Que distribuição de Linux usar?

Exacto... Metes o CD do 7.04 na drive e fazes boot como se fosses instalar. Depois escolhes a lingua e escolhes "Iniciar Ubunto.. bla bla bla".
Aí o Ubunto arranca como Live CD e se depois quiseres instalar tens um iconzinho no ambiente de trabalho. :)
(Quem diria, eu a dar dicas de Linux.. :p)
 
aproveito este tópico para deixar um dúvida, instalei o ubuntu num laptop (fujitsu-siemens amilo) e a resolução do monitor está muito baixa 1024x768 e o refresh rate está em 60, existe alguma forma de contornar isto? A placa gráfica é uma SIS integrada, existem drivers que eu possa instalar?

cumps
 
Drivers devem existir, procura na página sa SIS.
Quanto ao refresh rate e à resolução, pode editar o xorg.conf ou fazer dpkg-reconfigure xserver-xorg. É indiferente. Tens umas dicas nas ultimas páginas do tópico do 7.04.
 
ok, a resolução em windows (está em dual boot) é 1280x1024, o refresh rate agora não me lembro mas julgo que é superior a 60, vou alterar para ver se fica tudo bem
 
tentei editar o xorg.conf mas ele não me deixa fazes save, diz que não tenho permissões, como é que ultrapasso isto? ele está em /etc/X11
 
as usual, alterações ao sistema têm de ser como root.
espero que nao vas meter o 60 assim directo nas frequencias...
há que distinguir frequencias da "veloc de varrimento". Qual é o monitor?
 
é de um laptop Fujitsu-Siemens Amilo A1645, a frequência de 60 já está definida correctamente (eu é que pensava que era mais mas afinal não), só quero mudar a resolução para 1280x800
No ubuntu acho que não existe uma conta root, vou fazer como o Heron disse...

faz:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
vou tentar agora
 
no linux existe sempre 1 conta root... e entras como "su"
mas se nao lerem os stickys nao aprendem nada :P

(e por favor há que ter o habito de editar os posts em vez de criar 2 seguidos...)
 
no linux existe sempre 1 conta root... e entras como "su"
mas se nao lerem os stickys nao aprendem nada :P

(e por favor há que ter o habito de editar os posts em vez de criar 2 seguidos...)

tens razão, eu é que estou a iniciar-me e já devia ter lido mais alguma coisa antes de vir fazer este tipo de perguntas... sorry;)

aproveito para agradecer a ajuda, já está bem:)

(vou apagar aquele post, realmente podia ter feito edit)
 
:lol:, é o hábito:) e também não conhecia esse comando, estou a ver que vou ter de perder muitas horas de volta dele para conseguir dominá-lo minimamente

cumps
 
:lol:, é o hábito:) e também não conhecia esse comando, estou a ver que vou ter de perder muitas horas de volta dele para conseguir dominá-lo minimamente

cumps

Ya. Se não quiseres andar assim a cavar a net à procura de coisas, dá uma vista de olhos nos stickies e tutoriais que já há por aqui. Depois cenas que tu achas que não explicam bem ou coisas que queiras saber que não estão lá aí sim, procuras na net.

Aqui há tópicos muito bons para quem está a começar.
 
Apesar de estar satisfeito com o Ubuntu, que é a distribuição que uso actualmente, gostava de experimentar algo mais hardcore. :D

Ultimamente tenho andado interessado no Archlinux pois parece ser exactamente o que procuro. Uma distribuição leve, minimalista e em que é possível instalar só o básico para o sistema funcionar. No entanto, não sei se será a melhor opção, falando a nível de pacotes/repositórios e de comunidade. Outra eventual desvantagem do Archlinux é não ser baseado em Debian, já que os pacotes debian parecem ser os mais populares, assim como o sistema APT-GET.

Que distribuições me aconselham? Já agora, tenho preferência por 64bits.
 
Apesar de estar satisfeito com o Ubuntu, que é a distribuição que uso actualmente, gostava de experimentar algo mais hardcore. :D

Ultimamente tenho andado interessado no Archlinux pois parece ser exactamente o que procuro. Uma distribuição leve, minimalista e em que é possível instalar só o básico para o sistema funcionar. No entanto, não sei se será a melhor opção, falando a nível de pacotes/repositórios e de comunidade. Outra eventual desvantagem do Archlinux é não ser baseado em Debian, já que os pacotes debian parecem ser os mais populares, assim como o sistema APT-GET.

Que distribuições me aconselham? Já agora, tenho preferência por 64bits.

Experimenta o Gentoo:
- Minimalista, apenas te instala o básico para o sistema funcionar;
- Repositório ENORME, que contém tanto as últimas versões das packages, como as mais estáveis;
- Comunidade bastante grande, forum e wiki enormes;
- O sistema de packages é a base de sources (logo não aceita debs), o quer dizer que demora mais tempo a instalar (pois tem de compilar) mas dá maior flexibilidade de escolhas;

Não uso 64 bits, logo não sei o nível de suporte.
Aconselho-te a ler o manual de instalação para ver se é isto que procuras.
 
Eu até nem gosto de discriminar ninguém mas... Usar Ubuntu é que é...

Porquê?

- Fácil de instalar e manter
- Comunidade nacional e internacional grande e útil
- O melhor gestor de pacotes
- Os maiores repositórios
- Boa para newbies e utilizadores avançados, ou seja, começas a usar e nunca mais deixas... em fim...

Também dizem que PCLinuxOS também é bom mas... Já não me interessa usar outra coisa. :-D

Cumps
 
Eu tive na mesma situação que tu há uns tempos. E fui para Debian. Mas quer Debian, quer Arch, quer Gentoo são opção igualmente válidas, por qualquer uma delas ficas mais que bem servido.

O que referes como uma vantagem do Arch, "Uma distribuição leve, minimalista e em que é possível instalar só o básico para o sistema funcionar.", existe igualmente em Debian e Gentoo, chama-se netinstall.

A nível de repos, o Debian é o maior. 20 mil pacotes, contra 15 mil do Gentoo (e os do Arch não sei).
Comunidade, acho a do Gentoo melhor, logo logo a seguir esta a de Debian. A wiki do Arch é muito boa, mas a do Gentoo é fantastica. Tb existe o handbook do Gentoo. Forums, acho os do Debian muito bons. E acho que Debian também tem uma comunidade maior.

Package Managers.. bem, essa é mesmo para flames. :D
O APT (e não apt-get, que é um cli frontend) leva as minhas preferencias. O portage é muito bom também, mas o facto de usar as sources, não me parece um ponto forte q.b. para o usar, pelo menos, neste PC. O pacman, não sei pq, e do pouco que o usei, não gosto muito.

E todas estas são 64 bits. :)
 
Back
Topo