Qual a melhor universidade para informática?

Status
Fechado a novas mensagens.
O que eu quero programar? É difícil responder a isso. Prefiro sempre fazer software em C. Mas Não me importava nada de aprender outras linguagens, excepto as de baixo nível, e de programar para redes. Mas telecomunicações? Sinceramente não sei o que se faz em telecomunicações. É um enigma para mim. O que eu entendo não é nada mais senão desenvolvimento de software. Software do género calculadoras, jogos, editores de texto, enfim, utilitários. Agora a pergunta: redes ou sistemas de informação? Se tivesse que escolher agora diria sistemas de informação pois é mais virado para a concepção de SO e IA, se não me engano.
 
A quantidade de linguagens que se aprende não significa nada... Um bom programador tem é de saber aplicar bem as técnicas de programação que conhece, as linguagens vêm depois.
subscrevo totalmente e ainda sublinho :D

Até dizes umas coisas inteligentes, pena seres do IST :004: (é agora que vou ser linchado :X)

abraços, HecKel
 
O que eu quero programar? É difícil responder a isso. Prefiro sempre fazer software em C. Mas Não me importava nada de aprender outras linguagens, excepto as de baixo nível, e de programar para redes. Mas telecomunicações? Sinceramente não sei o que se faz em telecomunicações. É um enigma para mim. O que eu entendo não é nada mais senão desenvolvimento de software. Software do género calculadoras, jogos, editores de texto, enfim, utilitários. Agora a pergunta: redes ou sistemas de informação? Se tivesse que escolher agora diria sistemas de informação pois é mais virado para a concepção de SO e IA, se não me engano.

Pois, assim é dificil, é que tipicamente os cursos apontam para um sentido e esse sentido das aplicações/utilitários simplesmente não existe. No entanto penso que irás melhor para sistemas de informação. Mas atenção, sistemas de informação é algo alto nivel não é ou pouco tem a ver com a concepção dos S.O. ou I.A.

Um conselho, agarra em todas as sugestões que já te deram vai à página de cada um dos cursos e estuda bem os planos de curso e quando houver o programa das cadeiras.

Qualquer ajuda é só dizer :)

Nuno
 
O que eu quero programar? É difícil responder a isso. Prefiro sempre fazer software em C. Mas Não me importava nada de aprender outras linguagens, excepto as de baixo nível, e de programar para redes. Mas telecomunicações? Sinceramente não sei o que se faz em telecomunicações. É um enigma para mim. O que eu entendo não é nada mais senão desenvolvimento de software. Software do género calculadoras, jogos, editores de texto, enfim, utilitários. Agora a pergunta: redes ou sistemas de informação? Se tivesse que escolher agora diria sistemas de informação pois é mais virado para a concepção de SO e IA, se não me engano.

É k nem keiras saber o k são telecomunicações.. vais ouvir falar da tranformada de furrier.. uiiii..

Kto ás aplicações k falas(calculadoras, editores de text), aconselho-te, JAVA, a linguagem do futuro... (vai haver muita gente a criticar-me)
mas para mim não há melhor linguagem k java... e era grande adepto de c e c++...
 
É k nem keiras saber o k são telecomunicações.. vais ouvir falar da tranformada de furrier.. uiiii..

Kto ás aplicações k falas(calculadoras, editores de text), aconselho-te, JAVA, a linguagem do futuro... (vai haver muita gente a criticar-me)
mas para mim não há melhor linguagem k java... e era grande adepto de c e c++...
Respeito pelo homem. É Fourier...
 
Disseram acima que quem vai para o IST espera muito trabalho à frente. Ora não querendo parecer faccioso, isso é a mais pura das verdades, e é aí que reside o grande problema do IST. No IST não aprendes mais coisas nem melhor do que nas outras Universidades, simplesmente a carga de trabalho foi mal distribuida, fazendo com que os 3 primeiros anos sejam sempre a partir, e os outros 2 tb devido à especialização. Na Nova pelo que o pessoal de lá me disse está mais distribuido pelos 5 anos, e no fim sabemos todos o mesmo.

subscrevo totalmente e ainda sublinho :D

Até dizes umas coisas inteligentes, pena seres do IST :004: (é agora que vou ser linchado :X)

abraços, HecKel

o gajo dos abraços a dizer piadas? quem diria :-D
 
antes de optares pela instituição, convém saber o que queres!!!
Agora só pq alguem diz que o "meu é maior que o teu" não significa nada.
Sou de EET (electronica e telecomunicações) da Univ. de Aveiro, eu sei que não é o que tu pretendes, mas lido diariamente com pessoal de ECT( computadores e telemática) e posso dizer que é um grande curso, que se distingue pela originalidade. Julgo que será uma opção a ter em conta...
 
Boas!

Eu ando na FEUP e posso-te dizer uma coisa: Independentemente do número de linguagens ou quais é que são, no fim do primeiro semestre do segundo ano já conseguia pegar em quase todas as linguagens que andam por aí com 30min/1hr de leitura, para me habituar à sintaxe básica.

Claro que só posso falar da minha "casa", mas aqui não aprendes linguagens de programação: Aprendes a programar.

Boas escolhas e boa sorte com isso!

Cumps []
 
Propinas também é algo a ter em conta.

O valor das propinas também pesa muito na minha decisão.
Mas já estive a procurar esses valores no IST, no FEUP e no FCTUC e não os encontro.
Não posso supôr que é 920 € pois depende da universidade.

Alguém sabe quais são as propinas para IST, FEUP e FCTUC?
 
Qualquer faculdade é boa desde que tu também faças por aprender alguma coisa.

Isso dos cursos serem mais fáceis em alguns sítios do que outros é pura utopia. Eu ando numa faculdade pequena relativamente à maioria e os professores são tão exigentes como nas outras pelo que vejo.
 
FCUL

FCUL sem dúvida, não desfazendo a qualidade das outras faculdades.
Quando me candidatei ao ensino superior minhas opções foram:

1- FCUL
2- IST
3- FCTUNL
4- ISEL
5- ISCTE

A FCUL tem muita reputação nacional e internacional no que diz respeito a áreas como a segurança, tolerância a falhas, sistemas distribuídos, etc com docentes como Paulo Veríssimo e Luís Rodrigues na frente, depois temos na área de bases de dados muita projecção também com o grande Mário Silva e Nuno Guimarães a dominar o ramo. Já para não falar da inteligência artificial que é representada na FCUL pelo grande pai da IA em Portugal, o "velhinho" Hélder Coelho.
Eu por exemplo fui para a FCUL com intuito de seguir Engenharia Informática com ênfase na segurança, ainda não cheguei lá mas tenho intenções de fazer lá o mestrado muito derivado à grande qualidade mencionada anteriormente e também por “amar” a FCUL.

Volto a dizer que não desvalorizo o valor das outras faculdades pois os bons alunos é que fazem um bom curso na maioria das vezes, e bons alunos estão distribuídos pelas várias faculdades do país.

Resta agora cada um decidir o melhor para si e o que melhor se enquadra nos seus objectivos.
 
sendo eu um leigo no assunto, mas tendo a mesma dúvida do S7sRuss (também quero seguir programação, mas sou da zona de Coimbra) pus-me a pesquisar... não quero parecer um "chico-esperto" nem um "narcisista de segunda classe com queda para a vaidade", mas eu comcei a pensar no assunto porque tenho média acima de 18 e toda a gente diz o habitual (e enjoativo...) "Ah! Então queres ser médico!" e eu até me passo porque já disse a toda a gente que não quero seguir saúde... A questão está em eu andar desmotivado porque até podia andar a c*gar a 90% par a escola em vez de me lixar só a 70% como faço agora, porque a média de Eng. Informática não passa do 14 nos melhores anos... Então pus-me aí a pesquisar e pensei em entrar numa Universidade fora do país com uns parâmetros mais altos e que fosse muito boa na área de programação. Conclusões:
- EUA (MIT, CalTECH, Berkeley, Stanford, Princeton) -> propinas demasiado altas, necessidade de fazer os testes SAT, custo de vida elevadíssimo (ano escolar nos EUA não fica por menos de $30000);
- UK (Imperial College, Oxford, Cambridge) -> propinas demasiado altas e custo de vida upa upa;
- Holanda (TU Delft; TU Eindhoven) -> só ensinam em inglês a partir do 2º ciclo;
- Suíça (ETH Zurich) -> é sempre preciso saber alemão;
- Áustria (TU Wien) -> é sempre preciso saber alemão;
- Suécia (Royal Institute of Technology) -> só ensinam em inglês a partir do 2º ciclo;

Portanto decidi fazer o 1º ciclo cá em Portugal e, em princípio, o 2º ciclo na Holanda (a TU Delft é uma das melhores universidades a nível tecnológico da Europa e do Mundo). Então centrei-me nas universidades portuguesas:

- FCT UC: ambiente bom... todos me dizem bem daquilo (mas queixam-se de alguns professores velhotes e rançosos :-D) mas parece-me que na área da pesquisa científica e trabalho realizados esteja numa época um bocadinho decrépita...
- FE UP: parece-me boa em todos os sentidos e melhor que a FCT UC na área da pesquisa científica;
- EENG UM: pelo que dizem é uma universidade jovem, com grande dinâmica em que há óptimo ambiente entre professores e estudantes e com muito empenho em estar sempre à frente;
- FCT UNL: muito bom ambiente, professores acessíveis (acho eu...), universidade dinâmica, facilidade em arranjar emprego praticamente garantida;
- IST UTL: ambiente razoável, muito trabalho durante o curso, melhores ligações internacionais, facilidade em arranjar emprego praticamente garantida.
---

A minha preferência recais sobre as universidades de Lisboa porque é nesta zona que há mais empregos na área de Informática. Tanto na FCT/UNL como no IST/UTL os cursos de Eng. Informática são muito bons, mas parece-me que no Técnico a exigência do trabalho pedido aos alunos é maior o que lhes vai dar mais estofo para enfrentar o mercdo de trabalho actual em que o que interessa é trabalhar bem e depressa :-D Ainda para mais, o IST faz parte de uma data de redes de universidades internacionais, entre elas o CLUSTER (www.cluster.org) que é uma rede de universidades de engenharia de que fazem parte apenas a melhores universidades europeias a este nível, sendo que a mobildiade de estudantes dentro desta rede está muito mais facilitada :)
No entanto, diz-se por aí que os conteúdos do curso do IST são um bocadinho mais antiquados do que os do curso da FCT/UNL...
Todas as universidades portuguesas que referi têm uma grande qualidade nos engenheiros que formam, mas é mais fácil arranjar um bom emprego quando já se tem um bom conhecimento da zona englobada pelo maior foco emrpegador, que neste caso é Lisboa :007:
De qualquer maneira ainda não decidi totalmente entre FCT/UNL e IST/UTL, mas penso que se realmente queres facilitar a tua entrada no mercado de trabalho uma destas duas universidades seja a melhor escolha.

Espero ter ajudado!

PS: que testamento do crl :x2:
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo