Qual a linguagem escolher

concordo contigo kandalf, mas no mundo rpofissional, tempo é coisa que escasseia ;)
e os patroes querem depressa e bem....
Por isso se no vamos empenhar em aprender uma linguagem de programação, então que seja algo rentável e nos de também algum gozo...:)
 
Por muito que te possa parecer estranho, acho que devias começar por C, só mesmo para perceber o que é e como funciona, fazendo uns programas simples, e depois passares para Assembly(sim, isso mesmo.) quando perceberes isso e fizeres uns programitos, voltas ao C e vais ver que vês a programação numa nova prespectiva.

Depois disso e depois de teres aprendido bem o uso de ponteiros, funções etc. Passa para uma linguagem orientada a objectos, C++ é capaz de ser o passo mais natural á primeira vista, já que é muito parecido ao C.

just my 2cents
 
Começar por aprender C, como muitos têm dito .. se quiserem desistir da programação dentro de alguns dias.

Eu recomendo a toda a gente aprender Java, C# ou Python. Dar uma vista de olhos aos 3 e insistir no que se gostar mais. Isso incui gostar dos editores disponíveis, da documentação disponível, etc.

Java - Já tem bastante tempo, apesar de ter vindo a ser renovada e melhorada. Como tal, existe imensa informação sobre como programara em Java. Tem também dos melhores editores grátis disponíveis. É a linguagem mais completa que existe, no sentido de se poder fazer programas com GUI, servidores web, páginas web ou até mesmo programas imbutidos num navegador de Internet (como Flash ou o jogo Runescape).

C# (.net) - Tem boa documentação. Não conheço muitos bons editores grátis para C#. Para C# em Microsoft.net existe o sharpdevelop que é um pouco pobrezinho. Para C# em mono.net (.net em Linux, Mac, etc) há o pobre monodevelop. Quase toda a gente simplesmente pirateia o Visual Studio...

Python - Não sei muito bem mas acho que é um bocado pobre em documentação e, especialmente, editores, quando comparado com os outros 2.

Todos os 3 - São excelentes linguagens de programação.
 
Estão a esquecer-se de uma coisa muito importanto.
Quando alguém quer aprender a programar apenas por querer aprender é necessário que seja fácil e simples obter rapidamente resultados encorajadores.

Ainda por cima não sabemos qual é o ambiente, mas mt. provavelmente é Windows.
Como tal, isso poe logo de fora as linguagens decentes como o Perl (a minha escolha pessoal).

Ninguém falou até agora nos BASICs que há para Windows, como o Blitz Basic ou o Dark Basic, é certo que são orientados para o desenvolvimento de jogos e não têm um IDE decente apropriado para RAD como o Delphi e o VB, mas é facil obter resultados, muito mais facil que escrever um Hello World em C que crie uma janela no windows e escreva para lá esse texto...

Passou-me pelas mãos no outro dia uma linguagenzita chamada KPL (kid's programming language - http://www.kidsprogramminglanguage.com/ ), tem um IDE text based decente com um monte de exemplos. É uma especie de basic OO e mais simples que o Blitz ou o Dark Basic. Instalei só por piada e é realmente facil por umas imagens no ecran, rodar uns sprites, fazer colisões, etc. Não posso dizer que gostei da linguagem em si, mas parece-me que tem a simplicidade necessária para se aprender com facilidade sem assustar um principiante.

Se o interesse de uma pessoa está na Web e não no PC então a única escolha possivel é o PHP, mas como para fazer coisas realmente interactivas é necessário aprender também HTML, Javascript e CSS isso já não é tão facil.

Pessoalmente não gosto de Java e nunca o recomendaria a ninguém, mas tenho razões pessoais para isso que não se prendem exactamente com o desenvolvimento mas sim com o impacto deste na qualidade dos programas.

Não sei se existe um LOGO para windows, mas a ideia de como aprender a programar mantem-se... Se não se está a ser ensinado a programar (na escola, univ, ou o que seja) tem que se começar de uma base em que uma pessoa com um minimo de vontade e inteligência lógica seja capaz de compreender realmente a ideia que está subjacente a um programa.
DEPOIS de aprender o que implica fazer um programa, depois de saber para que serve um IF, os varios tipos de ciclos, as funções, etc, então a pessoa pode fazer uma escolha informada se vai aprender esta ou aquela linguagem.
Dependendo do que quer fazer pode ir para Assembly ou pode ir para COBOL, ADA, RPG-2, FORTRAN, o que quer que seja, mas antes de aprender a programar numa linguagem tem que se apanhar o paradigma da programação. Seja este sequencial à moda antiga num loop fechado, seja este event driven como é normal hoje em dia. Para chegar a esse ponto não se pode escolher ferramentas que em si têm uma dificuldade acrescentada.

Em conclusão.
Primeiro um BASIC como o KPL, Dark ou Blitz basic.
Depois um que tenha um IDE apropriado para fazer appls "normais" de windows, VB ou Delphi, provavelmente o C# também. Java não mas isso é gosto pessoal.

Depois... depende... :-)
Um programador não é aquele que sabe C ou Java, um programador é alguém que sabe programar, a linguagem é apenas a ferramenta que é usada para implementar um dado algoritmo, e, mesmo sendo verdade que existem linguagens mais apropriadas para determinadas tarefas, o facto é que, na maior parte dos casos é como a marca da Cerveja... uma questão de gosto.
 
Eu aconselharia para iniciantes, e em programação sequencial, e para DOS, QBasic. Foi assim que comecei.
Depois, daí seguir para o Visual Basic (event driven) é um passo. Grande, mas eu consegui ultrapassá-lo. E há fóruns como este que encorajam qualquer newbie a avançar :)

My path:
QBasic -> VBDOS/Pascal (os dois ao mesmo tempo) -> Visual Basic/Delphi (as mesmas línguas, OOP) e fiquei-me pelo Visual Basic.

Pessoalmente, não aconselho a ninguém nenhuma linguagem feita especificamente para que qualquer um aprenda, porque assim não é programação. É quase um script, e o utilizador apenas estaria apenas a falar, e não programar.
 
Eu aconselharia para iniciantes, e em programação sequencial, e para DOS, QBasic. Foi assim que comecei.
Depois, daí seguir para o Visual Basic (event driven) é um passo. Grande, mas eu consegui ultrapassá-lo. E há fóruns como este que encorajam qualquer newbie a avançar :)

Os BASICs de que falei têm a vantagem de ter as estruturas do BASIC, introduzirem OO e apesar de serem sequenciais têm alguns eventos.
Relativamente ao QBasic têm a grande vantagem de gerarem programas windows.
Apesar de não os ter investigado mt. a fundo, duvido que tenham toda a parte de I/O relativa a ficheiros que permitiria fazer appls de alguma utilidade, e não simplesmente jogos.

My path:
QBasic -> VBDOS/Pascal (os dois ao mesmo tempo) -> Visual Basic/Delphi (as mesmas línguas, OOP) e fiquei-me pelo Visual Basic.

ZX-BASIC -> Assembler Z80 -> MS-BASIC (em MSX) -> COBOL 77 (em mini NCR) -> C e Shell (em UNIX) e fiquei por aí uns anos até que encontrei o Perl... Fiquei por aí mais uns tempos até que experimentei o PHP, Javascript e CSS. Entretanto de vez em quando lá tinha que usar VB e mt. recentemente tracei armas com as macros do Office, nomeadamente Excel e Word.
Há já algum tempo que ando a piscar o olho ao Python e ao Ruby mas ainda não tive coragem de me deitar a fundo nisso... Tb ainda não tive necessidade, com o Perl e com o pouco que ainda me lembro de C lá me vou safando.

No fundo, no fundo, não gosto do modelo OO, pelo menos para o tipo de programas que faço raramente isso me traz muitas vantagens.

Pessoalmente, não aconselho a ninguém nenhuma linguagem feita especificamente para que qualquer um aprenda, porque assim não é programação. É quase um script, e o utilizador apenas estaria apenas a falar, e não programar.

Aqui não concordo mt.
Se se está a ser ensinado pode ser qq. coisa. Mas se se está a dar os primeiros passos sozinho apenas por curiosidade então acho que se deve começar por linguagens mais simples.
 
eu comecei a programar em Pascal, depois fui para VB6 e agora tou com visual C++! na minha opiniao axo q começar pelo Pascal ate n eh mt mau, axo q n da pa fazer mta coisa (n sei, n explorei mt) mas eh bastante facil programar em Pascal! se perceberes bem as coisas axo q passas na boa para VB ou ate para visual C++!

mas ito eh apnas a minha opiniao!
 
Discordo quando dizem para começar por uma linguagem sequencial, o importante mesmo é perceber o que se está a fazer.

Um bom exemplo disso é Pascal, VB e Pyton linguagens estas que são quase autoexplicativas, o programador não se perde no meio de comandos confusos e pouco intuitivos. Estas três linguagens têm a particularidade de ser quase ler em inglês para se saber o que se está a fazer, só depois de se perceber minimamente o PORQUÊ de fazer as coisas de "tal" forma é que recomendo a avançar-se para outras linguagens.

Casos do Java, C++ e afins...., de facto até acho que se aprenda fácilmente, mas existe muitas mais coisas a ter em atenção que para um newbie só iria estorvar e desencorajar.

abraços, HecKel

PS: Hoje em dia os newbies querem é algo que seja "bonito" de ver..., com linguagens sequênciais têm de "comer muita fruta" para conseguirem fazer uma janelita da treta...
 
A primeira linguagem que aprendi foi C++ à muito tempo e foi muito duro mesmo, não aconselho para começar. Depois com o tempo vai-se la. Mas eu preifiro 1000 vezes C++ a C.

Para começar não sei o que será melhor, depende da capacidade de cada pessoa. Investiga a plataforma .NET.

Eu agora ando no mundo JAVA pois ando a trabalhar sobre a plataforma J2EE e J2ME.
 
...
Pessoalmente não gosto de Java ... mas tenho razões pessoais para isso que não se prendem exactamente com o desenvolvimento mas sim com o impacto deste na qualidade dos programas.
...
Ai sim? Isso é interessante. Gostava de ouvir que más experiências tiveste com Java ou o que quer que te tenha dado a opinião de programas em Java terem má qualidade. (sem sarcasmos, é uma pergunta honesta)

Eu, por exemplo, trabalhei muito com ms.NET e cheguei à conclusão que a língua em si, C#, é excelente, provávelmente a melhor que jamais usei, mas a plataforma .NET da Microsoft tem problemas sérios que não gostei nada (a implementação de .NET para multi-plataforma, mono, não tem esses problemas mas tem outros igualmente chatos...).
 
Todas as linguagens (ou mais concretamente a plataforma) têm os seus pontos fortes e os pontos menos bons.

Já agora também estaria interessado em saber de experiências concretas. Talvez o melhor seja mesmo abrir uma nova thread para o assunto.

Programador prevenido vale por 2*n lol :x2:
 
alguem me pode arranjar uns links porreiros para aprender Java? Já vi no P@P, ms nada de especial. isto parece-me bastante complicado :S :S
 
Mais importante que a linguagem são os CONCEITOS, e o desenvolvimento do raciocinio lógico (matemáticas, fisicas, até filosofia ajudam).

A boa estruturação de um programa é essencial.
 
Não sei se este é o topic indicado para isso mas um amigo meu num curso profissional diz que vai dar c sharp ( em vez do c normal ou c++ ) porque é a aposta da windows. Mas existe semelhante c? É que eu dei c++ no 11º e nunca ouvi falar em semelhante c...
 
Back
Topo