Postes e condutas da Altice vão poder ser acedidas por outros operadores de telecomunicações

Qual o escândalo da rede fibra meo/altice?

Cumps
O escandalo de em várias zonas apenas só teres a MEO sem possibilidade de escolha por outro operador.
Quando tens uma DST que não comercializa serviços de telecomunicações a clientes finais ( domésticos e empresas) pois só vende o acesso à sua rede a todos os clientes. É este o modelo que um país civilizado deveria querer.

Operador de rede aberto a todos os operadores prestadores de serviços de telecomunicações a clientes finais e não o que a Altice está a fazer a anos com a conveniência dos políticos.

Sei muito bem do que falo pois infelizmente na minha zona não tenho escolha, excepto como é obvio na rede móvel.
 
Última edição:
O escandalo de em várias zonas apenas só teres a MEO sem possibilidade se escolha por outro operador.
Quando tens uma DST que não comercializa serviços de telecomunicações a clientes finais ( domésticos e empresas) pois só vende o acesso à sua rede a todos os clientes. É este o modelo que um país civilizado deveria querer.

Operador de rede aberto a todos os operadores prestadores de serviços de telecomunicações a clientes finais e não o que a Altice está a fazer a anos com a conveniência dos políticos.

Sei muito bem do que falo pois infelizmente na minha zona não tenho escolha, excepto como é obvio na rede móvel.
Ninguém impede que a dst (ou qualquer outra empresa) invista numa rede neutra em zonas onde só existe a rede da Altice (ou qualquer outra rede para uso exclusivo).
 
Nada impede?
Na minha região impede enquanto os cabos submarinos estiverem no controlo da Altice.
E alguém impede alguma outra empresa de concorrer com a Altice com a instalacao de outro cabo submarino?

Para além disso esses preços são regulados..

Eu sei que é chato mas há que admitir, há zona onde o retorno é muito difícil e não há nenhuma viabilidade em ter meia dúzia de operadores.
 
O escandalo de em várias zonas apenas só teres a MEO sem possibilidade de escolha por outro operador.
Quando tens uma DST que não comercializa serviços de telecomunicações a clientes finais ( domésticos e empresas) pois só vende o acesso à sua rede a todos os clientes. É este o modelo que um país civilizado deveria querer.

Operador de rede aberto a todos os operadores prestadores de serviços de telecomunicações a clientes finais e não o que a Altice está a fazer a anos com a conveniência dos políticos.

Sei muito bem do que falo pois infelizmente na minha zona não tenho escolha, excepto como é obvio na rede móvel.
Óptimo argumento, a Altice/meo gastou e os outros não querem gastar e a culpa é dos supracitados; priceless.

Cumps
 
Mesma discussão dos (ou na comparação) outros modelos e-redes e mobi.e; qual deles o pior....no final só vejo um modelo (independentemente de custo para o consumidor) que funciona a sério
 
Ninguém impede que a dst (ou qualquer outra empresa) invista numa rede neutra em zonas onde só existe a rede da Altice (ou qualquer outra rede para uso exclusivo).

Antes fosse assim tão simples como estás a pensar, o empecilho, é que para investir tem de haver viabilidade e tem de ser realizado estudo se o investimento compensa, projeto e se este ainda é validado pois vai para apreciação, pois isto não é a republica das bananas, não é entrares ali a toca a montar, no final, tudo se resume ao retorno que se vai ter, e não é nada fácil ir montar outras redes paralelas só porque sim.
 
Antes fosse assim tão simples como estás a pensar, o empecilho, é que para investir tem de haver viabilidade e tem de ser realizado estudo se o investimento compensa, projeto e se este ainda é validado pois vai para apreciação, pois isto não é a republica das bananas, não é entrares ali a toca a montar, no final, tudo se resume ao retorno que se vai ter, e não é nada fácil ir montar outras redes paralelas só porque sim.
Lá está... No entanto há quem continue a achar que as empresas que fazem isso tudo, depois devem ceder isso tudo sem receber o retorno...
 
Tudo o que são redes de telecomunicações deviam estar no sector público ou em empresas privadas não comercializadores de serviços de telecomunicações a clientes finais ( domésticos e empresas).
O que se passa com a rede de fibra óptica da Altice/ MEO é mais um caso escandaloso que vigora no nosso país.
Qualquer cidadão deveria ter o direito de escolher o seu prestador de serviço de telecomunicações sem ficar apenas agarado a uma possibilidade. Infelizmente a Anacom sozinha não consegue pôr um travão a isto, cabe ao Governo fazer alguma coisa com alterações as lei no sector das telecomunicações.
O Governo é pior que as operadoras
 
@RRJoao não que o esteja a defender, mas ele tutela o setor nem há um ano, já lá estiveram vários outros, o mandato da anacom que terminou foi provavelmente dos mais falhados.

E até tenho que lhe dar razão quando ele diz que o papel do regulador é regular, a formação de políticas públicas deve ser feito por quem é eleito politicamente. Porque boas ou más essas políticas nos podemos validar/reprovar nas urnas, políticas cozinhadas pela anacom não têm escrutínio.
 
@RRJoao não que o esteja a defender, mas ele tutela o setor nem há um ano, já lá estiveram vários outros, o mandato da anacom que terminou foi provavelmente dos mais falhados.
Antes era tutelado Pedro Nuno…

Quanto ao mandato do presidente da ANACOM cessante já debatemos isso muitas vezes os dois até durante o leilão do 5G, para mim foi um grande presidente, com muita preocupação em tornar este mercado num mercado mais concorrencial e com mais salvaguardas para o consumidor. Partiu dele e da ANACOM por exemplo (e entre outras) a proposta que agora é lei do custo rescisão ser só 30% das mensalidades em falta no 2o ano de contrato.

Nota 19/20 para o atual presidente se tivesse de dar uma nota
 
19/20 se olharmos para a intenções, as concretizações são uma mão cheia de nada.
Mudou-se uma lei com variadíssimas sugestões da ANACOM para defesa do consumidor, estas iniciativas de baixar preços ORAP/ORAC partiram da ANACOM e já estão em vigor, estas novas regras para partilharem o curso do drop e fibra nas zonas mais remotas, o mapa das áreas brancas feito pelo ANACOM, a contraordenação movida em poucos dias ao MEO por ter tentado ficar a cobrar por um serviço a milhões de clientes sem a sua autorização, a multa de 15 milhões aos operadores pelos aumentos brutais de 2016, os novos regulamentos da portabilidade (CVP e tal), os testes comparativos de cobertura feitos pela ANACOM em zonas remotas e comparativos entre operadores (pressionando os operadores para melhorarem a cobertura nessas zonas), o desenho do leilão 5G que permitiu atrair novo entrante que fará baixar os preços como a DIGI, o parecer negativo a negócios anti-concorrenciais como o parecer de chumbo fusão Vodafone-Nowo e a exigência de devolução do espectro…
 
Última edição:
Mudou-se uma lei com variadíssimas sugestões da ANACOM para defesa do consumidor, estas iniciativas de baixar preços ORAP/ORAC partiram da ANACOM e já estão em vigor, estas novas regras para partilharem o curso do frio e fibra nas zonas mais remotas, o mapa das áreas brancas feito pelo ANACOM, a contraordenação movida em poucos dias ao MEO por ter tentado ficar a cobrar por um serviço a milhões de clientes sem a sua autorização, a multa de 15 milhões aos operadores pelos aumentos brutais de 2015, os novos regulamentos da portabilidade (CVP e tal), os testes comparativos de cobertura feitos pela ANACOM em zonas remotas e comparativos entre operadores (pressionando os operadores para melhorarem a cobertura nessas zonas), o desenho do leilão 5G que permitiu atrair novo entrante que fará baixar os preços como a DIGI, o parecer negativo a negócios anti-concorrenciais como o parecer de chumbo fusão Vodafone-Nowo e a exigência de devolução do espectro…

Tudo muito certo, mas... no final disso tudo, continua-se na mesma...
 
Neste aspeto estou integralmente de acordo com o @RRJoao. Passámos de uma situação em que rescisões até ao 23º mês eram de 400 paus para cima em 4P, para uma em que o valor vai abatendo ao longo do tempo e na prática, mesmo no mais caro dos pacotes, torna-se comportável para o bolso do cliente português rescindir a partir do 12º mês em diante ou 3/6 meses antes do fim.

Foi uma redução a 12 meses sem o ser. Isso, mais algumas medidas de finca-pé à Altice (que está a tentar fazer lobby com o Galamba a ver se se safa, técnica americana), como a dos postes, e gerir bem o concurso, fazem-me adorar este presidente. E mais queria ele fazer, não teve se calhar foi tempo de mandato ou acordo governamental para isso.

Se metade desta ação tivesse sido feita na TDT éramos dos melhores nisto.
 
Ah e houve outras nestes 5 anos, acabou por exemplo com o serviço universal de telefone em que estávamos a pagar milhões à NOS só por dois clientes.

Houve muita decisão muito boa, eu que já não me lembro de tudo
 
Back
Topo