Porquê o Linux?

Tecnicamente é o melhor sistema operativo que toquei.
A filosofia desta ferramenta é o seu ponto mais forte, bate qualquer concorrência, apesar de para muitos não parecer interessante, como ser humano que sou e que quero dominar as ferramentas que uso, Linux é o mais sofisticado que existe, neste vídeo tem todas as razões:

http://br.youtube.com/watch?v=zzvDSwOA96s
 
Última edição:
alguma parte do futuro, sim. A maior parte, até, talvez. Mas os "suspeitos do costume" (jogos e edição multimédia) vão continuar na mesma como a lesma.

Os jogos, não sei... Isto acaba por ser algo relativamente semelhante a uma consola, também é possível que se venham a desenvolver jogos que funcionem com grande desempenho em sistemas como este. E tem a vantagem de não ter um sistema operativo e milhentos processos por trás.

Mas é melhor parar esta discussão por aqui pois é demasiado offtopic (penso que aquilo não é baseado em linux). Ou então criar uma thread nova para discutir o assunto, se houver interesse em continuar.
 
- Gratuito
- Posso partilhar com os meus amigos
- Corre os programas do windows em Wine ou emulados em VirtualBox
- Não tem vírus nem precisa de anti-virus
- Desenvolvido pela comunidade
- Actualizado com mais frequência em função do utilizador

Acho incrível a possibilidade de usar um sistema operativo moderno em que sou tratado como uma pessoa e não como um cliente ou "pirata" no caso de não adquirir a licença.

Liberdade de escolha é o que mais me agrada.

:)
 
- Gratuito
- Posso partilhar com os meus amigos
- Corre os programas do windows em Wine ou emulados em VirtualBox
- Não tem vírus nem precisa de anti-virus
- Desenvolvido pela comunidade
- Actualizado com mais frequência em função do utilizador

Acho incrível a possibilidade de usar um sistema operativo moderno em que sou tratado como uma pessoa e não como um cliente ou "pirata" no caso de não adquirir a licença.


Liberdade de escolha é o que mais me agrada.

:)

Concordo inteiramente, em especial com a parte a bold.
Eu no portátil e segundo o bootchart faço o boot em 26 segundos, o que considero bastante bom. De resto já foi tudo dito:).

Cumprimentos.
 
Nuno Brito, e para quando uma licença GPL associada ao ninja? :-)
Talvez um dia.

De momento vou estar ocupado até fins de Janeiro com aulas e outros projectos mas depois disso gostava de adicionar mais funções como a capacidade de reconhecer assinaturas binárias dentro de ficheiros para revelar aqueles virus que mudam de nome consoante a pasta onde se encontram - é algo que já fiz anteriormente e podia ser útil para remover o tipo de virus que clicas duas vezes e cria uma cópia dele mesmo em cada subpasta com o mesmo nome e ícone de outra pasta que se encontre à mão.

Ou talvez mesmo criar uma versão open source para linux porque o ninja usa API específica do windows que não é (ainda) suportada pelo WINE.

Ultimamente tenho aprendido a criar software em linux com a ajuda de ferramentas como o "code::block" e "geany" portanto daqui a algum tempo talvez seja possível.

---------

Porquê o Linux?
Porque as ferramentas de trabalho são open source.. :)
 
Quando coloquei noutro artigo do "Porquê o Windows" o porquê de não o utilizar como o meu SO e uma dos meus pontos era o tempo de boot, alguém disse que estava a exagerar e que o tempo não era assim tão mau.... Eis que encontrei esta pérola na net ! http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/11/19/firms-charge-employees-vista
Creio que o tempo de boot é claramente exagerado nesse artigo mas dá para ficar com uma ideia que neste mundo cada vez mais competitivo, todos os segundos contam. Além disso já alertei para o facto dos servidores Microsoft terem mais tempo de downtime do que os seus concorrentes directos, isso para uma empresa é sinónimo de muitos €'s para o lixo e também existe um "mito" do que a MS é a única que tem suporte para os SO's .....
Fica aqui a curiosidade embora tenha que ser analisada com algum espírito crítico.
 
Quando coloquei noutro artigo do "Porquê o Windows" o porquê de não o utilizar como o meu SO e uma dos meus pontos era o tempo de boot, alguém disse que estava a exagerar e que o tempo não era assim tão mau.... Eis que encontrei esta pérola na net ! http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/11/19/firms-charge-employees-vista
Creio que o tempo de boot é claramente exagerado nesse artigo mas dá para ficar com uma ideia que neste mundo cada vez mais competitivo, todos os segundos contam. Além disso já alertei para o facto dos servidores Microsoft terem mais tempo de downtime do que os seus concorrentes directos, isso para uma empresa é sinónimo de muitos €'s para o lixo e também existe um "mito" do que a MS é a única que tem suporte para os SO's .....
Fica aqui a curiosidade embora tenha que ser analisada com algum espírito crítico.

Devem mesmo estar exagerados, 20 minutos é absurdo. Aliás - e falo por mim, apaguem os lança-chamas - no meu portatil o ubuntu demora 1m40s e o vista demora 55s. Além disso o firefox é marcadamente mais rápido no vista do que no ubuntu e crasha com mais frequência (se for a ver videos flash então, é para rir).
 
Acho que não faz muito sentido comparar-se sistemas operativos, ou mesmo escolher um sistema operativo pelo tempo de boot.

A não ser que se trate de um tempo completamente absurdo (20 minutos) ou um portátil que tenha que estar sempre a ser ligado ou desligado, demorar 1 ou 3 minutos é perfeitamente irrelevante... Normalmente um computador está ligado durante várias horas e o tempo de boot pouco representa.

Uso linux como sistema operativo principal (não toco num windows à meses nem sinto falta) e os motivos porque porque o uso são:

- Sistema operativo gratuito (apesar de ter uma licença de windows xp no desktop)
- Sinto que tenho total controlo sobre a máquina
- Liberdade de escolha, montes de distribuições difertentes, formas diferentes de fazer as coisas. Se quiser fazer as coisas da forma mais difícil mas que me permite fazer algo mais, posso
- Interface, posso escolher endre vários window managers. Tenho facilmente disponíveis várias funcionalidades muito úteis que em windows só com muito trabalho conseguiria, exemplos: multiple desktops, atalhos como alt + mover o rato para mover uma janela, enrolar janelas, always on top, maximizar vertical ou horizontalmente, etc, etc
- Tenho menos problemas que com o windows e se precisar de reinstalar o sistema operativo, tenho tudo a funcionar novamente em menos tempo
- Em caso de desastre (que faça o sistema operativo não conseguir arrancar), é só arrancar a partir de um livecd e tenho um sistema operativo funcional que me permite recuperar os meus ficheirs ou até desenrascar algum trabalho urgente
- Não sou tratado como um pirata mesmo que tenha pago a licença do meu software (activações de windows que nem sempre funcionam, mudar alguma coisa no hardware e ter que reactivar, montes de keys para tudo quando é software e que apenas servem para chatear quem pagou)
- PORQUE GOSTO
 
Devem mesmo estar exagerados, 20 minutos é absurdo. Aliás - e falo por mim, apaguem os lança-chamas - no meu portatil o ubuntu demora 1m40s e o vista demora 55s. Além disso o firefox é marcadamente mais rápido no vista do que no ubuntu e crasha com mais frequência (se for a ver videos flash então, é para rir).
Deverás experimentar outras distribuições ou então tenta verificar qual o processo no boot que te está a ocupar muito tempo já que se tiveres um computador recente esse tempo é exagerado.
O artigo não tem a informação toda já que há elementos que deveremos ter em conta. Há empresas que usam redes lentas que emperram na hora de começar a trabalhar quando todos estão a aceder ao mesmo tempo aos servidores. Além disso há outras que usam o MS Win através de virtualização tipo VMWare e aí as coisas têm de estar bem afinadinhas caso contrário os tais 20min. não são de modo algum exagerados !
Outras há que executam uma série de serviços antes do SO estar 100% disponivel para o utilizador e poderá arrastar-se por muitos e dolorosos minutos ....portanto, não pensem apenas no boot do nosso computador em casa e que tem uns joguitos instalados e mais uma dúzia de programas já que nas empresas isso não é assim tão linear....
 
Uso linux (para agora ubuntu) porque faz tudo o que preciso,é simples,é rápido,e mais que tudo,fiável..
Se todos os fabricantes de hardware fizessem drivers decentes para linux,e o software que existe no windows existisse no linux por certo não iriam ver windows nos meus pcs...como o sonho ainda vai longe lá fica o windows para 2ª opção..
 
Devem mesmo estar exagerados, 20 minutos é absurdo. Aliás - e falo por mim, apaguem os lança-chamas - no meu portatil o ubuntu demora 1m40s e o vista demora 55s. Além disso o firefox é marcadamente mais rápido no vista do que no ubuntu e crasha com mais frequência (se for a ver videos flash então, é para rir).

Verifico exactamente o contrário no meu. O Vista é mais lento a arrancar, depois leva muitooo tempo até estar pronto a usar e ainda mais para abrir alguma coisa. O Ubuntu a partir do momento que abre o desktop fica completamente funcional e sem tempo de espera a abrir o que quer que seja. E o boot no meu portátil faz-se em 26s segundo o bootchart. O do Vista nao sei, mas é mais lento.

Cumprimentos.
 
Uso porque não precisa de Anti Virus, firewalls e outros para proteger o PC, e porque é mais rápido e estável do que o Windows. Tenho o Vista instalado para jogos e açguns programas (photoshop) que não correm no linux.
 
uso Linux (Ubuntu) em casa e Windows XP no trab.
desde logo o que noto, é que no trab seria mto mais produtivo se usasse Linux. Virtual desktops, alguns plugins de compiz, software que já vem instalado, ou está nos repositórios - assim não tenho de o andar a "caçar" pela net fora...performance, entre outras coisas, ajudariam imenso nesse objectivo. infelizmente, não posso usar. poderia por minha conta e risco tentar migrar, mas os riscos são mto grandes e se alguma coisa corresse mal poderia por em risco prazos, qualidade do trabalho, etc...

no entanto em casa, tenho 3 pc's com Linux. 2 Ubuntus e 1 Linpus Lite (AAO). posso dizer que, desde que limpei o XP do pc da minha irmã nunca mais tive que ir resolver probs no mesmo! antes era quase todas as semanas, alguma coisa que não corria bem e lá tava ela a chamar-me para apagar o fogo. agora, quanto muito aborrece-me ocasionalmente com algumas dúvidas sobre como fazer isto ou aquilo no Ubuntu. basta explicar-lhe, e tá resolvido! tão cedo não volto a ser solicitado. :D

depois tenho o meu desktop com ubuntu, desde o 6.06! este pc tem 2 anos e meio, é um AMD 3500+ single core (hj em dia ainda se vendem single cores? :P), e continua a bombar como se tivesse sido comprado ontem! este pc é mto mais rápido do que alguns bem mais recentes de amigos meus com Vista. para além de que a performance não é afectada com o tempo, algo muito característico dos windows, e que o Vista não corrigiu.

quando andava na fac, a fazer noitadas para os projectos das cadeiras, vi muita gente a perder os seus trabalhos na última noite porque o Windows 98 (na altura ainda não havia o XP), estoirava com ecrãs azuis. eu sempre usei Linux, e NUNCA tive um único problema!
 
(hj em dia ainda se vendem single cores? :P)

diz-se que ainda aí andam uns celerons e uns semprons :P

bom, postei aqui a 4 do 4 e desde aí muita coisa mudou, desde o portátil ao SO. Tenho uma máquina nova com gráfica integrada, uma máquina de "trabalho" portanto. Então o SO principal é o arch linux e o secundário é o ubuntu (não vá algo correr mal nas configurações e tweaks do arch e eu precise desesperadamente do pc). depois está cá o windows, para jogar poker online fm2009 e cs:s nas horas vagas (ainda n consegui por a funcar em linux, mas tb não perdi mto tempo - não tenho tido horas vagas suficientes para isso).

ubuntu a 90% no portátil porque me parece melhor e é mais configurável, mais estável, mais adptável e mais tweakável.
 
Back
Topo