Meus Amigos,
Essa paranoia dos "0 Dead Pixel" é isso mesmo: uma paranoia!
Se se deixarem de preocupar com o dead pixel, nunca mais reparam nele.
Só se o procurarem e o encontrarem é que vos vai incomodar permanentemente.
A minha tem um dead pixel no canto e não me incomoda nada. Não era por isso que me daria ao trabalho de trocar a PSP. Senão vejamos:
Um dead pixel é um pixel que tem um, dois ou os três subpixel avariados, ou seja, estes não acendem. Normalmente resulta daí que o pixel é sempre negro ou que ao pixel falta um elemento de cor.
Isso não é muito incomodativo, pois normalmente apenas poucas áreas do écran são visualizadas em branco ou em cores muito claras.
Excepção: se o dead pixel for mesmo no centro, ou se forem muitos dead pixel. Aí sim, incomoda.
Outra coisa são os struck pixel, que são pixeis ou subpíxeis permanentemente ligados. Esses são bastante chatos, pois notam-se perfeitamente quando o écran está escuro. Existe um filme em AVI que supostamente tenta arranjar isso por mudar rápidamente as cores vermelho, azul e verde. Há quem diga que resulta após umas horas, mas eu tenho algumas dúvidas.
Agora a razão disto tudo:
O processo de fabrico dos écrans TFT é muito delicado e por diversas razões (impurezas, pó, defeitos no substrato, etc.) existe uma taxa de deitos, que pode ser medida estatísticamente.
A primeira regra diz, que quanto maior for o écran, mais provável é ter um defeito.
Mas a segunda regra também é importante: quanto maior for a resolução, mais provável é ter um defeito. Aqui conta o tamanho do pixel, ou seja os DPI - Dot's Per Inch.
O écran da PSP, apesar de ser relativamente pequeno, tem uma resolução muito elevada - logo é difícil (ou, para ser mais concreto: mais caro) produzir écrans SEM defeitos. Pois a grande diferença na produção de écrans sem defeito é o investimento no controlo de qualidade e a rejeição dos écrans com defeito.
Considerando que écrans TFT para PC com 17" e preços por volta dos 250 Euro também têm uma média de 1 dead pixel por écran (em MEDIA, isto é, também há écrans sem defeitos e écrans com mais do que um pixel avariado), como é que se pode criticar a Sony por vender uma consola com toda a tecnologia que a PSP tem, inclusivamente o referido écran, por 250 Euro?
Eu penso que 1-2 dead pixel é aceitável e não estorva, desde que não seja no centro do écran e que não se deve dar muita importância a isso.
Quem tiver mais do que isso pode reclamar, a partir do 5º pixel avariado, a própria Sony aceita e recomenda a reclamação.
Resta aínda avisar que um écran TFT pode vir a desenvolver píxeis avariados passado algum tempo.
Conclusão: não façam tanta onda por causa de um dead pixel...
Cumprimentos,
vma
Essa paranoia dos "0 Dead Pixel" é isso mesmo: uma paranoia!
Se se deixarem de preocupar com o dead pixel, nunca mais reparam nele.
Só se o procurarem e o encontrarem é que vos vai incomodar permanentemente.
A minha tem um dead pixel no canto e não me incomoda nada. Não era por isso que me daria ao trabalho de trocar a PSP. Senão vejamos:
Um dead pixel é um pixel que tem um, dois ou os três subpixel avariados, ou seja, estes não acendem. Normalmente resulta daí que o pixel é sempre negro ou que ao pixel falta um elemento de cor.
Isso não é muito incomodativo, pois normalmente apenas poucas áreas do écran são visualizadas em branco ou em cores muito claras.
Excepção: se o dead pixel for mesmo no centro, ou se forem muitos dead pixel. Aí sim, incomoda.
Outra coisa são os struck pixel, que são pixeis ou subpíxeis permanentemente ligados. Esses são bastante chatos, pois notam-se perfeitamente quando o écran está escuro. Existe um filme em AVI que supostamente tenta arranjar isso por mudar rápidamente as cores vermelho, azul e verde. Há quem diga que resulta após umas horas, mas eu tenho algumas dúvidas.
Agora a razão disto tudo:
O processo de fabrico dos écrans TFT é muito delicado e por diversas razões (impurezas, pó, defeitos no substrato, etc.) existe uma taxa de deitos, que pode ser medida estatísticamente.
A primeira regra diz, que quanto maior for o écran, mais provável é ter um defeito.
Mas a segunda regra também é importante: quanto maior for a resolução, mais provável é ter um defeito. Aqui conta o tamanho do pixel, ou seja os DPI - Dot's Per Inch.
O écran da PSP, apesar de ser relativamente pequeno, tem uma resolução muito elevada - logo é difícil (ou, para ser mais concreto: mais caro) produzir écrans SEM defeitos. Pois a grande diferença na produção de écrans sem defeito é o investimento no controlo de qualidade e a rejeição dos écrans com defeito.
Considerando que écrans TFT para PC com 17" e preços por volta dos 250 Euro também têm uma média de 1 dead pixel por écran (em MEDIA, isto é, também há écrans sem defeitos e écrans com mais do que um pixel avariado), como é que se pode criticar a Sony por vender uma consola com toda a tecnologia que a PSP tem, inclusivamente o referido écran, por 250 Euro?
Eu penso que 1-2 dead pixel é aceitável e não estorva, desde que não seja no centro do écran e que não se deve dar muita importância a isso.
Quem tiver mais do que isso pode reclamar, a partir do 5º pixel avariado, a própria Sony aceita e recomenda a reclamação.
Resta aínda avisar que um écran TFT pode vir a desenvolver píxeis avariados passado algum tempo.
Conclusão: não façam tanta onda por causa de um dead pixel...
Cumprimentos,
vma