Discussão Serviço de internet redundante

DoubleM

Power Member
Trabalho remotamente e de vez em quando o serviço de Internet lembra-se de pregar uma partida e não é de todo agradável ficar sem serviço.

Não é algo habitual, é esporádico, mas não deixa de ser chato. Mudar de ISP não é solução por diversos motivos, entre os quais, como é lógico, não há um único que garanta 100% uptime e a ideia é mesmo ter um serviço redundante.

Como desenrasque, nessas alturas, faço hotspot da Internet móvel mas não é solução definitiva pois dependendo do tipo de trabalho, os dados podem ir ao ar num instante. É bom para um desenrasque de minutos mas não de horas.

Andei à procura de um serviço redundante para ter à mão nessas situações mas não encontrei nada que me aliciasse. Só encontrei pacotes de x dias ou x tráfego, etc e os preços por norma não são nada razoáveis. Não me compensa estar por exemplo a pagar nem que seja um serviço de 8 dias para depois usar apenas meia hora.

A ideia seria um serviço pago (podia mesmo ser pós-pago) ao dia por exemplo. A cada dia que usasse pagava x, nos dias que não usasse não pagava nada. Presumo que não exista, mas alguém tem conhecimento de algo no mercado?
 
eles dantes (operadores) tinham serviços de internet pre-pagos, que, parece-me que ate eram taxados em blocos de 10 minutos, e só pagavas o que utilizavas... e carregavas de x em x tempos.
mas lembraram-se de por limite aos dados, ou seja, além de teres que carregar obrigatoriamente de x em x tempos, gigas de dados eram so validos para aquele periodo / mês em que faziam um determinado carregamento...

ou seja, a nivel dos pre-pagos, tornaram-se gananciosos, o que fez com que clientes como eu deixassem de ter (pen) de internet movel...



hoje em diz, exporadicamente, se a net faltar, o telemovel faz de hotspot...
claro, num instante lá vao alguns gigas...
e nada pudemos fazer...


Lembram-se do ataque a vodafone, servifos ficaram todos em baixo, alguns durante dias???
Pois, indeminizações, ou descontos, alguem recebeu???

se o problema fosse da parte do cliente, alguem invadir o teu sistema, a culpa era tua que nao tornaste as medidas preventivas para isso acontecer...
Mas enquanto empresa, vodafone, eles parece que nao tomaram medidas preventivas, tanto que se deu o ataque, e... nada lhes aconteceu...

isto tudo para dizer que os grandes vencem...
 
Pois, parece que infelizmente a solução que procuro não existe ou é bem pouco conhecida.

Isto até se resolvia "facilmente" se as operadoras nos devolvessem o tráfego que gastamos em hotspot no telemóvel (considerando que fosse o mesmo operador) mas infelizmente não o fazem.

É que a brincar a brincar, há determinados tipos de serviços que consomem imenso. Basta ter reuniões ou lidar com bastante dados. Mesmo com um pacote de dados relativamente generoso, vai-se ao ar num instante.

A ideia seria mesmo ter um serviço ali parado, sem custos óbvios nem para mim nem para o operador e quando precisasse, usava e pagava o que usava. Não faz sentido ativar um serviço por exemplo por 15 dias para usufruir só 1 ou 2 horas.
 
Última edição:
@DoubleM


O problema em Portugal é que tudo é pago a peso de ouro, a esta altura já reveria haver pacotes de dados mais generosos ou mesmo ilimitados nos serviços moveis, mas não, os ISP não abrem mão isso, pois sabem muito bem, que assim que o fizerem milhares vão mandar pastar os serviços fixos pois só precisam de internet e não precisam do acréscimo como televisão e telefones e outros que vem sempre associados mesmo que não se usem, encarecendo a fatura.

Portanto, o que procuras fazer neste momento não há nada, basicamente para teres uma redundância pronta a entrar tinhas de estar a pagar um segundo serviço mesmo que só o uses por breves momentos.
 
Tens fibra de um operador? Podes sempre fazer outro contrato com outra operadora e por redundância a entrada física da fibra é diferente.
 
dificilmente vai conseguir uma opção diária que lhe seja vantajosa.
solução seria um serviço só de dados de operadoras como o uzo(meo) ou woo(Nos) que têm tanto por FTTH como por dados móveis.
há uma operadora que está para entrar no mercado com oferta bem agressiva a nivel de preço para a velocidade que oferece. a Digi.
nesse caso até poderia investir num router com dual ou multiple wan para fail-over em que se um ISP falhar o outro toma o lugar.
 
Eu continuo na minha, quem trabalha remotamente em casa e não pode ficar sem serviço não devia ser cliente de um serviço residencial.

Existem serviços adequados para este tipo de uso com SLAs, redundâncias, etc etc... Custam é outro valor.

Tentar ter um serviço deste nível por "meia dúzia" de euros é que não é possível.

A solução de desenrasque caseira que me parece possível seria mesmo uma banda larga móvel de carregamento.
 
Última edição:
Eu continuo na minha, quem trabalha remotamente em casa e não pode ficar sem serviço não devia ser cliente de um serviço residencial.

Existem serviços adequados para este tipo de uso com SLAs, redundâncias, etc etc... Custam é outro valor.

Tentar ter um serviço deste nível por "meia dúzia" de euros é que não é possível.

A solução de desenrasque caseira que me parece possível seria mesmo uma banda larga móvel de carregamento.
E existe banda larga por carregamento, o problema é se passar muitos meses sem fazer um carregamento o cartão fica barrado.
 
Back
Topo