[Questões] Boot Manager / Grub / LILO

Boas.

Hoje deu-me aqui para tentar uma coisa, mas estou com duvidas de como faze-lo :)

Às vezes ainda tenho de ligar o windows para correr algumas aplicações, e como tenho de ligar hardware às aplicaçoes na maior parte das vezes, acho que é melhor ter o windows em dual-boot com o ubuntu, em vez de ter uma Virtual Machine.

O que queria fazer era configurar o grub de maneira a só aparecer caso eu carregue numa tecla especifica...São muito poucas as veszes que ligo o windows, por isso é chato estar sempre à espera que o grub apareça/desapareça :D

Dá para fazer o que quero?

Cumps
 
Isso é da maneira que tenho...

Mas lembrei-me que poderia existir uma maneira de apenas iniciar o menu de boot caso carregue numa tecla...Caso nao carregue ele inicia logo o ubuntu. Aliás, encontrei um tutorial na net de como o fazer, mas nao consegui por em pratica :P
 
Boas!
é o seguinte,gostaria de instalar o Xubuntu e o Windows 2000 num pc em discos diferentes! ja tenho o Xubuntu instalado num disco de 40gb mas estou a pensar em po-lo num disco de 80gb.Neste caso terei de fazer uma instalaçao limpa dos dois sistemas com discos diferentes,o que terei de fazer e o mais aconselhavel para por os dois sistemas a funcionar e como se insere o menu para escolher o sistema que pretendo a arrancar?
 
Boas!
é o seguinte,gostaria de instalar o Xubuntu e o Windows 2000 num pc em discos diferentes! ja tenho o Xubuntu instalado num disco de 40gb mas estou a pensar em po-lo num disco de 80gb.Neste caso terei de fazer uma instalaçao limpa dos dois sistemas com discos diferentes,o que terei de fazer e o mais aconselhavel para por os dois sistemas a funcionar e como se insere o menu para escolher o sistema que pretendo a arrancar?

Eu diria que podes muito bem copiar o teu Xubuntu do disco de 40GB para o de 80GB, podes usar desde o rsync ou o cp (linha de comandos) ou usar um GUI como o Gparted, por exemplo. Com os 2 discos ligados, copias o sistema de um para o outro.
Depois tens de colocar só o disco do Windows no PC e instala-lo.
Feito isto, metes todos os discos no PC. Arrancas para o xubuntu (mete-lhe o disco em master) e dentro do xubuntu abres uma consola/terminal onde escreves sudo update-grub2
E pronto, magia :)
 
Eu diria que podes muito bem copiar o teu Xubuntu do disco de 40GB para o de 80GB, podes usar desde o rsync ou o cp (linha de comandos) ou usar um GUI como o Gparted, por exemplo. Com os 2 discos ligados, copias o sistema de um para o outro.
Depois tens de colocar só o disco do Windows no PC e instala-lo.
Feito isto, metes todos os discos no PC. Arrancas para o xubuntu (mete-lhe o disco em master) e dentro do xubuntu abres uma consola/terminal onde escreves sudo update-grub2
E pronto, magia :)

antes de mais obrigado pelo conselho,os dois discos depois podem estar em master certo?outra questao,com esse comando que dizes vai-me fazer o menu que pretendo?
 
antes de mais obrigado pelo conselho,os dois discos depois podem estar em master certo?outra questao,com esse comando que dizes vai-me fazer o menu que pretendo?

O facto dos discos estarem ou não em master apenas tem a ver com a board e o respetivo bus em que cada um está. Dois discos IDE num mesmo bus, forçosamente 1 será master e o outro slave. Se os discos forem sata, por norma está cada um no seu bus pelo que deve ser indiferente.
O que interessa é que se tiveres isso mal configurado a bios não os irá detetar a todos. A única razão pela qual referi master é que tens de dizer à bios para fazer boot do disco onde está o xubuntu. É obrigatório? Não, mas é a que funciona com a solução que te estou a indicar.

O "menu onde escolhes o SO" é, tipicamente, o menu do Grub e o Ubuntu e derivados há muito que optaram pelo Grub2. Assumindo que o tens o xubuntu instalado já tens o grub2 instalado e configurado. Pelo que entrando nesse sistema (xubuntu) basta correr o comando que indiquei e ele procurará todos os sistemas em todos os discos, gerará um menu e configurará o MBR do disco onde o xubuntu está de forma a mostrar-te o belo menu.

Queres personalizar o menu de 30 mil formas diferentes? Lê o belo do guia

Boa sorte
 
O facto dos discos estarem ou não em master apenas tem a ver com a board e o respetivo bus em que cada um está. Dois discos IDE num mesmo bus, forçosamente 1 será master e o outro slave. Se os discos forem sata, por norma está cada um no seu bus pelo que deve ser indiferente.
O que interessa é que se tiveres isso mal configurado a bios não os irá detetar a todos. A única razão pela qual referi master é que tens de dizer à bios para fazer boot do disco onde está o xubuntu. É obrigatório? Não, mas é a que funciona com a solução que te estou a indicar.

O "menu onde escolhes o SO" é, tipicamente, o menu do Grub e o Ubuntu e derivados há muito que optaram pelo Grub2. Assumindo que o tens o xubuntu instalado já tens o grub2 instalado e configurado. Pelo que entrando nesse sistema (xubuntu) basta correr o comando que indiquei e ele procurará todos os sistemas em todos os discos, gerará um menu e configurará o MBR do disco onde o xubuntu está de forma a mostrar-te o belo menu.

Queres personalizar o menu de 30 mil formas diferentes? Lê o belo do guia

Boa sorte

sim claro,a cena do master era escusado ter mencionado,irei entao fazer a passagem do xubuntu para o disco de 80gb,depois instalar o 2000 no outro disco de 80gb e depois entao correr o comando que indicas-te.obrigado...
 
Ora essa. Qualquer coisa/dúvida/problema, apita.

Boa sorte.

tenho outra situaçao identica e nao sei se me podes ajudar,tenho dois discos independentes,um sata com o windows xp que é o disco base para arrancar e outro ide com o ubuntu instalado.o windows vai criar o tal menu para escolher o sistema operativo que pretendo utilizar ou tenho de fazer alguma operaçao?
 
tenho outra situaçao identica e nao sei se me podes ajudar,tenho dois discos independentes,um sata com o windows xp que é o disco base para arrancar e outro ide com o ubuntu instalado.o windows vai criar o tal menu para escolher o sistema operativo que pretendo utilizar ou tenho de fazer alguma operaçao?

Para esclarecer, o Windowz não gosta do Linux e ignora a existência deste pelo que acha que vive sozinho neste mundo. Ou seja, nunca esperes que o Windowz consiga fazer o que pretendes, no que diz respeito a outro qualquer SO alternativo.

Dito isto, tens de fazer no Ubuntu o tal menu para arrancar para os dois. Para N métodos e cenários diferentes podes ler a secção Reinstalling Grub2 do guia que já te indiquei.
De uma forma geral arrancas para o Ubuntu, geras o menu com o comando update-grub e depois instalas o mesmo no MBR do disco do windows (que é o que pretendes) usando o grub-install /dev/sdX, onde X é uma letra que indica esse disco.
Para saberes qual a letra do disco podes ver o resultado de sudo fdisk -l ou usar o Gparted (GUI).

Boa sorte.
 
Boas, eu queria correr o memtest86+, mas a opção não me aparece no menu do Grub. Ora, eu já li como adicionar a opção, mas aquilo dá-me um erro agora.

Eu o que foi editar o ficheiro /etc/grub.d/40_custom com:

menuentry "Memtest86+" {
insmod part_msdos
insmod ntfs
set root='(/dev/sda,msdos5)'
search --no-floppy --fs-uuid --set=root C6028D06028CFD25
loopback loop0 /ubuntu/disks/root.disk
set root=(loop0)
linux /boot/memtest86+.bin
}

Alguém pode ajudar?
 
Boas, eu queria correr o memtest86+, mas a opção não me aparece no menu do Grub. Ora, eu já li como adicionar a opção, mas aquilo dá-me um erro agora.

Eu o que foi editar o ficheiro /etc/grub.d/40_custom com:

menuentry "Memtest86+" {
insmod part_msdos
insmod ntfs
set root='(/dev/sda,msdos5)'
search --no-floppy --fs-uuid --set=root C6028D06028CFD25
loopback loop0 /ubuntu/disks/root.disk
set root=(loop0)
linux /boot/memtest86+.bin
}

Alguém pode ajudar?

Creio que estás a ir pelo caminho mais longo...
Já tens o memtest instalado? Senão Synaptic -> Instalar memtest86+ e já deverá correr. Caso não corra é só correr sudo update-grub2 e pronto.
 
Boas, ontem instalei o mint 12, para experimentar mas agora nao consigo configurar o grub. Por norma utilizo o startup manager (no ubuntu 11.10 funcionou) para configurar os tempos e ordem dos so, mas nem sempre funciona. Há outra alternativa? (o tempo acho que ele conseguiu mudar, o so nao)

Acho que esta versao do mint ainda traz o grub 1

cumps

Problema Resolvido
 
Última edição:
Back
Topo