Primeiro Custom Loop

Ms91

Power Member
Boas,
Com a chegada das Pascal e com o meu antigo sistema estar a ficar um pouco curto para as minhas necessidades, resolvi experimentar algo completamente diferente da minha zona de conforto. Deste modo, adquiri um sistema todo novo e, juntamente com um amigo, embarcámos na montagem do nosso primeiro custom loop.
As cores do sistema são maioritariamente preto e vermelho.

Sistema:
Intel i7 6850K
Asus Rampage V Edition 10
EVGA SuperNova 1000 P2 + Cablemod E-Series Black/Red Kit
Phanteks Enthoo Primo SE Red
64gb DDR4 Gskill Trident Z 3200mhz
2x Gigabyte 1080 FE
Samsung 950 pro nvme 512gb
Sandisk Ultra II 960gb
Western Digital Red 3TB + 2TB Seagate + 2TB Western Digital Green
7x Noctua NF-F12
3x Noctua NF-A14

Periféricos:
Asus PG279Q
Asus PB287QR
Logitech G810
Logitech G700s
Steelseries Qck XL

Water Cooling:
EK Supreme EVO Nickel
2x EK FC-1080 GTX Nickel
2x EK FC-1080 Black Backplate
1x EK XE480
1x EK XE360
1x EK-XRES 140 Revo D5 PWM
10/13 Soft tubing
EK-ACF Fitting 10/13 Black/Red
2x EK fitting 90º
1x EK Splitter 3
1x EK fitting M/M
1x EK Ball Valve
Líquido EK Blood Red

Este sistema será usado para um pouco de tudo. Sei que alguns componentes possam ser overkill mas foi tudo escolhido depois de muita ponderação.
Agradeço qualquer crítica construtiva ou sugestão de melhoria.

Imagens:
O Hardware de todo o sistema ainda por montar.


Antes de começar a tirar tudo das caixas e a montar o sistema, demorámos algum tempo a limpar os radiadores. Ao todo gastámos 10L8| de água destilada até chegarmos a um resultado satisfatório. Ficámos surpresos com a quantidade de lixo contida nos radiadores.


A fonte com os cabos sleevados da CableMod. O kit dos cabos é bastante completo, apenas não trás cabos SATA. O sleeving também não é nada mau.


A board já com o CPU no lugar. Admito que assim que vi esta Edition 10 fiquei logo com a ideia de a escolher para este sistema. É certo que é um componente bastante caro e que não é uma compra inteligente para muitos casos (como o meu) mas foi algo que teve de ser. :007:


A RAM foi outra coisa que poderia ter escolhido outras ou até mesmo em menos quantidade mas RAM em demasia nunca fez mal a ninguém. Acho estes kits da Gskill bastante bem conseguidos a nível estético.


A board já com as RAMs e CPU no sitio.


Optei por ir pelos radiadores XE480 e XE360. Penso serem suficientes para manterem as temperaturas do loop aceitáveis mesmo com Overclock. O XE480 foi montado na parte superior da caixa, enquanto que o XE360 foi montado na parte inferior da caixa.


Todas as fans do sistema são da Noctua. Não são as mais bonitas (de longe) mas são, para mim, uma das melhores fans do mercado.



Assim que puder irei postar mais fotos do sistema.
 
Última edição:
Dass que mostro, força nisso. Reparei que tens um rog swift que deve ser para jogar e o 4k deve ser para trabalho. Já tinhas o 4k ou compras-te agora, é que se for só para trabalho o 4k se calhar seria melhor um 4k mas com uma dimensão maior tipo 32" e ips.

Se também é para jogar o 4k boa compra.
 
Dass que mostro, força nisso. Reparei que tens um rog swift que deve ser para jogar e o 4k deve ser para trabalho. Já tinhas o 4k ou compras-te agora, é que se for só para trabalho o 4k se calhar seria melhor um 4k mas com uma dimensão maior tipo 32" e ips.

Se também é para jogar o 4k boa compra.
Boas,
Ambos os monitores são 1440p. Tive a oportunidade de ir para 4k mas decidi esperar um pouco mais. Também estava interessado em experimentar o G-Sync, daí ter ido para o Swift de 1440p. Quando saírem bons painéis a preços um pouco mais acessíveis, ou os preços dos que existem de momento baixarem um pouco, logo compro um 4k;)
Cumps
 
eish pois é não reparei no R tava na ideia que fosse o Asus PB287Q e esse é que é 4k.
Assim tens um tn 144hz 1ms e um ips 75hz 5ms, depois diz qual achas mais atractivo retirando o factor do g-sync, apenas tendo em conta tn vs ips e as respectivas taxas e tempo de resposta.
 
eish pois é não reparei no R tava na ideia que fosse o Asus PB287Q e esse é que é 4k.
Assim tens um tn 144hz 1ms e um ips 75hz 5ms, depois diz qual achas mais atractivo retirando o factor do g-sync, apenas tendo em conta tn vs ips e as respectivas taxas e tempo de resposta.
Boas,
Ambos os monitores são IPS; o PB é IPS 60hz 5ms, já o PG é IPS 165hz 4ms.
Algo que me fez alguma impressão logo desde o inicio foi que o Swift aquece consideravelmente mais que o PB. Não sei se é normal o monitor aquecer um pouco, o que é certo é que ele é quente ao toque.
Cumps
 
Tinha a ideia que o PG era TN lol, o PB é 60hz nativo mas faz bem 75hz com OC pois segundo as specs Digital Signal Frequency : 24~83 KHz(H)/ 50~75 Hz(V) tem de fazer 75 com OC experimenta.
 
Boas,
Tinha a ideia que o PG era TN lol, o PB é 60hz nativo mas faz bem 75hz com OC pois segundo as specs Digital Signal Frequency : 24~83 KHz(H)/ 50~75 Hz(V) tem de fazer 75 com OC experimenta.
Ei de experimentar isso no PB. Estás a fazer confusão entre o PG278Q e o PG279Q. O 278 é TN, o 279 é IPS;).


E eu a pensar que era o gajo com mais fans Noctua por aqui, conseguiste por mais duas do eu :)

Grande máquina, vai pondo mais fotos.

Estava com algum receio de que as fans não combinassem bem com o tema do sistema. A verdade é que as Noctua são as fans (na minha opinião) com a combinação de cores mais feias que para ai anda. Como nada é perfeito, faz-se um sacrifício estético para ter algo de qualidade.
 
Apesar de isto ser overkill para 99.9% das pessoas, foi um sistema que levou o seu tempo a ser escolhido, e foi engraçado ter esta primeira experiência com água e alguns obstaculos que foram surgindo e que tivemos de ultrapassar. Agora o bixo já está a bombar e só nos falta tratar dos OCs, e fiquei ansioso por um dia destes fazer o mesmo no meu :P

Agradecer ao Ms91 que esperou por mim durante uns dias/semanas, para conduzir da alemanha a portugal e o ajudar a montar o animal :P
 
me too. tenho as noctua nf-12p mais uma d5 vario e nem os ouço em full speed. para mim o melhor de tudo. silencio/estetica/ performance a cima de tudo. Parabéns pelo projecto e vai dando noticias o meu mais dia menos dia meto fotos no topico ao lado :P
 
Boas,
Peço desculpa pela demora. Tive uma aventura de 5 semanas com o IKEA que atrasou-me isto tudo. O TL;DR desta história é:
- Comprei uma mesa com elevador eléctrico: mesa subiu e não desceu mais.
- Duas semanas à espera de uma troca.
- A equipa que me levou a nova mesa levou uma avariada. Eles testaram os motores à minha frente e constataram que não funcionava.
- Uma aventura de 1 hora ao telefone com o IKEA a reclamar e a perguntar se o objectivo deles era trabalhar os músculos das pernas (primeira mesa tinha de estar em pé, segunda mesa quase de joelhos).
- Mais 1 semana e meia à espera de uma mesa de substituição. Felizmente esta vinha funcional.
- Ao todo foram 5 semanas nesta aventura depois de deixar mais de um ordenado mínimo português numa mesa do IKEA.
Conclusão: IKEA para este tipo de produtos mais premium nunca mais!

Assim que chegar a casa posto mais fotos do sistema.
Cumpz
 
Boas,
aqui vai mais uma remessa de fotos do sistema.

No inicio estava um pouco assustado com a possibilidade de não haver muito espaço entre o radiador de 480 e a motherboard. A caixa da Phanteks surpreendeu-me bastante, pela positiva, vezes sem conta. Vale cada cêntimo.


O sistema fica muito clean quando se põe os blocos nas gráficas e até não ficam tão pesadas quanto pensava.



Coleção de fittings utilizados no sistema:

Adoptámos um esquema de cor da seguinte maneira:
- Vermelho entrada.
- Preto saída.

Depois de muito planeamento, montámos a combinação da bomba+reservatório e os tubos. Tivemos de limar um pouco a parte de trás da caixa para poder prender a bomba. Infelizmente, a bomba não era compatível com as opções default da caixa.




O resultado antes de passarmos à parte de encher o loop foi o seguinte:


Passada esta parte fácil, chegou a parte que mais temia; o teste de fugas.

Algo que achei engraçado foi a quantidade de líquido necessário para encher o loop. Comprei 6 litros do líquido da EK a pensar que seriam usados grande parte. Na verdade apenas usámos cerca de 1,5l...Tenho líquido para as trocas durante algum tempo.:D

Felizmente não houve problemas e o sistema ficou 24h a fazer bleeding. Quando as coisas se fazem com calma e cabeça tudo acaba bem.

Depois de ligar todas as peças aos locais respetivos foi altura de dar vida ao sistema.


Houve uma altura que até cheguei a temer que um dos kits de RAMs viesse com algum stick avariado. As primeiras vezes que fomos à BIOS apenas estavam a ser identificados 48gb de RAM. Felizmente depois de algum tempo a tentar perceber o que se passava, reparámos que um dos switches da motherboard que controla se as slots das RAMs estão ligadas ou não estava desligada...
manuals_4.jpg

O de cima controla as entradas PCI e a debaixo controla as slots de RAM.

Conclusão:
Até ao momento ainda não tive muito tempo para andar a brincar com o sistema a sério. O cpu ainda está a stock e ainda não mexi nas RAMs. A única coisa que andei a fazer foi espremer uma das 1080 a ver o que de lá saia.


Depois de alguns tweaks (sem mexer na voltagem) o melhor OC que consegui tirar duma das 1080 foi o da imagem. É de salientar que, em benchmark, a gráfica não passou dos 45ºC (numa tarde de verão).

Hoje andei a dar uns tiros na Beta do BF1 e ao fim de algumas sessões de jogo o CAM dizia-me isto:


Até hoje ainda não liguei o SLI vez nenhuma pois nunca foi necessário. Uma 1080 serviu para correr todos os jogos que jogo no dia-a-dia (division,BF4,witcher 3) no máximo. A única vez que a vejo a baixar dos 60fps é no witcher 3 por causa do shampoo da NVIDIA.

Em termos de temperaturas não podia estar mais satisfeito. O watercooling é ainda melhor do que pensava. Depois de várias e longas sessões de jogos, as temperaturas máximas que recolhi foram:
- 54ºC CPU
- 53ºC GPU
Isto em pleno mês de Agosto à tarde. Vou gostar de ver como se porta o sistema no Inverno.

Em termos acústicos, as fans da noctua valem bem o que custam. O sistema é super silencioso mesmo com a bomba a altas rotações. Tenho curvas para todas as ventoinhas e para a bomba de acordo com a temperatura do sistema.

O meu cantinho é este (foto um pouco desatualizada, entretanto já adquiri um g502).


Algo negativo (e a única coisa) que tenho a salientar são as drivers da Asus para esta motherboard. Quem diria que um produto premium teria um suporte tão mau por uma empresa com tanto renome. A DAC ainda não funcionou UMA ÚNICA vez. As drivers ainda são beta e nem iniciam no Windows 10. Para além disso, desde o update para a versão de aniversário, que outras drivers de vez em quando dão de si. Ás vezes dou por mim a ligar o computador e a ver os LEDs da motherboard com um esquema diferente do que eu configurei. As drivers do AURA morrem sistematicamente. Felizmente este problema é geral e já há pessoas a reclamar. A ver se a Asus abre os olhos que não estamos a falar de um produto de entrada de gama.

Agradeço qualquer crítica construtiva ou comentário!
Cumps
 
parabéns pelo sistema ;)
eu tenho um bloco da EK julgo ser dos primeiros supremacy plexi que á custa de nao ter cuidado com o liquido que usava (agua destilada sem mais nada). acabou por corroer o cobre. de modos que mandei vir um bloco igual ao teu ontem. pelos vistos fiz uma boa escolha ;)
 
Última edição:
parabéns pelo sistema ;)
eu tenho um bloco da EK julgo ser dos primeiros supremacy plexi que á custa de nao ter cuidado com o liquido que usava (agua destilada sem mais nada). acabou por corroer o cobre. de modos que mandei vir um bloco igual ao teu ontem. pelos vistos fiz uma boa escolha ;)
Boas,
também andei a ver que líquido usar durante algum tempo. Acabei mesmo por usar um dos líquidos da EK para evitar problemas. Pelo que eles dizem, o líquido já tem os aditivos todos necessários.
O bloco é 5*, e ainda trás uma jet plate adicional para trocares consoante o teu socket. Comprei tudo da EK e não me arrependi. Produtos de qualidade e o suporte deles também é 5*.
Cumps
 
Back
Topo