Routers - Abrir Portas

APLinhares

OpenSource
Actualmente, é cada vez mais frequente encontrarmos um router nas nossas casas. Mesmo os ISP já começam a incluir routers DSL nos seus pacotes, em vez dos habituais (e simples) modems.

Mas o que é um router?
O conceito original de router é ligeiramente diferente àquele que é aplicado nas nossas casas. Um router é um dispositivo que indica aos dados por onde devem "andar". Eles ligam redes.
No caso dos routers DSL, eles fazem a ligação entre a rede interna/privada de nossas casas com a Internet. No fundo, ligam as duas redes.

Actualmente, é frequente com o uso de programas que usam redes como P2P, VNC, e até jogos online, ser necessário abrir portas.
Para tal é frequente o uso da técnica de Port Forwarding. O Port Forwarding (em Português, redireccionamento de portas) consiste em abrir "caminhos" especificos no router de modo a que os dados precorram um caminho próprio desde que entram no router até chegarem ao host dentro da rede privada. E assim, estes terem 1 acesso directo ao exterior, e comunicarem sem problemas.

Para efectuar esta técnica basta, sabendo qual o router, dirigir-se ao site > link <

Exemplos :
  • Usam emule e possuem um router wireless D-link DSL-G604T, basta seguir as instruções indicadas > link <
  • Ou usam emule num router SpeedTouch536v6, > link <
  • Usam UltraVNC e desejam permitir o acesso exterior, usando um router Aolynk DR844, > link <
 
Acabei de fazer um search sobre este assunto.

Mas ja agora, tenho um problema :)

Sou clix e tenho um Huawei SmartAX MT882, sigo as instruções que estão aqui e nada... aliás salvo, reebot, e o que puz no NAT desaparece :/ Help? Need Port forwarding :)
 
Aconselha-se sempre ter o firmware actualizado :)
Alguns routers (como pro ex o dlink 604T), com algumas versões de firmware, têm bugs precisamente nessa área.
 
Depende do hardware. Muito têm um painel de sistema, onde tem a opção "Upload firmware", por ex. No entanto, várias marcas tb disponibilizam 1 executavel com firmware, sendo apenas necessario seguir as instruções, rigorosamente.
(isto se nao for hardware com firmware bloqueado, como nos novos kits ADSL)
 
Boas! Tenho um speedtouch 516v6 do sapo!
E tenho o 516 ligado a um d-link di624,que por sua vez envia a net pro pc,e resto da casa!
A minha duvida é:
Faço um port ao 516,ou ao d-link?
Obrigado ppl
Apos tentar,aparece este erro quando faço teste no utorrent:
[FONT=verdana,arial]

Welcome to the µTorrent Port Checker.
A test will be performed on your computer to check if the specified port is opened.

Checking port 42024 on 85.241.168.xxx...

Error! Port 42024 does not appear to be open.

Please see www.portforward.com for more information about how to map a port.

Please make absolutely sure that PeerGuardian2 or Protowall is allowing utorrent.com (72.20.34.145) in either of those programs. Those of you using ipfilter.dat should make sure the list does not include the website's IP. After making sure of this, re-run this test by refreshing the page (F5).[/FONT]
 
Última edição:
No xavi da clix sabes como é?

agradecido antes de mais já pela resposta!:)
se for dos novos kit's adsl, nem vale apena tentares... vêm bloqueados.

bruno_therion, em que modo tens o di-624 ? eu por ex tenho (mas no meu caso um ap) com o speedtouch 516v6 , estando a firewall activa no speedtouch. no teu caso, provavelmente tens nos 2 :)
 
Andre so fazes perguntas dificeis!!! LOL. N faço a menor ideia. Como faço pra ver se tenho a firewall activa nos 2?
Neste momento consigo aceder ao d-624 atravez do menu web 192.qlq coisa,mas o menu do speed n o consigo aceder...
Para aceder terei que o ligar directamente?
Cump e thanks
 
Boas! Testei o encaminhamento com o speedtouch ligado directamente,e diz que está com porta aberta. Tudo ok...
Mas quando ligo o di-624 diz que da erro.
Fiz tudo como diz no [FONT=verdana,arial] www.portforward.com mas continua a dar erro. Alguem sabe o que me esta a falhar?
[/FONT]
 
Boas! Testei o encaminhamento com o speedtouch ligado directamente,e diz que está com porta aberta. Tudo ok...
Mas quando ligo o di-624 diz que da erro.
Fiz tudo como diz no [FONT=verdana,arial] www.portforward.com mas continua a dar erro. Alguem sabe o que me esta a falhar?
[/FONT]
Dá "luz verde" a lig ao server ? se sim, ignora (a mim tb me dá erro nesse teste, no entanto, dá luz verde na ligaç ao server e no ed2k).
 
Nao... Ao ligar o dlink passa pra aquele triangulo amarelo... N estou mesmo a conseguir abrir a porta. Se o speedtouch da o,devera ser do d-link,certo?
Ou tera alguma coisa a ver com estar os 2 ao mesmo tempo?
 
Nem com isso o meu wrk54g (linksys) abre portas para o utorrent.. Já há um ano que ando atentar abrir, já reiniciei o router já fiz tudo e nada...
 
Tenho também um router Gygabite mas não sei como abrir as portas pois no virtual server só tem 1 espaço para colocar o numero da porta. Queria jogar online com a minha Wii e não consigo pois parece que me dá um erro de firewall e necessito de abrir as portas do router.
 
Back
Topo