Raspberry Pi 4

LOL. Mas é muito bem vindo. :) É mesmo pena não ter um slot eMMC. Há uns conversores eMMC - USB3, mas perde-se uma porta USB3 e fica "pendurado" na porta.
Mas, sinceramente, não esperava tanto do RPi4. O preço com 1GB de RAM (e é LPDDR4-2400) continua nos 35$, mas o salto em relação ao RPi3 é enorme.

Eu sou capaz de atirar uma posta de pescada, sem o ter experimentado. Com estas specs, conseguiria ser um PC do dia a dia de uma pessoa com workloads pouco intensivos.
Sim, a cereja no bolo seria o eMMC ou mesmo um slot M.2, mesmo que fosse 2242 SATA :D
 
Review do Tomshardware:

jAQhWeR.png


9wnmdp2.png


W4RjeKL.png


yj4IRhX.png


1kp9EAf.jpg


oY3dZ1U.png


Mais benchmarks - https://www.tomshardware.com/reviews/raspberry-pi-4-b,6193.html

Overclocking RPi4 :D

0E54fx7.jpg


LTOyGSJ.jpg


qvg0ytO.png


Review de OC no RPI4 - https://www.tomshardware.com/reviews/raspberry-pi-4-b-overclocking,6188.html
 
Última edição:
Muito bons resultados! Retiro o que disse :D
Vou comprar o de 4 GB de RAM e o carregador usb C. As caixas do 3 são compatíveis?
 
Ena, que aumento de capacidade brutal. E pelos preços que o tenho visto à venda, deve justificar bem. É mais a cena de arrefecê-lo bem, desta vez.
 
Bela máquina este Pi 4.

Eu sou capaz de atirar uma posta de pescada, sem o ter experimentado. Com estas specs, conseguiria ser um PC do dia a dia de uma pessoa com workloads pouco intensivos.
A ideia deles com este PI 4 é mesmo essa, tanto que anunciam na página oficial:
The speed and performance of the new Raspberry Pi 4 is a step up from earlier models. For the first time, we've built a complete desktop experience. Whether you're editing documents, browsing the web with a bunch of tabs open, juggling spreadsheets or drafting a presentation, you'll find the experience smooth and very recognisable — but on a smaller, more energy-efficient and much more cost-effective machine.

Quem fez a review do Tomshardware que colocaste pensou o mesmo e sobre fazer disto um desktop de uso comum escreveu:
Using the Raspberry Pi 4 as a PC
One of the goals of the Raspberry Pi 4 is to be a capable PC that anyone can use for surfing the web, doing light productivity work or even playing very basic games. In order to test this use case, I spent several hours doing my everyday work on the device and I even wrote portions of this review using it.

I really liked being able to output to dual monitors, something I do everyday at both work and home. And, since much of my daily work routine these days takes place in a web browser, I had no problem writing, editing and researching articles using Chromium. Even with 15 tabs open, switching between them was smooth and I had not maxed out the 4GB of on-board RAM.
And while I wouldn’t want to use it every day, GIMP provides a decent way to edit still images. If I wanted to crunch spreadsheets or compose documents outside of Google Docs, Libre Office more than fits the bill.

My biggest problems involved video playback. If I wanted to watch a YouTube video, I had to keep it in a window, because even in 480p resolution, it was jerky at full screen. The other task I’d like to perform is playing retro games, but as of this writing, the Retropie package of emulators doesn’t work with Pi 4. I was able to install and play Quake Arena, however.

É praticamente um desktop para uso comum com excepção de videoplayback. Youtube é 480p. Videos offline é 1080p. Faz 4K no desktop, mas para ficar bom só em 60Hz e isso faz subir voltagem do gpu, fazendo com possa fazer cpu throttling mais facilmente.
O que no dias de hoje faz com que seja uma solução de compromisso/desenrasque, pela importância do video na internet hoje em dia.

Só numa revisão com gpu um pouco mais capaz e com capacidade de decode de video sem problemas para ser um verdadeiro substituto de um desktop.
Mas já está perto, muito perto, disso.
 
A questão do vídeo no YouTube provavelmente deve ser falta de suporte do decoder hw no software se faz 4k 60 fps também deve correr os vídeos o YouTube nem que seja 1080p
 
Estranho o Youtube engasgar... Não deve estar a usar decode pelo GPU...

Se eu comprar a primeira coisa é meter um filme H265 4K :D No meu PI 2 esquece...

Agora ele aquece bem, dissipador é obrigatório...

Outro problema é um IC perto do conector USB-C, que também fica muito quente... Mas não estou a ver como meter um dissipador ali por causa de outro SMDs...

Este aqui deve chegar para ir aos 2 Ghz :D

maxresdefault.jpg
 
Última edição:
Acho que o problema é software, porque se repararem, é só em Full screen que ele tem problemas:

If I wanted to watch a YouTube video, I had to keep it in a window, because even in 480p resolution, it was jerky at full screen.

Pelo que vejo das reviews, o suporte a nível de software ainda não está completo. Por exemplo, ele ainda não suporta netboot e numa das reviews, não conseguiram colocar o desktop a 4K.


Mais uma pequena curiosidade. O hardware que está a correr o site do Raspberry Pi, no dia do lançamento do RPi4, é um cluster com 18 Raspberry Pi 4 de 4 GB cada. :)

tJa7Xty.jpg


They all net boot and are controlled through our control panel and API for customer use. Since the lack of netboot means we couldn’t just drop the Pi 4 in as a faster version at this time, we went back to the lab and we built an alpha Pi 4 Cloud on a smaller scale: 18 Pi 4s that Raspberry Pi have very generously given to us, all connected with gigabit ethernet so we can try out the 2.5x faster CPUs, 3x faster Network and 4x RAM capacity. We deployed this to our Sovereign House data centre where it connects to our core network.

What we needed then was a test application. We suggested running the main Raspberry Pi website, as we once did with the Pi 3. But with over twice the horsepower per machine we thought we’d dream bigger. How about hosting the Raspberry Pi website on the Raspberry Pi 4, on the Raspberry Pi 4 launch day?

We’ve set up 14 Pi 4s for PHP processing for the main website (56 cores, 56GB RAM), two for static file serving (8 cores, 8GB RAM) and two for memcached (8 cores / 8GB RAM). Late on Friday night we started moving production traffic from the existing virtual machines to the Pi 4 cluster, completing the move shortly after midnight. Every page from the blog after Sat 22nd June has been generated on a Raspberry Pi 4.

https://blog.mythic-beasts.com/2019/06/22/raspberry-pi-on-raspberry-pi/

É um cluster temporário por ainda não existir suporte de netboot no RPi4.
 
Estranho o Youtube engasgar... Não deve estar a usar decode pelo GPU...

Se eu comprar a primeira coisa é meter um filme H265 4K :D No meu PI 2 esquece...

Agora ele aquece bem, dissipador é obrigatório...

Outro problema é um IC perto do conector USB-C, que também fica muito quente... Mas não estou a ver como meter um dissipador ali por causa de outro SMDs...

Este aqui deve chegar para ir aos 2 Ghz :D

maxresdefault.jpg
bota watercooling nisso :D:D

Eu por acaso também devo de dar upgrade aos Raspberry Pi que tenho a correr headless :D O mesmo preço para o dobro da potência vai ser handy para compressão de ficheiros e até mesmo para mais tarefas (mais python scripts!) paralelos
 
Vou esperar por reviews do pessoal. Acredito que com este hardware já se consiga fazer nas com bom desempenho. Eu por exemplo estava a pensar montar um PC com um 2200g para fazer streams directos em rede apenas e com este pi já nem tenho necessidade disso! Grande actualização que fizeram
 
Já encomendado. Só já tenho de pensar que fazer com o 3A+ que comprei em Fevereiro :007:

Isto vai ser interessante com o Windows 10 para ARM, muito trabalho interessante já foi feito com o WOA Deployer.
 
Já encomendado. Só já tenho de pensar que fazer com o 3A+ que comprei em Fevereiro :007:

Isto vai ser interessante com o Windows 10 para ARM, muito trabalho interessante já foi feito com o WOA Deployer.

Por acaso já andava para comprar outro pi mas fui adiando e felizmente chegou a tempo este, devo ir para a versão 2GiB.
 
Última edição pelo moderador:
Grande salto de performance com um ligeiro aumento no consumo. Fazer encode de h265 1080p30 não é pêra doce e mesmo sendo fixed function a qualidade do h264 dos pi "antigos" comparava muito bem vs fixed function da nvidia/amd/intel.
 
Se o GPIO continuar a suportar VGA out, vou comprar um para retrogaming.
Em princípio deve dar, não estou a ver alterações de fundo a nivel de GPIO e eles já disseram que o pin out se iria manter. Eu fiz um retro game boy baseado no RPi com um ecrã lcd 3 polegadas ligado pelo GPIO, salvo erro não utiliza o GPU, é tudo por software mas não tenho a certeza absoluta. De qualquer forma corria relativamente bem, mas nao perfeito, com o enorme boost de CPU do Pi 4, deve chegar e sobrar...
 
Back
Topo