[HDTV] Samsung - Linha QLED 2022 - Q60B, Q70B, Q80B, QN85B, QN90B, QN95B, etc.

Night-Wolf

Knowledge speaks, wisdom listens
Staff
pt-qled-tv-qe75qn95batxxc-qe--qn--batxxc-533747892


Tópico dedicado à linha de TV's QLED de 2022 da Samsung. Discutem sobre os modelos, partilhem feedback, tirem dúvidas, etc.
 
Boa tarde.

Alguém sabe se existem diferenças entre o painel da QN90B e QN95B vendidas na Europa na versão de 75"?

Tenho uma QN95T e foi me proposto troca por uma QN90B ao abrigo da garantia Samsung. No entanto, tenho ideia que por exemplo o ano passado, ao contrário dos USA a QN90A europeia tinha painel IPS e não VA.

Alguém pode ajudar por favor?

Obrigado.
 
No painel penso não haver diferenças (VA em ambos os modelos), mas há no algoritmo de local dimming, e no sistema de som (70 W vs. 60 W).
 
No painel penso não haver diferenças (VA em ambos os modelos), mas há no algoritmo de local dimming, e no sistema de som (70 W vs. 60 W).
Mas será sempre um upgrade a uma 95T correcto?

Bem que batalhei com a marca para manter a one Connect mas só me apresentam esta opção ou devolução do dinheiro.

Primeira vista também me parece ser só a diferença do processador EA algoritmo e os 10w extra.

Agora certeza no painel....
 
Última edição:
Quanto dinheiro devolvem e quanto custa esta tv?
Compensa mais aceitar a troca. Paguei 1199 pela minha 95T há um ano e meio.

O problema é que ainda não consegui perceber a 100% se a 90B este ano é VA e este ano ainda mais confuso se torna porque temos cá um modelo qn91 a ser vendido (se bem que parece que só vais até 65").

O ano passado havia a qn93a em Espanha que era identificada como VA ao contrário da qn90A.

Este ano a primeira vista não consigo mesmo perceber se existe diferença entre a 90/91 e 93B.
 
Alguém consegue dar feedback quanto ao user interface das QLED de 2022?

Em princípio irei trocar a minha 75Q95T por uma 75QN90B (troca da garantia da marca) e gostava de saber se é assim tão lento e intrusivo como algumas reviews o querem fazer crer.

Pessoalmente gosto dos menus da minha 95T actual tanto pelo layout (barra) como pela resposta rápida.

Obrigado

tenho a QN90B 65" e é VA
Qual o teu feedback quanto a user interface da QN90B?
Algumas reviews dizem que a mesma está muito lenta.
Na 95t não existe esse problema e parece que a 95a também não tinha esse problema porque ainda não tinha levado o revamp.
 
Última edição pelo moderador:
Não acho que seja a melhor sinceramente, não é horrivel mas parece que coisas que deveriam ser mais simples de aceder tem que se dar uns quantos saltos. Sim alguns menus aparece mesmo um circulo de loading, por exemplo ao fazer long press para aceder ao menu de atalhos que uso para mudar de sources. Tenho uma Apple TV por isso o meu consumo de conteúdo principal é por ai e pode-se utilizar o comando da própria TV com a Apple TV e não ter que usar dois comandos o que é fixe. De resto tirando aceder ao menu de atalhos e durante as configurações iniciais da TV e dos modos de imagem não interajo muito mais com o SO.
 
Não acho que seja a melhor sinceramente, não é horrivel mas parece que coisas que deveriam ser mais simples de aceder tem que se dar uns quantos saltos. Sim alguns menus aparece mesmo um circulo de loading, por exemplo ao fazer long press para aceder ao menu de atalhos que uso para mudar de sources. Tenho uma Apple TV por isso o meu consumo de conteúdo principal é por ai e pode-se utilizar o comando da própria TV com a Apple TV e não ter que usar dois comandos o que é fixe. De resto tirando aceder ao menu de atalhos e durante as configurações iniciais da TV e dos modos de imagem não interajo muito mais com o SO.
nunca usei o comando da minha original da minha 95T. Uso o comando de uma TV Samsung que tenho já com cerca de 15 anos que tem todos os botões a antiga e assim torna se tudo muito mais simples.

E bonito esteticamente mas em termos funcionais estes comandos simplex da Samsung são horríveis.

Para terminar, está qn90b tem apenas uma ou as 4 entradas HDMI são 2.1?

O painel suporta 144hz ou só mesmo nas versões mais pequenas?

Obrigado
 
Sim a QN90B, ao contrário da QN90A, usa painel VA em todos os tamanhos. E em termos de painel, não há diferença entre a QN90B e QN95B.


Não, só as de 43 e 50" é têm 144hz. De 55" para cima é somente 120hz. No entanto, as de 43 e 50" têm menos brilho.
Top. Obrigado Night-Wolf.
Achas que é boa ideia trocar uma 95T por uma QN90B?
Se não me engano a QN95B tem painel 144hz em todas as versões. As 90B sim é que apenas nas 43 e 50".
A diferença de 120 para 144hz é assim tão notória?

Obrigado.
 
Top. Obrigado Night-Wolf.
Achas que é boa ideia trocar uma 95T por uma QN90B?
Se não me engano a QN95B tem painel 144hz em todas as versões. As 90B sim é que apenas nas 43 e 50".
A diferença de 120 para 144hz é assim tão notória?

Obrigado.

144hz apenas te trás vantagem se ligares um PC suficientemente potente que aguente jogos a 4k com 144fps.

Se não for o caso, o que suspeito, 120hz é o ideal para as atuais consolas e se não jogares até é irrelevante, pois para ver TV não precisas nada diz Hz.

Isto apenas para a questão dos Hz, não faço ideia se há diferença na qualidade de imagem brilho entre os 2 tipos de painéis.
 
144hz apenas te trás vantagem se ligares um PC suficientemente potente que aguente jogos a 4k com 144fps.

Se não for o caso, o que suspeito, 120hz é o ideal para as atuais consolas e se não jogares até é irrelevante, pois para ver TV não precisas nada diz Hz.

Isto apenas para a questão dos Hz, não faço ideia se há diferença na qualidade de imagem brilho entre os 2 tipos de painéis.
Séries X (Cod, fifa GTA...), streaming e tv basicamente....
 
Comprei uma Samsung q80B 55’ depois de ter lido centenas de páginas do fórum. Alguém me consegue ajudar a encontrar quais serão as melhores definições a aplicar na TV? No Rtings as definições são para a versão americana. Obrigado a todos e em especial ao @Night-Wolf por todas as respostas dadas aos users.
Obrigado.
 
Boas pessoal,

Entretanto aquele assunto da troca da da minha Q95T ficou pendente e agora a Samsung ligou-me a dizer que tinha uma Samsung QN95B disponivel logo poderia escolher entre uma QN90B e uma QN95B (ambas em 75" como a minha 95T).

Praticamente estava decidido a optar pela QN95B mas no entanto após ver isto fiquei com alguma duvidas...

https://www.rtings.com/tv/tools/com...qn95b-qled/32155/32383?usage=1&threshold=0.10

Deduzo que a QN90/95A e 90/95B são praticamente a mesma TV e deverão até partlhar o mesmo paínel e o mesmo filtro anti reflexão e de wide angle...

Se assim for, como é possivel que a QN90B atinja mais meio ponto em angulos de visão (e também em gama de cor e volume)? Algo foi feito de diferente na QN90B neste aspecto? Terá algo que ver com o processador (neo vs neural)?

Se estivessem no meu lugar e pudessem escolher uma das que mencionei acima qual escolheriam?

Obrigado.
 
Back
Topo