[PSP] Giga Pack

Meus Amigos,

Essa paranoia dos "0 Dead Pixel" é isso mesmo: uma paranoia!

Se se deixarem de preocupar com o dead pixel, nunca mais reparam nele.

Só se o procurarem e o encontrarem é que vos vai incomodar permanentemente.

A minha tem um dead pixel no canto e não me incomoda nada. Não era por isso que me daria ao trabalho de trocar a PSP. Senão vejamos:

Um dead pixel é um pixel que tem um, dois ou os três subpixel avariados, ou seja, estes não acendem. Normalmente resulta daí que o pixel é sempre negro ou que ao pixel falta um elemento de cor.

Isso não é muito incomodativo, pois normalmente apenas poucas áreas do écran são visualizadas em branco ou em cores muito claras.

Excepção: se o dead pixel for mesmo no centro, ou se forem muitos dead pixel. Aí sim, incomoda.

Outra coisa são os struck pixel, que são pixeis ou subpíxeis permanentemente ligados. Esses são bastante chatos, pois notam-se perfeitamente quando o écran está escuro. Existe um filme em AVI que supostamente tenta arranjar isso por mudar rápidamente as cores vermelho, azul e verde. Há quem diga que resulta após umas horas, mas eu tenho algumas dúvidas.

Agora a razão disto tudo:

O processo de fabrico dos écrans TFT é muito delicado e por diversas razões (impurezas, pó, defeitos no substrato, etc.) existe uma taxa de deitos, que pode ser medida estatísticamente.

A primeira regra diz, que quanto maior for o écran, mais provável é ter um defeito.

Mas a segunda regra também é importante: quanto maior for a resolução, mais provável é ter um defeito. Aqui conta o tamanho do pixel, ou seja os DPI - Dot's Per Inch.

O écran da PSP, apesar de ser relativamente pequeno, tem uma resolução muito elevada - logo é difícil (ou, para ser mais concreto: mais caro) produzir écrans SEM defeitos. Pois a grande diferença na produção de écrans sem defeito é o investimento no controlo de qualidade e a rejeição dos écrans com defeito.

Considerando que écrans TFT para PC com 17" e preços por volta dos 250 Euro também têm uma média de 1 dead pixel por écran (em MEDIA, isto é, também há écrans sem defeitos e écrans com mais do que um pixel avariado), como é que se pode criticar a Sony por vender uma consola com toda a tecnologia que a PSP tem, inclusivamente o referido écran, por 250 Euro?

Eu penso que 1-2 dead pixel é aceitável e não estorva, desde que não seja no centro do écran e que não se deve dar muita importância a isso.

Quem tiver mais do que isso pode reclamar, a partir do 5º pixel avariado, a própria Sony aceita e recomenda a reclamação.

Resta aínda avisar que um écran TFT pode vir a desenvolver píxeis avariados passado algum tempo.

Conclusão: não façam tanta onda por causa de um dead pixel...

Cumprimentos,
vma
 
vma, cada 1 é como cada qual. é a tua opinião respeito-a e é tão válida qto a minha.

n sei se já experimentaste ver um filme com um ponto branco no meio do ecrã?
acredita q num ecrã tão pequeno incomoda...

como disse é uma questão de política de vendas e de standard de qualidade,
a Nintendo está a trocar as DS por 1 pixel q seja sem pôr qq tipo de pb.

para mim psp, talvez um dia mais tarde.

ps: o pb das médias aritméticas é q não são ponderadas.
(comes 2 frangos, eu nenhum, e em média comemos 1 frango cada um).
 
sinceramente eu compreendo a malta que se queixa dos dead pixels ... ora se compramos um produto é para ele vir sem defeitos ... se é paranoia ou não ... acredita que não é ... é quase a mesma coisa que comprares um carro novo e ele ter um risco na porta ...
 
Morpheus disse:
sinceramente eu compreendo a malta que se queixa dos dead pixels ... ora se compramos um produto é para ele vir sem defeitos ... se é paranoia ou não ... acredita que não é ... é quase a mesma coisa que comprares um carro novo e ele ter um risco na porta ...

concordo....




e vou guardar esse teu post para meter na thread x360.... coerência é bonito ( :D )
 
vma disse:
Meus Amigos,

Essa paranoia dos "0 Dead Pixel" é isso mesmo: uma paranoia!

Se se deixarem de preocupar com o dead pixel, nunca mais reparam nele.

Só se o procurarem e o encontrarem é que vos vai incomodar permanentemente.

A minha tem um dead pixel no canto e não me incomoda nada. Não era por isso que me daria ao trabalho de trocar a PSP. Senão vejamos:

Um dead pixel é um pixel que tem um, dois ou os três subpixel avariados, ou seja, estes não acendem. Normalmente resulta daí que o pixel é sempre negro ou que ao pixel falta um elemento de cor.

Isso não é muito incomodativo, pois normalmente apenas poucas áreas do écran são visualizadas em branco ou em cores muito claras.

Excepção: se o dead pixel for mesmo no centro, ou se forem muitos dead pixel. Aí sim, incomoda.

Outra coisa são os struck pixel, que são pixeis ou subpíxeis permanentemente ligados. Esses são bastante chatos, pois notam-se perfeitamente quando o écran está escuro. Existe um filme em AVI que supostamente tenta arranjar isso por mudar rápidamente as cores vermelho, azul e verde. Há quem diga que resulta após umas horas, mas eu tenho algumas dúvidas.

Agora a razão disto tudo:

O processo de fabrico dos écrans TFT é muito delicado e por diversas razões (impurezas, pó, defeitos no substrato, etc.) existe uma taxa de deitos, que pode ser medida estatísticamente.

A primeira regra diz, que quanto maior for o écran, mais provável é ter um defeito.

Mas a segunda regra também é importante: quanto maior for a resolução, mais provável é ter um defeito. Aqui conta o tamanho do pixel, ou seja os DPI - Dot's Per Inch.

O écran da PSP, apesar de ser relativamente pequeno, tem uma resolução muito elevada - logo é difícil (ou, para ser mais concreto: mais caro) produzir écrans SEM defeitos. Pois a grande diferença na produção de écrans sem defeito é o investimento no controlo de qualidade e a rejeição dos écrans com defeito.

Considerando que écrans TFT para PC com 17" e preços por volta dos 250 Euro também têm uma média de 1 dead pixel por écran (em MEDIA, isto é, também há écrans sem defeitos e écrans com mais do que um pixel avariado), como é que se pode criticar a Sony por vender uma consola com toda a tecnologia que a PSP tem, inclusivamente o referido écran, por 250 Euro?

Eu penso que 1-2 dead pixel é aceitável e não estorva, desde que não seja no centro do écran e que não se deve dar muita importância a isso.

Quem tiver mais do que isso pode reclamar, a partir do 5º pixel avariado, a própria Sony aceita e recomenda a reclamação.

Resta aínda avisar que um écran TFT pode vir a desenvolver píxeis avariados passado algum tempo.

Conclusão: não façam tanta onda por causa de um dead pixel...

Cumprimentos,
vma

Muito gira a teoria, se se aplicar a TFT's grandes de 15", 17", 19" e por ai acima... Para um ecrã da dimenção da PSP é uma comedía a qt de dead pixeis, aliás quantos de vós tem telemoveis com dead pixeis, maquinas digitais, portateis, leitores multimedia... é uma raridade, talvez nos portateis ( já tive varios e já mexi em dezenas deles e por acaso só em um é que vi um pixel queimado ), por isso pra mim essa teoria nas psp's é pro tecto, é mt consola com dead pixel ou seja... qualidade rasca.
 
Oi,

Eu não quero, claro, obrigar ninguem a mudar de opinião. Quis, sim, tentar explicar a razão.

@freakdahouse: se tivesses lido com mais atenção o meu post, terias encontrado uma passagem na qual eu explico, que o écran da PSP, apesar de físicamente pequeno, ter uma elevada resolução, ou seja, muitos DPI. Escrevi também que a quantidade de defeitos está directamente ligada ao controlo de qualidade: menos defeitos = produto mais caro.

Se a Sony perde dinheiro em cada PSP vendida por 250 Euro (com o objectivo de o recuperar com a venda dos jogos), é natural que não queiram investir mais em melhorar o índice de defeitos nos écrans.

Até porque na engenharia se diz: "deve-se produzir o pior possível", condiderando que "pior" define aquilo que o cliente AÍNDA aceita. Ninguem produz nada melhor do que o necessário para agradar.

Conclusão: claro que sería melhor todas as PSP não terem defeitos no écran, mas na realidade, um pixel escuro também não é assim tão grave como isso!

E num filme incomoda o pixel sempre aceso (struck pixel) e não o pixel sempre desligado (dead pixel).

De resto, cada um que decida por si. Quis foi contra-argumentar, para que pessoas com intenções de compra não se matarem a procurar uma PSP com zero defeitos no écran, prescindindo do firmware <= 2.00...

Cumps,
vma
 
Uma pergunta, para ir trocar um giga pack à *****, é só ir com tudo fechadinho na caixa, tudo bem arranjadinho e dizer que "não gostei" da coisa...certo? é que apareceume ai um negócio muito melhor (duma psp também)...portanto :X lol
 
Não gostou? Abriu a caixa e quê? Não gostou do plástico que reveste a consola?
Nunca percebi muito bem as desculpas que se dá nestas situações :P
 
Já devolvi várias cenas na ***** e nunca tive que justificar/dar desculpa. Simplesmente digo que quero devolver e eles não dizem nada, é essa a politica deles. Só por isto é q eu gosto de comprar lá.
 
confirmo.

já percebo pq q as coisas são mais caras na *****.

é simplesmente dizer q queres devolver. n fazem perguntas.
devolvem o $ para a tua conta em 24h.
 
Repito a minha pergunta que fiz noutra thread mas ng respondeu: Acham que a possibilidade de jogar cópias de segurança na 2.01 é uma realidade muito distante?
 
Não é muito fácil responder coisas dessas pois não?
Podia dizer. Sim vai ser perfeitamente possível. Mais uns 15 dias e pimba já tá.
Servia-te de muito esta resposta?
 
nem que a vaca tussa pelos vistos ... po ppl do homebrew isto ainda vai ficar mais castiço visto que a partir de 2006 a Sony pediu para a "malta" (leia-se produtores de jogos) obrigar os users a terem a ultima versão do firmware pra a PSP instalada na consola a fim de correr os jogos... é caso para dizer que o homebrew tem fim á vista...
 
ripam o vosso jogo original, metem no mem stick e correm um das dezenas de loaders que permitem jogar seja qual for a versão de firmware que o jogo pede...

isto só tá negro para quem nao pode fazer downgrade...
 
Morpheus disse:
nem que a vaca tussa pelos vistos ... po ppl do homebrew isto ainda vai ficar mais castiço visto que a partir de 2006 a Sony pediu para a "malta" (leia-se produtores de jogos) obrigar os users a terem a ultima versão do firmware pra a PSP instalada na consola a fim de correr os jogos... é caso para dizer que o homebrew tem fim á vista...

n m parece.

http://files.pspupdates.qj.net/cgi-bin/cfiles.cgi?0,0,0,0,17,1914

entre outras coisas, consegue "enganar" a psp sobre a versão do firmware.
 
Back
Topo