Qual é o grande problema com o FF-X2? Eu cá achei-o interessante e uma boa forma de dar uma continuação ao X.
Já somos dois. Adorei o X-2.
O X é sem dúvida um bom jogo, mas o X-2 é quase essencial para atar as pontas do enredo de forma satisfatória ainda que não esteja directamente ligado a não ser pela ordem cronológica.
A Yuna e a Rikku tinham muito potencial enquanto personagens principais, e a Paine, embora se destaque menos, tem o benefício de mostrar uma cara nova no jogo e dar um tom mais sério ao grupo.
O esquema das Dressspheres é fantástico, oferece muita variedade na hora de combater e personalizar o aspecto de cada uma. Mesmo a usarem todas a mesma Dressphere o aspecto de cada uma é bem diferente entre elas, só ficando ligadas pelo objectivo do fato. Simples, bonito e eficiente.
O combate é muito mais rápido e dinâmico e com uma lógica muito própria.
Para mim, o X-2 só peca pela repetição dos cenários do X, mas de resto é tudo muito bom e original.
A cereja no topo do bolo são os actos musicais.
A cena do inicio tem uma boa musica, mas verdade seja dita, prefiro a versão Japonesa dessa musica, é mais melodiosa (procurem trailers antigos se estiverem interessados).
Já a musica "1000 Words" é BRILHANTE. Desde a letra, á melodia e a culminar com o soberbo video, este acto é perfeito em todos os sentidos.
Atrevo-me a dizer que gostei tanto do X-2 como do X, senão mesmo mais.
O XII "falhou" (talvez falhar seja um termo exagerado) ao usar um enredo apressado, baseado num universo que já existia (Ivalice) mas que foi mal aproveitado, mal estruturado e pouco desenvolvido.
As personagem tem uma presença algo tímida, e com a saudosa excepção para o Balthier e a Fran, a todos os outros faltam-lhes carisma.
Aparte esta questão, que sem dúvida é grave, a parte técnica esta mesmo muito boa.
Adorei o visual e a expansão dos mapas.
O grafismo está mesmo no topo do que foi feito até hoje.
O combate divide opiniões, mas para mim está muito bom, já via combates em TB por um canudo, estou mais farto de TB "ku krlho" pelo que esta nova abordagem foi muito bem recebida por mim, e pela vasta maioria de quem jogou a julgar pelo feedback positivo um pouco por todo o mundo.
Talvez a coisa que mais me irritou no jogo tenha sido o fraco e desnessesário uso a dar ás mais icónicas das figuras da saga FF, Os summons, Aeos, Guardians, o que lhes quiserem chamar, são practicamente inuteis em combate e facilmente ignorados em tudo o resto.
De facto, não fosse a obrigatoriedade de usar o Belial para abrir uma certa porta, até me esquecia que tinha Summons.
Moral da história, o XII é um bom RPG, mas é apenas um mediano FF.