Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Boas,

aqui ficam algumas imagens da minha lightbox...
As medidas são 32,5 por 32,5 cm... quadrada, portanto... acaba por ter um tamanho suficiente para fotografar pequenos objectos...
As paredes da caixa são compostas por uma placa de "foam" revestida com papel branco brilhante, comprada no Office Center, passo a publicidade... custo da placa, aproximadamente 9 euros...
Uma placa destas, com 1 metro por 70 cm e 5 mm de espessura, chegou para construir o brinquedo... um X-Ato é suficiente para fazer o corte...
Deixei uma abertura em cima, para poder tirar fotos "á vertical" dos objectos... infelizmente não mostro nenhuma delas, pois só com luz externa é possivel fazer um trabalho apresentável, uma vez que sem esta, ficam sombras visíveis...
Quanto á luz a utilizar, quatro lâmpadas de 100W day-light colocadas á esquerda e á direita, na parte frontal da caixa e direccionando duas para a parte superior e as outras duas para a parte inferior da mesma, de modo a espalhar a luz por inteiro, serão com certeza suficientes para eliminar as sombras mais "resistentes"...
Estas fotos que vos mostro, foram tiradas sem luz externa, apenas com a luz do flash das máquinas (FZ18 e 350D)... e claro, não resisti á experiência do dissipador construido utilizando uma caixa de rolo 35mm branca, como atrás sugerido por um dos nossos amigos... é excelente... principalmente para tirar retratos...

Cumprimentos















 
consegues focar com a 18-55 tão pertinho?

As quatro fotos aos objectos foram tiradas com a FZ18, 1 cm mínimo em AF/Macro, de Wide até 5x...

De qualquer forma, com a 18-55 EF-S, consegues o seguinte:

"Fast and close
The EF-S 18-55mm f/3.5-5.6’s AF speed has been optimised for use with the EOS 300D. In addition, its closest focusing distance (0.28m at all focal lengths) is among the lowest in this range of lenses."

http://www.canon-europe.com/For_Hom.../Zoom_Lenses/EF-S_18-55mm_f-3.5-5.6/index.asp

Esta sim, foi com a 350D 18-55 EF-S



Cumps
 
aqui há uns tempos fiz um difusor muito hi tech para um flash já muito antigo que tinha aqui em casa ;)

materiais usados:
cartão, fica-cola, uma caixa de cds e uma folha de papel

dscf3004resizetx9.jpg

dscf3007resizerf6.jpg

o pormenor do buraco para ver se o flash tá pronto a disparar :D

dscf3008resizelb0.jpg

o papel pode ser trocado para por um que deixe passar mais luz, por vários para cortar mais a luz, por de outras cores para efeitos "lomo", etc ;) esta é a parte hi tech

dscf3013resizepj9.jpg

difusor com folha de papel branca normal

dscf3015resizeak5.jpg

sem flash

dscf3016resizevc1.jpg

com flash, sem difusor


um dia destes tenho que fazer uma versão melhorada porque este não tem nada para espalhar a luz no interior do difusor ;)

edit: dj_edob... vê se metes fotos do punto no topico dos ensaios digitais ;)
 
A minha (já tem mais de um ano):

352668043_705a86a6f8.jpg


Exemplo de foto tirada com ela (sem flash):
352668045_51b239e5ec.jpg


Com flash:
352072322_97d4b5b745.jpg


Foram tiradas ainda com a máquina antiga, a FZ5. Tenho que fazer uns testes com a D40, a nível de flash e luz de certeza que consigo mais sumo da máquina :)




para difundir utilizaste foi panos ou papel vegetal ? obrigado espero resposta
 
Bom dia a todos,

já terminei a minha caixa de luz. Faltava a iluminação e aí está...

Ingredientes:

1. Placa de "foam" branca comprada no Office center, 9 euros;
2. 3 candeeiros de fixação com mola comprados no Ikea, cada um, 1.99 euros;
3. 3 lâmpadas de luz branca baixo consumo compradas no Leroy Merlin, 9.99 euros as três;
4. Fita cola branca, um rôlo, 4.5 euros no Leroy Merlin;

(desculpem as parecenças com o programa "Querido mudei a casa"...:-D)

No total, a brincadeira custou 29.46 euros e alguma paciência na montagem...

É possivel deslocar e fixar as luzes em diferentes sítios, para que a sua incidência no objecto varie conforme a estrutura do mesmo... (para retirar sombras, etc...)
O meu maior problema agora é tentar convencer a minha filha que nem todos os bonecos dela cabem lá dentro, mas vá... compensa o esforço...:007:












Como exemplo da diferença no resultado final da foto utilizando ou não a caixa, aqui fica esta...


Objecto fotografado em cima de uma folha de papel branco:



Objecto fotografado dentro da caixa:



Cumprimentos e bom fim de semana
 
Hoje comprei cartão "espuma" para fazer uma "caixa" de luz. Já estive a fazer umas experiências (sem a montar ainda)... depois mostro-vos a caixa montada. :)
 
O difusor do rui está muito porreiro, mas a meu ver tem um grande inconveniente. Uma "estrutura" de cartão criteriosamente bem feita, nao durava meia duzia de horas intacta na bolsa da minha camera... Ja ouvi falar de pessoal que fez difusores com bocados de plástico de detergente para o chao, acho que vou tentar fazer qualquer coisa nessa onda... .lol
 
É como tudo, há cartão e cartão (este até me parece frágil)... Por acaso não ando com ele na bolsa por que não cabe, mas na mala não sofre muito, tem um cantinho só para ele. Podes sempre usar uma coisa mais resistente, como plástico por exemplo.
 
Back
Topo