Gráfica Quebra de performance nas GTX970 quando se usa mais que 3.5GB de VRAM

por momentos pensei que tinhas feito repost , tens algures um post parecido..adiante

O que interessa é isso , ficar se satisfeito com o que se compra , não só no momento da compra como nos meses seguintes ..por isso mesmo é que fiz a troca contraria

Quanto ao feedback acho que não foi na thread correcta
 
por momentos pensei que tinhas feito repost , tens algures um post parecido..adiante

O que interessa é isso , ficar se satisfeito com o que se compra , não só no momento da compra como nos meses seguintes ..por isso mesmo é que fiz a troca contraria

Quanto ao feedback acho que não foi na thread correcta

Mas atenção que a GTX 980 com um bom OC fica grande maquinão, a sempre a questão se vale a pena pagar mais ~220€

Não foi repost, foi só em seguimento das conversas anteriores (PortugueseEvil, seedhelper)
 
Ir entregar a 970 e comprar uma 980 é o mesmo que dizer à NVIDIA:
"Hey... vou entregar a 970 porque não gosto das vossas praticas de markting manhosas... E por isso vou pagar mais 50% para ter uma placa 15% melhor!"

Se eu tivesse uma 970 e me sentisse enganado nunca na vida iria dar a satisfação à NVIDIA de comprar uma 980 (é com essa placa que eles fazem uma fortuna por unidade vendida... não com a 970...).

Ou ficava com a 970 ou comprava uma da concorrencia (p.ex. 290x).
Por acaso tenho isso como experiência pessoal, aproveitei o embalo de já ter a placa em rma - uma 970ftw que na altura era das que tinha maior clock de origem - que me dei muitas dores de cabeça mas em especial coil whine em qualquer coisa acima dos 30 fps, e aproveitei-me um pouco da situação (já que a nvidia se portou mal) e foi-me devolvido a totalidade do valor.

Com mais 190€ fui buscar uma 980 reference com clocks stock e é o outro lado da moeda. Não tem coil whine (ter tem mas só em frame rates absurdos nos milhares o que é totalmente aceitável) e o desempenho aumentou os tais 10-15% mas quando comparada a uma placa com overclock de fábrica. Agora passado 4 meses estou satisfeito com a placa gráfica que tenho.
 
Por acaso tenho isso como experiência pessoal, aproveitei o embalo de já ter a placa em rma - uma 970ftw que na altura era das que tinha maior clock de origem - que me dei muitas dores de cabeça mas em especial coil whine em qualquer coisa acima dos 30 fps, e aproveitei-me um pouco da situação (já que a nvidia se portou mal) e foi-me devolvido a totalidade do valor.

Com mais 190€ fui buscar uma 980 reference com clocks stock e é o outro lado da moeda. Não tem coil whine (ter tem mas só em frame rates absurdos nos milhares o que é totalmente aceitável) e o desempenho aumentou os tais 10-15% mas quando comparada a uma placa com overclock de fábrica. Agora passado 4 meses estou satisfeito com a placa gráfica que tenho.

Bem.. O que interessa mais é que estas satisfeito.

Isso do coil whine é das coisas que me faz ficar mais de pé atras quando penso em fazer um upgrade ao PC.
Vai um gajo gastar umas centenas de euros para depois nem conseguir usar o PC porque meche o rato e a placa grafica chia como se tivesse um ratinho la dentro...lol (as motherboards tambem sofrem muito disto...).

Não percebo qual é a ideia dos fabricants de HW... Acham que a maioria dos utilizadores tem mais de 50 anos e portanto não ouve as frequencias do coil whine?
Ou serão os engenheiros que fazem os testes de qualidade que pertencem a uma faixa etaria mais velha e não ouvem?

Por mais de uma vez fiz figura de urso por causa desta "caracteristica" tão comum nas placas graficas.
Fui trocar uma Geforce 6800 (há uns valentes anos era uma maquina!) à loja por não aguentar o barulho que fazia (neste caso só a jogar).
O meu computador fazia barulho como se fosse daquelas maquinas de fritar batatas....lol

Não é que o gajo que estava na loja não ouvia o barulho?!
Eu fiquei parvo...lol
Depois de uma discussão com eles, que na altura se recusaram a trocar a placa, vim para casa todo lixado.
O que vale é que a placa durou apenas mais umas semanas (pifou de vez.. deixou de dar imagem) e assim foram obrigados a dar-me o dinheiro de volta.

Outra vez foi com uma fonte de 1000w bastante cara.
Assim que chego a casa e experimento....Porra... outra vez...
Só que fui logo a loja e trocaram-me, com algum estrilho, mas trocaram.

Quando é assim nem quero experimentar outra do mesmo modelo, uma vez que a probabilidade de vir do mesmo batch é elevada.
 
O whine basta trocar as fans
Não digas asneiras ;) o coil whine é provocado pela oscilação dos enrolamentos dos inductors. Na Titan X usam um tipo de resina para evitar que isso aconteça (fonte: video do pcper com um representante da nVIDIA na altura do lançamento da Titan X)
 
O engraçado é que as situações mais relatadas foi exatamente com as versões xtpo" dos AIB's ...a frequência a que estas gráficas trabalham faz com que as bobines vibrem fisicamente e é dai que vem o ruido que vulgarmente chama mos de coil whine . bastava eles usarem resina e isto já não acontecia
 
E não existe forma de ser nos próprios a fazer isso? É só uma pergunta por curiosidade.

haver forma ate há mas não recomendaria faze-lo ..alem de que se iria violar a garantia da gráfica

Já agora deixo aqui uma texto sobre o assunto

The inductors in a graphics card are for the most part used in its VRM, or voltage regulation module. VRMs are a type of DC-DC switch-mode power supply, usually a synchronous multi-phase buck regulator. This means that it uses a bunch of "phases" in parallel, each consisting of a pair of transistors, an inductor, and a capacitor, to change the +12V input from your PSU to 1.xxV for your GPU to use.

In order to supply a different voltage or different current the transistors switch on and off at different frequencies. If the GPU demands more current, then that will cause a voltage drop across the inductor, which makes the transistors switch faster to keep the voltage where it needs to be. And the reverse. All this happens in microseconds.
An inductor stores electricity in a magnetic field. This magnetic field pushes and pulls on the ferrite core used in some inductors. When the voltage across the inductor changes, the magnetic field changes, and the inductor moves slightly. When the voltage changes very, very quickly (as is the case when switching transistors are changing its voltage thousands of times a second) the inductor vibrates. And that vibration, if it is between 20Hz and 20,000Hz, is audible to the human ear. Hence whine.

The frequency at which the switching transistors operates varies, but it's generally between 10,000Hz and 100,000Hz. If your GPU is whining, the transistors are switching at between 10,000 and 20,000Hz, or a primary harmonic of those frequencies. So if you want to stop the whining, you need to make the transistors operate at a different frequency.
So you change the amount of power drawn. Overclock and overvolt your GPU and the transistors will need to switch faster to provide power to the GPU, and if you're luck you'll bump them from 17,000Hz to 24,000Hz. Underclocking may work as well. And suddenly your GPU will whine no more.

You could also use a different PSU that outputs a slightly higher or lower voltage on the +12V rail, which will also change the frequency the transistors need to work at.
 
Última edição:
Dos indutores das ventoinhas.. Uma x q são por indução.. Meter um aftermarket resolve isso
Mas os famosos coil whine da série 9XX não vem das ventoinhas..
haver forma ate há mas não recomendaria faze-lo ..alem de que se iria violar a garantia da grafica

Então porque não é dada a hipótese de fazer essa tal cena da resina livremente podendo eles fazer para evitar que quem tem as gráficas se chateie com isso?
 
Dos indutores das ventoinhas.. Uma x q são por indução.. Meter um aftermarket resolve isso

Novamente estás longe da verdade. Falamos de ruídos agudos de frequência bem alta porque são causados por componentes que operam bem acima dos 15-30Hz (aproximadamente) das ventoínhas. Não continues a insistir pois não é de todo das ventoínhas (estas também produzem ruido mas não é coil whine).

@HoT a minha teoria é que os AIB's ao saírem dos clocks nominais não quiseram ir para melhores componentes para não aumentar custos. A nVIDIA devia ser mais severa ao impor níveis de QA nos produtos com os seus GPU's.
 
@FiiLeTe já adicionei um texto sobre o assunto no outro post . há outros métodos que normalmente são usados mas eu não os vou meter aqui exatamente porque não é para o comum dos mortais fazer sem saber o que está a fazer e porque pode dar cabo da gráfica

@muddymind sim , até poderia se resolver dessa forma se as coisas tivessem devidamente calculadas . Para mim quem falhou foi os AIB's que não testaram o suficiente os produtos q lançaram
 
Bem.. O whine da minha é das fans até 20% rpm silêncio absoluto a partir de 35% whine.. Agora se dizes que é dos componentes abstenho-me uma vez que no meu caso é só das ventoinhas, talvez relacionado com o design das mesmas não faço ideia
 
Back
Topo