Será da Fonte???

Savage

Power Member
Boas, um colega meu resolveu fazer um upgrade ao computador, e pediu-me para lhe montar as peças. O Hardware que ele comprou é o seguinte:

Pentium IV 2,8 fsb 800
Motherboard Asrock Qualquercoisa com chipset via
256 mb ddr400
geforce fx5200 128mb

Para juntar ao disco de 20gb 5400rpm, caixa, fonte e drives que ele já possuia.

Depois de montar tudo (e acho que montei tudo bem), ligo o pc á corrente, as ventoinhas arrancam, mas, passados alguns segundo, ele desliga sem sequer aparecer nada no ecrã.
Dei uma olhadela á fonte, e diz 230v médio e 300 peak.

A minha dúvida: É este o tipo de reacção normal para uma máquina com uma fonte insuficiente, ou uma fonte insuficiente dá outro tipo de reacção e isto que está a acontecer pode dever-se a uma má montagem, ou a hardware defeituoso.

Obrigado. :)
 
Eu acho que a fonte é capaz de ser curta, mas não posso dar a certeza.
Até hoje tinha o meu 2400+ com uma geforce 256ddr, dois discos e duas unidades ópticas e sempre trabalhou sem stresses, com uma fonte de 230W, mas um p4 2.8 consome mais uma beca e principalmente a fx deve consumir um bom bocado mais.

E sim, acho que esse tipo de reacção é normal quando as fontes são curtas.
 
marvalar disse:
Ahhh, tb podes ter o cpu a aquecer demais e a boar desliga logo a máquina.
E isso é possível???... É que, quando se liga, a fan do CPU, da caixa e da fonte arrancam, e o pc desliga ao fim de 2-3 segundos! :wow:

Será possível que o CPU esteja mal montado?... Não é o primeiro que monto, e não notei nenhum problema a montá-lo! :(
 
Se é possível o cpu sobreaquecer nesse tempo? É, pelo menos com um athlon é possível, se não tiver o dissipador é certinho :)

Se é possível a board desligar o sistema? Também


Eu nunca me deparei com uma situação dessas, pode ser que alguém aqui do fórum já tenha passado por isso e te possa ajudar mais.
 
Não teras a ventoinha no CPU desligada, ha boards k não ligam se a mesma não etiver devidamente conectada, nem sequer a bios é carregada.
Um conselho tenta instalar tudo de novo com muita atenção por exemplo ao correcto encaixe do processador.
 
isso é uma fonte de 230 watts provavelmente o q te falta é ficha de 12 volts extra para alimentar o p4 deves ter uma ficha de 4pins em forma quadrada

na imagem q esta aqui encontra-se ao lado esquerdo do socket na parte superior

tens q ter uma ficha ai ligada, não sei se ja tinhas montado algum p4 mas sem os 12v extras eles tem tendencia a não trabalhar e como eu disse a maioria das fontes de 230w oem são anteriores ao p4 pelo q essa não deve ter essa ficha

8itxe.jpg


P4-12v320atx203.jpg
 
apoc disse:
isso é uma fonte de 230 watts provavelmente o q te falta é ficha de 12 volts extra para alimentar o p4 deves ter uma ficha de 4pins em forma quadrada

na imagem q esta aqui encontra-se ao lado esquerdo do socket na parte superior

tens q ter uma ficha ai ligada, não sei se ja tinhas montado algum p4 mas sem os 12v extras eles tem tendencia a não trabalhar e como eu disse a maioria das fontes de 230w oem são anteriores ao p4 pelo q essa não deve ter essa ficha

Thanks... Na segunda quando for a casa dele vou ver isso... Pos acaso não me lembro de ter visto essa ligação na board, mas efectivamente a fonte não têm essa ficha...

Edit: Estive agora a ver o site da Asrock, e a board em questão não têm efectivamente esse conector :( ... A board é esta:
http://www.asrock.com/product/product_p4vt8+.htm
 
Última edição:
estranho essa não conhecia mas tb ja a mto tempo q não mexo em nada disso, de qq forma troca a fonte para 350w e deves deixar de ter problemas
 
Xeka se os parafusos que metestes na board não estão em curto...já não é a primeira vez.

Também pode ser o DIMM mal enfiado, mas diz-nos se dá beeps, e se sim quantos e como?
 
ptzs disse:
Xeka se os parafusos que metestes na board não estão em curto...já não é a primeira vez.

Também pode ser o DIMM mal enfiado, mas diz-nos se dá beeps, e se sim quantos e como?
Nopes... Nem chega a dar nenhum beep... Desliga logo! :(
Mais logo vou ver se os parafusos estão em curto...
 
Deves ter mesmo de trocar a fonte para uma de maior potência e depois se bem me lembro é mesmo necessátio a ficha complementar para por o PIV a funcionar. :(

É a vida..... largar mais uns €
 
se a board não tem ficha é pq não precisa tens e de ter uma boa potencia na linha de 12v coisa q não acontece com essa fonte
 
Back
Topo