PT Fibra Óptica

Boas....

Tenho kuase a certeza que andam desde ontem na zona do Campo Alegre (Porto) a passar cabos de fibra optica. N pude tirar fotografias, mas tinham todo o aspecto. Estavam nakelas cenas rodas de madeira e eram bastante finos. Alguem tem informaçoes sobre isto?? :D

Cumps... :D

fibra optica em rodas de madeira e finos.... nao me parece.
 
Será que e desta em Almada? :P

hoje a tarde vi alguns tecnicos da PT por Almada (pragal), acho que de uma empresa chamada ORI ou ERI (já nao me lembro) andaram a mexer numas condutas, só vi que tinham alguns instrumentos e um bloco de notas. Não vi passarem fibra nenhuma mas podem tar a preparar ou assim. :009:

acho que tou a sonhar alto. Mas pelos vistos ja começaram em Gaia, podiam muito bem começar em Almada..


www.eri.pt sim é de telecomunicações e electricidade. :p



A eri – engenharia S.A. é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços onde a incorporação da tecnologia faz parte da nossa vocação
 
isto e tudo muito bonito mas mesmo que chegassemos a ter essas velocidades o nosso PC nao iria limitar a velocidade da net? a transferencia de dados em um disco regido esta na ordem de dezenas de megas se nao me engano. Se tiverem essa velocidade não será demais para os nossos computadores? A mulher nunca podia sacar a 60Gbps
 
isto e tudo muito bonito mas mesmo que chegassemos a ter essas velocidades o nosso PC nao iria limitar a velocidade da net?
a transferencia de dados em um disco regido esta na ordem de dezenas de megas se nao me engano. Se tiverem essa velocidade não será demais para os nossos computadores? A mulher nunca podia sacar a 60Gbps

A transferência de dados de um disco médio (7200RPM) hoje, anda à volta dos 55MB/s, um raptor (10000rpm) 75MB/s. Com a evolução dos SSD's acredito que irá evoluir bastante num futuro próximo.
Ora já que 55*8=440Mb/s e 75*8=600Mb/s (aproximadamente), é mais do que suficiente para um futuro próximo. Ninguém entre os próximos 2/3 anos terá largura de banda superior a 100megabits, e visto que a velocidade de um disco médio é sensivelmente quatro vezes superior, chega e sobra...
Quando a largura de banda disponível para as massas chegar aos 400megabits, os discos na ordem dos gigabits, na informática é assim.
Cumprimentos.
 
55 mb é um disco velho... Ou um 2,5" de laptop 5400 rpm (e mesmo assim...)

O meu tem quase o dobro disso... (320 gb single plate) e sim, ESMAGA o raptor's todos ao pequeno almoço (em taxa de transferência). Apenas o velociraptor é mais rápido.
 
Quase de certeza que não. Os cabos são bem mais finos que esses, e vêm enrolados naquelas bobines de madeira.

A empresa que está a fazer a instalação na Expo é a FibNet.

Nessas bobines, tinham colados umas folhas de relatórios de testes de latência penso eu, pois os valores estavam em ms, e acho que também tinha qualquer coisa da largura de banda, mas não vi bem.

Cumps.

A cerca de um mes, estava ca uma carrinha dessa empresa ;), era tao bom que pusessem fibra aqui...ando farto de velocidades miseraveis...6Mbps|384Kbps :confused:

Desculpem nao ter acentos, mas o teclado esta em americano.
 
Será que e desta em Almada? :P

hoje a tarde vi alguns tecnicos da PT por Almada (pragal), acho que de uma empresa chamada ORI ou ERI (já nao me lembro) andaram a mexer numas condutas, só vi que tinham alguns instrumentos e um bloco de notas. Não vi passarem fibra nenhuma mas podem tar a preparar ou assim. :009:

acho que tou a sonhar alto. Mas pelos vistos ja começaram em Gaia, podiam muito bem começar em Almada..
Entao deixa-me dar-te uma boa noticia.
O meu amigo que trabalha numa empresa de fibra optica, q trabalha como subempreiteiro para os grandes, disse me q em 2009 Almada ia ter fibra optica. Depois destas obras n vai ser dificil termos fibra optica. So temos é q passar a palavra para que os condominios dos predios aprovem mais facilmente a entrada dos cabos de fibra pelos predios!! Ha muita velhada q n percebe nada disto e esta a atrasar todo o processo.
 
Entao deixa-me dar-te uma boa noticia.
O meu amigo que trabalha numa empresa de fibra optica, q trabalha como subempreiteiro para os grandes, disse me q em 2009 Almada ia ter fibra optica. Depois destas obras n vai ser dificil termos fibra optica. So temos é q passar a palavra para que os condominios dos predios aprovem mais facilmente a entrada dos cabos de fibra pelos predios!! Ha muita velhada q n percebe nada disto e esta a atrasar todo o processo.
Fixe, obrigado pela informação ;)

Pa em 2009 as escolas secundárias vão todas ter fibra portanto e normal que esse ano Almada esteja ja coberta.. Até porque temos um bom numero de escolas secundarias bem distribuidas pela cidade lol (cacilhas-tejo, emidio, anselmo, pragal).

eu ja comecei a espalhar aos meus amigos pa se prepararem pa fibra optica e nets de 100mbits mas ainda há muita gente que nem sequer acreditava que isso era possivel lol xD

ya agora com o metro e as obras todas é só condutas novas vai ser mesmo facil :)

ja agora, moras onde? eu moro perto da policia e do SMAS no pragal.
 
Última edição:
As ligações das escolas em fibra são ponto a ponto.

Não vão haver ligações de fibra para consumidores de forma minimamente generalizada nos próximos anos, mesmo havendo infraestructura de fibra nas zonas.
 
As ligações das escolas em fibra são ponto a ponto.

Não vão haver ligações de fibra para consumidores de forma minimamente generalizada nos próximos anos, mesmo havendo infraestructura de fibra nas zonas.
então porque é que a PT quer ter uma boa parte do pais coberto ate final de 2009?

por fibra ponto a ponto? isso nao fazs sentido nenhum para tantas escolas que são, se a PT vai ter trabalho a meter fibra vai ter que rentabilizar o trabalho. E não vão ser as escolas a rentabilizar, vao ser as pessoas á volta..
 
então porque é que a PT quer ter uma boa parte do pais coberto ate final de 2009?

por fibra ponto a ponto? isso nao fazs sentido nenhum para tantas escolas que são, se a PT vai ter trabalho a meter fibra vai ter que rentabilizar o trabalho. E não vão ser as escolas a rentabilizar, vao ser as pessoas á volta..
A PT está a fazer isto das escolas por "imposição" do governo.

A liberalização das telecomunicações em Portugal tem MUITO que se lhe diga, a primeira e mais importante é mesmo chamar-lhe liberalização...
 
A mim parece-me que até a ANACOM decidir como é que vai ser o modelo para a rede de fibra óptica, não estou a ver a PT a investir 1€ a mais para fazer coisa alguma à qual não está obrigada...

Já agora, alguém sabe quando é que sai a decisão da ANACOM?

Cumpz jpsfs
 
Back
Topo