(SS) - 37,592
12-SHINING FORCE REMAKE(GBA) - 34,794
13-SHINING SOUL II(GBA) - 13,928



(...) Já segundo o VGChartz (Japão):

Shining Force III: Scenario 1 - 130k (saiu em 12/11/97)
Shining Force III: Scenario 2 - 54k (saiu em 04/29/98)
Shining Force III: Scenario 3 - Sem dados (saiu em 9/23/88)


(...) Dados de outro user - Estes já não sei se são japoneses ou não, mas ali o CD no meio cheira-me que são mundiais :(

Shining Force II 188,417
Shining Force CD 144,128

Valores do VGChartz parece...
 
Só espero que venda mais que os outros, até porque deixa de lado os aspectos horríveis dos jogos PS2 (com hack'n slash à mistura) e nada a ver com as raízes.

O problema é que o nome já está afectado. Espero o mesmo mas... não sei...

Quanto aos números... interessantes e diversos. No entanto, do primeiro foi sempre a descer.

Realmente, não tinha essa noção, até porque, como disse, muita gente o conhece por cá.
 
É verdade, mas isso a culpa também já vem de trás. Não sei até que ponto os 300 mil são credíveis, mas o SF2 foi melhor em todos os pontos e quando vem à baila o nome... vem sempre o Shining Force 2.

Pode parecer estranho, mas lá fora são poucos os que tiveram a possibilidade de jogar ao 3 e outros mais que nem sabiam que havia um Shining Force 3. Não sei quais as razões disso mas na minha opinião tem a ver com a fama do sistema Saturn, publicidade fraca (segundo pessoas da "época") que pouca gente o viu, depois o suporte fraco por parte da SEGA e estarem ocupados a fazer uma Dreamcast deitou por terra os esforços exemplares feitos nos últimos jogos do sistema, o que foi uma pena visto que são grande jogos e... não passaram disso :/

Mais uma caso é o Valkyria Chronicles... tanta qualidade que o jogo tem e acredito que assentava comigo que nem uma luva, mas mais uma vez está provado que jogos de alta qualidade não fazem vendas (sim, não houve muita publicidade, mas quando se mete um jogo num sistema que só quer de jogos de "nome" e que estão há anos para os ver... nem ligam aos outros).

Para este, só espero que tenhas vendas acima dos outros e que faça (caso se confirme) que os próximos jogos voltem à estratégia tradicional e um sistema quase grelha mas com a liberdade devida.



Well, após uns comentários que vi, acabei por fazer aquilo que já deveria ter feito. Ele que venha! :002:

Shining Force Feather (Japan, No Region Protection) - US$ 52.90 (~41.66 EUR)
Coupon: XX-XXX-XXX US$ -5.00 (~-3.94 EUR)
Shipping: US$ 3.40 (~2.68 EUR)
Total: US$ 51.30 (~40.40 EUR)
 
Última edição:
Tu não perdoas :D

Eu este vou aguardar que venha para a Europa. Com o Chrono já cá, o DQIV acabadinho de chegar e o Black Sigil encomendado estou bem. Não me escapa, mas... não me vou precipitar.

Ainda tenho o Fire Emblem à frente deste... :S
 
Tu não perdoas :D

Eu este vou aguardar que venha para a Europa. Com o Chrono já cá, o DQIV acabadinho de chegar e o Black Sigil encomendado estou bem. Não me escapa, mas... não me vou precipitar.

Ainda tenho o Fire Emblem à frente deste... :S

Fazes bem! :) Como tenho de apostar em jogos NDS, nada melhor do que começar por algum lado :D

Ora cá está ele (o irmão Luminous também já chegou... :D)

60332788.jpg


50698532.jpg
 
pois ia perguntar isso, vocês percebem japonês?

Pois estava curiosa relativamente ao mesmo.

Eu adorava jogar determinados jogos, mas como é que os posso jogar se não percebo a história.

Bem, eu já jogava Pokémon quando ainda não sabia falar inglês, e acho que toda a gente da minha idade também :D
 
Na internet á faqs traduzidos em inglês, para estes jogos japoneses.
Eu não sei japones, e sou capaz de importar também um jogo do japão, mas depois consulto os faqs
 
Sabes, era só eles adcionarem aí uns goodies... esquecia-me logo que tinha outro pela frente... :D

Para quem fez a pre-order recebias uns goodies (mas pelos vistos, era basicamente o que já tinha colocado em imagens aqui no tópico :() - Se soubesse teria encomendado na mesma, mas tive à espera de opiniões


EagleEye, esse jogo não vem todo em japonês? como consegues jogar um rpg assim?

Já sabia que haveria estas perguntas, nada mais simples (mas complicado para quem não adora sagas ao ponto de comprar no-english versions, para não falar de quem gosta de ter a maior parte das versões dos jogos, tal como já mostrei com os anteriores :007:)

Razões:

1ª - Fã da saga (e do estilo "único" da saga - Os hack'n slash RPGs não entram, género completamente errado para este tipo de RPG)
2ª - Personagens ("raças"), ataques especiais e jogabilidade simples mas directa/rápida e que nos aproxima das personagens (Fire Emblem como Shining Force usam este método, destacam as personagens em batalhas - mostrando bem as animações de ataque), como as várias utilidades que cada tropa tem; apesar do nº elevado de personagens, não vejo o problema nestas, ao contrário de outros RPGs em que muitas personagens é só para encher ecrâ e não têm personalidade.
3ª - Fã da saga
4ª - Mostrar o meu interesse pelo rumo que o jogo tomou (ou seja, voltar ás origens e não fazer jogos que não têm essência)
5ª - Fã da saga
6ª - Possibilidade de ficar a saber a historia mesmo não estando em inglês - No forum da especialidade que costumo andar há vários users que explicam bem (dentro do possível) os rumos dos acontecimentos
7ª - Fã da saga
8ª - Simplicidade do sistema (este adiciona novas caracteristicas ao sistema de combate, é mais do que escolher as típicas opções de ataque/magia, adiciona interactividade). De resto, Shining Force sempre foi muito simples e directo na forma como se faz level up e equipa personagens (não fico a conhecer os detalhes, mas tem-se uma ideia dos atributos e da força de cada uma - há partes em inglês)


De resto, e para já só tenho a dizer bem do pouco que joguei. Bastante aúdio até ao momento (mais que o ínicio do Luminous Arc), várias expressões das personagens e pelos vistos bom humor pelo que dá a entender, as animações parecem mais fluídas agora que vejo o jogo à minha frente e não pelos vídeos. Continua a manter a estratégia necessária, com várias opções de ataque (singular, em conjunto, MAX power - só se pode usar uma vez).

Os level ups dependem do que fazemos durante cada batalha (ganha-se X percentagem no fim, que é adicionada à exp que se ganha por matar/atacar os inimigos) - Presumo que a % de experiência seja dada a quem faz os timings correctos (tanto quando ataca, como quando defende - possibilidade de recuperar HP ou FP - pontos necessários para fazer ataques), talvez por quem leva menos damage e quem o faz mais.
No fim da batalha, faz-se o Level up normal caso tenhamos a EXP necessária para o fazer e também se ganha BP que podemos gastar em ataque/defesa/agilidade/movimento/magia.


Mias impressões mais lá para a frente, só ainda tive possibilidade de ver 2 cutscenes que já foram mostradas aqui, e a nave (HQ) onde se encontra toda a gente - possível gravar, equipar e comprar items e falar com personagens.
 
1ª - Fã da saga (e do estilo "único" da saga - Os hack'n slash RPGs não entram, género completamente errado para este tipo de RPG)
2ª - Personagens ("raças"), ataques especiais e jogabilidade simples mas directa/rápida e que nos aproxima das personagens (Fire Emblem como Shining Force usam este método, destacam as personagens em batalhas - mostrando bem as animações de ataque), como as várias utilidades que cada tropa tem; apesar do nº elevado de personagens, não vejo o problema nestas, ao contrário de outros RPGs em que muitas personagens é só para encher ecrâ e não têm personalidade.
3ª - Fã da saga
4ª - Mostrar o meu interesse pelo rumo que o jogo tomou (ou seja, voltar ás origens e não fazer jogos que não têm essência)
5ª - Fã da saga
6ª - Possibilidade de ficar a saber a historia mesmo não estando em inglês - No forum da especialidade que costumo andar há vários users que explicam bem (dentro do possível) os rumos dos acontecimentos
7ª - Fã da saga
8ª - Simplicidade do sistema (este adiciona novas caracteristicas ao sistema de combate, é mais do que escolher as típicas opções de ataque/magia, adiciona interactividade). De resto, Shining Force sempre foi muito simples e directo na forma como se faz level up e equipa personagens (não fico a conhecer os detalhes, mas tem-se uma ideia dos atributos e da força de cada uma - há partes em inglês)

Esqueceste-te do ponto 9: - Fã da Saga! :D

Cumps!

\w/
 
Já existe alguma informação sobre a possível publicação do jogo cá no Ocidente?

As imagens que vi dão a entender que ainda não é desta que a saga voltou às origens de SRPG, mas parece ser interessante na mesma. Espero que venha para cá.
 
Entretanto nao venho aqui colocar nenhuma boa notícia, cada vez mais longe uma versão inglesa a juntar a fraca entrada para os lados do Japão. Pelos vistos há uma Comic-Con em breve e espera-se que seja anunciado pelo menos mais um jogo para os ingleses (ou um re-afirmar de Phantasy Star Zero)..

Mais um para adicionar à colecção, o Soundtrack terá de aguardar até finalizar um certo negócio com uma pessoa demasiado fluente com o Inglês e que agora tem a mania das capturas >_>

[Artbook] Shining Force Feather Design Works

hpim12977783108.jpg


Hardpaper Cover
Páginas: 168
Contem 4 secções: Gallery, Character, Game e Character File

Gallery - Contem diversas imagens de grupo (maioria full color com um ou outro rascunho pelo meio) e papel de fotografia glossy, ficando melhor que um Knights in the Nightmare ou Persona 4 Artbook
Character - Ilustrações das personagens e imagens dos ataques especiais, avatares usados no jogo, as várias expressões de cada uma e alguns rascunhos.
Game - Demonstra os progressos na criação dos filmes, sequências ao longo do jogo e background.
Character File - Mais rascunhos quando da criação do design das personagens e as diversas poses, informação de cada uma e o sue background, bem como um tipo de "árvore de família" a demonstrar as relações entre elas.

hpim13037884819.jpg



Gallery:




Character e Character File:




Game:

 
O livro em si? 26€ :D Já a sua carga? Toma lá mais 13€ adicionais que até cantas! :sad: (do eBay sim)
Dos 2-3 extras que continham imagens (artbook, guide e drama CD) este foi o que trazia mais material e acabou por ser o mais barato.

offtopic: É incrivel o que se encontra pelo eBay no que toca a artbooks, tanta coisa boa no que toca a uma só série quanto mais tantas outras que há.. nem falo da tentação de certos livros do Zelda que vi tal era a brutidade, bem como este do Fire Emblem que aparenta ser, embora não mostre tantas imagens como alguns do Zelda.


*edit* O meu último contributo para este jogo (e nova abordagem). Pelos vistos a SEGA não está para aqui virada.. resta esperar que a ASUS volte novamente apegar num titulo Shining.
Mais tarde já coloco alguns exemplos de música, estou só a arranjar as informações necessárias sobre o álbum :)



 
Back
Topo