Opinião Quais as tuas séries JRPG preferidas?

Quais as tuas séries JRPG preferidas?

  • Final Fantasy

    Votes: 44 60,3%
  • Dragon Quest

    Votes: 12 16,4%
  • Fire Emblem

    Votes: 4 5,5%
  • Shining Force

    Votes: 9 12,3%
  • Suikoden

    Votes: 1 1,4%
  • Tales of

    Votes: 5 6,8%
  • Star Ocean

    Votes: 2 2,7%
  • Chrono (Trigger, Cross)

    Votes: 12 16,4%
  • Pokémon

    Votes: 25 34,2%
  • Outro

    Votes: 18 24,7%

  • Total voters
    73

jabun

Power Member
Esta pergunta é muito simples...quais as tuas séries RPG preferidas?

Podem votar até três opções!

Por aqui, os votos foram para Final Fantasy, Chrono e Shining Force.

É uma pena o fórum permitir tão poucas opções... Assim ficaram de fora Phantasy Star, Grandia, Kingdom Hearts, Mother, Shin Megami Tensei, Xeno, Disgaea...

Tópicos relacionados Super Nintendo:

SNES - Final Fantasy IV | ZWAME Fórum
SNES - Final Fantasy VI | ZWAME Fórum
SNES - Chrono Trigger (Square Co.) | ZWAME Fórum
SNES - Super Mario RPG: Legend of The Seven Stars | ZWAME Fórum
SNES - Secret of Mana | ZWAME Fórum
SNES - Tales of Phantasia (Wolfteam) | ZWAME Fórum
SNES - Terranigma | ZWAME Fórum
SNES - [SNES/VC] Ogre Battle: The March of the Black Queen (S-RPG) | ZWAME Fórum

Tópicos relacionados PlayStation 1:

PS - Final Fantasy VII (Squaresoft) | ZWAME Fórum
PS - Final Fantasy VIII | ZWAME Fórum
PS - Final Fantasy IX | ZWAME Fórum
PS - Xenogears (Squaresoft) | ZWAME Fórum
PS - Vagrant story (squaresoft) | ZWAME Fórum
PS - Wild Arms | ZWAME Fórum
PS - Lunar: Silver Star Story Complete | ZWAME Fórum
PS - Star Ocean: The Second Story | ZWAME Fórum
PS - Suikoden | ZWAME Fórum
PS - Suikoden II | ZWAME Fórum
PS - Chrono Cross | ZWAME Fórum
PS - Grandia | ZWAME Fórum
PS - Legend of Dragoon | ZWAME Fórum

Tópicos relacionados PlayStation 2:

PS2 - Final Fantasy X | ZWAME Fórum
PS2 - Final Fantasy XII (Square-Enix) | ZWAME Fórum
PS2 - Kingdom Hearts (Squaresoft) | ZWAME Fórum
PS2 - Kingdom Hearts II (Square-Enix) | ZWAME Fórum
PS2 - Dragon Quest VIII: The Journey of the Cursed King (Square-Enix) | ZWAME Fórum
PS2 - Shin Megami Tensei: Persona 3 (RPG, Atlus) | ZWAME Fórum
PS2 - Shin Megami Tensei: Persona 4 | ZWAME Fórum
PS2 - Odin Sphere (Vanillaware) | ZWAME Fórum
PS2 - Rogue Galaxy (Level-5) | ZWAME Fórum

Tópicos relacionados Nintendo Game Cube:

NGC - Paper Mario: The Thousand-Year Door | ZWAME Fórum
NGC - Fire Emblem: Path of Radiance (S-RPG) | ZWAME Fórum
NGC - Tales of Symphonia (Namco) | ZWAME Fórum
NGC - Pokémon XD: Gale of Darkness | ZWAME Fórum
NGC - Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean (RPG, Namco) | ZWAME Fórum
NGC - Baten Kaitos: Origins | ZWAME Fórum


Tópicos relacionados Outras consolas:

GB - Pokémon Red & Blue (& Yellow) | ZWAME Fórum
GBC - Pokémon Gold & Silver (VC) (3DS) | ZWAME Fórum
N64 - Paper Mario | ZWAME Fórum
Saturn - Panzer Dragoon Saga | ZWAME Fórum
Saturn - Shining Force III | ZWAME Fórum
Saturn - Dragon Force | ZWAME Fórum
DreamCast - Phantasy Star Online | ZWAME Fórum
DreamCast - Skies of Arcadia | ZWAME Fórum
DreamCast - Grandia II | ZWAME Fórum
GBA - Golden Sun (Camelot Software Planning) | ZWAME Fórum
GBA - Golden Sun: The Lost Age (Camelot Software Planning) | ZWAME Fórum
DS - Golden Sun: Dark Dawn (Camelot Software Planning) | ZWAME Fórum
DS - Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen (Square-Enix) | ZWAME Fórum
DS - Dragon Quest VI: Realms of Reverie (Square Enix) | ZWAME Fórum
DS - Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies (Square-Enix) | ZWAME Fórum
Nintendo - Dragon Quest VII (RPG, Square Enix) | ZWAME Fórum
Multiplataforma - Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age (Square Enix) | ZWAME Fórum
Multiplataforma - Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition | ZWAME Fórum
Xbox - Jade Empire (BioWare) | ZWAME Fórum
Xbox - Lost Odyssey (Mistwalker) | ZWAME Fórum
Xbox - Tales Of Vesperia (RPG, Namco-Bandai) | ZWAME Fórum
Wii - Xenoblade Chronicles (Monolith) | ZWAME Fórum
Nintendo WiiU - Xenoblade Chronicles X (RPG, Monolith) | ZWAME Fórum
Switch - Xenoblade Chronicles 2 | ZWAME Fórum
Switch - Xenoblade Chronicles 3
PSP - Persona 2
PS Vita - Shin Megami Tensei: Persona 4 - The Golden
PS4 - Persona 5 (Atlus, Deep Silver)
Persona 5 Strikers
The Legend of Heroes: Trails from Zero
PlayStation - Legend of Heroes: Trails of Cold Steel I & II
Multiplataforma - The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III (Falcom/ NIS America)
Multiplataforma - The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV (Falcom/ NIS America)

Viagem no Tempo: RPGs, MultiConsolas nº4, Fevereiro 2001















Top 10 JRPGs of All Time​

10º - Secret of Mana (Super Nintendo)
9º - Suikoden II (PlayStation)
8º - Earthbound (Super Nintendo)
7º - Persona 4 (PS2)
6º - Kingdom Hearts (PS2)
5º - Xenogears (PlayStation)
4º - Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King (PS2)
3º - Pokemon Gold/Silver/Crystal (GBC)
2º - Final Fantasy VI (Super Nintendo)
1º - Chrono Trigger (Super Nintendo)


BEST RPG GAMES EVERY SYSTEM - Happy Console Gamer

Dossier: RPGs Japoneses, Revista Oficial PlayStation nº43, Março 1999











The Bluffer's Guide to RPGs, Retro Gamer nº 121, Outubro 2013















 
Última edição:
Mais um excelente tópico do nosso amigo jabun.

Aqui vão as 3 que sinto que são as minhas preferidas neste momento:

- Dragon Quest: o protótipo de confort food, sempre que vou jogar um título desta série já sei para o que vou, RPG tradicional na sua forma mais pura, mas é sempre reconfortante jogar um título desta série, deixa-me sempre um sorriso na cara.

- Final Fantasy: são sempre jogos que marcam, jogabilidade tradicional na maioria dos casos, mas com uma história e personagens que elevam a experiência a outro patamar.

- Persona: estes jogos (apenas joguei o 3 e 4) introduziram uma componente social que dá um twist à jogabilidade muito interessante, juntamente com um ambiente escolar e personagens carismáticas, estão sem dúvida entre os meus favoritos.
 
Eu não sou muito de JPRGs ou até mesmo RPGs. Acho que a geração passado foi o que me fez gostar mais de rpgs muito por culpa do The Witcher 3.
Nos tempos da PS1 joguei o FF 7, 8 e 9 sendo que adorei imenso o FF9. Depois disso desliguei de RPGs porque achava grande seca andar de um lado para o outro sempre a falar com pessoas e ter que ler imensa coisa.

Os anos passaram e dei por mim nos últimos tempos a jogar mais RPGs que antigamente, e ainda tenho vários por jogar.
 
A minha favorita será sempre Dragon Quest. Pode ser muito previsível e não ter inovado nada nos últimos 20 anos mas ninguém consegue negar a qualidade dos mesmos. Dragon Quest III, V e XI são dos melhores jogos alguma vez feitos.

Pode-se argumentar que Final Fantasy atingiu mais alto com certos jogos como o VI e o VII, apesar do meu favorito ainda ser o III, mas uma coisa que respeito imenso é a sua vontade de mudar. Não se pode dizer que um jogo e praticamente idêntico ao outro como se pode dizer com Dragon Quest.

O meu último voto vai para Pokémon mais pela nostalgia. Continuo a achar a Gen 1 e 2 alguns dos melhores jogos que joguei mas não me identifico muito com o resto. Gostei da 3 e a 7 mas nada que se compare aquelas com que cresci.
 
No tempo da PS2 consumia JRPGs sem olhar a quê nem a quem. Ficava frustado com a quantidade de títulos que eram lançados no mercado norte-americano e que nunca viam a luz do dia na Europa. Cheguei a adquirir jogos de uma loja canadiana e rezar para que não parassem na alfândega. Para enganar a PS2 PAL tinha que usar uma ferramenta para forçar a abertura do tray da consola e inserir um software que superava a limitação das regiões.

Enquanto série a minha favorita é o Final Fantasy, até ao 12 (a partir daí a Squenix emburrou, mas isso são outros quinhentos). Mas o meu JRPG de estimação é o Shadow Hearts: Covenant.

edit: nem me dei conta que estava a publicitar uma loja
 
Última edição:
Votei em Final Fantasy, Chrono e Outro, devido a:

- Final Fantasy: apesar dos mais recentes estarem logo da qualidade a que a série nos habituou no passado, o VII, VIII e IX continuam a ser os melhores FFs (e na lista dos melhores JRPGs) alguma vez feitos em termos de história;
- Chrono: tanto o Trigger como o Cross são dos melhores JRPGs de sempre, com uma história que prende do inicio ao fim e obriga a estar atento a todos os detalhes (ao contrário de muitos, adorei o Cross).

Outro: neste campo insiro JRPGs mais recentes que merecem ser jogados e apreciados por todos.
- Pokemon, apesar de ter campo próprio, só podia votar em 3: a saga Red/Blue foram os responsáveis por me introduzirem ao mundo dos JRPGs e um grande vicio quando saíram;
- Lost Odyssey: sucessor espiritual dos FFs da PS1 (não fosse ele criado pelo criador de FF) e uma pérola que saiu na XBox 360 (tive o prazer de conseguir de borla da loja MS e jogá-lo na XBox One e mais tarde ou mais cedo, voltarei a pegar nele na SX), merecendo entrar no top10 de melhores JRPGs de sempre (é daqueles jogos cuja historia nos vai provando emoções ao longo da jornada);
- Xenoblade 1 e 2: dispensam apresentações e são obrigatórios para quem tem uma Switch.

Menções honrosas para o excelente Dragon Quest XI que foi um prazer joga-lo na SX graças ao gamepass.
 
No tempo da PS2 consumia JRPGs sem olhar a quê nem a quem. Ficava frustado com a quantidade de títulos que eram lançados no mercado norte-americano e que nunca viam a luz do dia na Europa. Cheguei a adquirir jogos de uma loja canadiana e rezar para que não parassem na alfândega. Para enganar a PS2 PAL tinha que usar uma ferramenta para forçar a abertura do tray da consola e inserir um software que superava a limitação das regiões.

Enquanto série a minha favorita é o Final Fantasy, até ao 12 (a partir daí a Squenix emburrou, mas isso são outros quinhentos). Mas o meu JRPG de estimação é o Shadow Hearts: Covenant.

edit: nem me dei conta que estava a publicitar uma loja
SH: Covenant, dos meus favoritos de sempre. Os outros dois SH também eram bons, mas esta segunda entrega era incrível. Tenho de lhe voltar a pegar.

A minha segunda PS2 também tem o tray escavacado para poder jogar jogos NTSC. Só assim pude jogar a trilogia Xenosaga, Suikoden III e o Grandia III
 
- 1 - Xenoblade: mundos gigantescos e fantásticos para explorar com locais que por diversas vezes deixaram-me boquiaberto, sempre habitados por uma bela panóplia de inimigos. Gosto bastante do combate pouco convencional que permite uma boa dose de estratégia. Não há nada mais satisfatório do que ver aqueles multiplicadores de dano a crescer.
As narrativas interessantes, as personagens carismáticas (embora cliché) e as bandas sonoras de qualidade só servem para consolidar o lugar de topo nesta lista.

- 2 - Legend of Heroes: Trails of Cold Steel: RPGs mais tradicionais, com uma forte componente social e uma intrincada história muito bem apresentada sobre as politiquices da guerra. Óptimo desenvolvimento das personagens, que me fez importar realmente com cada um deles, e um sistema de combate por turnos sólido.

- 3 - Final Fantasy: por se tratar duma série com imensos títulos de qualidade inegável, pelo seu relevo na história dos RPGs e pela coragem de se tentar reinventar (umas vezes melhor que outras).

Menção honrosa para o Chrono Trigger, um dos meus RPGs preferidos de sempre, e que só não consta da lista pelo facto da mesma ser referente a séries e ainda, criminosamente, não ter jogado o Chrono Cross.

A série Bravely também merece ser mencionada pois possui um excelente sistema de combate e que com algum investimento de tempo a experimentar permite alcançar combinações de atributos de personagens demolidoras.
 
Última edição:
Votei Final Fantasy e outro(s). É um crime não meteres a série Persona na votação.

Quanto ao top 3:
Final Fantasy, Persona e uma escolha mais nostálgica, os RPG de Digimon (gostei muito do World 2003, World DS, Dawn/Dusk, Adventure [PSP], Cyber Sleuth, Hacker's Memory).
Grandes memórias com estas séries.

Também tenho de referir outras marcantes como Dragon Quest, Pokémon, Ni no Kuni e visto que incluis os Tales (action-rpgs porreiros), também incluiria Nier, Kingdom Hearts e até os Souls/Borne.
E como ainda ninguém falou nele, o The Last Story também merece uma menção.
 
Última edição:
@Sakonji também sou grande fã, quer dos Personas, quer dos Shin Megami Tensei! Podia, efetivamente, estar na poll, mas o forum permite muito poucas opções... Se algum moderador quiser acrescentar agradecia!

Quanto aos Tales of... Experimenta o Phantasia (SNES) e o Symphonia (NGC). O tópico está no primeiro post!
 
@Sakonji também sou grande fã, quer dos Personas, quer dos Shin Megami Tensei! Podia, efetivamente, estar na poll, mas o forum permite muito poucas opções... Se algum moderador quiser acrescentar agradecia!

Quanto aos Tales of... Experimenta o Phantasia (SNES) e o Symphonia (NGC). O tópico está no primeiro post!

Tendo em conta o panorama actual, é das séries mais amadas do género (e o 5 foi um sucesso nas vendas).
Deveria estar nessa lista.

Quanto aos Tales, nunca gostei dos clássicos, mas fiquei fã do sistema de combate nos Xillia, Graces f, Berseria, Vesperia...
São muito competentes, mas não deixam aquela sensação de obra-prima.
De qualquer forma, estou muito curioso com o próximo (Tales of Arise), que já foi anunciado há um bom tempo e nunca mais se teve quaisquer noticias.
 
Tendo em conta o panorama actual, é das séries mais amadas do género (e o 5 foi um sucesso nas vendas).
Deveria estar nessa lista.
Posso concordar e substituiria de bom grado a série Persona pelo Star Ocean, por exemplo. Mas penso que tem de ser um mod a fazer a alteração.

Quanto ao Tales of, joguei todos os mais recentes, gostei (principalmente do Vesperia), mas acho que não chegam aos calcanhares dos dois que indiquei no post anterior.
 
Back
Topo