Eu também acho que a Vodafone é a melhor e continuo a usá-la por causa disso mas não acho que essas pequenas diferenças tenham qualquer tipo de relevância. Já tive telefones doutros operadores e sinceramente só deixei de os usar porque não os utilizava o suficiente para compensar a chatice de andar com os mesmos atrás.
Claro que nada é igual mas eu digo no post que não se distinguem em nada. Penso que qualquer pessoa subentende que comparações destes tem que ser feitas a coisas mais ou menos mensuráveis para pessoas comuns. Se quiseres posso basear a minha resposta nos pontos do teu post.
Também acho que é bom, mas não acho que o dos outros seja mau.
O facto de as redes UZO, VD e R4 terem estas coisas a pagantes e o seu sucesso mostra bem a falta de interesse das pessoas comuns por estes serviço (até é pena porque são relevantes)
Não sei onde estão as tuas fontes mas isso também não interessa. Alguém liga alguma coisa se as SMSs demoram 1 segundo, 5 segundos ou mesmo 1 minuto ou 2? Desde que não demore uma hora (em termos regulares).
Acho isto muito discutível até porque certas inovações da Vodafone dispensam-se bem como os famosos menus Vodafone. Por acaso nisto até prefiro a optimus que costumava lançar bons telefones SE novos a preços porreiros. Prefiro isso a vender os restos da Nokia a saldo como a Vodafone tem feito.
Ver a questão das SMSs e a questão do melhor apoio ao cliente. A ideia é a mesma.
Também acho. No entanto isso passa ao lado de quase toda a gente porque estão genericamente interessados é em ter um tarifário base barato seja pelo preço ou pelo destinatário da chamada
Este argumento do apoio ao cliente está sempre a voltar não? Sim tem um site porreiro. O da TMN também é bom. O da Optimus de facto é um bocado fatela.
Mais uma vez este argumento parece um boneco sempre em pé. Aí está ele outra vez. E mais uma vez é simples. Essas tretas no dia a dia não tem interesse nenhum (para a população genérica). Até pessoas relativamente bem informadas e viradas para tecnologia não tem paciência para isso (tipo eu)
O comportamento tipo carneiro que ambas as operadoras tem com tarifários quase todos iguais, sem grande rasgo, sem nada de especial mostra bem o que me refiro no primeiro post.
Mas uma coisa concordo contigo. A Vodafone está melhor recentemente que há alguns meses atrás. Já a Optimus acho-a um bocado empastelada.
Vamos começar por uma ponta. Tu dizes que nao interessa demorar mais 1 ou 2 ou 5 segundos a mandar uma sms. Claro que nao mas temos que ir mais alem disso e ver que porque sera que na optimus e vodafone demoram exactamente o mesmo tempo e na tmn demora bastante mais? Envia uma sms para ti da tmn e ve quando diz sms enviada se for num vodafone ou optimus recebe la logo entra logo no telemovel na tmn ainda demora uns segundos. Pega no teu tmn e num vodafone ou optimus e em telemoveis iguais e com o mesmo sinal de rede pede para consultar o saldo. O optimus e vodafone demoram o mesmo sendo mais rapidos que o da tmn. Nao sei porque sera que isto acontece so sei que algo se passa. Para mim sera qualidade no desempenho.
Mas quando me referia em cima referia-me aos testes da anacom. Consulta os ultimos testes e veras que a vodafone foi a melhor operadora apenas e so nestes campos:
Melhor cobertura de rede quer indor quer em caminhos de ferro
Melhor desempenho nos tempos de entraga das sms, menor numero de chamadas falhadas assim como sms falhadas
Melhor cobertura 3G
Repara que nao se pode esperar enormes diferenças entre as tres operadoras pois a anacom nao permite isso. Elas tem que ter o minimo de qualidade para todos os anos a anacom lhe renovar a licença. Mas tira daí uma conclusao ate proque temos que saber ler as entre linhas. Se a tmn é sempre a operadora com pores desempenhos nos testes da anacom é proque nao tem a preocupacao que a optimus ou a vodafone tem para serem mais eficazes no serviço prestado.
Depios quando fals que a optimus e tmn nao sao mas no apoio a clientes? Podem ate nao ser porque a anacom nao permitia isso mas sao bem piores que a vodafone e é isso o mau ou bom nao existe existe sim a comparacao com outras e aí é que podemos aferir a qualidade.
Quando falo em apoio a clientes falo na qualidade, na atencao, nos procedimentos, na flexibilidade e em muito mais. Repara a vodafone lançou o apoio a clientes online por chat o que é excelente nao precisamos de estar a ligar que é sempre chato. Portanto a vodafone oferece o apoio a clientes por tres vias: email, linha 1212 ou chat. Sendo que por chat online é gratuito para todos os clientes o que nao acontece o mesmo pelo 1212 onde os clientes sem carregamentos pagam.
A optimus nao tem ainda nem tera tao cedo apoio por chat. Porque? Reflecte nisso e deveras chegar a conclusao que nao tem porque nao quer saber. Se quisesse saber do cliente como a vodafone teria uma area de clientes funcional e apoio a clientes via 1693 24h por dia como tem a vodafone ou a tmn.
Depios experimenta comparar o tempo que te demoram a responder via email nas tres operadoras e veras que o primeiro email a receberes sera o da vodafone.
Depois a vodafone tem uma area especializada GAQ Gabinete de Apoio á Qualidade que alias todas tem mas com nomes diferentes. Uma situacao que va para o GAQ podemos contar com uma resposta normalmente em 1 ou dois dias a mim semrpe foi assim e ja la fiz chegar 4 situacaoes que no apoio normal ao cliente nao me souberam solucionar. Agora experiemnta reportar uma sitacao para a área especilizada tmn e veras o tempo que demora. A mim uma simples portabilidade foram mais de 2 meses. Invrível.
Depois repara na flexibilidade que as operadoras oferecem ao cliente. Dou te estes simples exemplos:
Tu na tmn parece que estas no tempo da pedra. Tens q andar a decorar a porcaria da referencia multibanco e esse mesma referencia é a chave para acederes a tudo no cartao, mudar de tarifario activar serviços, etc. Isto se nao houver registo documental nos proprios meios (lojas)
Uma vez comprei um mega smile e como ja tinha sido de outras pessoas pedi a tmn que nao usa-se essa referencia como dado para aceder ao cartao quando ligam para o 1696 pois era arriscado pra mim. Disseram me que nao podia ser que a tmn duncionava assim. Apresentei reclamacao por excrito e dali a 3 semanas de espera la tive uma resposta. Não é possível porque o sistema nao permite.
Na vodafone podes tu escolher o que qeures q seja validado. Se o pin e puk se o numero de contribuinte ou ate podes criar uma pass que sera essa a tua porta para o cartao. Na optimus e tmn ta quieto nao ha nada disso e que nao venham com tretas dizer que o sstema nao permite porque isso e apenas um aquestao de meter uma nota no respectivo numero e os assistentes seguirem esse pedido do cliente.
Na vodafone podes mudar de numero para um numero aleatorio (2.59euros) ou um numero á tua escolha (5.65euros). Na tmn nao podes nem na optimus. Embora na tmn possas se fores cliente empresarial. Isto é util quando temos um cartao antigo com imensos pontos e saldo e alguem nos descobriu o numero e nos anda a chatear e mudammos de numero sem perder nada como o tarifario que pode ja estar decontinuado ou ate os pontos. E na tmn e optmus onde dao essa possibilidade?
Portanto sao promenores que so repara quem esta mergulhado e actualizado nas operadoras mas que fazem toda a diferença e mostram claramente uma coisa.
A vodafone foi, e continua a ser a operadora mais flexível que mais hipoteses dá ao cliente e que proporciona mais regalias como estas que referi acima (Webvodafone, acpoio por chat, alteracao de numero, criacao de segurança á medida do cleinte e havera muitos mais que se os mencionasse aqui nao saía hoje daqui)
Apos este post ainda precisas que explique mais situacoes ou ainda achas que sao todas iguais?