[Recover/Re-Use] A New Laptop Life

Spartacuss

Power Member
1ª Fase:

Venho aqui contar-vos uma história.

Estávamos no mês de Dezembro e eu andava a procura de um portátil para substituir o que tinha vendido, queria um portátil bom e barato, que desse para jogar os meus jogos habituais (AC, Rocket League, etc), foi então que vi um Acer V3-571g em péssimo estado, todo degradado, cheio de defeitos.
Muitos podiam ter visto um portátil acabado usado em fim de vida, mas eu não, eu vi o seu potencial, vi que este podia ser o portátil que andava a procura e eu o dono que ele procurava.

Para quem não conhece este guerreiro ele de origem é composto por:

Ecra: 15.6” HD
Cpu: I7-3630qm
Grafica: 640m
Disco: 750gb 5400rpm
Ram: 6gb


Certo que o teclado não funcionava bem, tendo teclas que faziam funções que não era suposto, já para não falar da ventoinha que estava perra e o carregador? O rapaz andava a passar fome à não sei quanto tempo com 60w de potencia quando precisava de 90w.

Após olha para ele disse chega! Peguei nele mudei-lhe o teclado para podermos comunicar-mos fluentemente, dei-lhe um “banho” e limpeza que a muito precisava, mudei-lhe o “óleo” metendo uma mx-4 mesmo antes da ventoinha chegar. (teclado)

3ZOwxq.jpg

Depois do banho, tinha uma surpresa para ele, chegava de ressecção de contar os watts que tinha para se alimentar, estava a sua espera um prato cheio a sua medida e prometido que todos os dias teria um igual (carregador de 90W)

Ele brilhava, agradeceu todo o esforço que estava a fazer por ele e prometeu me que não me ia deixar ficar mal, mas eu sentia que faltava ali qualquer coisa, ele parecia me algo lento a fazer as suas tarefas, mesmo as mais fáceis, mesmo estando-se a esforçar.

Foi então que me decidi, que para esta nova vida ele precisa de novos utensílios de trabalho, os que ele tinha coitado estavam desgastados e desatualizados, comprei-lhe uns novos e nem parecia o mesmo! O entusiasmo com que se levantava para trabalhar era outra coisa. (novo ssd 240gb)

5tkBeY.jpg

Apesar de todo o meu esforço e de ele estar a melhorar a verdade é que continuava doente, tentava fazer o seu trabalho o melhor possível e já mesmo com muletas (clock nos 1.60Ghz em vez de 3.4Ghz), tudo o que fosse mais pesado era difícil começava muitas vezes a suar e ter tonturas (aquecer e downclock).

Chegou a nova ventoinha e eu pensei, hum… precisas de algo novo, essas botas que usas desde o inicio já merecem um descanso, foi então que levou um pad térmico novo para o chip gráfico e um nova pasta grizzly kryonaut, apesar de ter sido mudada a menos de 1 mês, para ele só o melhor.

Ventoinha:
awsGcv.jpg
Pasta termica e termal pads:
C9V5G1.jpg

Já estava limpinho, arranjado e pomposo, mas agora precisava de alguma educação, cultura, conhecimento, para o atualizar para esta nova realidade e poder competir com os melhores, encontrei o professor certo que o fez explorar todo o seu potencial (vBios). Ele um pc outra hora ultrapassado, superava agora todos os concorrentes mais recentes dentro da mesma gama, conseguindo ser melhor que os mesmos, melhor que todos aqueles que tinham nascido com um dom de uma 940mx.

Desactivei também o turbo na bios por achar que tal não era necessário e porque com ele ativo as temperaturas disparam para os 90ºC após algum tempo a jogar, temperatura que ativa o thermal throttling.

Performance pré-vbios:
Desempenho:
dGrgVT.jpg

Temperatura:
xp2gCe.jpg

Performance pós-vbios:
Desempenho (já foi obtido resultados melhores em testes anteriores, poderá ter influenciado estar a carregar a bateria):
Njsnw1.jpg

Temperatura:
5yRUqQ.jpg
FHD (monitor externo) AC Rogue (Ultra - tudo no maximo): ~ 21-25 FPS


Esta foi a 1ª fase da nova vida deste velho combatente.

Custos:
Portátil – 160€
Teclado – 20€
Carregador – 30€
SSD- 50€
Ventoinha – 26€
vBios - 10€
Total investido: 291€

Peças que sobraram – dinheiro recuperado:
Disco 750gb 5400rpm - 30€
Ventoinha (recebi duas por uma demorar muito tempo a chegar) - 22€
Carregador - 7€
Total Recuperado: 59€


Balanço: - 232€

Nota:
Eu puxei a conversa para o lado emocional, talvez mesmo lamechas, mas apenas para as pessoas perceberem que as coisas tem mais valor do que lhe damos, que se calhar não precisamos de um portátil novo, só de explorar o nosso mais um bocadinho, se calhar não é por um ecrã não funcionar que o mesmo tem que ir para a sucata. Alem disso 95% das pessoas quando precisam mesmo de comprar um portátil só pensam em comprar um novo, usado? o que é isso? que nojo. Temos que nos habituar a reutilizar mais as coisas, a salvar o nosso planeta, a baixar o consumismo. Para quem não quer saber nada disto e só quer saber do dinheiro, eu com 260€ possivelmente em breve até baixo a despesa para os 240€, consegui um portátil que equivale a um comprado numa grande superfície por 700€ ou 800€, ou mesmo comprando um clevo não conseguem nenhum com estas specs abaixo dos 600€.

Então quando pensamos em comprar um portátil devimos pensar:
  • O que é que eu tenho? Este portátil não dá mais sumo? Preciso mesmo de outro?
  • Se não tenho nenhum ou preciso de outro, será que tem que ser mesmo novo? Ou consigo um muito melhor usado por metade do preço e estou a reutilizar algo?

Voltando ao tema:
O meu empenho para com este sobrevivente não acaba aqui, tendo ainda mais 3 surpresas planeadas para ele, dividindo as mesmas em 3 fases diferentes. Neste momento estou a espera de alguns componentes e fundos para outros.


2ª Fase - ?

Em actualização

Nesta fase o objectivo é fazer um upgrade ao ecrã de HD para FHD, vamos ver como corre :)

Custos:
Ecra Novo FHD IPS Matte: 91€
Cabo LVDS-EDP: 9€
Total investido: 100€

Peças que sobraram – dinheiro recuperado:
Ecra antigo- 0€
Total Recuperado: 0€

Balanço: - 100€


3ª Fase - ?

Em actualização


4ª Fase - ?


Em actualização
 
Última edição:
Sim nos portáteis é bastante complicado fazer upgrades (na fase 3 vamos explorar esta vertente indirectamente), pode-se mudar o disco, com um ssd muitos deles ganham uma nova vida, a nivel de gaming com a vBios teve um aumento de performance brutal, neste ecrã (1366*768) consigo jogar o AC1 em ultra a 60 FPS estáveis, o Rogue tambem em ultra a 50 FPS, ainda não testei os mais recentes, mas estou bastante satisfeito com o desempenho.

O essencial num portátil é a manutenção, a "atenção" que lhe damos. O portátil que os meus pais usam tem uns 10 anos e serve para browsing e ver series, é limpo pelo menos 1x por ano, este ano até foi 2x.

Num carro toda a gente muda o oleo, num portátil? Ninguem (vá 80% da população e já é um numero simpático) não dão manutenção nenhuma, depois avaria e vão comprar outro novo. Vão comprar novo porquê? Porque usado estraga-se daqui a pouco tempo. As pessoas acreditam nisso porque é o que lhes acontece a elas e aos conhecidos, mas só se estraga em pouco tempo se ninguém tratar dele... É como tudo na vida.
 
@clixo uma bios modificada permite teres acesso a parâmetros escondidos na bios, velocidade das ventoinhas, temperatura em que entra em termal trolttling, ativar, desativar o turbo, frequencia das ram's etc, uma vBios é uma bios modificada que alem do menu te permite tambem fazer overclock a vontade, tirando as restrições existentes.

Na nvidea tens limites maximos de +135mhz no clock e + 300mhz na memoria.

A minha está estável nos +365mhz de clock e +330mhz na memoria.

Para uma grafica que vem de origem com um clock de 670mhz estou a subir metade, faz uma diferença brutal, umas dá para subir mais outras menos, mas todas aguentam os +135mhz sem problemas, sem uma bios modificada ficas capado nesse limite.
 
@Spartacuss Parabéns pelo excelente trabalho e preocupação com este tema. Ainda acerca da vbios disseste que teve um custo de 10€ podiam explicar mais o tema, é algo que temos de comprar? desconhecia por completo o termo.
 
@hurin tenho um conhecido que faz vBios para acer, os 10€ foi um "donativo", quanto ao termo expliquei anteriormente, fiquei com mais acesso a bios e ao overclock e consegui aumentar bastante a performance ;)

Se quiseres saber mais algum pormenor é só perguntares. :)
 
@hurin não existe repositório, porque não são as marcas que fazem são pessoas individuais que percebem do assunto, não está acessível ao comum dos mortais não x), por exemplo para os clevos quem as faz é o perma. Mas se estavas interessado numa ou de alguma marca em concreto envia-me mp.
 
Posso dizer que também eu penso como o OP e todos os portáteis que tive foram usados a custo baixo por defeitos que facilmente foram reparados.

E o melhor é que por vezes com 200eur arranjei máquinas de quase 1000 e ainda com garantia (que em certos casos resolveu parte dos problemas)

Parabéns e obrigado pela história:D
 
Muito bom, por acaso sempre me deste o bixinho de que raio estavas a fazer, quando falavas deste portátil na zona de portáteis...

Vou-te mandar um PM para ver o que dizes, escuso de te estar a perguntar por aqui...

Boa iniciativa, espero que continues a atualizar este tópico assim que possas xD

Boa leitura!!
 
Back
Topo